Imagem de um futon.

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o futon, uma peça versátil, descomplicada, que combina com diversos estilos de decoração e é comum em casas do Oriente ao Ocidente.

O futon traz aconchego a qualquer ambiente, dentro ou fora de casa. Os modelos maiores, com base de madeira, substituem o sofá e até a cama. Os menores podem ser usados como almofadas em bancos.

Ficou interessado em comprar um para a sua casa? Então continue lendo este artigo, pois vamos falar sobre os diferentes modelos, como combiná-los com sua decoração, dar algumas sugestões de compra e muito mais.




Primeiro, o mais importante

  • Existem cinco modelos de futon: shikibuton, kakibushi, zabuton, zafu e puff turco. Cada modelo tem seu próprio formato, tamanho, revestimento e indicação de uso.
  • A principal característica do futon é a maleabilidade, que faz com que ele não ocupe tanto espaço em casa. Desenrole-o para usar e enrole ou dobre para guardá-lo novamente.
  • O móvel de apoio do futon também é baixo. Geralmente essa estrutura é feita de madeira, mas você encontra versões de metal, aço, alvenaria e pallets.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de futon

O futon alia conforto, funcionalidade, simplicidade e praticidade, características valorizadas pela cultura oriental. Você encontra modelos em diferentes formatos, tamanhos e indicações de uso. Selecionamos os melhores para este Ranking.

1º – Futon sofá-cama R9 Design

O futon da R9 Design é um sofá-cama. O diferencial desse produto é que ele vem com base de madeira, que pode ser montada como estrutura para cama e para sofá.

O futon tem enchimento de espuma D28, revestimento externo de suede na cor azul turquesa e pesa 10 KG. A estrutura é feita de madeira maciça do tipo Pinus com pintura na cor Imbuia.

2º – Futon casal R9 Design

O futon de casal da R9 Design serve como sofá e cama. Como sofá, tem 130 cm de largura, 60 cm de profundidade e 32 cm de altura. Como cama, este produto tem os mesmos 130 cm de largura, 1,90 m de comprimento e 16 cm de altura.

Para usá-lo como sofá, é necessário encostá-lo na parede. O produto tem enchimento de mantas de algodão, fibra siliconada e espuma ortopédica D28. O revestimento externo é de suede.

3º – Futon BF Colchões

O futon da BF Colchões serve como sofá ou colchão. O revestimento externo é de polipropileno e poliéster, duas fibras sintéticas resistentes. O enchimento é de espuma de flocos, que garante conforto e durabilidade.

Este modelo tem 175 cm de comprimento, 62 cm de largura e 13 cm de altura. Quando enrolado fica compacto, fácil de guardar e de transportar. Vem com almofada estampada.

4º – Futon solteiro R9 Design

O futon de solteiro da R9 Design pode ser usado como sofá ou cama, pois o encosto é reclinável e a altura é regulável. As dimensões variam conforme a montagem: 90 ou 190 cm de comprimento, 70 cm de largura e 16 ou 32 cm de altura.

Esse modelo pesa 9 kg e suporta até 200 kg. O revestimento externo é de suede e o enchimento é composto de espuma ortopédica D28, algodão e fibras siliconadas. O produto vem com amarras nas extremidades.

Guia de Compra

Um cantinho aconchegante é ideal para descansar após um longo dia de trabalho. Cadeiras, poltronas e sofás são boas opções para relaxar, mas você já pensou em comprar um futon? Além de macio e versátil, ele dá um toque de beleza à decoração.

Se você não conhece o produto, confira nosso Guia de Compra. Além de apresentar os diversos modelos de futons, vamos dar algumas dicas de como usá-los em diferentes ambientes da casa, sugestões de onde comprá-los e noções de preços.

Imagem de uma mulher deitada de bruços lendo um livro em um futon verde.

O futon traz conforto e beleza ao ambiente. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz / 123rf)

O que é um futon?

Muitas pessoas não o conhecem pelo nome, mas o futon é um acolchoado, que pode ser usado como sofá, em substituição ao colchão, revestindo bancos e cadeiras e como puff em ambientes internos e externos.

O futon é baixo, maleável e flexível, essas características possibilitam que ele seja dobrado de diferentes formas. E você pode guardá-lo com facilidade, por causa das amarras nas laterais.

O enchimento varia de um modelo para o outro, mas pode ser espuma, algodão ou materiais de origem sintética. O revestimento externo pode ser de algodão, poliéster, lona e tecidos nobres como seda e linho.

Qual estilo de futon combina comigo?

O termo futon é usado para designar outras peças, como o Kakibushi, Shikibuton, Zabuton, Zafu e o puff turco. Falaremos sobre as características de cada modelo ao longo desta seção.

Shikibuton

O shikibuton é o tipo mais usado, pois substitui o colchão. Esse modelo é retangular e pode ser denso ou maleável. Deve ser colocado em cima de um tatame ou estrutura para proporcionar conforto.

foco

Você sabia que no Japão, as pessoas acreditam que dormir perto do chão garante que a terra absorva as energias ruins, renove as boas e proporcione um sono mais tranquilo?

O shikibuton tradicional, é fino, mas bem firme e, aliado à altura mais baixa da cama, traz alguns benefícios para a saúde como a melhora na circulação sanguínea, relaxamento muscular e postura correta para dormir.

Kakibushi

O Kakibushi é um tipo de puff dobrável que também pode ser usado como um pequeno colchão. Ele é ideal para quem tem pouco espaço em casa, pois pode ser guardado com facilidade.

Imagem de futon Kakibushi.

O futon Kakibushi pode ser usado como um pequeno colchão. (Fonte: AnikaSalsera / 123RF)

Zabuton

O zabuton tem o formato similar ao de uma almofada, por isso é utilizado sobre bancos, sofás ou cadeiras. Esse estilo de futon pode ser confeccionado em algodão ou em tecidos nobres como seda e linho.

Zafu

O zafu também é similar a uma almofada, a grande diferença é o formato redondo. O zafu é bastante usado como almofada de meditação, pois ajuda a manter o equilíbrio e a boa postura.

Puff turco

O puff turco é ideal para áreas externas, pois pode ser usado diretamente no chão e tem a espessura mais grossa do que os outros modelos. Geralmente, o revestimento é feito de materiais resistentes à umidade e calor.

Onde posso usar o futon?

O futon pode ser usado em vários cômodos da casa: na sala de estar, quartos de crianças e adultos e em áreas externas como sacadas, varandas e jardins.

Na sala, você pode colocar o futon sobre um tapete ou em cima de uma estrutura de madeira. Nesse ambiente, o futon serve como sofá, mas não ocupa tanto espaço, pois é menor e mais baixo.

Uma excelente opção para sala é o kakibushi, em substituição ao sofá. Você também pode distribuir alguns zabutons ou zafus no chão, para as pessoas se sentarem.

No quarto, o futon pode servir como cama de solteiro ou casal, se colocado por cima de um tatame ou estrutura. O futon também é uma excelente opção se você costuma receber hóspedes em casa.

Imagem de um futon rosa.

Quando usado como cama, o futon traz inúmeros benefícios para a saúde. (Fonte: Buenosia Carol / Pexels)

No quarto infantil, o futon é uma excelente opção, pois dá à criança liberdade para se movimentar sem o risco de cair de grandes alturas, estimula o aprendizado e a capacidade de observação.

Essa é a filosofia do método Montessoriano, que sugere a substituição do berço convencional por um futon, para não confinar os pequenos entre grades. Se for testar o método, vale a pena consultar um especialista.

Para os quartos, sugerimos que você escolha um futon do tipo Shikibuton, você encontra modelos de solteiro ou casal.

Em áreas externas recomenda-se procurar um futon revestido de tecido acrílico, impermeável ou pelo menos comprar uma capa com essas características, para proteger o futon da ação dos raios solares e umidade.

Nossa sugestão é usar um puff turco, desenvolvido para ambientes externos. Você também pode colocar um kakibushi para ser usado como sofá ou puff.

Quais são as vantagens e desvantagens de um futon?

O futon tem inúmeras vantagens além da versatilidade de uso. Uma delas é que ele ocupa pouco espaço, dando a sensação de que o cômodo é maior. Além disso, por ser um objeto neutro, o futon se adapta a qualquer estilo de decoração.

O futon é fácil de manusear, pois é leve e flexível, então você pode mudá-lo de posição sempre que quiser, para testar novas possibilidades de uso. Além disso, esse acolchoado é ideal para quem não se adapta ou não gosta de camas muito altas.

Um ponto negativo é que a proximidade ao chão deixa o colchão mais suscetível à sujeira (esse é um dos motivos pelos quais os japoneses não usam sapatos em casa).

Se você for comprar um futon para dormir (shikibuton), escolha com cautela, pois alguns modelos são desconfortáveis. O ideal é comprar um modelo com espessura maior, para você ir se adaptando aos poucos.

Vantagens
  • Otimiza o espaço do cômodo
  • Se adapta a diferentes estilos de decoração
  • Existem cinco estilos de futon, em diferentes formatos, materiais e indicações de uso
  • É leve e fácil de manusear
  • O futon serve como cama, sofá, puff e almofada
Desvantagens
  • Alguns modelos são desconfortáveis
  • A proximidade ao chão aumenta a exposição à sujeira
  • Por ser mais baixo, é difícil combinar o futon com os demais móveis da casa
  • No começo, é difícil se acostumar com a altura mais baixa

Como conservar o futon?

