Uma pessoa está apertando um tubo de gel para cabelo e despejando o produto na palma de sua mão.
Ultima atualização: 15 de dezembro de 2019

Como escolhemos

14Produtos analisados

13Horas investidas

3Estudos avaliados

49Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Trazemos neste artigo todos os detalhes que você precisa saber sobre o gel para cabelo, que ajuda a aprimorar o seu look seja qual for a ocasião. Confira o que preparamos para você a seguir.




Primeiro, o mais importante

  • O gel para o cabelo oferece aspecto molhado e brilhante e tem alto poder de fixação.
  • Existem níveis/classificação de fixação, além de haver géis específicos para cada tipo de cabelo.
  • Apesar de partirem do princípio de fixação e modelagem, o gel para cabelo é diferente de produtos como cera, pomada e mousse.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de gel para cabelo: O ideal para cada situação

Separamos os melhores modelos que você encontrará no mercado quando se trata de gel para cabelo.

O gel de fixação média

Este gel é um dos modelos com preço mais competitivos do mercado. Ele possui fixação média (número 1 numa escala que vai até 4). Ele é naturalmente perfumado e possui 240 g.

O modelo dedicado aos cabelos cacheados e crespos

Este gel, mais conhecido como gelatina, é para pessoas com cabelos cacheados, crespos, crespíssimos ou em transição. Ele promove fios definidos, sem frizz, além de hidratar. Seu peso é de 550 g. Produto vegano.

A opção com fixação forte

Este gel oferece fixação forte, com acabamento natural ou com brilho, sendo o primeiro gel com acabamento matte do mercado. Ele é de fácil aplicação, resultado em um brilho suave quando aplicado em cabelos úmidos e opaco quando utilizado em cabelos secos. Feito à base de água, não possui álcool em sua composição e conta ainda com ativos naturais.

Guia de Compra

O gel para cabelo não sai de moda há quase um século. Desde sua criação até os dias atuais, muita coisa mudou e ele se transformou, seja em diferentes modelações, focados em tipos específicos de cabelo, entre outros detalhes.

Nos próximos parágrafos vamos entrar de cabeça no universo do gel para cabelo.

Um homem aplica gel em seu cabelo.

O gelo tem fixação baixa, média e alta. (Fonte: Roman Samborskyi/ 123RF)

O que é o gel para cabelo?

O gel para cabelo é um produto que serve para fixar e modelar o penteado, dando a ele uma impressão de molhado.

Dentro do produto, há dois ingredientes principais: água e acrilato. Este último, ao entrar em contato com o líquido, incha e cria volume, o que auxilia para a modelação do cabelo.

O gel para cabelo também pode conter fragrâncias e álcool.

foco

Dica: Evite usar gel todos os dias. Se precisar de fixação diária para os cabelos, tente intercalar com outros produtos como pomadas, ceras, entre outros.

Quando o gel para cabelo foi inventado?

Em 1928 foi inventado e em 1929 comercializado o primeiro gel para cabelo oficial. Ele se chamava Brylcream, produzido pela empresa Chemico Words, em Birmingham, na Inglaterra.

Os antigos egípcios já usavam uma espécie de gel, feito à base de gordura, para preservar os cabelos depois de sua morte no ano 300 antes de Cristo.

Foi o que descobriram pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, em estudo publicado pelo Journal of Archaeological Science e site LiveScience.

Foram analisados os cabelos de 18 múmias de forma microscópica e em nove delas havia alguma substância para proteger e preservar o cabelo, que posteriormente ficou relatado ser ácidos graxos de vegetais e de origem animal.

Quais os tipos de gel para cabelo?

Você consegue encontrar várias opções para cuidar do seu estilo atualmente e o gel para cabelo não é exceção. Ele vem em diversos formatos, cada um sendo ideal para determinada situação.

O gel fixador é o mais comum e tem como objetivo deixar o penteado firme pelo máximo de tempo possível. Existem três níveis de fixação – baixa, média e alta. Respectivamente, deixam o cabelo mais solto, um pouco mais preso e bem fixado.

O gel fixador também é aquele que garante o feito molhado.

O gel fixador também é aquele que garante o feito molhado. Costuma ser utilizado em pequena quantidade. O gel para cabelo finalizador se assemelha ao mousse, porém seu resultado ainda é deixar o penteado mais durinho. Ele é recomendado para quem deseja um cabelo mais solto ou semipreso.

Usa-se, geralmente, uma gotinha, do tamanho de uma moeda, para que o cabelo não fique com aspecto muito endurecido.

Para quem tem cabelo cacheado, existem géis especiais para esse tipo de fio. Muitas marcas chamam esse gel específico de gelatina. Costumeiramente, possuem na composição ativos (ceramidas, por exemplo) para hidratar o cabelo.

Ele é bastante usado para separar o cabelo em várias mechas, sendo passando em cada uma delas para formar os cachos – esse processo é o que se chama de fitagem.

Para controle de frizz com efeito mais suave, o gel em spray é uma ótima pedida, já que é usado somente em borrifadas.

 Uma mulher de cabelo cacheado está de olhos fechados e com a mão próxima ao queixo, com o dedo indicador tocando o queixo.

Existem géis, chamados de gelatina, que são focados nos cabelos ondulados, cacheados, crespos e em transição. (Fonte: Raphael Lovaski/ Unsplash.com)

Gel pode fazer mal para o cabelo?

O gel pode causar alguns danos, mas apenas se você não cuidar do seu cabelo com carinho.

gel causa o ressecamento dos fios, o que pode deixá-los quebradiços. Por isso não se recomenda o uso diário do produto.

A situação pode ser ainda pior se você não realizar a limpeza completa do seu cabelo após a utilização do gel. Dormir sem retirar o produto não é recomendado em nenhum caso.

É importante manter o cabelo hidratado.

Por conta do ressecamento que o gel pode ocasionar, é importante manter o cabelo hidratado. Lave-o diariamente com shampoo dequado ao seu tipo capilar, utilize condicionador e cremes de qualidade, de preferência da mesma linha do shampoo.

Seguindo esses passos, você evitará que quaisquer danos ocorram pelo uso de gel.

Quais as diferenças entre cera, mousse, pasta, pomada, spray e gel para cabelo?

Como você pode notar quando vai a uma loja especializada ou num setor de cosméticos de um comércio, existe uma grande variedade de produtos de cuidado pessoal para os cabelos.

Por conta disso, é bom saber quais as características dos principais produtos para cabelo no mercado e assim escolher a melhor alternativa para você.

Produto Características
Cera Com textura mais grossa, cria penteados com fixação duradoura. Ótimo para modelar fios arrepiados e topetes. Não é recomendado para quem tem cabelo seco, pois alguns são feitos à base de argila, que absorve a oleosidade dos fios
Mousse Costuma vir em spray e tem aspecto de espuma. Dá volume e mais definição às mechas soltas e auxilia na modelagem dos fios. Ótimo para cabelos cacheados e ondulados. Aplicação pode ser feita com cabelo úmido ou seco
Pasta Fica entre a pomada e a cera, tendo textura cremosa. Possui efeito similar ao da cera, contudo sua fixação é bem mais forte. Recomendado para cabelos finos, ondulados e lisos
Pomada Recomendada para todos os tipos de cabelo. Fixação pode ser suave ou forte, de brilho intenso ou efeito matte
Spray Efeito seco, fixação forte, recomendado para pessoas de cabelo muito liso. Duração prolongada e pode ser usado após cera ou pomada, adicionando fixação extra
Gel Oferece aspecto molhado e brilhante, pode ser aplicado diretamente nos cabelos molhados, tem alto poder de fixação

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar um gel para cabelo

Você já está inteirado sobre o universo do gel para cabelo, porém ainda existem outras questões que precisam ser levadas em contas antes de você realizar a sua escolha.

Agora que você os conhece, vamos detalhá-los nas próximas linhas.

Um homem de topete olha para a câmera.

O gel para cabelo tem preço acessível. (Fonte: RoyalAnwar/ Pixabay.com)

Fixação

Os exemplares de gel para cabelo possuem níveis de fixação. Os mais comuns são baixa, média e alta. Porém, há marcas que definem a fixação como média, forte, extra forte e mega forte.

Dependendo da sua demanda, seja ir para um encontro, ir para a aula ou ao trabalho, e do tempo que você ficará fora de casa, você poderá escolher qual é o melhor tipo de fixação.

Além disso, o tipo de fixação também tem a ver com o tipo de penteado que você usará, se quer dar um aspecto mais duro ou mais soltinho.

Tipo de cabelo

Até alguns anos atrás, o gel para cabelo tinha como foco pessoas com cabelo finos e lisos – boa parte das opções do mercado são essas.

Entretanto, atualmente o mercado vem abrindo espaço para uma gama de produtos específicos para cabelos cacheados, crespos e ondulados. Essas opções são chamadas mais comumente de gelatina.

View this post on Instagram

Olá meus queridos habitantes do planeta cachos. Olha só quem está por aqui de novo e ainda melhor! A verdinha da @todecacho, a favorita na hora dos penteados agora está de cara nova, mas não só mudou de aparência como também de fragrância e textura! Quem conheceu a gelatina verde da @todecacho na sua primeira versão sabe que o cheirinho lembra espuma de barbear ou aqueles géis de antigamente, já a nova versão trás uma fragrância frutada e adocicada, não consegui comparar com nenhum outro cheiro, porém só sei dizer que é maravilhoso! Além de tudo a embalagem nova possui cores mais vivas e essa bordinha de ondinhas que eu achei uma graça. Agora se tratando de textura, ela está mais líquida possibilitando que você faça misturinhas (apenas com os cremes da @salonlinebrasil @todecacho pq se misturar com cremes de outra marca vai dar falsa caspa) a versão anterior se não me engano era recomendada apenas para uso solo obtendo um efeito durinho e livre de frizz, agora com a possibilidade de mistura-la a cremes vocês pode obter um efeito mais soltinho. Ela é para todos os tipos de cabelo (2abc 3abc 4abc), ótima para fazer texturização em cabelos em transição. Eai vcs já usaram alguma das duas versões da gelatina NÃO SAI DA MINHA CABEÇA? #mducacheada #salonline #todecacho #gelatinacolorida #gelatinanaosaidaminhacabeça #gelatinasalonline #vegan100 #cabelotipo2 #cabelotipo3 #cabelotipo4 #cacheadasbra #crespasim #transiçãocapilar #onduladas #produtinhosdebeleza #laurodefreitasbahia #cacheadastumblr #cahos #cachoslindos #likesforlike

A post shared by MAYARA- Mundo de uma Cacheada (@mdu_cacheada) on

Quantidade em gramas

Dependendo da frequência que você utiliza o gel para cabelo, o tamanho dos seus fios, você pode definir qual é o tamanho do produto que comprará.

Os recipientes possuem peso bastante variado. Você encontra modelos de gel para cabelo de 50 g, 150 g, 250 g, 300 g, 500 g e até mais.

Um homem veste jaqueta de couro, óculos escuro, porta uma barba longa e cabelo modelado com gel está sentado em uma motocicleta.

O gel para cabelo tem efeito diferente de outros produtos como cera e mousse. (Fonte: Divulgação Got2B/ Amazon)

Preço

O gel para cabelo tem um preço médio de aproximadamente R$ 25 contando com todos os tamanhos que, conforme você já sabe, variam bastante.

Você consegue encontrar opções no mercado com preços bastante acessíveis, abaixo dos R$ 10, e outros com preço mais elevado, com exemplos acima dos R$ 100.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação DMC Hair/ Amazon)

Por que você pode confiar em mim?

Rodrigo Ramos Jornalista
Jornalista por formação, Rodrigo sempre foi apaixonado por livros, filmes e séries. Ou seja: falou em cultura, falou com ele. No ReviewBox, além de compartilhar seu conhecimento sobre essas artes, traz informações sobre acessórios que podem auxiliar e divertir o dia a dia de crianças e adultos.