Geladeira Electrolux em cozinha preta com cinza.
Ultima atualização: 26 de outubro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

64Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre um eletrodoméstico de uma das marcas mais renomadas do mundo: a geladeira Electrolux.

De origem sueca, a Electrolux investe pesado em alta tecnologia para oferecer refrigeradores de última geração, com intuito de facilitar a rotina dos lares brasileiros.

Hoje em dia são tantos modelos, que é possível escolhera uma geladeira Electrolux de acordo com suas necessidades. Para ajudar você, vamos mostrar neste artigo o que considerar antes de comprar a melhor geladeira da Electrolux.




Primeiro, o mais importante

  • A geladeira Electrolux está entre as melhores do mercado, oferecendo variedade de tamanho para todas as famílias.
  • Vamos mostrar para você quais as diferenças entre a geladeira Electrolux e a Brastemp, sua concorrente mais próxima.
  • Para que você escolha o melhor modelo entre os refrigeradores da Electrolux, listamos os principais fatores que você deve levar em conta.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de geladeira Electrolux: Nossas escolhas

A Electrolux é uma das principais marcas fabricantes de eletrodomésticos, com destaque para as geladeiras. E, não à toa, ela investe cada vez mais em tecnologia e design diferenciados para agradar a todos os consumidores.

Dessa forma, nós selecionamos para você os melhores modelos de geladeira Electrolux disponíveis hoje em dia no mercado brasileiro.

Uma geladeira Electrolux com alta capacidade

A DB84 Bottom Freezer é uma geladeira Electrolux de duas portas, com capacidade para armazenar 598 litros, sendo o freezer, que fica na parte inferior, capaz de guardar até 196 litros.

Esse modelo, que é frost free, mede 195cm de altura, 83,5cm de largura e 75cm de profundidade. Além disso, tem painel Blue Touch, gavetão de frutas e legumes, função Turbo Freezer, porta ovos e prateleiras reguláveis nas portas.

Uma opção Side by Side

A SS72X Side by Side é uma geladeira com tecnologia de degelo frost free e capacidade para 504 litros. Esse modelo mede 179 cm de altura, 89,5 cm de largura e 73 cm de profundidade.

Além disso, essa geladeira conta com Water Dispenser e Ice Maker externos, que oferecem água filtrada e gelo em cubo ou picado sem precisar abrir a porta do refrigerador, além de prateleiras reguláveis e removíveis.

Uma geladeira muito espaçosa

A DB53X Bottom Freezer é uma Electrolux frost free, com capacidade de armazenagem de 454 litros. Com o freezer na parte de baixo, esse modelo mede 189,5 cm de altura, 69,2 cm de largura e 80,2 cm de profundidade.

Esse modelo da Electrolux conta ainda com prateleiras deslizantes e retráteis, o sistema Fast Adapt na porta, que ajuda a otimizar o espaço interno, além de função trava garrafas.

Uma opção com várias funções

No products found.

Com capacidade para guardar até 310 litros, sendo 63 litros no freezer, a DFN39 é uma geladeira Electrolux duplex e frost free. Esse modelo possui painel Blue Touch, que oferece funções como Drink Express e Turbo Congelamento.

Esse refrigerador Electrolux, que mede 172 cm de altura, 60 cm de largura e 65 cm de profundidade, conta com prateleira porta-latas reversível e formas de gelo suspensas que ocupam menos espaço.

Uma opção mais compacta

A geladeira Electrolux DC35A possui duas portas e comporta até 260 litros, sendo a capacidade do refrigerador de 207 litros e do freezer de 53 litros. Esse modelo tem 161,9 cm de altura, 54,8 cm de largura e 61,3 cm de profundidade.

Essa geladeira possui sistema de degelo do tipo Cycle Defrost e conta com prateleira funda na porta para garrafas pet de até 2,5 litros, trava garrafas e porta latas reversível para 5 unidades.

Guia de Compra

Realmente não é simples escolher a melhor geladeira Electrolux. Afinal, são tantas funções, programas e capacidades diferentes que, se você não prestar atenção, pode acabar adquirindo um refrigerador inadequado para você.

Por isso, é importante que você conheça mais sobre a marca e os seus diferenciais. Para lhe ajudar, criamos este Guia de Compra com todas as informações necessárias.

Mulher olhando para geladeira aberta.

A geladeira Electrolux é uma das líderes do mercado. (Fonte: Anna Om / 123rf)

Por que você deve investir em uma geladeira Electrolux?

São inúmeras as marcas fabricantes de geladeiras, mas o fato é que a Electrolux está entre as mais renomadas do mercado.

Isso porque a Electrolux, empresa fundada na Suécia em 1919, está presente em 150 países, incluindo o Brasil e, por ano, vende mais de 60 milhões de eletrodomésticos.

A empresa chegou no Brasil em 1926 e teve sua primeira sede na cidade de Curitiba, no Paraná. Hoje, a Electrolux conta com fábricas também em São Carlos (SP) e em Manaus (AM).

Tamanho o sucesso da marca nos lares brasileiros, que o Brasil representa 60% dos resultados de vendas da América Latina e é a terceira maior operação da Electrolux.

Isso tudo se deve ao alto investimento em tecnologia e em design da marca. E um dos destaques vai para a geladeira Electrolux.

A geladeira Electrolux possui alta tecnologia.

A geladeira Electrolux é fabricada levando em conta a necessidade do consumidor brasileiro, principalmente no que diz respeito à funcionalidade e durabilidade.

Tanto que, hoje em dia, a geladeira Electrolux conta com alta tecnologia além de variedade de tamanhos, de tipos de portas, configuração interna com prateleiras inteligentes e funções que otimizam a refrigeração e o congelamento.

Mas o grande destaque da geladeira Electrolux é que ela foi a primeira a trazer novidades como o revestimento em Inox, que é mais resistente e deixa sua cozinha mais sofisticada, além do dispenser de água e gelo na porta.

Qual a diferença entre a geladeira Electrolux e Brastemp?

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes de uma cozinha. Ela precisa ser eficiente para conservar os alimentos, ter o tamanho adequado e, é claro, funções que facilitam o seu dia a dia.

Na hora de escolher qual a melhor geladeira para você, uma das maiores dúvidas é em relação a marca do eletrodoméstico.

Por isso, vamos fazer aqui uma breve comparação entre as mais renomadas do mercado brasileiro: a geladeira Electrolux e a Brastemp.

De fato, essas são as marcas de geladeira mais modernas e tradicionais nos lares brasileiros na opinião de especialistas e consumidores.

A geladeira Electrolux e a Brastemp estão entre as melhores do mercado brasileiro, ainda que existem algumas diferenças entre elas.

Ainda que ambas sejam similares em muitos quesitos, vale destacar as especificidades de cada uma. A geladeira Electrolux ganha em tradição já que a marca está presente no mercado mais tempo, precisamente há 100 anos.

A Electrolux também foi pioneira ao lançar refrigeradores com acabamento em inox e com o dispenser externo de água.

Outro diferencial da geladeira Electrolux é que grande parte dos modelos tem o painel Blue Touch, que fica na parte externa da porta do refrigerador e permite que você controle a temperatura sem precisar abrir a geladeira.

Além disso, a tecnologia de degelo Cycle Defrost, mais prática do que a manual, está presente até em geladeiras mais simples de uma porta.

Imagem de uma geladeira grande em cozinha.

A Geladeira Electrolux foi a primeira a incluir o dispenser de água na porta. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)

Outro diferencial são as funções especiais como, por exemplo, o programa nutricional que vem em alguns modelos de geladeira Electrolux.

Essa geladeira Electrolux vem com um display com programas desenvolvidos por uma nutricionista, que incluem 600 receitas, oito tipos de cardápios e dicas para uma vida saudável.

O interior da geladeira Electrolux também é uma das vantagens desse eletrodoméstico. Em geral, as prateleiras da geladeira Electrolux são inteligentes, permitindo que você as adapte da melhor forma para acomodar mais alimentos.

Além disso, as geladeiras Electrolux também ganham pontos pela assistência técnica presente em diferentes lugares do Brasil.

foco

Você sabia que até 2020, a Electrolux tem a meta de reduzir a emissão de carbono em 50%? A Electrolux também foi reconhecida pelo Dow Jones Sustainability Index como líder da indústria por 10 anos consecutivos e é signatária do Pacto Global da ONU.

