Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

64Horas investidas

34Estudos avaliados

124Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de gaita de foles 2021. Aqui nós apresentamos todas as gaitas de foles que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na rede.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar a melhor gaita de foles para você. Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes.

Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você definitivamente deve prestar atenção se você quiser comprar uma gaita de foles.




O mais importantes

  • Uma gaita de foles permite que você toque muitos estilos diferentes de música. Seja música tradicional irlandesa, escocesa ou moderna.
  • Basicamente, é feita uma distinção entre Great Highland Pipes, Borderpipes e Smallpipes. Todos os três tipos estão disponíveis em diferentes faixas de preço e materiais, tais como madeira, couro ou plástico.
  • Os tubos Great Highland são adequados para aqueles que preferem o som clássico da gaita de foles. Os Borderpipes são menores e adequados para brincar em bares ou pubs. Smallpipes são a versão mais silenciosa e são ótimos para jogar e praticar em casa.

Gaita de fole: as melhores bem quentes

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar uma gaita de foles

Para quem é adequada uma gaita de foles?

Uma gaita de foles é basicamente adequada para qualquer pessoa com interesse em música, seja iniciante ou avançada. Se você ainda é um iniciante e ainda não tem um bom senso de ritmo, você pode ler aqui como e com o que você pode facilmente aprender: Existem diferentes tipos de gaitas de foles.

Os iniciantes são aconselhados a começar com uma flauta para praticar, o chamado practice chanter. Esta é a primeira maneira de aprender as dedadas certas antes de começar a tocar as gaitas de foles.

As gaitas de foles podem ser usadas de muitas maneiras diferentes. Você pode usá-la na música tradicional irlandesa ou escocesa, mas também na música moderna, como rock medieval, rock e metal.

Deve-se notar, entretanto, que diferentes gaitas de foles são adequadas para diferentes ocasiões. No entanto, iremos abordar esses aspectos especiais com mais detalhes abaixo.

É assim que todos imaginam um bagpiper - com um kilt e a clássica paisagem do castelo escocês.(Fonte da imagem: pixabay.com / Sharon Ang)

Onde eu posso aprender a tocar gaitas de foles?

É possível aprender a tocar as gaitas de foles de muitas maneiras diferentes. Você pode ir a escolas de música ou a workshops. Claro que você também pode se ensinar a tocar as gaitas de foles. Há muitos tutoriais no Youtube.

Em vários fóruns de gaita-de-foles na internet, você pode trocar idéias com jogadores experientes e iniciantes.

Com quais instrumentos as gaitas de foles podem ser combinadas?

A escolha de instrumentos adequados é enorme. Instrumentos comuns para combinar são, por exemplo, tambor, violão, violino, harpa ou órgão. As bandas de marcha tocam com um grupo de gaita-de-foles e alguns instrumentos de percussão, tais como o tambor de laço e o baixo.

As gaitas de foles também são freqüentemente usadas em música rock com guitarra elétrica, baixo elétrico e bateria. Na rocha medieval, instrumentos adicionais como hurdy-gurdy, alaúde ou um violino são adicionados.

Quais alternativas existem para as gaitas de foles?

Existem muitas alternativas diretas para as gaitas de foles clássicas. A Hümmelchen, por exemplo, é um instrumento do período da Renascença. É menor que uma gaita de foles normal e o som também é muito diferente de uma gaita de foles convencional.

Então há muitos tipos especiais como gaitas de foles medievais, gaita gallega, canos de pastor, gaitas de foles do mercado, etc. Infelizmente, muitos desses tipos de gaitas de foles não são tão comuns.

Algumas vezes pode ser mais difícil para você encontrar informações sobre esses instrumentos e, se necessário, comprá-los. Claro que, como acontece com muitos outros instrumentos, existe uma versão eletrônica da gaita de foles.

A vantagem disto é que você pode alternar entre muitos sons diferentes em um único instrumento. Além disso, você pode gravar o som diretamente com um cabo na gaita de foles. Então você não precisa de um microfone para isso.

Se você não tem uma gaita de foles eletrônica, mas ainda quer gravar sua música, você pode fazer isso facilmente com um bom microfone.

Decisão: Que tipos de gaitas de foles estão lá e qual é a mais adequada para você?

Se você quiser comprar uma gaita de foles, há três tipos diferentes para escolher

  • Grandes Tubos das Terras Altas
  • Borderpipes
  • Pequenas e médias empresas

Cada um desses tipos tem vantagens e desvantagens. As seções seguintes irão ajudá-lo a decidir.

