Cozinha com geladeira frost free.
Ultima atualização: 13 de outubro de 2019

Como escolhemos

23Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

118Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um eletrodoméstico imprescindível no dia a dia: a geladeira frost free.

Com tecnologia que impede o acúmulo de gelo, a geladeira frost free é ideal para quem não quer ter o trabalho de degelar o aparelho antes de realizar a limpeza.

Hoje em dia, existem modelos com funções inovadoras. Por isso, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar a geladeira frost free ideal.




Primeiro, o mais importante

  • A geladeira frost free conta um uma tecnologia de degelo automática ideal para evitar que você tenha que esperar o equipamento degelar para então poder limpar.
  • Mas, antes de escolher o melhor modelo entre as opções disponíveis, é preciso considerar fatores como tamanho, capacidade e espaço disponível, por exemplo.
  • Nesse artigo, você vai descobrir quais são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher a melhor geladeira frost free.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de geladeira frost free: Nossas opções

Quem procura por uma geladeira Frost free, quer também tecnologia e inovações para facilitar o dia a dia. Pensando nisso, os fabricantes investiram em opções para todos os gostos e bolsos.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de geladeira frost free disponíveis hoje em dia no mercado.

Uma geladeira frost free para grandes famílias

A Side Inverse da Brastemp é uma geladeira frost free com capacidade para 540 litros. Na cor branca, esse modelo tem 82,9cm de largura, 186cm de altura e 75cm de profundidade, e conta com duas portas lado a lado.

Essa geladeira conta ainda com o freezer na parte inferior, painel eletrônico touch e funções como: turbo freezer, Ice Maker (para a produção de gelo), aviso de porta aberta e controles de temperatura.

Para quem tem pouco espaço

A geladeira frost free da Consul é duplex e tem capacidade total de 275 litros, sendo a capacidade do freezer de 60 litros. Na cor inox, esse modelo possui duas portas e mede 56cm de largura, 168cm de altura e 68cm de profundidade.

Além disso, essa geladeira possui prateleiras que podem ser ajustadas em oito níveis de altura diferentes, e ainda quatro níveis de temperatura, além da função turbo.

Uma opção com baixo nível de ruído

A geladeira frost free da Samsung possui a tecnologia Inverter que oferece eficiência energética e menor nível de ruído. Com 70cm de largura, 182,5cm de altura, 72,6cm de profundidade, esse modelo tem 453 litros de capacidade.

Além disso, essa geladeira conta com freezer de capacidade para até 111 litros e tem função que converte o freezer em refrigerador, para quando você precisar de mais espaço para produtos frescos.

Uma opção bem espaçosa

A Duplex da Consul é uma geladeira frost free com capacidade de 437 litros no total, sendo a capacidade do freezer de 107 litros. Com duas portas, esse modelo mede 71,1cm de largura, 187,1cm de altura e 73cm de profundidade.

Além disso, essa geladeira conta com duas portas, três prateleiras, filtro que acaba com odores e três gavetas, sendo uma delas a gaveta horta em casa, que conserva as verduras pelo dobro do tempo.

Uma geladeira grande e moderna

A Inverse da Brastemp é uma geladeira frost free de 573 litros no total. Com duas portas, esse modelo mede 84,5cm de largura, 188cm de altura e 75cm de profundidade e conta com um freezer de 179 litros de capacidade.

Com refrigerador na parte de cima e freezer na parte de baixo, essa geladeira frost free vem na cor branca e possui ainda três gavetas, além de painel de controle touch.

Guia de Compra

À primeira vista, você pode achar simples a tarefa de escolher a melhor geladeira frost free. Mas como existem muitas diferenças entre os vários modelos, é preciso atenção para comprar o eletrodoméstico mais adequado.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você vai precisar para tomar a melhor decisão e comprar a geladeira frost free ideal.

Casal guardando verduras na geladeira.

