Ilustração mostra um gabinete na cor prata com a lateral de acrílico na cor vinho

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o Guia de Compra mais completo da internet! Se você adora jogos e está sempre por dentro das novidades dos games, você com certeza sabe que o gabinete gamer, o assunto do artigo de hoje, é um dos itens mais importantes.

Ele nada mais é do que o corpo, a estrutura que abriga todos os sistemas do seu PC gamer. E, apesar de possuir a mesma função, existem milhares de opções com características diferentes à venda no mercado.

Se você está em busca de um gabinete para montar o seu PC gamer e deixá-lo do jeito que você quer e precisa saber as principais vantagens, características, preço e onde comprá-lo, não deixe de acompanhar nosso artigo! Aqui vamos esclarecer as suas principais dúvidas e mostrar diferentes modelos do produto.

Primeiro, o mais importante

  • O gabinete gamer é essencial, pois é ele quem sustenta todos os componentes que vão tornar o seu PC uma máquina para jogos.
  • Ele existe em diferentes tamanhos (pequeno, médio e grande), que estão diretamente relacionados à altura e comprimento das peças que ele vai conter.
  • É um produto bastante democrático, podendo ser encontrado de diversas marcas e em uma grande variedade de preços. Neste Guia estão listados gabinetes gamer que custam entre R$ 140 e R$ 945.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores gabinetes gamer

Os acessórios para PC gamer vêm em diversas opções, cores, tamanhos e configurações e com o gabinete gamer não é diferente. Para encontrar o mais indicado às suas necessidades e gostos, confira a seguir a lista de produtos que elaboramos.

1º – Gabinete gamer Crystal 460X da Corsair

O gabinete gamer da Corsair possui dois painéis de vidro temperado para exibir todos os componentes do setup e tem tamanho mid tower com design compacto que encaixa em placas ATX de tamanho normal e várias configurações de placa de vídeo.

Oferece suporte de resfriamento líquido com capacidade para loops de CPU e GPU, além de ventiladores AF140L e AF120L para excelente desempenho e baixos níveis de ruído.

O periférico faz filtragem completa de poeira na parte inferior, frontal e superior e acompanha diversas opções de cable management e velcros para que os cabos possam ser facilmente organizados.

2º – Gabinete gamer Aero-500 da Aerocool

Esse gabinete gamer possui filtros contra poeira para proteção da fonte e no painel superior (magnético), de fácil remoção e limpeza, duas entradas USB 2.0 e uma entrada USB 3.0 e controle para até dois ventiladores embutido no painel superior.

O gabinete tem também sete slots de expansão e placa mãe Micro ATX/ ATX/ Mini ITX. Conta também com ventoinha na parte traseira.

É um gabinete espaçoso, com muito lugar para guardar todos os cabos, oferece gavetas para três HDs e acompanha bolsa com milhares de parafusos para a montagem.

3º – Gabinete gamer Vx Gaming da VINIK

Este gabinete gamer tem janela em acrílico fumê, faixa de LED com sete cores RGB permutáveis, suporte para cable management, cover de fonte e é compatível com placa mãe micro ATX e Mini ITX.

Ele conta com espaço para 2 HDs e quatro slots de expansão. Além disso, vem com capa de fonte separada com compartimento e suporte frontal para watercooler de até 240 milímetros.

4º – Gabinete gamer BG-015 da Blue Case

A opção da Blue Case é para quem deseja montar um servidor ou computador gamer com excelente custo-benefício. Possui design moderno, chapa resistente, parafusos recartilhados, filtro de ar, USB 3.0 e suporte para até cinco ventoinhas.

É compatível com placa mãe ATX e Micro ATX, tem entrada P2 para áudio e microfone frontal e tampa lateral transparente. Vem ainda com garantia da revenda com o distribuidor oficial de um ano.

5º – Gabinete Gamer Si-5100 da Aerocool

Este gabinete gamer conta com estrutura mid tower possui USB 3.0 na parte frontal, uma entrada para áudio e uma para microfone, duas entradas para USB 2.0 e cooler traseiro de 120 milímetros.

Suporta placas mãe ATX, Micro ATX e Mini-ITX, contém sete slots de expansão e potência da fonte de alimentação de 1000 W.

Suas medidas são 430 milímetros de altura, 198 milímetros de largura e 425 milímetros de comprimento. Vem com ventilador e manual.