Quais são as características de Great Highland Pipes e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Quando alguém pensa em uma gaita de foles clássica, geralmente é a gaita de foles das Grandes Highlands. Esta gaita de foles consiste de um fole, um canhão para produzir som, o air bag e três tubos de drone.

Os tubos de drone, também chamados de drones, produzem um tom baixo constante que é característico do som de uma gaita de foles. O air bag é mantido entre o braço esquerdo e o corpo para regular a pressão do ar.

Há também uma válvula anti-retorno para que o ar soprado não possa fluir de volta novamente. O cantor é agarrado com ambas as mãos.

Vantagens
  • Muito versátil
  • Som completo
Desvantagens
  • Alto volume
  • Faixa baixa

Como um nível de som muito alto de até 120 dB é produzido quando se toca, a proteção do ouvido é fortemente recomendada.

A faixa geralmente é pouco mais de uma oitava. É por isso que algumas pessoas criticam as gaitas de foles por soarem sempre o mesmo.

Para comparação, um piano tem quase 7 vezes o alcance de uma gaita de foles. Com os Great Highland Pipes você obtém o som completo de uma gaita de foles clássica.

Você quer tocar música tradicional escocesa ou irlandesa? Então esta gaita de foles é perfeita para você. Talvez você queira tocar música moderna como rock ou metal medieval? Também é bom. Com esta gaita de foles, (quase) tudo é possível.

O que distingue os tubos de fronteira e quais são suas vantagens e desvantagens?

Tubos de borda, também chamados de tubos de carretel, são soprados na boca ou tocados com fole. O nome vem da fronteira inglesa, que significa fronteira.

Esta gaita de foles vem originalmente da área de fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, como o instrumento costumava ser difundido lá.

Jogar com um fole ao invés de um bocal tem a vantagem de que nenhuma umidade penetra na gaita de foles através da saliva. É por isso que você não tem que limpar a gaita de foles tanto quanto a versão com a boca aberta.

Vantagens
  • Possibilidade de brincar com foles
  • Fácil de se reciclar de Great Highland Pipes para Borderpipes
Desvantagens
  • [lista_cruzada] Maior precisão dos dedos necessária ao tocar
  • Tubos menores que Great Highland, mas ainda muito altos

Como os dedos são semelhantes aos das gaitas de foles Great Highland, é relativamente fácil mudar de uma gaita de foles para a outra.

No entanto, você tem que dedilhar as notas com muita precisão, caso contrário, isso parece desagradável muito rapidamente.

O volume varia entre Great Highland Pipes e Smallpipes. Infelizmente, a Borderpipes ainda é muito barulhenta para ser praticada em edifícios residenciais.

O que distingue os pequenos tubos e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Pequenas gaitas de foles, como as de bordas, são gaitas de foles em seu próprio direito. Sua origem remonta à Escócia do século 15. Esta variante também pode ser jogada com um fole.

Vantagens
  • Pode ser jogado no volume da sala
  • menor e mais fácil de transportar do que os Great Highland Pipes
  • fácil de se retrair de Great Highland Pipes para Smallpipes
Desvantagens
  • Não o som clássico da gaita de foles
  • O som desce facilmente

Similar aos tubos de borda, aprender a tocar os diferentes tipos de gaitas de foles é relativamente fácil devido à forma similar como são tocados.

Devido à sua variedade especial, o som dos pequenos tubos é facilmente afogado em lugares onde as pessoas falam muito e alto, como um pub ou pousada. Se você quiser o clássico som de gaita de foles cheia, você provavelmente não ficará satisfeito com a gaita de foles pequena.

Devido ao seu pequeno tamanho, os pequenos canos são relativamente fáceis de transportar. Se você viajar muito com ela, uma mochila pequena é suficiente para o transporte.

Uma vantagem considerável é o baixo volume. Isto torna possível a prática dos Smallpipes em apartamentos com vizinhos diretos.

Aqui você pode ver as gaita-de-foles durante uma procissão festiva, junto com os bateristas. (Fonte da imagem: pixabay.com / Dieter Ludwig Scharnagl)

Critérios de compra : Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar as gaitas de foles

A seguir, mostraremos a você quais aspectos você pode usar para decidir entre as muitas gaitas de foles possíveis.

  • Material das tubulações e do air bag
  • Número de tubos de drone
  • Tipos de palhetas para os tubos
  • Volume

Material dos tubos e do air bag

Tradicionalmente, o air bag era feito de couro. Com o tempo, entretanto, versões feitas de plástico se tornaram estabelecidas, pois são mais baratas e fáceis de manter. Existem versões em madeira e plástico dos tubos.