Por outro lado, a geladeira Brastemp não fica tão atrás em termos de tecnologia e design. Tanto que, para muitos especialistas, as diferenças entre a geladeira Electrolux e Brastemp são mínimas.

Ainda assim, a Brastemp é mais nova no mercado, já que atua na fabricação de eletrodomésticos há 65 anos.

Porém, a Brastemp foi a primeira a lançar a tecnologia de degelo Frost Free e também a oferecer a opção de geladeira que possui o freezer na parte de baixo do aparelho.

Além disso, o grande diferencial da Brastemp é a tecnologia Evox, considerada a evolução do inox. Os modelos de geladeira Evox tem uma camada de zinco e uma película impermeabilizante que protegem a geladeira da ferrugem e corrosão.

Os recursos da geladeira Brastemp também merecem destaque como, por exemplo, Turbo Ice e o Twist Ice Advanced, que permitem fazer, abastecer e retirar cubos de gelo com mais rapidez.

Além disso, a geladeira Brastemp conta com o espaço Adapt, que permite organizar o espaço interno com múltiplas combinações das prateleiras.

Imagem mostra uma pessoa abrindo a porta de um freezer vertical.

A Brastemp se diferenciou com a tecnologia Evox, uma evolução do inox. (Fonte: rawpixel.com / Pexels)

Para os amantes de vinhos, alguns modelos vêm ainda com uma parte exclusiva de adega, para guardar as garrafas na posição correta.

A geladeira Brastemp também tem seus diferenciais, principalmente no que diz respeito à tecnologia, mas ela também costuma ser mais cara.

De maneira geral, os especialistas afirmam que a Brastemp é uma marca muito tecnológica e é mais indicada para quem tem um orçamento maior para investir.

Já a geladeira Electrolux é muito funcional e prática, com recursos mais úteis. Por isso, é a melhor boa opção para quem quer uma geladeira que ajude no dia a dia, mas com um custo-benefício mais em conta.

Para você ter uma visão geral sobre as principais características da geladeira Electrolux e Brastemp, confira a seguir a tabela que preparamos para você:

Geladeira Electrolux Geladeira Brastemp
Tradição 100 anos no mercado 65 anos no mercado
Pioneira em Acabamento em inox e dispenser externo de água Tecnologia de degelo Frost Free e inversão do freezer
Tipos de degelo Cycle Defrost até nos modelos mais simples Modelos simples ainda tem degelo manual
Destaque Modelos com programas nutricionais Tecnologia Evox
Funções e programas Variados Variados
Modelos Ultramodernos Ultramodernos
Vantagens Funcionalidade Tecnologia
Preço Mais em conta Mais alto

Capacidade da geladeira Electrolux: Qual a melhor para você?

Ainda que a maioria das geladeiras tenha capacidades variadas, independentemente da marca fabricante, a geladeira Electrolux tem suas próprias características.

E, para escolher a capacidade mais adequada para você, é preciso levar em conta alguns fatores. Entre eles, o seu hábito de consumo, a frequência de compras de novos produtos que serão armazenados na geladeira e o seu tipo de alimentação.

Isso porque, a geladeira Electrolux conta com modelos com capacidade de armazenamento que pode variar entre 240 litros e 598 litros. Mas o que isso significa na prática?

Confira a seguir a tabela que mostra o tipo de capacidade da geladeira Electrolux de acordo com a quantidade de litros que ela é capaz de guardar:

Capacidade de armazenamento Litros
Baixa Menor do que 300L
Média De 300L a 400L
Alta De 400L a 500L
Super alta Acima de 500L

Mas, se ainda assim, você está inseguro para escolher a melhor capacidade de armazenamento da sua geladeira Electrolux confira a seguir algumas dicas de especialistas no assunto. São elas:

  • Pequena. Se você faz pequenas compras ao longo da semana, mora sozinho ou em casal, a geladeira Electrolux de baixa capacidade é a opção ideal.
  • Média. Já a geladeira de capacidade média é, em geral, recomendada para atender famílias menores, com cerca de três pessoas.
  • Grande. A geladeira Electrolux que comporta mais do que 400 litros é ideal para famílias maiores, com mais de quatro pessoas, e que precisam de muito espaço no freezer.
  • Supergrande. Mas, se você tem uma família muito grande e ainda recebe amigos com bastante frequência, a melhor opção é a geladeira Electrolux que tem capacidade de armazenamento super alta.

Número de portas: Como escolher o melhor tipo de geladeira Electrolux para a sua cozinha?

A geladeira Electrolux pode ser encontrada com diferentes designs e o que determina esse fato é o número e a configuração das portas.

Ao escolher entre os modelos de geladeira da Electrolux, você poderá optar por modelos básicos e mais simples ou os mais sofisticados.

A geladeira Electrolux de uma porta, por exemplo, é o modelo mais básico e tem capacidade de armazenagem reduzida. Mas, como vimos, ainda assim, você encontrará esse tipo com o sistema de degelo Cycle Frost.

A desvantagem desse modelo, no entanto, é que ele não conta com muitas funções, nem com painel eletrônico na parte externa.

Já a geladeira Electrolux de duas portas é mais moderna. Como esse tipo conta com as portas do refrigerador e freezer independentes, esse modelo também ajuda na economia da energia e na manutenção dos alimentos.

Além disso, esse tipo de refrigerador possui o freezer na parte superior do eletrodoméstico e comporta mais alimentos do que a geladeira de uma porta.

Outro tipo de geladeira Electrolux é o denominado Bottom Freezer, que possui o freezer na parte inferior. Esse é um dos modelos mais populares no momento.

Isso porque, com o freezer invertido, você terá mais espaço para congelar produtos e uma maior facilidade ao acessar os alimentos que ficam todos na parte de cima.

Ou seja, com a Bottom Freezer da Electrolux você não precisa mais ficar se abaixando para, por exemplo, pegar as frutas e legumes nas gavetas.

Na foto uma cozinha com bancada em madeira, uma coifa prata e um geladeira french door ao fundo.

A Bottom Freezer é a geladeira Electrolux que tem o freezer na parte inferior do eletrodoméstico. (Fonte: Katarzyna BiaÅ‚asiewicz / 123rf)

Além disso, a Electrolux também oferece a geladeira Side by Side. Essa geladeira Electrolux conta com duas portas, porém, ao invés de estarem uma em cima da outra, as portas estão lado a lado. Ou seja, na Side by Side, freezer e refrigerador estão uma ao lado do outro.

Por fim, você também encontrará o tipo de geladeira Electrolux mais sofisticado: a French Door, que é uma combinação entre a Side by Side e a Bottom Freezer.

Nesse caso, a geladeira conta com três portas: na parte de cima, o refrigerador tem portas Side by Side; e na parte de baixo está o freezer com porta independente.

Veja a seguir as principais características dos diferentes tipos de geladeira Electrolux no que se refere ao número e configuração das portas:

Característica Capacidade de armazenagem
Geladeira de 1 porta Menos recursos e o freezer não tem porta independente Baixa
Geladeira de 2 portas Freezer na parte superior com porta independente Baixa e média
Geladeira Side by Side Freezer ao lado do refrigerador, com portas independentes Média e alta
Geladeira Bottom Freezer Freezer na parte inferior da geladeira De média a super alta
Geladeira French Door Refrigerador com porta lado a lado e inversão da posição do freezer Alta e super alta

Como usar as principais funções da geladeira Electrolux?

A Electrolux conta com modelos de geladeiras variados e cada um possui funções e recursos diferenciados. No entanto, algumas características acabam sendo comuns a todos os modelos da marca fabricante.

Por exemplo, caso a sua geladeira Electrolux não esteja gelando o suficiente, ou se estiver gelando demais, você deve observar as configurações disponíveis de acordo com o modelo da sua geladeira.

Segundo com informações da marca, primeiramente você deve regular a temperatura do freezer.

Para escolher a temperatura ideal você deve se basear na quantidade de alimentos que serão armazenados assim como na temperatura ambiente.

Além disso, se a sua geladeira Electrolux tiver painel eletrônico na parte externa da porta, você encontrará diversos comandos para facilitar a sua vida e otimizar a refrigeração e congelamento dos produtos.

Ainda que essas funções variem de acordo com o modelo da sua geladeira Electrolux, mostraremos a seguir as que costumam ser comuns à maioria dos modelos disponíveis. São eles:

Temperatura Freezer

Com esse recurso você pode selecionar a temperatura desejada para congelar de acordo com sua necessidade e tipo de alimento. São três temperaturas:

  • Mínima: -15ºC
  • Média: -18ºC
  • Máxima: -20,5ºC

Turbo Freezer

Ao acionar esta função, que está presente em alguns modelos de geladeira Electrolux, ocorrerá o resfriamento ou congelamento mais rápido dos alimentos. Aqui também você também terá três opções: Rápido, Normal ou Super.

Drink Express

Essa função permite fabricação de gelo ou o resfriamento de bebidas de forma mais rápida. Existe ainda a opção de selecionar o resfriamento específico para latas, garrafas de cerveja ou champagne.

Auto Control

No recurso Auto Control, você vai encontrar três funções automáticas para diferentes situações. Veja a seguir:

  • Compras: Essa função acelera o resfriamento dos alimentos recém colocados na geladeira Electrolux após você realizar uma compra no supermercado.
  • Festa: Quando você for realizar um encontro ou evento em sua casa é provável que a porta da geladeira seja aberta constantemente. Essa função ajuda a manter a temperatura interna adequada e a capacidade de congelamento por até seis horas.
  • Férias: Quando toda a família for viajar e ninguém estiver em casa por longos períodos, ou seja, quando a sua geladeira permanecer muito tempo com a porta fechada, essa função irá cuidar da temperatura interna de forma apropriada.

Quais as vantagens e desvantagens da geladeira Electrolux?

Por ser fabricada por uma marca de tradição e líder de mercado, a geladeira Electrolux tem inúmeras vantagens.

A começar pelo fato de que esse eletrodoméstico conta com design e tecnologia compatíveis com as geladeiras mais sofisticadas do momento.

A geladeira Electrolux também conta com modelos de tamanhos para todas as ocasiões, necessidade e espaços disponíveis na cozinha.

Além disso, a geladeira Electrolux possui funções e programas que melhoraram a eficiência do refrigerador e do congelador, além de recursos extras que trazem ainda mais comodidade para você.

Outra vantagem é que a assistência técnica da Electrolux é bastante acessível. Sem contar que, pela alta tecnologia envolvida, a geladeira Electrolux tem um preço mais acessível se comparado com outras marcas.

Por outro lado, assim como todos os eletrodomésticos, a geladeira Electrolux também tem algumas desvantagens.

De acordo com especialistas e consumidores, um dos maiores problemas da geladeira Electrolux é a borracha de vedação da porta que, quando danificada, requer que a porta inteira seja trocada, o que pode sair caro.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da geladeira Electrolux:

Vantagens
  • Tradição e qualidade
  • Alta tecnologia e funcionalidade
  • Design sofisticado
  • Variedade de tamanhos e modelos
  • Sistema de degelo eficiente até nos modelos mais básicos
  • Assistência técnica acessível
  • Preço justo
Desvantagens
  • Alguns problemas técnicos demandam serviços trabalhosos e caros

Quanto custa a geladeira Electrolux?

O preço da geladeira Electrolux pode variar muito dependendo do modelo, tamanho, tecnologia e funções incluídas.

Por isso, em geral, você vai encontrar a geladeira Electrolux custando entre R$1 mil e R$15 mil. Mas não se assuste com essa variação de preços. Afinal, nem sempre a mais cara será a ideal para você.

Onde comprar a geladeira Electrolux?

Você poderá comprar a geladeira da Electrolux em lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Ponto Frio e Extra.

Mas nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil. Dessa forma, você adquire a geladeira Electrolux do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que considerar ao escolher a geladeira Electrolux

Agora que você já sabe mais sobre as vantagens, capacidades e modelos da geladeira Electrolux é chegada a hora de escolher o melhor modelo para você.

Mas ainda é preciso que você considere alguns outros fatores. Por isso, selecionamos as informações técnicas que devem ser observadas antes de comprar a geladeira Electrolux:

  • Medidas
  • Tipo de degelo
  • Painel externo
  • Prateleiras flexíveis
  • Tecnologia inverter
  • Branco ou inox

A seguir, vamos explicar esses fatores em detalhes para que você compre a geladeira Electrolux ideal.

Medidas

Já falamos nesse artigo da capacidade de armazenamento de cada geladeira Electrolux, considerando o seu hábito de consumo e a quantidade de pessoas em casa.

Mas você também precisa levar em conta o espaço que você tem disponível na cozinha para instalar a geladeira.

Por isso, é importante que você confira as medidas como altura, largura e profundidade do modelo escolhido.

Tipo de degelo

Leve em conta também o tipo de degelo da sua geladeira Electrolux. Os dois tipos principais que você encontrará são o Cycle Defrost e o Frost Free.

No Cycle Defrost há acúmulo de gelo no freezer, mas não tanto como ocorre em geladeiras com degelo manual, por exemplo.

Quatro garrafas long neck dentro do congelador.

O sistema de degelo Frost Free é o mais prático já que não acumula gelo na parede do congelador. (Fonte: Catalin Apostol / Unsplash)

Por isso, na geladeira Electrolux Cycle Defrost você só precisa realizar a limpeza duas vezes por ano, ainda que seja um sistema prático. Além disso, esse degelo consome menos energia.

Já a geladeira Electrolux Frost Free não precisa ser descongelada nunca, já que essa tecnologia não deixa o gelo se acumular no freezer. Também por isso, esse modelo consome mais energia e é mais caro.

Além disso, o degelo frost free faz com que a geladeira produza barulhos, o que pode ser incômodo.

Confira a seguir, as características dos dois tipos de degelo mais comuns na geladeira Electrolux:

Funcionamento Praticidade Consumo de energia Acúmulo de gelo
Cycle Frost Degelo deve ser feito duas vezes ao ano Alta Menor Sim
Frost Free Degelo é automático Altíssima Maior Não

Painel externo

Alguns modelos de geladeira Electrolux contam com painel de controle na parte externa da porta. Como vimos, com esse painel a geladeira conta com mais recursos.

Além disso, o painel permite controlar as funções da geladeira sem precisar abrir a porta. Isso economiza energia e mantém a temperatura interna adequada, além de conferir ainda mais modernidade para a sua cozinha.

Já a geladeira Electrolux mais simples não conta com esse recurso. Ou seja, você terá menos funções e precisará regular a temperatura manualmente na parte interna.

Prateleiras flexíveis

Dependendo do modelo de geladeira Electrolux você poderá encontrar diferentes tipos de prateleiras. Os modelos mais modernos permitem que você configure o espaço interno de acordo com a sua necessidade.

Por exemplo, as prateleiras do tipo Fast Adpat são ideais para armazenar produtos de diferentes tamanhos na porta da geladeira Electrolux.

Além disso, você também poderá optar por prateleiras retráteis, removíveis e até as reversíveis, que se transformam em porta-latas quando você precisar.

Imagem de geladeira aberta com diversos itens dentro.

A geladeira Electrolux possui prateleiras retráteis, removíveis e até reversíveis. (Fonte: Andriy Popov / 123RF)

Tecnologia Inverter

Observe ainda se o modelo da geladeira Electrolux conta com a tecnologia inverter. Essa tecnologia permite que o refrigerador atinja a temperatura necessária com maior eficiência, reduzindo 30% do consumo de energia.

Ou seja, com esse tipo de tecnologia, você economiza na conta de energia e ainda contribui com o meio ambiente.

Branco ou inox

Além disso, observe que, em geral, você vai encontrar a geladeira Electrolux em duas cores: branco ou inox. A cor branca é a mais tradicional e também a mais básica, já que combina com tudo.

Já o inox, que nada mais é do que a representação da cor prateada, é a mais sofisticada das opções. A sua escolha deve levar em conta a cor da sua cozinha e dos outros eletrodomésticos.

(Fonte da imagem destacada: GustavoGodoi / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.