A geladeira frost free é um dos modelos mais práticos e populares para se ter em casa. (Fonte: Olena Kachmar / 123rf)

O que é uma geladeira frost free?

Frost free é um termo em inglês que, em tradução livre, significa “livre de congelamento”.

Essa é uma tecnologia avançada que é utilizada em geladeiras e freezers, tanto residências quanto em frigoríficos e congeladores comerciais.

Na prática, a geladeira que possui a tecnologia frost free conta com um sistema de degelo automático que impede a formação e o acúmulo de camadas de gelo nas paredes internas do congelador ou do freezer.

Também chamada de “non-frost”, a geladeira frost free se tornou muito popular por que ela facilita a manutenção e a limpeza do eletrodoméstico.

Você com certeza já precisou desligar a geladeira, esperar horas para que todo o gelo acumulado derretesse, escoar a água e, só então, pudesse começar a limpar o eletrodoméstico, certo?

Esse processo, trabalhoso e demorado, era muito comum com as geladeiras comuns. Até que surgiu a geladeira frost free. O fato é que a geladeira frost free faz todo esse trabalho por você, já que não acumula gelo.

Como funciona a geladeira Frost Free?

Dependendo do modelo, a geladeira frost free pode possuir dois dispositivos diferentes para permitir o degelo automático: uma bomba de calor ou uma resistência elétrica.

A geladeira frost free degela automaticamente, transformando a água resultante em vapor.

O que acontece é que um desses dispositivos é ativado por um temporizador eletrônico várias vezes por curtos períodos de tempo. E, então, a resistência (ou bomba) gera calor, que derrete o gelo das laterais do congelador.

A geladeira frost free degela automaticamente, transformando a água resultante em vapor. Em seguida, a água resultante do descongelamento é transportada para um pequeno reservatório do eletrodoméstico através de um sistema de canalização interna.

Esse reservatório fica acima do compressor, que atinge temperaturas altas, e, por consequência, faz com que a água evapore. Dessa forma, é criado um sistema eficiente de resfriamento rápido e que não gera o acúmulo de gelo.

Qual a diferença entre a geladeira frost free e os outros tipos de refrigeradores?

O fato é que a geladeira frost free é apenas um dos inúmeros tipos de geladeiras existentes hoje em dia no mercado. Mas, na prática, o que diferencia um modelo de outro é o tipo de degelo que cada geladeira possui.

Para você ter uma ideia, os tipos de degelos mais comuns são: manual, semiautomático, seco, cycle defrost e frost free. A geladeira que possui o degelo manual é do tipo mais básico e a que mais precisa de cuidados.

Isso porque, de tempos em tempos, como o gelo se acumula na parede do congelador é preciso que você faça um degelo completo.

Congelador de geladeira com gelo acumulado e pote de sorvete.

Na geladeira com degelo manual, o gelo se acumula no congelador e é mais trabalhoso para retirá-lo. (Fonte: Dev / Unsplash)

Quando o congelador fica com muito gelo, se você não fizer o degelo o fato é que a sua geladeira, além de gastar mais energia, poderá ficar sobrecarregada. Sem contar que você perder um espaço precioso para guardar alimentos.

E, nesse modelo de geladeira, como o degelo é manual você precisará de uma dose extra de paciência.

Isso porque é preciso que você tire a geladeira da tomada, espere que todo gelo derreta (o que pode levar horas) e depois recolha toda água que derreteu.

Em geral, o refrigerador com esse tipo de degelo possui um compartimento para armazenar a água até que que todo o gelo derreta para que depois você possa retirá-lo.

Esse tipo de degelo é indicado para quem passa mais tempo em casa e não se importa em ter mais trabalho com a limpeza e o degelo. Vale lembrar ainda que a geladeira com degelo manual costuma ser mais barata e mais econômica.

Escolher o tipo de degelo certo é fundamental se você busca por praticidade e economia.

