Ultima atualização: 15 de outubro de 2021

Saudações da Reviewbox! Desde o advento dos videogames, a paixão pelos jogos de tabuleiro se perdeu um pouco, gráficos altos podem ser o boom do momento, mas não há nada como competir cabeça a cabeça com seus amigos. Neste guia nós trazemos tudo o que há para saber sobre como comprar um jogo de tabuleiro clássico, o gamão.

O gamão é um jogo que se presume ter cerca de 5.000 anos de idade e combina estratégia com algumas doses de sorte. Os melhores jogadores serão capazes de aprimorar suas técnicas e se moverem ao extremo, mas isso não fará nenhum bem se um lançamento ruim dos dados for contra eles. Se você gosta de jogos de tabuleiro competitivos, você vai adorar este. Para ajudá-lo a comprar o melhor conjunto de gamão do mercado, na Reviewbox.com.mx nós olhamos para os tabuleiros que se destacam dos demais.

É por isso que neste guia você vai descobrir quais são os conjuntos mais procurados no mercado, assim como as características que os tornam tão bons, onde comprá-los e quanto pagar por eles.




O mais importante

  • Backgammon é um jogo de tabuleiro competitivo para 1 ou 2 jogadores, que consiste em tentar limpar as damas do tabuleiro antes do seu oponente. O jogo segue um conjunto pré-determinado de regras, onde cada jogador deve mover suas peças dependendo do número jogado pelos dados.
  • Existem vários modos diferentes de jogos de gamão e todos podem usar o mesmo tabuleiro, mas eles são jogados sob regras diferentes. Quanto ao tipo de jogo, existem modelos portáteis, que podem ser dobrados no meio para armazenamento, os que podem ser enrolados e os estáticos, que não podem ser dobrados.
  • Um dos aspectos mais importantes da compra de um conjunto de gamão é o cuidado que os jogadores terão com ele. Se você estiver comprando como presente para uma criança, tente comprar um com peças grandes e resistentes ao impacto, se você estiver comprando para suas noites de jogo com amigos, você pode escolher aquele que você mais gosta.

nbsp;

Buying guide: What you need to know about backgammon

Embora este tipo de jogo tenha estado presente em mesas egípcias e mesopotâmicas, nem todos conhecem bem o backgammon. Aqui você descobrirá um pouco mais sobre o jogo, embora não entremos em detalhes sobre as regras do jogo, informaremos o que é, onde comprá-lo e os preços a pagar por ele.

Em países como Turquia e Grécia o gamão é muito mais do que um jogo, faz parte da tradição deles. (Foto: Wavebreak Media Ltd / 123rf.com)

O que é gamão e quais são suas vantagens?

Backgammon é um jogo de tabuleiro para um ou dois jogadores que combina movimentos estratégicos com a sorte. O objetivo é mover as damas para fora do tabuleiro primeiro antes do seu adversário, usando números determinados pelos rolos de dados. A duração do jogo pode variar de 5 minutos a 1 hora, dependendo da intensidade do jogo. Embora este jogo de tabuleiro possa parecer simples de se ver, é no fundo um jogo muito competitivo.

Os melhores jogadores sempre se destacarão, mas mesmo assim, cada lançamento dos dados pode determinar a vitória ou a derrota em um jogo. Também é possível jogar variáveis de gamão e até mesmo novos jogos usando o mesmo tabuleiro.

Vantagens
  • Seu conjunto se presta a jogar variáveis
  • Fácil de configurar
  • Fácil de lavar
  • Design simples
  • Pequeno número de peças
  • Fácil de transportar
  • Ideal para jogadores competitivos
  • Boa maneira de exercitar a mente
Desvantagens
  • Curva de aprendizado difícil

  • Pode ser muito complicado para crianças
  • Alguns jogos podem demorar muito tempo
  • O fator sorte pode não gostar

Conjunto de gamão estático, dobrável e de tabuleiro rolante O que você deve ter cuidado?

Você pode diferenciar os tipos de tabuleiro de gamão pela apresentação do tabuleiro, pois existem modelos projetados para serem instalados em mesas destinadas ao jogo, assim como jogos para levar com você aonde quer que você vá. A jogabilidade não mudará entre os sets, a menos que você goste de experimentar modos de jogo alternativos ao original.

Static: Este tipo de tabuleiro não pode ser reduzido em tamanho para armazenamento, por isso é frequentemente colocado em salas de jogo, bibliotecas e até mesmo torneios profissionais. Eles podem ser grandes demais para aqueles que vivem em espaços pequenos, então você deve procurar por alternativas se você quiser jogar apenas ocasionalmente.

Dobráveis: Os conjuntos dobráveis de gamão são os mais comercialmente disponíveis porque são fáceis de armazenar e montar. Eles têm o formato de uma mala, e usam a divisória entre eles para posicionar as peças retiradas do jogo. Elas são perfeitas para aqueles que querem que uma prancha faça viagens ou se reúna com amigos e familiares.

Roll-up: Também chamadas de "roll-up", são pranchas que rolam como tapetes, permitindo que você economize mais espaço ao armazená-las. Eles não têm tantos detalhes visuais quanto as tábuas dobráveis e estáticas, mas ainda são modelos que podem ser colocados em mesas de jogo sem ocupar muito espaço.

<

Estático Dobrável Dobrável
< forte> Faracterísticas< /forte> > forte> Espessura< /forte> Tábuas rígidas, compartimentos para balcões Tábuas em forma de caixa, podem armazenar balcões Tábuas em forma de tapete
< forte> Portabilidade< /forte> Nenhuma Pode vir com pegas de mão Eles reduzem consideravelmente seu tamanho
forte> Forte> forte> para< /sforte> Torneios, mesas de jogo dedicadas Transporte do jogo inteiro Crianças, mesas de jogo dedicadas, economizar espaço
< forte> Material de fabricação< /sforte> Madeira, materiais plásticos, bambu, mármore Madeira, metal, materiais plásticos, bambu Vários tipos de tecido, couro

[/tablex][/tablex].

Há tábuas de gamão artesanais com atenção cativante aos detalhes. (Foto: Iuliia Safronova / 123rf.com)

nbsp;

Critérios de compra

Tamanho

O tamanho de sua prancha de gamão é a primeira coisa a ter em mente ao comprar, pois você não quer comprar uma prancha que seja muito grande ou muito pequena para o seu quarto. As publicações de gamão geralmente os medem pelo seu comprimento quando abertos.

Viagens: Estes modelos são geralmente de 35 centímetros ou menos quando abertos, e são perfeitos para viagens onde o tamanho e o espaço são importantes. Você pode armazená-los em quase qualquer lugar, então você não terá problemas em colocá-los em sua mochila, bolsa e às vezes jaqueta.

Tamanho médio: Estes são modelos que caem em algum lugar entre a viagem e o tamanho do torneio. Eles medem de 36 a 51 centímetros, o que os torna ideais para manter em sua sala de jogos em casa, ou para se exibir nas noites de jogo. Este é o tamanho ideal para aqueles que procuram apenas o jogo casual ocasional.

Tamanho grande: Eles medem entre 53 e 64 centímetros, e também são chamados de "tamanho de torneio" porque eles são o tamanho padrão para jogos profissionais. Eles são modelos realmente grandes, então eles são perfeitos para aqueles que querem dedicar uma seção de sua casa a este jogo, ou colocá-los em uma mesa de jogo.

Material de fabricação

Há muitos materiais diferentes usados para fabricar este tabuleiro, e este é normalmente um fator que tem uma grande influência no seu preço e peso. Como a escolha do material não importa realmente quando se joga gamão, você pode simplesmente escolher o acabamento que você mais gosta, ou aquele que fica melhor em sua sala de jogos.

Madeira e bambu: A madeira é o material de fabricação mais amplamente distribuído por causa de sua estética simples e agradável. Normalmente é reservado para conjuntos de gamão de média a alta gama. Os de bambu não são tão fáceis de encontrar quanto os modelos de madeira, mas vão apelar para aqueles que procuram uma opção mais ecológica. Mármore: Há modelos esculpidos artesanalmente em pedra, que ficam ótimos em bibliotecas, estúdios e salas de estar. Eles são um pouco fracos para arranhar, então certifique-se de que as peças sempre tenham uma almofada no fundo antes de jogar. Eles são pesados, então é preferível que eles tenham uma mesa dedicada.

Metal: Isto é frequentemente encontrado em modelos de viagem, pois é um material forte e leve e permite o uso de azulejos magnetizados. As placas feitas com este material são perfeitas para aqueles que querem jogar gamão onde quer que vão, pois não perderão a posição das damas mesmo em vôos ou viagens marítimas.

Plástico: Sendo o material mais barato de se fabricar, muitas vezes é encontrado em modelos de baixa qualidade. Mas o fato de ser comum entre as tábuas de gamão de baixa qualidade não significa que seja ruim, pois é um material durável e resistente a impactos, portanto é adequado para brincar com crianças ou para viajar.

Couro, tecido, vinil e courinho: Você pode encontrá-los apenas em dois tipos de tábuas de gamão, dobráveis e enroladas. No caso dos dobráveis, eles são usados para decorar o interior e o exterior da caixa. No caso dos enroláveis você encontrará quase exclusivamente couro e tecido.

Acessórios

Embora tenhamos falado quase exclusivamente sobre a tábua, os conjuntos de gamão incluem um conjunto de acessórios que vêm na forma de balcões, dados e copos de arremesso. Estas peças são tão importantes quanto o tabuleiro, então tente encontrar uma combinação que preste atenção a estes detalhes.

Dados: Os conjuntos de gamão incluem em média 5 dados, um par de dados pequenos para cada jogador e um grande para lançar as apostas. Os melhores dados são aqueles classificados como "precisão", eles têm bordas arredondadas e seu centro de gravidade estará muito próximo de seu centro geométrico, o que evitará trapaças.

Chips: As peças do jogo podem ser feitas de materiais tão diversos quanto o próprio tabuleiro, e você pode simplesmente escolher aquele que você mais gosta. É claro, fichas magnetizadas nunca são uma coisa ruim, pois ajudam a evitar a perda de jogos devido a quedas acidentais. Copa de dados: Isto não é nada mais do que uma pequena taça para sacudir os dados antes de lançá-los. Assim como os dados de precisão, este copo evitará que jogadores desonestos forcem sem escrúpulos o resultado de seus lançamentos.

Armazenamento de peças

Como todo jogo tem um fim, sempre haverá um tempo para guardar suas peças para que elas não se percam. Alguns tabuleiros embutidos nas mesas têm gavetas dedicadas a armazenar acessórios uma vez que os jogos terminam, enquanto outros recorrem a soluções mais diversas. Compartimentos no tabuleiro: Estes são furos localizados nas laterais do tabuleiro onde é possível encaixar as peças e os dados para armazenamento. Eles são muito comuns em placas rígidas e dobráveis, e também podem ser usados para armazenar os balcões capturados.

Sacos de armazenamento: São normalmente usados em modelos dobráveis sem compartimentos incluídos e em modelos de enrolar. Tecidos de qualidade, como seda e veludo, são comuns. Eles não exercem nenhuma outra função, mas fazem seu trabalho muito bem. (Fonte da imagem em destaque: Bojanche Stojchevski/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas