Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O tempero é a parte mais importante dos pratos e das saladas e uma ótima maneira de unir todos os ingredientes que servem para dar mais sabor a comida é o galheteiro, produto que é o tema desse artigo.

Podendo ser composto por dois, três e até cinco recipientes, o galheteiro é o conjunto de peças que irão abrigar temperos como azeite, vinagre, sal, pimenta e qualquer outro item que você goste de adicionar a seus pratos. O galheteiro pode ser usado tanto na mesa de jantar quanto na cozinha.

E se você deseja adquirir um desses, mas não sabe como escolher o melhor para a sua necessidade, saiba que nesse texto você encontrará todas as informações sobre o galheteiro. Ao final da leitura conseguirá definir o modelo ideal para você. Então continue com a gente e vamos lá!

Primeiro, o mais importante

  • Existem galheteiros com ou sem suporte, sendo que os que possuem suporte são muito bons para serem levados à mesa.
  • Eles são confeccionados em diversos materiais, sendo que os mais comuns são o plástico e o vidro.
  • Há diversos tamanhos de galheteiros, tanto no quesito número de peças como capacidade.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores galheteiros

Já imaginou comprar um galheteiro e se arrepender da compra logo em seguida? Ninguém quer passar por isso, e para evitar que você erre, criamos esse ranking com as opções de galheteiro mais bem avaliadas pelos usuários. Confira:

1º – Galheteiro Duplo de Plástico para Azeite e Vinagre Fox Run

Com design diferenciado que promete melhor manuseio e a dosagem dos líquidos, esse galheteiro duplo é moderno e graças aos seus mecanismos é possível escolher exatamente a quantidade de azeite e vinagre que se deseja no prato.

Nele existe ainda a possibilidade de pulverizar uma das duas opções ou ambas juntas de maneira muito simples. Esse galheteiro é confeccionado em plástico transparente e preto, com detalhes em prata, e cada um de seus compartimentos possui 100 ml.

2º – Galheteiro Isola 5 Peças Cromado

Confeccionado com um design moderno e requintado em vidro e aço inoxidável, esse galheteiro é composto por cinco peças e é uma excelente opção para quem busca colocar todos os temperos em apenas um lugar.

Nele são encontrados um frasco para azeite de 200ml, um frasco para vinagre de 200ml, um recipiente para sal de 60ml, um recipiente para pimenta de 60ml e um porta temperos de aço inoxidável. Além disso, ele conta com um exclusivo sistema de dosador e anti-gotejamento que evita sujeiras em toalhas e nos próprios recipientes.

3º – Galheteiro Redondo em Aço Inox e Vidro 5 Peças

Outra opção muito completa é esse galheteiro redondo confeccionado em aço inox e vidro. Simples, porém muito funcional, ele possui um tamanho menor e graças a isso combina com mesas de todos os tamanhos e supri as necessidades de ter os temperos sempre a mão.

O galheteiro é composto por cinco peças, sendo um suporte de 18 centímetros de diâmetro prata, um azeiteiro, um vinagreiro, um saleiro e um pimenteiro, todos transparentes com detalhes cromados.

4º – Galheteiro Euro Home 2 Peças com Tampa Hermética

Composto por duas peças, esse conjunto de galheteiro é ideal para quem quer ter sempre a mão azeite e vinagre e combina com os mais diversos tipos de louças e decoração.

As peças são transparentes com detalhes cromados e preto e tem como principal diferencial a sua tampa hermética, que impede a passagem de ar para dentro do recipiente e assim evita qualquer tipo de contaminação e vazamentos.

Guia de Compra

Podendo ser composto por recipientes para vinagre, sal, pimenta, azeite e muito mais, o galheteiro é um produto decorativo e funcional, que pode ser utilizado dentro da cozinha, mas também na mesa para temperar pratos como as saladas.

Confeccionados em diversos modelos, os galheteiros são uma boa opção para quem deseja ter todos os temperos à mão. Se esse é o seu desejo, basta ler esse guia de compra para saber tudo sobre esse produto.

Na foto uma mulher com uma criança com legumes em uma mesa e um galheteiro sobre ela.

O galheteiro é um produto ideal para ser colocado a mesa e temperar saladas. (Fonte: Oksana Kuzmina / 123rf)

O que é um galheteiro?

A palavra galheta significa recipiente, logo o galheteiro é um produto composto por duas ou mais galhetas que podem ser usadas tanto dentro da cozinha como na mesa para temperar as mais diversas receitas.

Tem a intenção de deixar todos os temperos juntos.

Criado com a intenção de deixar todos os temperos juntos, existem diversos modelos de galheteiro e é possível encontrá-los em versões com e sem suporte. Graças a isso, esse é um item muito funcional, porém que agrega e muito na composição da mesa de jantar e deixa o ambiente mais bonito e prático.

Quais as vantagens e desvantagens do galheteiro?

O galheteiro é um produto que agrada e muito as pessoas que adoram organização e que prezam por uma mesa sempre bonita e arrumada. Ele é desenvolvido para deixar os temperos mais utilizados juntos, facilitando assim o processo de finalização e preparação dos pratos.

Sua beleza é outro ponto positivo, visto que existem galheteiros confeccionados em diversos estilos e graças a isso ele consegue somar à mesa.

Vale destacar ainda, que esse é um produto que existe em diversos tamanhos. Isso faz com que se adapte a todas as necessidades e até mesmo quem só deseja ter um recipiente para o azeite e outro para o vinagre consegue encontrar uma boa opção.

Por mais que o galheteiro não seja um item indispensável, quem o adquire acaba satisfeito e o único ponto que pode ser considerado negativo é a necessidade de sempre tirar os produtos como sal, pimenta e azeite dos seus recipientes comuns para abastecê-lo.

Vantagens
  • Mantém os temperos mais organizados
  • É prático
  • Soma na decoração da mesa
  • É bonito
  • Pode ser encontrado em diversos tamanhos
Desvantagens
  • Precisa ser abastecido

Do que é composto um galheteiro?

Existem diversos modelos de galheteiro e não há um modelo que seja o correto. Dessa forma, é possível encontrar esse produto em diversas versões que vão desde os mais simples até os mais elaborados.

Os galheteiros são feitos com um variado número de peças e que podem ser usados de diferentes maneiras. Os mais básicos são os de vinagre e azeite, esses são um pouco maiores, tendo uma capacidade para 100 ml ou mais.

Além disso, existem opções mais completas e que garantem todos os temperos em um só lugar. Nesse sentido existem os de cinco peças, que contém saleiro, pimenteiro e a base, além do vinagreiro e o azeiteiro. Inclusive, muitas pessoas gostam de adquirir galheteiros e porta guardanapos parecidos para colocá-los na mesa.

Quanto custa o galheteiro?

O valor do galheteiro irá depender muito do modelo escolhido, do material em que ele é confeccionado e do número de peças que ele possui. É possível encontrar opções com preço muito em conta e outras um pouco mais caras.

Quem busca por um galheteiro pode adquirir modelos por volta de R$4, em média, em uma opção de plástico e com uma peça. Também existem galheteiros que chegam a passar dos R$1.000, sendo esses os modelos com mais peças e elaborados.

Na foto um galheteiro com azeite em cima de uma mesa de madeira com algumas plantas decorativas.

Os galheteiros com apenas uma peça costumam custar menos do que os jogos completos, porém os de vidro estão entre os mais caros. (Fonte: 1195798 / Pixabay)

Onde comprar o galheteiro?

É possível adquirir os galheteiros tanto em lojas físicas como online. Quem gosta de fazer compras diretamente nos estabelecimentos pode buscá-los nos que vendem peças de mesa e cozinha, tal como Etna, Tok Stok, Carrefour e Preçolândia.

Já quem adora uma compra online, tem ainda mais variedade de opções e nos sites há uma vasta gama de galheteiros, existindo diversas marcas, tamanhos e modelos.

Dentre as lojas online disponíveis pode-se encontrá-los no Amazon, Camicado, Mobly e Americanas.

Critérios de Compra: Fatores para comparar as opções de galheteiro

Se você está decidido a adquirir um galheteiro, chegou o momento de te explicarmos quais critérios devem ser levados em consideração na hora da compra. Vamos te todos eles abaixo.

  • Material
  • Local de utilização
  • Número de peças
  • Dosador ou spray
  • Tamanho dos recipientes

A seguir, vamos detalhar cada um deles para que consiga fazer a melhor escolha.

Material

O primeiro ponto a ser analisado é o material em que o galheteiro é confeccionado. As opções mais comuns são o plástico, o vidro e até mesmo a cerâmica.

Os de plástico são os menos sofisticados, porém são mais difíceis de quebrar e são encontrados em diversas cores, estampas e modelos. O ponto negativo desse tipo de galheteiro é que ele pode manchar e ficar engordurado com muita facilidade.

Os galheteiros de vidro já são mais requintados e têm a grande vantagem de serem transparentes, o que facilita a visualização do que está no interior do recipiente, além de conservarem melhor os sabores.

Por fim, existem os de cerâmica, que são os mais elegantes, um pouco mais clássicos e menos modernos. Eles possuem uma ótima resistência, mas tem como ponto negativo o fato de não ser possível visualizar o ingrediente que está no seu interior.

Na foto um prato de comida com um copo de água ao lado e dois galheteiros na borda em cima de uma mesa de madeira.

Os galheteiros de vidro estão entre os mais escolhidos porque são resistentes e têm boa aparência, combinando com diversos ambientes e decorações. (zael / Pixabay)

Local de utilização

O local onde o galheteiro será usado também é importante para definir o modelo que será escolhido.

Nesse sentido, quem busca pela utilização do produto apenas dentro da cozinha pode investir nos de plástico, que cumprem bem essa função e esteticamente falando são menos sofisticados. Além disso, para esse ambientes muitas vezes até mesmo o suporte pode ser dispensado.

Já quem deseja um galheteiro para levá-lo a mesa deve investir em uma opção mais requintada, visto que ele fará parte da decoração. Para isso as opções de vidro e cerâmica são mais indicadas, inclusive os que possuem detalhes cromados ficam muito bonitos.

Para esse tipo de uso o suporte é muito bem-vindo e mesmo que não seja um item obrigatório pode facilitar a passagem dos temperos e também dar mais elegância.

Número de peças

Conforme já te explicamos, existem galheteiros com diferentes números de peças e qual escolher depende muito dos produtos que você mais utiliza para temperar seus pratos.

Dessa forma, quem não faz tanto o uso de pimenta em pó ou possui um moedor de pimenta pode facilmente optar por um modelo com três ou apenas duas peças. Além disso, tem quem não goste de vinagre, então pagar a mais para ter um vinagreiro torna-se uma má escolha. Portanto, pense nisso!

Na foto três galheteiros em cima de uma mesa com diversas garrafas de azeite ao fundo.

Nem sempre os galheteiros são a melhor opção e o ideal é definir quais produtos se deseja acondicionar neles antes de fazer a compra. (Fonte: Hans / Pixabay)

Dosador ou spray

Falando especificamente sobre o vinagreiro e o azeiteiro, uma questão a ser analisada é a forma como eles irão liberar os líquidos. Os modelos mais comuns possuem um bico dosador e o produto é colocado no prato de maneira simples.

Os mais modernos têm um mecanismo de spray, que pode ser muito interessante para algumas pessoas, logo é bom analisar isso também.

Tamanho dos recipientes

A última questão a ser analisada é o tamanho dos recipientes presentes no galheteiro e isso é importante de acordo com a frequência com que você os utilizará. Quem pretende fazer um uso apenas em ocasiões especiais pode investir nos menores, visto que assim os temperos não ficarão velhos e nem por muito tempo nos recipientes.

Para restaurantes ou quem recebe muitas pessoas para jantar, os maiores são uma boa opção, visto que tem menos necessidade de serem repostos e assim dão também menos trabalho e são mais práticos.

(Fonte da imagem destacada: manfredxy / 123rf)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
26 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...