Já a geladeira com degelo semiautomático é uma opção um pouco mais prática. A diferença desse modelo é que não é preciso desligar a geladeira da tomada para que ocorra o descongelamento.

Ou seja, com o degelo semiautomático, o refrigerador pode continuar funcionando enquanto o freezer descongela. Ainda assim, o degelo levará horas.

Imagem de um frigobar por dentro.

Na geladeira frost free, o degelo ocorre automaticamente, por isso, não há acúmulo de gelo e você não perde tempo. (Fonte: stevepb/ Pixabay)

Já a geladeira que conta com um degelo seco é outro tipo de eletrodoméstico com degelo semiautomático.

Ou seja, esse tipo de geladeira dispensa o desligamento da tomada para que o gelo comece a derreter. Aqui, basta apertar um botão para que ocorra o degelo.

No entanto, o sistema de degelo seco garante ainda que você não precise retirar a água resultante do derretimento. Isso porque, a água derretida cai em um recipiente de evaporação.

A geladeira com degelo seco também economiza mais energia e custa menos que uma geladeira frost free. Por outro lado, o cycle defrost é um sistema de degelo que combina o degelo manual com o seco.

Ou seja, para descongelar o freezer o processo será manual; mas para degelar o refrigerador o processo é como ocorre no degelo seco.

Além disso, na geladeira cycle defrost o degelo é feito apenas duas vezes ao ano, já que esse sistema acumula muito menos gelo no congelador em comparação a outros tipos de eletrodomésticos.

E, por fim, com a geladeira frost free, como vimos, você não vai precisar fazer degelo. Como o processo é automático, esse tipo de geladeira não acumula gelo no freezer.

Confira a seguir, as principais diferenças de degelos entre as geladeiras mais populares do mercado:

Funcionamento Praticidade Economia Acumula gelo
Degelo manual Desligar geladeira, esperar degelo e retirar e água Baixíssima Sim Sim
Degelo semiautomático Não precisa desligar o aparelho Baixa Sim Sim
Degelo seco Não precisa desligar nem retirar água Alta Sim Sim
Cycle Frost Manual e automático Alta Sim Sim
Frost Free Degelo automático Altíssima Não Não

Como cada tipo de degelo requer cuidados diferentes, nós recomendamos que você fique atento às informações do manual da sua geladeira.

Além disso, se a sua geladeira não tiver o sistema de degelo automático, você não deve utilizar facas ou outros objetos cortantes para quebrar o gelo.

Também não é recomendado que você utilize, por exemplo, o secador de cabelo para degelar mais rapidamente. Nem mesmo jogar água no refrigerador, já que o líquido pode escorrer e danificar o motor.

Como limpar a geladeira frost free?

Como o degelo na geladeira frost free é automático, ou seja, o gelo não se acumula no congelador, sempre que você sentir necessidade poderá limpar o seu eletrodoméstico.

No entanto, apesar desse sistema ser bastante funcional, você ainda precisará realizar a limpeza periódica da sua geladeira.

O fato é que, sem essa limpeza de tempos em tempos, a geladeira além de acabar suja, também acumula odores de alimentos que por ventura possam estar há mais tempo do que o recomendado dentro da geladeira.

Assim, o melhor momento para limpar a geladeira é quando ela está mais vazia, ou seja, antes de fazer as compras do mês.

Dessa forma, você não terá muito trabalho para remover os alimentos do refrigerador e ter que recolocá-los de volta após a limpeza.

Mulher limpando parte interna da geladeira.

Você pode limpar a sua geladeira frost free a qualquer momento, já que não é preciso esperar pelo degelo. (Fonte: Andriy Popov / 123rf)

Além disso, é preciso atenção para a periodicidade com que você realiza a limpeza da sua geladeira frost free.

Se você mora sozinho ou faz uso moderado da geladeira, por exemplo, deve limpar a geladeira frost free uma vez por mês. Porém, se você mora com outras pessoas, o ideal é que a limpeza da geladeira ocorra, pelo menos, a cada 15 dias.