Para prolongar a vida útil do futon, é preciso tomar certos cuidados. A limpeza deve ser feita à seco, com aspirador de pó e nunca com água, pois o revestimento e o enchimento são de tecido.

Eventuais sujeiras e manchas devem ser removidas com um pouco de água e sabão neutro, mas o procedimento deve ser feito rapidamente, para que a umidade não penetre nas camadas de tecido.

Esporadicamente, experimente virá-lo, assim como fazemos com o colchão, para evitar deformações na estrutura e o desbotamento da peça de forma desigual.

Para evitar cheiro de mofo, é imprescindível colocar o futon para “tomar ar” de vez em quando. O sol também fará bem nesse sentido, mas evite deixá-lo por um tempo prolongado, pois os raios solares danificam o tecido.

Quanto custa?

Os preços do futon variam, os mais baratos são os modelos zabuton e zafu, que custam a partir de R$ 15. Você encontra opções de excelente qualidade por até R$ 50 e versões mais caras, que chegam aos R$ 200.

O kakibushi também tem preços acessíveis, há modelos mais baratos entre R$ 80 e R$ 150. Se você optar por um que já venha com estrutura de madeira maciça, o preço sobre para cerca de R$ 1.500.

O shikibuton é o modelo mais caro, custa entre R$ 700 (de solteiro) e R$ 1.000 (de casal), mas esses preços não incluem a estrutura.

Onde comprar?

Você encontra diversos modelos de futon em lojas físicas como:

  • Futon Company
  • Leroy Merlin
  • Westwing

Se preferir comprar pela internet, dê uma olhadinha nas seguintes lojas virtuais: Amazon, Mercado Livre e Americanas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de futon

Agora que você já conhece os diferentes modelos de futon, chegou a hora de saber quais características devem ser levadas em consideração no momento da compra, para escolher o modelo certo de acordo com o ambiente, decoração da sua casa e preferências.

  • Modelo
  • Estrutura
  • Design
  • Base

Vamos explicar cada um dos itens abaixo.

Modelo

Existem cinco modelos de futons: Kakibushi, Shikibuton, Zabuton, Zafu e o puff turco. Explicamos as características de cada um e as indicações de uso na tabela abaixo, confira:

Indicação de uso Formato Vantagens
Shikibuton Para dormir Retangular, denso ou maleável Faz bem à saúde
Kakibushi Como sofá ou colchão infantil Puff dobrável Maleabilidade e facilidade para guardar
Zabuton Para sentar ou apoiar a cabeça Almofada quadrada Tecidos mais simples ou sofisticados
Puff turco Em áreas externas, diretamente no chão Almofada quadrada e mais grossa Revestimento em tecido impermeável
Zafu Para meditar Almofada redonda Ajuda a manter a boa postura

Estrutura

A estrutura do futon varia, há modelos mais finos, com espessura de 5 centímetros e mais altos com cerca de 15 cm, enriquecidos com látex para evitar deformações na estrutura.

O enchimento pode ser de algodão, espuma ou materiais sintéticos. O revestimento pode ser de algodão, poliéster, acrílico e tecidos sofisticados como seda e linho.

Design

Você encontra modelos de futon em diversos estilos: estampas lisas, geométricas, florais, listras, etc. Você pode misturar estampas de uma mesma paleta de cores para deixar o ambiente elegante.

Imagem de um futon azul com almofadas em cima ao lado de um tapete.

O futon fica bem em qualquer ambiente, trazendo muito aconchego. (Fonte: Katarzyna Białasiewiczl / 123rf)

Você também pode encontrar modelos em apenas um padrão de cor:

  • Branco: Dá um toque neutro na decoração;
  • Vermelho: Traz personalidade ao espaço;
  • Azul: Garante um ar moderno;
  • Cinza: É uma excelente opção para quartos infantis, pois disfarça a sujeira.

Base

A base do futon pode ser feita de madeira, metal, aço, alvenaria ou pallets de diferentes materiais. O tablado pode ser adaptado para receber prateleiras e gavetas, para otimizar a organização do quarto.

Imagem de um quarto com um futon cinza claro.

Escolha uma base que combine com o restante dos ambientes. (Fonte: Katarzyna Białasiewiczl / 123rf)

Escolha bem a estrutura do futon, os pallets, por exemplo, são mais baratos, mas a durabilidade é baixa. Se o tablado for completo, a ventilação diminui e os cuidados com a limpeza e higiene duplicam.

(Fonte da imagem destacada: Katarzyna Białasiewicz / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.