Um operário usa uma furadeira de bancada para furar um pedaço pequeno e fino de metal.

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Para ter precisão nos furos em trabalhos de oficina você busca uma excelente furadeira de bancada, certo? É arriscado comprar o modelo mais caro sem nenhum critério na mente.

A furadeira de bancada é um equipamento para ajudar na exatidão dos furos. Este aparelho é sensível e possui muitas particularidades que se compreendidas podem te ajudar na vida de comprador. Confira no texto adiante.

Primeiro, o mais importante

  • Furadeira de bancada com qualidade possui um equilíbrio perfeito entre potência do motor, peso e facilidade na aplicação.
  • Melhores modelos têm recursos especiais como luminária, diferentes controles de velocidade, bicos de refrigeração, mandril de aperto rápido, entre outros.
  • Escolha uma versão de acordo com os tipos de serviços que você pretende realizar com a furadeira de bancada.

Você também pode gostar:

Melhores furadeiras de bancada: Os modelos para cada atividade

A maneira ideal de saber quais são os atributos técnicos que você deve procurar em uma furadeira de bancada é conhecer as informações dos modelos mais procurados no mercado:

Para ter mais versatilidade no trabalho

Escolha entre diferentes velocidades na furadeira que podem ir de 580 rpm a até 2650 rpm para furar vários tipos de materiais com qualidade profissional. O modelo apresenta um motor de 350 w, valor mais elevado do que a média das outras máquinas concorrentes. A produção que funciona em 220 v é indicada para oficinas pequenas e médias.

Para assegurar a qualidade do furo

A melhor marca de furadeira de bancada do mundo oferece um modelo ao uso em serralheria, marcenaria, entre outras oficinas de porte menor. O modelo 220 volts é único no mercado por conseguir furar em diâmetro de 16 mm com extrema qualidade os materiais como metal, MDF, madeira de lei, entre outros. Interessante notar o motor de alta capacidade capaz de trabalhar em até 3.060 rpm.

Simplesmente a melhor ergonomia para usar o dia inteiro

Produto com características ergonômicas para facilitar a aplicação em serviços pesados, médios ou leves. Edição de tons amarelos que ajuda na rápida identificação nas oficinas pouco iluminadas. Realize diferentes furos finos ou grossos ao aproveitar as 7 velocidades na produção que possui até mesa de fácil ajuste, apresentando inclusive sensor de segurança e um motor de até 1.700 rpm, pesando somente 14 kg no total.

Para as oficinas com baixos orçamentos

Edição de 15 kg que custa preços populares, embora ofereça uma qualidade profissional aceitável para você aplicar em sua casa ou oficina. O aparelho possui um design modernizado e a forma compacta para instalar nos mínimos espaços a fim de realizar os serviços artesanais.

Guia de Compra

Você usa a furadeira manual e portátil, mas os furos quase sempre ficam um pouco tortos? Para evitar estes e outros problemas é válido investir na furadeira de bancada. Aprenda mais sobre este aparelho na presente seção.

4 pessoas em uma oficina de carpintaria.

Com uma furadeira de bancada você tem mais facilidade de realizar furos retos. (Fonte: citycollegenottingham / Pixabay)

O que é uma furadeira de bancada?

Conhecida também como mini furadeira de coluna, a furadeira de bancada é uma ferramenta que se fixa a uma mesa para facilitar os furos horizontais. Com este equipamento você consegue furar tendo menos riscos de deslizes ou trancos.

O formato compacto e a capacidade de furar até metal fazem da produção muito popular em oficinas de diferentes tipos de atividades. Trabalhos domésticos, artesanais, marcenarias e metalúrgicas são viáveis com uma furadeira de bancada.

Luca Perim JúniorTécnico em mecânica industrial pelo Senai-SP

“A furadeira precisa ser instalada em uma bancada de base fixa e rígida, presa por parafusos.”

Como usar uma furadeira de bancada?

Primeiro, em uma tábua de madeira você deve colocar objeto. Na sequência martele um prego abaixo e a esquerda, e, outro prego, na parte de cima e a direta, prendendo o objeto.

Ligue a furadeira e use a alavanca localizada no lado do aparelho para abaixar a furadeira, realizando assim um furo, deixando o objeto preso aos pregos na operação.

Mulher usando furadeira de bancada e sorrindo.

Sempre tome cuidado ao utilizar a furadeira de bancada. (Fonte: Konstantin Pelikh / 123rf.com)

Quais são os benefícios de uma furadeira de bancada?

Com o aparelho há menos riscos de furar errado por causa das tremidas nas mãos, furando de uma forma precisa a madeira, o metal e as pedras.

Realize trabalhos rápidos e mais seguros com a ferramenta, personalizando com perfeição até a largura dos furos.

O ruim é que esta produção não é portátil! Fora que a mínima desatenção pode gerar acidentes no manejo. Outros dados vantajosos ou não sobre a furadeira de bancada estão informados adiante:

Vantagens
  • Precisão
  • Diversas escolhas de diâmetros do buraco
  • Variedades em tamanhos de mesa
  • Diferentes modelos e preços
  • Funciona em voltagens diversas
  • Versatilidade de trabalhos
Desvantagens
  • O uso requer equipamentos de segurança
  • Não é portátil
  • Exige atenção máxima durante o uso

Furadeira de bancada ou manual: Qual você deve comprar?

Tamanho não é referência! Embora a furadeira de bancada seja maior ela apresenta menos potência dos que as furadeiras portáteis sem fio ou com fio, normalmente.

Como vantagem principal a furadeira de bancada apresenta a exatidão do corte, algo que às vezes não acontece a base do uso da edição manual. Outras características das ferramentas serão demonstradas abaixo:

Furadeira de bancada Furadeira manual
Lados ao furo Horizontal Vertical ou horizontal
Precisão dos furos Mais Menos
Potência Pode ir a até 300 watts no padrão comum Pode ir a até 600 watts no padrão comum
Portabilidade A presença da bancada prejudica a portabilidade É fácil de portar e levar para diferentes locais
Funcionamento sem fio Não Sim em algumas edições
Controle de velocidade No gatilho (não precisa desligar a máquina) Polia invertida (requer desligamento da máquina para ajustar a velocidade nos modelos mais populares)

Quanto custa e onde comprar uma furadeira de bancada?

A furadeira de bancada pode custar de R$ 300 a até R$ 1.500. Os valores crescem na medida em que existem mais recursos especiais no aparelho. A qualidade de marca e o tempo de garantia estendida também impactam nos preços.

Leroy Merlin, Telha Norte e outras lojas físicas vendem algumas edições. Ao comprar online você não precisa se preocupar em levar o produto até a sua casa. Diversas ofertas na Amazon Brasil dispensam cobranças de frete.

foco

Você sabia que além de protetores auriculares, óculos e luvas, para manejar a furadeira de bancada também é preciso usar a tela de policarbonato que protege contra estilhaços?

A tela de policarbonato necessita estar dentro das especificações da NR12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

Critérios de Compra: Ideias para comparar uma furadeira de bancada

Adquirir ferramentas com motores elétricos não é fácil. Alguns vendedores especialistas possuem artimanhas que te fazem gastar mais dinheiro nas compras. Evite o desperdício financeiro ao realizar comparações conforme os seguintes pontos:

  • Aplicação
  • Voltagem
  • Ergonomia
  • Mandril
  • Controle de velocidade
  • Watts
  • Mesa
  • Troca rápida
  • Cor
  • Reservatório
  • Brocas

A seguir saiba mais de cada critério:

Aplicação

Um dos critérios mais importantes na hora de comprar a furadeira de bancada é considerar os seus objetivos de uso. Existem edições para serviços leves com uso de brocas que podem ir a até 13 mm no diâmetro.

Versões de 13 mm custam menos dinheiro do que padrões de até 16 mm, indicadas para as aplicações mais pesadas.

Voltagem

Uma vez que as oficinas podem ter voltagens diferentes a indústria se encarrega de fornecer furadeira de bancada para diversas tensões diferentes. É mais fácil encontrar versões de 127 v ou 220 v, embora já exista a edição trifásica (380 v).

Antes de optar por uma escolha de aparelho é importante analisar com cuidado a sua rede elétrica, lojistas não costumam a aceitar devoluções por causa de desatenções na voltagem.

No caso de dúvidas você pode escolher os modelos bivolt. Desta forma basta selecionar a voltagem ideal com apenas um clique no botão.

Ergonomia

A precisão não está garantida em todas as versões de furadeira, independente de marca. Para ter a garantia de comprar um aparelho efetivo opte pelas escolhas ergonômicas, ou seja, edições com motor potente, estrutura resistente e peso adequado.

O motor deve ser forte suficiente para fazer furos nos materiais, sendo necessária mais potência para objetos duros e grossos para facilitar a aplicação profissional.

Homem manuseando furadeira de bancada.

Invista em um modelo que seja confortável de trabalhar. (Fonte: Pramote Polyamate / 123rf)

Mandril

Se você quer a perfeição nos resultados com a furadeira de bancada é interessante também ter atenção ao tipo de mandril.

Use mandril 5/8 no sentido de optar pelos furos que exigem mais força, tendo em vista a compatibilidade perfeita com as brocas do mesmo tamanho: 5/8. Também existem escolhas de 3/8 a até 1/2, conforme as demandas de diâmetro nos furos.

Controle de velocidade

Conforme o tipo de material ou o tamanho do furo você deve trabalhar em diferentes velocidades para encontrar a perfeição nos serviços.

Versões com mais níveis de velocidade podem custar preços superiores, mas são potentes nos furos.

No mercado há desde padrões com 1 nível a até 12 níveis diferentes no controle de motor.

Se você não precisa de muito RPM porque realiza quase sempre as mesmas atividades pode economizar na compra do modelo menos dedicado no controle da potência.

Watts

No caso de você usar a furadeira de bancada apenas por hobby um dia ou outro é válido optar pelos motores de 350 w.

Já no caso do uso profissional e diário é recomendável investir um pouco mais de dinheiro por aparelhos resistentes, potentes e robusto que podem ter de 1.000 w a até 2.000 w – lembrando que menos potência também significa mais economia na hora da compra.

Ponta de furadeira perfurando madeira.

A furadeira de bancada pode ter até 2.000 Watts. (Fonte: Mackoflower/ 123rf.com)

Mesa

A mesa na furadeira de bancada pode ser fixa (barato) ou móvel (caro). Economize se você pretende fazer furos sempre na posição reta e horizontal.

Já os modelos flexíveis podem ser direcionados para diferentes ângulos e até mesmo girar para que você realize furos específicos. Opte por mesas que possuem uma ótima camada Inox para evitar a deterioração rápida da peça.

Troca rápida

Alguns padrões mais modernos são ótimos para quem quer realizar trabalhos rápidos também em termos de manutenção. Por exemplo, nestas edições avançadas em poucos segundos você troca a correia, já nos padrões antigos tal troca pode ser muito demorada.

No dia a dia do seu trabalho você precisa realizar furos de diferentes tamanhos? Nestes casos é bom optar por furadeira de bancada que oferece mandril de troca rápida.

Cor

A escolha preta parece ser preferida em níveis mercadológicos. Este tom não suja com facilidade e combina dentro de qualquer oficina se considerar a decoração.

No mercado você também pode notar a presença de cores mais claras. Estas edições ajudam para realizar trabalhos na oficina quando existir baixa iluminação.

Homem utilizando uma furadeira de bancada com avental e óculos de proteção.

Muitas pessoas preferem ferramentas de cores chamativas para melhor visibilidade em locais pouco iluminados. (Fonte: Konstantin Pelikh / 123rf)

Reservatório

Se sobressair nas compras de furadeira de bancada também requer atenção ao reservatório de óleo do modelo.

Quando o reservatório é pequeno existe a necessidade de ter que abrir a máquina com frequência a fim de inserir mais óleo, prejudicando nos ritmos de trabalho.

Comprar um aparelho para não usar quase nunca e que tem um reservatório grande também é desaconselhável, já que os dias parados podem desqualificar o óleo ou impactar a motorização.

Brocas

Se você não possui broca pode ter menos custos e mais benefícios ao adquirir as promoções que vêm com duas ou mais brocas. Não é difícil encontrar kits do gênero porque os vendedores estão em constante concorrência por compradores.

Existem 3 tipos de brocas que podem acompanhar a embalagem de uma furadeira de bancada: broca de madeira, broca de metal e broca de cimento ou pedras.

(Fonte da imagem destacada: Pramote Polyamate / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Renato Duarte Redator
Renato Duarte
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.