6º – Gabinete gamer Si-5101 da Aerocool

Gabinete todo preto com design clean e interior clássico, que mantém todos os respectivos componentes seguros. Suporta duas ventoinhas de 12 centímetros no painel lateral e no painel frontal, respectivamente, para um total de quatro ventiladores extras.

Com ele vem incluso ainda uma ventoinha de 80 milímetros no painel traseiro e suporta placas de vídeo de até 298 milímetros de comprimento e cooler GPU de até 150 milímetros de altura.

Espaçoso e com design clássico, aguenta até cinco HDDs e três SSD de 2, 5. Além disso, a espessura da chapa do gabinete é de 0, 5 milímetros.

Guia de Compra

O gabinete gamer pode muitas vezes não ser lembrado ou considerado tão importante, mas ele é um dos acessórios mais essenciais do mundo gamer. Ele não só segura toda a estrutura de sistemas como também tem muitas outras funcionalidades fundamentais para a rotina de jogo.

Para que você encontre o gabinete ideal, elaboramos este Guia de Compra com as principais características, vantagens e desvantagens e outros detalhes, como valores e locais de compra. Veja a seguir.

Imagem mostra um garoto de costas jogando em um PC gamer

O gabinete gamer é como se fosse o corpo do computador, guardando todos os cabos e sistemas (Fonte: Florian Olivo / Unsplash)

O que é um gabinete gamer?

Assim como os aficionados por jogos passam horas escolhendo os acessórios como mouse, teclado, monitor, headset, cadeira e muito mais, o gabinete gamer também é uma peça muito importante para a montagem do setup.

Apesar de muita gente achar que eles são todos iguais, na verdade, o gabinete existe em diversas opções, tipos, layouts e tamanhos, como o Mini-Tower, Mid-Tower ou Full-Tower, por exemplo.

Além de, obviamente, conter todos os cabos e sistemas de um computador, ele acaba definindo o tamanho real e a capacidade do seu PC.

Ele nada mais é do que o esqueleto do seu computador, mas, diferentemente de um gabinete comum, ele contém partes em vidro ou acrílico para que o interior seja visto, luzes que piscam de acordo com o uso e muitas ventoinhas para ele não superaquecer.

Inclusive, neste vídeo no canal do Gabriel de Pinho, que tem 162 mil inscritos, ele ensina como instalar luzes RGB no seu gabinete.

O gabinete gamer também permite uma série de customizações, com a possibilidade de inserir ou excluir diferentes peças e componentes, tornando-o a melhor máquina possível para a sua jogatina.

Quais as vantagens de um gabinete gamer?

Um dos pontos mais bacanas do gabinete gamer é que você pode montar e personalizar do jeito que você quiser. Com luzes que piscam, mais de um cooler, placas de vídeo diversas. A escolha fica por sua conta.

O produto possui também o espaço interno ideal para um processador parrudo, uma placa de vídeo potente e memória RAM necessários para uma jogabilidade completa, rápida e eficiente.

Outra vantagem é que com o gabinete para jogos costuma vir acompanhado um suporte para segurar os cabos, tornando, assim, o ambiente – que já é repleto de acessórios – bem mais organizado.

Mais um ponto positivo é que as entradas HDMI, USB, de áudio e microfone ficam bem à vista, normalmente na parte frontal do gabinete, facilitando sua rotina de jogo.

Imagem mostra um gabinete gamer preto

Uma das vantagens são as entradas HDMI, USB, de áudio e microfone que ficam na parte frontal do gabinete (Fonte: Divulgação / Amazon)

Além disso, ele é equipado com coolers, ventiladores e ventoinhas, deixando o equipamento bastante arejado, diminuindo o risco de ele aquecer, ficar lento e, em longo prazo, acabar estragando.

Como desvantagem está o fato de o gabinete gamer ser, muitas vezes, bem maior que um comum. Por precisar abrigar uma série de componentes, ele precisa de uma estrutura maior, ocupando, então, mais espaço.

Eles também costumam ser mais caros que o gabinete normal para PC, justamente por todas as características citadas acima, como mais potência e possibilidade de personalização.

Ficou interessado? Está em dúvida se compra ou não? Veja na tabela abaixo as vantagens e desvantagens do gabinete gamer de forma comparativa.