A vantagem dos tubos plásticos é que eles são menos suscetíveis a mudanças de temperatura e umidade.

Número de drones

O número de drones, também chamados de drones, geralmente pode variar entre um e três. Quanto mais você tem, mais opções diferentes você tem quando joga.

A maioria das gaitas de foles tem três canos de drone. Um zangão baixo para uma nota baixa e dois zangões tenor para notas médias-baixas.

Os tubos do drone também podem ser ligados ou desligados conforme desejado. É claro, depende da música que você quer tocar.

Tipos de palhetas para os tubos

É feita aqui uma distinção entre palhetas simples e duplas. A palheta dupla soa zumbindo e penetrando. O som de uma única palheta é tão penetrante quanto o de uma palheta dupla.

No entanto, soa menos nasal. Dependendo do som que você preferir, você pode escolher entre estas duas variantes.

Volume

Como já mencionado, os tubos Great Highland são as gaitas de foles mais barulhentas. Se você não tiver uma sala adequada para praticar, recomendamos as versões mais silenciosas, como as Borderpipes ou as Smallpipes.

Sound source Sound level Hazard to hearing
Absolute silence 0 dB None
Whispering 30 dB None
Normal conversation 60 dB None
Truck 100 dB Hazardous with prolonged exposure
Aircraft take-off 140 dB Very hazardous

A Gaitas de foles Great Highland é cerca de 120 dB, que está entre o volume de um caminhão e a decolagem de um avião.

As gaitas de foles também são tocadas no sudeste da Europa. (Fonte da imagem: pixabay.com / Silviya Kirilova)

Fatos que vale a pena conhecer sobre gaitas de foles

Onde as gaitas de foles ainda são tocadas?

Gaitas de foles não são jogadas apenas na Escócia e na Irlanda. Há também vários tipos e formas de gaitas de foles em outros países. O jogo da gaita de foles é muito difundido na França e Itália, mas também no sudeste da Europa, como a Croácia, Macedônia ou Bulgária.

Como eu me preocupo com as minhas gaitas de foles?

A maioria dos air bags tem um fecho. Isso facilita a limpeza interna e mantém a secagem. Se as gaitas de foles são feitas de madeira, você deve tratá-las regularmente com um óleo para que elas não sequem.

Em geral, você deve sempre se certificar de que todas as peças permaneçam limpas. Por um lado por causa da higiene, por outro lado para manter a vida útil das peças individuais por mais tempo.

Pode ser muito caro se você tiver que enviar a gaita de foles para conserto e precisar de novas peças de reposição.

Quais são as músicas mais populares para gaitas de foles?

Aqui nós listamos as músicas mais populares para gaitas de foles

  • Graça Incrível
  • Escócia, a Corajosa
  • Hino Nacional Escocês
  • Catedral das Highlands
  • Garotinho baterista
  • Loch Lomond
  • Aleluia

Provavelmente a canção mais conhecida é Amazing Grace. A canção provavelmente também ganhou muita popularidade através da versão dos Royal Scots Dragoon Guards, que a transformaram nas paradas britânicas.

Onde posso encontrar partituras e exemplos de áudio para gaitas de foles?

Exemplos de áudio para gaitas de foles podem, é claro, ser encontrados no Youtube. Se você estiver interessado em gravações em CD ou como download, há lojas especiais na internet.

Você também pode obter partituras na internet ou em lojas ou escolas de música. Se você não consegue ler música, não há problema. Há também tabelas de dedilhados que são mais fáceis de ler do que as partituras clássicas.

Por que as gaitas de foles são tocadas em funerais?

Cerca de 150 anos atrás, muitos irlandeses e escoceses emigraram para a América. Eles levaram muitas de suas próprias tradições com eles, como tocar gaita-de-foles. As gaitas de foles foram usadas em muitas ocasiões festivas, como funerais, bailes e casamentos.

Nesta época na América, os escoceses e irlandeses assumiram trabalhos perigosos que ninguém queria fazer, como bombeiro ou policial.

Não era incomum que alguém morresse fazendo estes trabalhos. Nos funerais, as gaitas de foles eram tocadas na velha tradição.

Hoje em dia, as gaitas de foles são um símbolo comum em funerais para se despedir de um herói caído.

Fonte da imagem: 123rf.com / 106813635 (M)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas