Garrafa térmica.
Ultima atualização: 1 de junho de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

21Horas investidas

4Estudos avaliados

40Comentários coletados

A garrafa térmica infantil é um dos acessórios indispensáveis na rotina de uma criança. Seja para ter água nas horas de lazer ao ar livre, ou suco e outras bebidas na lancheira escolar, a garrafa térmica ajuda a preservar o frescor das bebidas.

Mas você sabe qual é a melhor garrafa térmica infantil? E quais são os modelos disponíveis hoje em dia? Pois, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, nós vamos responder a essas e outras perguntas sobre a garrafa térmica para crianças.




Primeiro, o mais importante

  • A garrafa térmica infantil permite que a criança se hidrate quando e onde for necessário, seja em passeios seja na escola.
  • Existem modelos variados de garrafas térmicas para crianças, tanto em termos de design, tamanho, quanto de material de fabricação.
  • Mas um dos pontos mais importantes a ser considerado na hora de comprar a melhor garrafa térmica infantil é com relação à existência ou não de bicos, canudos ou copinhos.

Você também pode gostar:

Melhores garrafas térmicas infantis: Nossas recomendações

A melhor garrafa térmica infantil de todas

A garrafa térmica azul da Clingo é feita em aço inoxidável, tem design ergonômico e é livre de BPA. Com canudo e capacidade para armazenar até 250 ml, esse modelo mantém o líquido quente por até 5 horas e frio por até 7 horas. Além disso, essa garrafa mede 17,5 cm de altura.

A melhor garrafa com bico e canudo retrátil

Com 295 ml de capacidade de armazenamento, a garrafa térmica infantil da Contigo é feita de inox. Com bico e canudo retrátil, essa opção é facilita o manuseio da criança e possui tampa nas cores lilás, azul e amarelo. Além disso, essa garrafa infantil mede 19 cm de altura.

A melhor garrafa térmica com desenhos infantis

Com imagens da Patrulha Canina, Barbie, Unicórnio, Star Wars, entre outros, a garrafa infantil térmica da Thermos mantém líquidos gelados por até 12 horas. Confeccionada em aço inoxidável e plástico de alta resistência, esse modelo tem capacidade para 355 ml e mede 17 cm de altura.

Guia de Compra

Se você já iniciou a busca por uma garrafa térmica infantil sabe que escolher a melhor não é tão simples assim. Afinal, a variação de modelos, especificações, qualidade e preços é bem alta.

Por isso, nós criamos esse Guia de compra. A seguir, nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a garrafa térmica para crianças e lhe ajudar a comprar a melhor de todas.

Criança sentada na grama, tomando água na garrafa térmica, com bicicleta ao lado.

A garrafa térmica infantil acompanha a criança em todos os momentos. (Fonte: Elizaveta Galitckaia/ 123rf.com)

Porque toda criança deve ter uma garrafa térmica infantil?

Independentemente da estação do ano, a hidratação é um requisito importante para manter a boa saúde. E quando tratamos de crianças, a ingestão de líquidos merece ainda mais atenção.

De fato, a garrafa térmica infantil é prática e funcional, já que permite que a criança tenha acesso à água potável e outras bebidas em passeios, viagens e até mesmo na escola.

Ou seja, com a garrafa infantil, a criança se manterá hidratada e até alimentada, já que é possível armazenar sucos, vitaminas e até mesmo sopas nas garrafas térmicas.

Além disso, por ser infantil, a garrafa térmica para criança possui tamanho adequado para que os pequenos possam segurá-la, além de possuir acessórios que facilitam a ingestão dos líquidos e evitam que as bebidas escorram nas roupas.

Menina bebendo em garrafa térmica.

A garrafa térmica ajuda as crianças a manterem-se hidratadas. (Fonte: Lesia Kapinosova/ 123rf.com)

Mas as garrafas térmicas infantis são ainda mais especiais. Isso porque elas mantém líquidos frios ou quentes por mais tempo, o que preserva as bebidas.

Isso corre por conta de seu material interno, que não permite a troca de calor entre o líquido que está dentro da garrafa e o meio ambiente.

E, o mais importante, é que a garrafa térmica infantil também é um item indispensável para a lancheira, pois além de manter a bebida em uma temperatura adequada, também retarda o processo de oxidação das frutas, o que é importante no caso dos sucos naturais.

Qual a diferença entre a garrafa térmica e outras garrafas infantis?

As garrafinhas acompanham todas as fases da criança. Desde o início da vida do bebê, com as mamadeiras, passando pelas garrafas de plásticos até chegar as térmicas.

Dependendo do formato, tamanho, material de fabricação e modelo de funcionamento, existe um tipo de garrafa ideal e mais seguro para cada fase de vida das crianças.

Por exemplo, para crianças com menos de 3 anos de idade, o ideal são as garrafas de plástico, com canudo ou bico. Esses modelos são resistentes e fáceis de carregar na mochila e na bolsa maternidade.

Outro modelo funcional é o squeeze, do tipo dobrável, que não ocupa espaço, é fácil de guardar e tem alça para pendurar até mesmo no carrinho de bebê.

Já para as crianças maiores, que precisam levar lancheira para a escola, as garrafas térmicas acabam sendo a melhor opção.

Como a ideia é manter a temperatura e o frescor das bebidas por mais tempo, a garrafa térmica infantil cumpre bem a função.

Quais são os modelos de garrafas térmicas infantis?

Existem vários tipos de garrafas térmicas infantis. Mas aqui vamos tratar das diferenças no modo de funcionamento e de design.

Por exemplo, você vai encontrar garrafas térmicas para crianças que possuem tampa de rosca; enquanto em outros modelos, basta apertar um botão para acionar o bico acoplado.

Já com relação ao design, há uma grande variedade no mercado, com diferentes opções de cores, formatos, com copos e tampas acopladas, canudos e até com alças para transporte. Falaremos sobre esses detalhes em Critérios de Compra.

Mas a seguir, você confere os principais modelos de garrafa térmica infantil:

  • Garrafa térmica tradicional, com ou sem pegador/alças;
  • Squeeze térmico infantil;
  • Copo/caneca térmico infantil.

Quais cuidados você deve ter com a garrafa térmica infantil?

Como se trata de um acessório para criança, é importante que você tome alguns cuidados na hora de comprar a garrafa térmica infantil.

Vale a pena apostar em modelos com fechamento total, para evitar vazamentos.

Por exemplo, vale a pena apostar modelos com fechamento total, para evitar vazamentos, seja na mochila ou lancheira.

Isso também é importante para evitar o desperdício de bebidas vazadas. Além disso, é fundamental que você leia as recomendações de uso dos fabricantes das garrafas infantis.

O fato é que algumas marcas de garrafas térmicas infantis não recomendam o armazenamento de leite e líquidos gaseificados.

Como limpar e conservar a garrafa térmica infantil?

A forma como você limpa a garrafa térmica pode influenciar na capacidade de manter os líquidos na temperatura desejada e na vida útil da garrafa.

E isso vale tanto para antes de utilizar a garrafa térmica pela primeira vez, quanto para a limpeza e higienização após o uso. Também é importante considerar o tipo de bebida e a sua temperatura.

foco

Você sabia que antes de utilizar a garrafa térmica pela primeira vez é preciso escaldá-la?

Se for utilizar a garrafa térmica infantil para armazenar líquidos quentes, aqueça-a previamente com água quente.

Depois coloque água fervente, feche bem e deixe por 4 horas. Se após esse período a água continuar quente, a garrafa térmica está pronta para o uso.

Já para conservar bebidas geladas, faça o processo contrário, utilizando água fria.

Após a criança utilizar a garrafa térmica infantil, o ideal é que você espere que a garrafa atinja a temperatura ambiente para então lavá-la.

Caso a garrafa esteja muita suja, você pode lavar com detergente e enxaguar com água morna. E, é claro, para garantir uma limpeza profunda é preciso contar com escovas especiais, tanto para limpar as garrafas quanto os canudos.

Quanto custa uma garrafa térmica infantil e onde comprar?

Dependendo da marca fabricante, do tamanho, capacidade e acessórios que acompanham o produto, a garrafa térmica infantil pode custar bem caro.

De fato, as que são mais eficientes podem chegar a custar cerca de R$ 180. Mas você também vai encontrar modelos de garrafas térmicas para crianças a partir de R$ 15.

Para comprá-las, você pode optar por lojas tradicionais, de crianças, de departamento e até mesmo as grandes redes de supermercados como, por exemplo, Lojas Americanas e Carrefour.

No entanto, para conseguir preços mais baixos e mais opções de modelos, o ideal é que você opte por comprar a garrafa térmica infantil pela internet. Nesse caso, recomendamos lojas de renome e credibilidade como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como comparar as garrafas térmicas infantis

Na hora de partir para a ação e comprar a garrafa térmica infantil, você vai se deparar com muitos modelos diferentes.

Para escolher a melhor opção, é essencial que você entenda os critérios que diferenciam uma garrafa de outra. Listamos os principais para você:

A seguir, você confere como analisar cada um desses detalhes.

Faixa etária

O primeiro item que você deve levar em conta na hora de comprar a melhor garrafa térmica infantil é a faixa etária recomendada para o uso do produto. Não se engane, nem toda garrafa é segura para todas as idades.

As fabricantes disponibilizam modelos com faixas etárias diferentes. Assim, você vai encontrar garrafas infantis que podem ser usadas a partir dos 36 meses, 48 meses e assim por diante.

Inox, plástico ou alumínio

Em seguida, é importante que você escolha bem o tipo de garrafa térmica infantil de acordo com o material de fabricação. É esse aspecto que mais vai interferir na durabilidade da garrafa e na manutenção da temperatura dos líquidos.

Em geral, as garrafas térmicas podem ser feitas de plástico, alumínio ou aço inox. A que é feita em aço inox, muitas vezes com parede dupla a vácuo, é a que mais garante a conservação da temperatura por mais tempo.

Mas existem prós e contras com relação a todos os tipos de materiais de confecção de uma garrafa térmica infantil.

Para você ter uma visão geral sobre isso, criamos uma tabela com as vantagens e desvantagens de cada um desses materiais:

Plástico Alumínio Aço inoxidável
Vantagens Baixo custo, leve e fácil de carregar Leves, prática e diminui a oxidação dos sucos Mais durável, mais higiênica, pode ser lavada na máquina de lavar louça, e evita oxidação de sucos
Desvantagens Alguns modelos tem BPA em sua composição, que oferece riscos à saúde, e pode liberar toxinas ao armazenar líquidos quentes Pode ou não ser livre de BPA e amassa com facilidade Esquenta com mais facilidade

Capacidade e altura

É claro que a capacidade de armazenamento é outro item essencial a ser observado na hora de comprar uma garrafa térmica infantil.

Você vai encontrar opções que tem capacidade que varia entre 200 ml e 500 ml. Mas fique atento porque, de modo geral, essa capacidade também está atrelada às dimensões da garrafa térmica.

E isso é importante porque é preciso que a garrafa caiba na mochila escolar, lancheira infantil ou bolsa.

Nesse aspecto, uma das medidas mais importantes que você deve analisar é a altura da garrafa térmica infantil. Nesse quesito, existem garrafas que medem entre 10 cm e 20 cm.

Canudo, copo e alça

Outro fator que você deve considerar é se a garrafa térmica infantil tem ou não canudo embutido, copinho e alças.

De modo geral, as fabricantes não recomendam beber o líquido diretamente da abertura da garrafa. Por isso, a importância da presença de um canudo ou copo. Mas, além disso, esses acessórios facilitam a ingestão das bebidas por parte da criança.

foco

Você sabia que para aumentar o tempo de manutenção da temperatura do líquido, o ideal é que você use a capacidade total da garrafa térmica infantil?

Alguns modelos de garrafas para crianças contam também com um bico e canudo removíveis, o que facilita na hora da limpeza.

Outro acessório que deve estar presente na garrafa térmica infantil são as alças ou pegadores. Eles servem para facilitar a pegada e para amarrar ou pendurar a garrafa.

(Fonte da imagem destacada: Viktoriia Degtiarova/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.