Cozinha branca e preta com geladeira na cor inox do tipo Side by Side.
Ultima atualização: 17 de outubro de 2019

Como escolhemos

11Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

69Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um eletrodoméstico indispensável na sua casa: a geladeira Brastemp.

Tradição nos lares brasileiros, a geladeira Brastemp é conhecida por sua eficiência e durabilidade. Hoje em dia, porém, existe uma grande variedade de modelos com tecnologias e funções para todos os gostos.

Neste artigo, vamos mostrar para você o que levar em conta antes de comprar a melhor geladeira Brastemp, em meio a tantas opções disponíveis no mercado.




Primeiro, o mais importante

  • A Brastemp é sinônimo de qualidade, eficiência e alta tecnologia no desenvolvimento de seus eletrodomésticos, principalmente a geladeira.
  • Com a grande diversidade de modelos, porém, é preciso atenção para investir na geladeira Brastemp mais adequada para caber na sua cozinha, no seu orçamento e facilitar a sua rotina.
  • Vamos mostrar para você quais são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher a geladeira Brastemp ideal.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de geladeira Brastemp: Nossas escolhas

Se você está em busca de uma geladeira Brastemp quer, além de eficiência e praticidade, um design que se encaixe no seu gosto. Pensando nisso, a Brastemp continua investindo em modelos sofisticados e modernos.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de geladeira Brastemp disponíveis hoje em dia no mercado.

Uma geladeira Brastemp com alta capacidade

Essa geladeira Brastemp tem capacidade para armazenar 540 litros. Além disso, esse é um modelo de geladeira Inverse, que conta com freezer abaixo do refrigerador e porta independente, além de possuir portas Side by Side.

Com tecnologia frost free, essa geladeira não permite que o gelo se acumule nas paredes do congelador e possui funções como: Turbo Freezer, Ice Maker e Aviso de Porta Aberta.

Opção muito prática e versátil

Essa geladeira Brastemp tem capacidade para guardar até 462 litros e mede 184cm de altura, 72,5cm de largura e 70,1cm de profundidade. Com duas portas, esse modelo possui o freezer na parte de cima.

Além disso, essa geladeira possui degelo do tipo frost free e conta ainda com um compartimento extra frio bipartido e função Turbo, que permite aumentar a potência em um dos lados para gelar bebidas e sobremesas mais rápido.

Para quem gosta de ter um dispenser de água e gelo

A geladeira Brastemp Side by Side tem capacidade de armazenar até 560 litros. Com portas lado a lado, esse modelo conta com um dispenser de água e de gelo na porta externa do freezer.

Além disso, essa geladeira mede 91cm de largura, 176cm de altura e 75cm de profundidade. Com tecnologia de degelo frost free, esse modelo tem recursos para controlar o tipo de gelo a ser feito, a luz e temperaturas.

Uma opção que atende suas necessidades

Essa geladeira Brastemp conta com duas portas e capacidade para guardar até 460 litros. Esse modelo que é do tipo Inverse, que tem o refrigerador em cima e o freezer embaixo.

Além disso, essa geladeira, que mede 194cm de altura, 72cm de largura e 70cm de profundidade, conta com o exclusivo compartimento Freeze Control Advanced, que permite programar funções de acordo com sua necessidade.

Guia de Compra

Pode parecer simples escolher uma geladeira Brastemp. Mas são tantas configurações e características diferentes, que é preciso levar em conta inúmeros fatores se você quiser investir na geladeira ideal.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao comprar a geladeira Brastemp.

Mulher com a porta da geladeira aberta escolhendo alimentos.

A geladeira Brastemp é conhecida pelos consumidores como um dos eletrodomésticos de melhor eficiência e qualidade. (Fonte: Andriy Popov / 123rf)

O que é uma geladeira Brastemp?

A geladeira Brastemp possui renome no mercado brasileiro e em meio aos consumidores e não é à toa. Esse eletrodoméstico se destaca por suas características inovadoras, durabilidade e, principalmente, qualidade da marca.

Afinal, a Brastemp está ativa desde 1954 e sempre inovando no desenvolvimento de eletrodomésticos.

Com a evolução da tecnologia, também as geladeiras da Brastemp se modificaram. Hoje, existem diversos modelos disponíveis de geladeira Brastemp, dos mais simples aos mais sofisticados.

Um dos grandes diferenciais da geladeira Brastemp, porém, é o design sempre moderno e, muitas vezes, luxuoso.

Além disso, a geladeira Brastemp conta com opções de organizadores, divisões internas, gavetas e prateleiras práticas e versáteis.

Mais do que isso, a geladeira Brastemp oferece tamanhos e capacidades para atender todos os tipos de pessoas e famílias.

O destaque vai para a tecnologia Inverse, que foi trazida ao Brasil pela Brastemp. Esse tipo de geladeira Brastemp conta com o freezer na parte de baixo do aparelho, o que ajuda na economia da energia.

Além disso, os modelos mais modernos de geladeira Brastemp têm recursos avançadas com diferentes tipos de programações, que são ativadas com um simples toque.

Imagem de uma sequência de freezers verticais, em local que se assemelha com um supermercado, com vários produtos dentro.

7 de outubro de 2020

Quais são os tipos de geladeira Brastemp?

Existem vários tipos de geladeiras oferecidos pela Brastemp com tamanhos e número de portas variados, para facilitar a rotina do dia a dia. E cada um serve de maneira eficaz a cada situação.

Por exemplo, o frigobar é uma geladeira pequena. Esse tipo de geladeira Brastemp costuma ter cerca de meio metro de altura, de profundidade e de largura, além de capacidade para até 122 litros.

Ou seja, esse tipo de geladeira Brastemp é ideal pra quem mora sozinho, não fica muito em casa ou quer apenas guardar o básico. Alguns modelos com maior capacidade chegam a ter gaveta para frutas e até congelador.

Já a geladeira Brastemp de uma porta é o tipo mais básico entre os modelos maiores.

Com capacidade que varia entre 220 e 350 litros, essa geladeira é ideal para casais ou pessoas solteiras, que cozinham e comem em casa com mais frequência.

Cozinha preta e cinza, com geladeira de duas portas, na cor inox com freezer na parte de cima.

A geladeira de duas portas, separando o freezer do refrigerador, é mais eficiente porque ajuda a diminuir o consumo de energia ao abrir e fechar as portas. (Fonte: GustavoGodoi / Pixabay)

A geladeira Brastemp Duplex, uma das mais modernas, conta com duas portas. Assim, o refrigerador e o freezer têm portas independentes, sendo o freezer localizado na parte superior do eletrodoméstico.

Esse tipo de geladeira pode ter capacidade de até 500 litros e, por isso, é recomendado para famílias maiores.

No entanto, se você preferir que o freezer fique na parte inferior do aparelho, o tipo ideal, como vimos, é a geladeira Brastemp Inverse. Com isso, o acesso aos alimentos do dia a dia é ainda mais fácil.

A geladeira Inverse pode ter até 570 litros de capacidade e, por isso, é a opção de famílias com mais de três pessoas.

Cozinha branca com bancada no centro e geladeira do tipo French Door na cor inox.

A geladeira de três portas, conhecida como French Door, conta com o freezer na parte inferior do eletrodoméstico e portas duplas no refrigerador. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)

Além desses tipos, também existe a geladeira Brastemp Side by Side. Aqui, as portas ficam uma ao lado da outra. Esse também pode ser considerado um modelo duplex, mas, nesse caso, o freezer fica ao lado do refrigerador.

Esse modelo de eletrodoméstico é ideal para famílias grandes, com mais de quatro pessoas, já que pode armazenar entre 400 e 600 litros.

Já a geladeira Brastemp do tipo French Door alia a porta lado a lado do refrigerador com a inovação do freezer na parte de baixo da geladeira.

O resultado é uma geladeira com três portas, cuja capacidade, dependendo do modelo, pode chegar a 579 litros.

A seguir, preparamos para você uma tabela que ilustra as principais diferenças entre os tipos de geladeira Brastemp que você vai encontrar:

Característica Capacidade Objetivo
Mini geladeira Compacta, prática e economiza espaço até 120 litros Para espaços pequenos e pessoas que moram só
Geladeira 1 porta Tem menos espaço interno e o freezer não tem porta independente 220 a 350 litros Para casais sem filhos e pessoas que moram sozinhas
Geladeira Duplex Tem congelador ou freezer em compartimentos separados 250 a 500 litros Para famílias com mais de três pessoas
Geladeira Side by Side Tem o freezer ao lado da geladeira, com portas independentes 400 a 600 litros Para famílias grandes com mais de 4 pessoas
Geladeira Inverse Tem o freezer na parte inferior Até 570 litros Para famílias com mais de 3 pessoas
Geladeira French Door Tem porta lado a lado e inversão da posição do freezer Até 579 litros Para famílias com mais de 4 pessoas

Quais são os tipos de degelo presentes na geladeira Brastemp?

Além do tamanho e formato da geladeira Brastemp é preciso que você entenda sobre os tipos de degelo de cada aparelho. Os mais comuns são: manual, semiautomático, seco, cycle defrost e frost free.

A geladeira com degelo manual é a mais básica e menos prática. Como o gelo se acumula na parede do congelador é preciso que você faça o degelo manualmente. Caso contrário, o eletrodoméstico irá gastar mais energia.

Existem alguns tipos de degelo, mas as geladeiras frost free são uma das mais práticas e modernas.

Por ser manual, é preciso que você tire a geladeira da tomada, espere o gelo derreter e depois recolher a água restante. Esse tipo de degelo é indicado para quem passa mais tempo em casa.

Já com a geladeira Brastemp com degelo semiautomático, a diferença é que não é preciso desligar a geladeira enquanto o freezer descongela. Mas o tempo que leva para o processo ocorrer é tão longo quanto no caso do degelo manual.

A geladeira Brastemp que conta com degelo seco também dispensa o desligamento do aparelho. Nesse caso, basta que você acione um botão. A vantagem aqui é que a água derretida cai em um recipiente de evaporação.

Outro tipo de geladeira Brastemp é a que tem o degelo cycle defrost, que combina o degelo manual com o seco.

Por sua vez, a geladeira Brastemp frost free é uma das mais práticas e modernas. Nesse caso, você não vai precisar fazer degelo. Como o processo é automático, esse tipo de geladeira não acumula gelo no freezer.

Também por isso, esse modelo consome mais energia do que os outros. Confira a seguir, as principais diferenças de degelos entre as geladeiras Brastemp:

Funcionamento Praticidade Economia Acumula gelo
Degelo manual Desligar geladeira, esperar degelo e retirar e água Baixíssima Sim Sim
Degelo semiautomático Não precisa desligar a geladeira Baixa Sim Sim
Degelo seco Não precisa desligar nem retirar água Alta Sim Sim
Cycle Frost Manual e automático Alta Sim Sim
Frost Free Degelo automático Altíssima Não Não

Como aumentar a vida útil e a eficiência da geladeira Brastemp?

O fato é que a maneira como você utiliza e cuida da sua geladeira Brastemp pode influenciar na durabilidade do eletrodoméstico e na eficiência com que ocorre a refrigeração e o congelamento dos alimentos.

Para ajudar você a entender o que pode ou não ser feito, confira a seguir algumas dicas para preservar a sua geladeira Brastemp:

Abrir e fechar a porta

Abrir e fechar a porta da geladeira Brastemp a toda hora, pode prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico e os alimentos ali contidos.

Isso porque, quando a porta é aberta o ar frio interno sai e, ao fechá-la, é reiniciado o processo para gelar e manter a temperatura ideal. Com isso, a geladeira Brastemp acaba trabalhando mais do que deveria para sempre manter a temperatura.

Além disso, com uma maior troca de calor com o ambiente externo, os alimentos também podem sofrer e mais energia será consumida.

Fontes de calor

Instalar a geladeira Brastemp perto do fogão ou do micro-ondas também pode estragar o eletrodoméstico.

Ao colocar a geladeira perto de fontes de calor, ela irá trabalhar mais e gastar mais energia para manter a temperatura interna adequada. Isso também vale para localizações em que o sol bate forte por longos períodos.

Dois homens vestidos com roupa azul, instalando uma geladeira na cozinha.

Instalar a geladeira Brastemp em local adequado, e longe de fontes de calor, ajuda a manter o aparelho em bom funcionamento por mais tempo. (Fonte: Andriy Popov / 123rf)

Odores ruins

Guardar produtos como, por exemplo, carvão e café, dentro da geladeira pode, em tese, ajudar a eliminar cheiros desagradáveis causados por alimentos. Mas esses produtos também podem deixar o próprio aroma na geladeira.

Para evitar os odores, hoje em dia, existem modelos de geladeira Brastemp que contam com um filtro específico que elimina esses cheiros.

Refeição ainda quente

Armazenar alimentos quentes dentro da geladeira Brastemp pode sim danificar o seu eletrodoméstico.

Isso porque o calor do alimento vai interferir na temperatura interna da geladeira, que vai precisar trabalhar mais para alcançar o resfriamento. Além disso, a comida quente pode estragar outros alimentos que já estavam na geladeira Brastemp.

Quando você deve trocar a sua geladeira Brastemp?

Você sabia quem alguns eletrodomésticos também têm prazo de validade? É o caso das geladeiras. A maioria das geladeiras da Brastemp tem vida útil de 6 a 10 anos.

Mas, para se certificar, recomendamos que você leia o manual de instruções do aparelho para saber quando é a hora de trocá-lo.

O prazo de validade existe porque, com o tempo, a geladeira Brastemp vai precisando de mais energia para deixar os alimentos resfriados.

Mas, além disso, é preciso ficar atento a outros sinais que podem indicar o momento certo de trocar a sua geladeira Brastemp por uma nova.

foco

A geladeira pode dar sinais de que está na hora de trocá-la por uma nova. Mas, em geral, a maioria dos modelos de geladeiras da Brastemp tem vida útil de 6 a 10 anos.

A borracha de vedação, por exemplo, é essencial para manter o frio dentro do refrigerador e evitar que o aparelho precise trabalhar mais para manter a temperatura.

Se essa borracha começar a descolar, é sinal de que você precisa consultar a assistência técnica ou mesmo trocar a geladeira Brastemp.

Além disso, se você começar a notar que partes da geladeira Brastemp estão enferrujando é possível trocar as peças. Mas existe o risco de o problema continuar, principalmente se a geladeira estiver com algum vazamento.

Por isso, nesse caso, você deve considerar comprar uma geladeira Brastemp nova.

Por fim, recomendamos que você limpe a geladeira Brastemp com frequência. A limpeza periódica evita contaminações e também ajuda a perceber possíveis problemas com o eletrodoméstico.

Quais as vantagens e desvantagens da geladeira Brastemp?

São inúmeras as vantagens da geladeira Brastemp. A primeira é a garantia de qualidade, eficiência e durabilidade que acompanham a marca fabricante.

Outra vantagem é que os modelos de geladeira Brastemp atendem a todos os gostos, bolsos e famílias. Além disso, hoje a geladeira Brastemp oferece recursos e tecnologias que facilitam a limpeza e otimizam a conservação dos alimentos.

Sem contar que, com a variedade de designs oferecidos, em sua maioria sofisticados, a geladeira Brastemp tornou-se uma peça que complementa a decoração da sua cozinha.

Na foto uma toda em madeira, com uma ilha no meio e uma geladeira french door no canto.

As geladeiras da Brastemp são conhecidas pela alta tecnologia, design moderno, eficiência e durabilidade. (Fonte: Randy Fath / Unsplash)

Como desvantagem, a geladeira Brastemp é considerada um produto caro e, em alguns casos, de alto consumo energético.

Além disso, dependendo do modelo escolhido, a geladeira Brastemp pode demandar um espaço muito grande para ser instalada.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da geladeira Brastemp:

Vantagens
  • Qualidade e eficiência
  • Alta tecnologia
  • Variedade de tamanhos, modelos e recursos
  • Moderna e sofisticada
Desvantagens
  • Preço elevado
  • Consumo de energia pode ser alto
  • Requer espaço grande para instalação

Quanto custa uma geladeira Brastemp?

O preço da geladeira Brastemp varia de acordo com o modelo, tamanho e recursos e tecnologias incluídos. Mas, de maneira geral, você vai encontrar a geladeira Brastemp custando entre R$2 mil e R$6 mil.

Você não precisa comprar o modelo mais caro de todos. É possível encontrar uma geladeira Brastemp eficiente por preços acessíveis, considerando que esse é um eletrodoméstico de vida útil longa.

Onde comprar uma geladeira Brastemp?

Você vai encontrar a geladeira Brastemp à venda em lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Casas Bahia e Carrefour.

No entanto, nós recomendamos que você faça a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil. Dessa forma, você garante mais opções para escolher e ainda adquire a geladeira Brastemp do conforto de casa.

Critérios de compra: O que considerar antes de escolher a geladeira Brastemp

Agora que você já sabe tudo sobre a geladeira Brastemp, é hora de escolher o melhor modelo para você em meio a tantas opções disponíveis no mercado.

No entanto, para fazer a escolha certa, é importante que você entenda o que diferencia um modelo de outro. Por isso, listamos a seguir os principais fatores que devem ser observados antes de comprar geladeira Brastemp. São eles:

  • Dimensão
  • Capacidade
  • Compartimentos
  • Recursos

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e adquira geladeira frost free ideal.

Dimensão

O primeiro fator que você deve observar antes de comprar a geladeira Brastemp é a dimensão do aparelho. Com isso, você terá certeza de que a sua geladeira vai caber no espaço disponível na sua cozinha.

Por exemplo, uma geladeira Brastemp Duplex pode medir cerca de 184cm de altura, 72,5cm de largura e 70,1cm de profundidade.

Já um modelo Side by Side pode ter as seguintes medidas: 180cm de altura, 84cm de largura e 69cm de profundidade.

Recomendamos que você meça o seu espaço na cozinha antes e compare com as medidas da geladeira escolhida.

Capacidade

Em seguida, nós recomendamos que você verifique a capacidade de armazenamento da geladeira Brastemp. Em geral, você encontrará geladeiras da Brastemp com capacidade que variam entre 120 litros e 600 litros.

Como já vimos, a geladeira com menor capacidade é ideal para quem mora sozinho, passa menos tempo em casa ou vive com duas pessoas.

Cozinha em madeira marrom e preto, com geladeira do tipo Syde by Syde e dispenser de água na porta.

Para escolher a melhor capacidade da geladeira Brastemp, você deve levar em conta a necessidade da família e o espaço disponível na cozinha. (Fonte: JamesDeMers / Pixabay)

Já a geladeira Brastemp com capacidade acima de 400 litros é recomendada para famílias maiores, com mais de quatro pessoas.

Compartimentos

Leve em conta também o tipo e a quantidade de compartimentos internos da sua geladeira Brastemp.

Esse fator é responsável por facilitar a sua vida tanto na hora de armazenar os alimentos quanto na hora de encontrá-los dentro da geladeira.

O ideal é que você opte pela geladeira Brastemp que tenha prateleiras removíveis e com altura regulável. Isso otimiza o espaço interno e também ajuda na hora da limpeza.

Além disso, os modelos mais modernos contam com gavetas específicas para melhorar a conservação de legumes, verduras e frutas.

Sem contar na geladeira Brastemp que oferece espaço específico para latas e até garrafas long neck.

Por fim, observe se a geladeira Brastemp vem com outros compartimentos úteis como, por exemplo, porta ovos e seção extra fria.

Na foto uma prateleira de geladeira com queijos e iogurtes dentro.

A quantidade e o tipo de compartimentos internos variam muito entre um modelo e outro da geladeira Brastemp. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Recursos

Além de todos esses fatores, sugerimos que você leve em conta os recursos extras de cada geladeira Brastemp. São esses recursos que podem trazer um diferencial a mais para você, facilitando o dia a dia.

Por exemplo, você poderá optar pela geladeira Brastemp que permite fazer gelo, que tem sinal de alerta quando a porta está aberta.

Outros modelos contam com até com gavetas que conservam por mais tempo os alimentos e filtro que elimina os odores.

Observe ainda se a geladeira Brastemp vem com a Função Turbo, que permite aumentar a potência em um dos lados para gelar bebidas e sobremesas de forma mais rápida.

Outro recurso interessante é o Display Digital: um painel de comando completo que controla diversas funções.

(Fonte da imagem destacada: Katarzyna Białasiewicz / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.