Vantagens
  • Pode ser montado e personalizado a gosto do usuário
  • Espaço interno ideal para todos os componentes
  • Possui suporte para cabos para manter o ambiente organizado
  • Entradas USB, áudio e outros são bem visíveis e de fácil acesso
  • Equipado com coolers e ventoinhas para manter-se arejado
Desvantagens
  • Maior, ocupando mais espaço que gabinete comum
  • Mais caros que os convencionais

Quais são os pontos essenciais para a montagem do gabinete gamer?

Você já sabe que um gabinete gamer pode ser montado, equipado e customizado ao seu gosto e necessidades. Mas você sabe como faz para montá-lo?

Um bom equipamento é essencial para manter a qualidade e, principalmente, o funcionamento de todos os componentes que farão parte do seu computador gamer.

As peças necessárias para a montagem são, pelo menos: placa de vídeo, placa mãe, processador, fonte e memória. O gabinete precisa também ser bem refrigerado, por isso ele precisa ter ventiladores.

E é muito importante ressaltar que os fans sejam instalados nas posições corretas para que eles façam as funções certas: os fans frontais e laterais mandam o ar frio para dentro e os traseiros tiram o ar quente do interior do equipamento.

Preste muita atenção no quesito de compatibilidade entre a placa mãe e o processador. Eles precisam ter o mesmo soquete. A placa mãe também precisa ter os slots compatíveis com a placa de vídeo.

Para que a montagem seja bem-feita e o PC gamer funcione perfeitamente, fique bastante atento também se todos os componentes conversam e são compatíveis entre si. É preciso checar cada configuração de cada um deles na hora de comprar.

Quais as principais diferenças entre o gabinete gamer e o convencional?

Se você chegou até aqui, você claramente já sabe que as estruturas para cada tipo de objetivo são diferentes entre si. Mas você sabe quais são as principais diferenças?

Conheça um pouco mais sobre cada característica divergente entre o gabinete gamer e o gabinete comum na tabela a seguir.

Gabinete gamer Gabinete convencional
Tamanho São maiores para acomodarem facilmente todos as peças Menores e mais compactos
Design Possuem design mais ousado, com formatos arrojados e cores diferentes Costumam ser básico e discretos, com poucos detalhes
Desempenho São equipados com componentes mais potentes para uma boa jogabilidade Dependendo do modelo, é equipado com sistemas comuns

Quais cuidados devem ser tomados ao mexer em um gabinete gamer?

Assim como qualquer eletrônico, o PC gamer pode quebrar e parar de funcionar. Como gabinete gamer isso também é possível. E o que fazer quando isso acontecer e como mexer sem causar nenhum dado?

É importante que o periférico seja analisado por um profissional experiente, mas existem alguns cuidados que podem ser tomados pelo próprio usuário. Um deles é referente à energia eletrostática.

Antes de mexer no gabinete, a energia que pode estar acumulada na estrutura precisa ser descarregada para que não haja danos e para que os componentes não sejam queimados.

Se você realmente precisar abrir o gabinete para averiguar o que aconteceu, desligue o computador e retire todos os cabos que estiverem conectados. Comece desparafusando os parafusos localizados na parte traseira.

Com a tampa retirada você poderá enxergar e ter acesso a todas as peças. Tome cuidado com partes afiadas, como as bordas e ganchos do gabinete. Depois disso, fique atento para colocar a tampa novamente com o encaixe certo para que ela não fique torta e nem empene.

Imagem mostra um set up de um gamer com monitor, teclado, gabinete, mouse, microfone, e headphone em ambiente escuro

Cuidados são necessários para não causar danos ao gabinete gamer. (Fonte: WUTTIPONG CHAROENSUB / 123RF.com)

Quanto custa?

O gabinete gamer pode ser encontrado com uma enorme variedade de preços. Eles vão estar relacionados à marca, tamanho, capacidade e componentes.

Você vai encontrar a estrutura com preços bastante acessíveis e que caberão no seu bolso, mas também vai ver o acessório a valores bem altos. A escolha vai depender, logicamente, de quanto você está disposto a gastar.

Neste guia colocamos opções que custam entre R$ 140 e R$ 945 para atender diferentes condições financeiras.

Onde comprar?

Já que tudo que imaginamos pode ser facilmente encontrado na internet, o seu gabinete gamer você também poderá achar enquanto navega em alguma página da web.

Lojas como a Amazon brasileira, Lojas Americanas e Mercado Livre vendem o gabinete, assim como as versões online de lojas de eletrônicos, como a Mega Mamute e a Shop Info.

Quer comprar em uma loja física? Ver o gabinete e tirar dúvidas com vendedores experientes? Então vá a alguma rede de supermercado, como Carrefour ou Extra, que tenha seção de eletrônicos.

E lembre-se sempre: é essencial ler e checar todos os comentários, avaliações e reclamações do gabinete gamer que você está querendo comprar. Isso lhe poupará de surpresas desagradáveis com uma compra malfeita.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de gabinete gamer

Ao comprar qualquer tipo de produto, você precisa saber quais são os critérios de compra e, principalmente, como escolher o melhor modelo entre tantas opções semelhantes.

Para lhe ajudar nesta missão, elaboramos a lista abaixo com os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora da aquisição. Veja quais são eles.

  • Tamanho
  • Design
  • Marca
  • Configuração
  • Preço

A seguir explicamos detalhadamente cada um dos critérios para lhe ajudar a adquirir o gabinete gamer que mais se encaixa nas suas necessidades.

Tamanho

Apesar de já ser naturalmente maior do que um convencional, você encontra o gabinete gamer em diversos tamanhos.

No mercado os diferentes tamanhos são chamados de:

  • Mini-Tower, que é o pequeno;
  • Mid-Tower, o médio e o mais recomendado;
  • Full-Tower, que é o grande e indicado para quem vai usar muitos VGAs e watercoolers.

O tamanho da sua estrutura estará relacionado também à altura e comprimento de alguns dos componentes, como a placa de vídeo e o cooler, por exemplo. Ele precisa ser grande o bastante para caber com segurança todas as peças.

Este é um critério que pode ser decisivo também de acordo com o seu ambiente gamer e o espaço que ele terá para o gabinete.

Design

Os gabinetes gamers possuem um design mais arrojado e moderno do que os gabinetes convencionais.

De formatos diversificados, eles podem ser coloridos, de cores mais discretas, ter várias luzes e por aí vai.

Você encontra no mercado diferentes tipos, de diferentes tamanhos, cores e formatos. Por isto esse é um critério que acaba influenciando na compra da estrutura mais adequada ao seu gosto e também espaço físico.

Marca

Acessórios gamer geralmente são associados a marcas. Se você possui o mouse, teclado e monitor de tal empresa, provavelmente vai atrás de um gabinete da mesma marca.

Mas você também pode misturar diversos nomes e acabar optando pela máquina que mais se encaixa no seu gosto. Existem algumas marcas mais renomadas e famosas, como Corsair, NXZT, Colermaster e Thermaltake que acabam sendo escolhidas por muitos gamers.

Querendo ou não, a compra está muitas vezes ligada ao nome da empresa fabricante e à reputação que ela tem perante o mercado.

Configuração

Você pode comprar o gabinete gamer já montado, com os componentes de fábrica e a configuração padrão. Neste caso, essa característica acaba influenciando na compra, pois você vai escolher a estrutura que melhor lhe atende.

Mas você também pode montar o gabinete, fazendo a configuração dele de acordo com o seu gosto. Se quiser adicionar luzes, mais coolers, mudar a placa mãe ou a fonte, ele te dá essa possibilidade.

A configuração de um gabinete gamer pode ser da maneira que você preferir e você pode adequá-la às suas necessidades e também bolso.

Veja este vídeo, com mais de 530 mil visualizações, que ensina como montar sua máquina para jogos.

Preço

Como o gabinete gamer é um produto que varia bastante de preço, este é um fator muito importante e também decisivo na hora de comprá-lo.

Se você pagar por um acessório que é mais caro, você estará levando para casa um sistema mais parrudo, componentes mais potentes para uma máquina proposta a rodar perfeitamente e mais rápido.

Porém você também encontra opções mais em conta, com configurações mais simples, mas que podem perfeitamente lhe atender. Aqui listamos gabinetes de, pelo menos, R$ 140 e, no máximo, R$ 945.

É um produto bastante democrático e você com certeza vai achar o que mais combina com você, com seus hábitos de jogo e necessidades!

(Fonte da imagem destacada: Blue Case / Divulgação Amazon)

Por que você pode confiar em mim?

Beatrice Teizen
Beatrice Teizen
Redatora
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.