Para ajudar você na tarefa de limpar a geladeira frost free, separamos algumas dicas práticas para tornar esse processo mais eficiente. Confira a seguir:

  1. Remova todos os alimentos de dentro da geladeira e armazená-los em algum recipiente térmico, para que eles se mantenham conservados.
  2. Retire as partes removíveis da sua geladeira frost free, como gavetas e prateleiras.
  3. Limpe as gavetas e prateleiras com uma esponja macia e detergente neutro. Enxágue com água corrente e enxugue com um pano seco.
  4. Na parte interna da geladeira, utilize uma esponja ou um pano umedecido com água e detergente.
  5. Passe um pano úmido para retirar o excesso e finalize com um pano seco.
  6. Na parte externa da geladeira frost free tome cuidado para não riscar o aparelho. Por isso, não utilize materiais abrasivos.
  7. Pronto! Agora é só colocar as partes removíveis de volta e guardar os alimentos novamente.

O que é uma geladeira frost free inverter?

Sabe quando você escuta a sua geladeira dar uns estalos e fazer barulho? Pois saiba que esses ruídos são normais em geladeiras que utilizam um compressor convencional.

Como vimos, o motor da geladeira frost free conta com dois ciclos: um ciclo frio que congela e mantém os alimentos em temperaturas baixas; e outro que é quente e impede a formação da camada de gelo nas paredes do congelador.

Dessa forma, a alternância constante destes dois ciclos resulta em dilatações e contrações das partes que compõem a geladeira. E, com isso, ocorrem os barulhos.

No entanto, os fabricantes já conseguiram desenvolver outra tecnologia que visa minimizar o incômodo provocados por esses ruídos.

Na foto, uma cozinha com geladeira pequena de inox.

A geladeira frost free Inverter diminui ruídos e otimiza a eficiência de refrigeramento. (Fonte: GustavoGodoi / Pixabay)

Tratamos aqui do compressor com tecnologia Inverter que, na prática, permite que a geladeira frost free funcione sem que o compressor precise ligar e desligar para alternar os ciclos de refrigeração.

Com isso, os estalos são muito mais reduzidos. Além disso, a geladeira frost free inverter também tem um resfriamento otimizado e, como consequência, melhora a conservação dos alimentos.

Isso porque, como o compressor da geladeira frost free inverter funciona sem interrupções, o processo de resfriar/congelar é mais rápido e a variação de temperatura é menor.

Como consequência, o consumo de energia da geladeira frost free inverter também é menor.

Confira a seguir as principais diferenças entre uma geladeira frost free e uma geladeira com a função Inverter:

Geladeira frost free Geladeira frost free inverter
Ruídos Sim Não
Resfriamento Normal Mais rápido
Variação de temperatura Maior Menor
Conservação dos alimentos Boa Ótima

Quais são os mitos e as verdades sobre o uso das geladeiras?

Existe muita informação por aí com relação ao uso e funcionamento das geladeiras. Mas o fato é que nem todas são verdadeiras.

Independentemente de você optar por uma geladeira frost free ou não, é importante que você entenda alguns pontos que costumam ser bem polêmicos. Para ajudar você a desmistificar esses assuntos, confira a seguir o que é mito e o que é verdade:

Abrir e fechar a porta

Ao abrir e fechar a porta da geladeira frost free constantemente, você pode prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico.

Isso porque, quando a porta é aberta o ar frio sai. Ao fechá-la, o processo para gelar e manter a temperatura ideal recomeça e isso demanda muito do aparelho.

Além disso, quanto mais tempo a porta ficar aberta, maior será a troca de calor e mais energia será consumida.

Geladeira perto de fontes de calor

Colocar a geladeira próximo do fogão e do micro-ondas pode sim sobrecarregar o eletrodoméstico.

Ou seja, a geladeira irá trabalhar mais e gastar mais energia para manter a temperatura interna ideal.

Imagem mostra uma pessoa abrindo a porta de um freezer vertical.

Abrir e fechar a geladeira constantemente pode prejudicar o eletrodoméstico. (Fonte: rawpixel.com / Pexels)

Ligar e desligar a geladeira

Sempre que você precisar desligar a geladeira frost free para, por exemplo, transportá-la de um lugar a outro, especialistas recomendam que você espere, pelo menos, duas horas para ligar na tomada novamente.

Carvão e café dentro da geladeira

Na teoria, colocar carvão e café dentro da geladeira ajuda a combater cheiros ruins. No entanto, essas substâncias também podem deixar seus aromas permanentemente na geladeira.

Para evitar o mau cheiro no eletrodoméstico, especialistas aconselham a investir em uma geladeira frost free que vem acompanhada de um filtro específico que elimina os odores ruins.

Geladeira frost free não precisa ser desligada

Verdade. Como vimos, a tecnologia desse tipo de refrigerador já promove o degelo automático e, por isso, o aparelho não precisa ser desligado para que você realize a limpeza.

Alimentos quentes na geladeira

Guardar comidas ainda quentes dentro da geladeira frost free pode sim prejudicar o eletrodoméstico, já que ele vai demora a resfriar.

Além disso, o alimento também poderá estragar outras comidas que já estão na geladeira há mais tempos por conta da transferência de calor.

Quais as vantagens e desvantagens da geladeira frost free?

Como vimos, existem muitas vantagens quando tratamos de uma geladeira frost free. O principal benefício desse tipo de eletrodoméstico é, sem dúvidas, a grande praticidade que você terá na sua manutenção.

Com a tecnologia frost free, não é necessário passar horas descongelando o aparelho, o que prejudica principalmente os alimentos que precisam estar sob refrigeração para não estragar.

Ou seja, com a geladeira frost free não existe aquele acúmulo de gelo que ocorre na parede do congelador. Dessa forma, o processo de limpar periodicamente o aparelho é infinitamente mais simples e rápido.

Comidas congeladas em potes no freezer

A grande vantagem da Frost Free é que ela é não acumula gelo na parede do congelador. (Fonte: bravissimos / 123rf)

Além disso, sem o acúmulo de gelo você também aproveita melhor o espaço do congelador, podendo guardar ainda mais produtos.

Sem contar que, graças ao sistema que reaproveita o gelo do congelador transformado em vapor que circula no interior, a geladeira frost free fica com menos odores.

Outra vantagem da geladeira frost free é que, por conta da circulação de ar constante dentro do aparelho, a temperatura interna se torna homogênea em todos os cantos.

Em contrapartida, assim como em todos os eletrodomésticos, também existem algumas desvantagens com relação à geladeira frost free.

A principal delas é, certamente, o preço mais caro, principalmente em comparação com modelos que não contam com esse tipo de tecnologia.

Além disso, por ser frost free também haverá um maior consumo de energia elétrica, que é necessário para o funcionamento eficiente do sistema de degelo automático. Outra desvantagem desse eletrodoméstico são os ruídos que o aparelho produz.

Como vimos, os barulhos estranhos como os estalos, por exemplo, ocorrem porque os refrigeradores frost free possuem dois ciclos de congelamento que trabalham constantemente.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da geladeira frost free:

Vantagens
  • Degelo automático
  • Não acumula gelo na parede do congelador
  • Mais fácil de limpar
  • Refrigeração homogênea
  • Menos odores desagradáveis
Desvantagens
  • Mais cara
  • Pproduz ruídos
  • Maior consumo de energia

Quanto custa uma geladeira frost free?

O preço da geladeira frost free vai variar bastante em função da marca fabricante, do tamanho, capacidade e funções extras incluídas. Por isso, em geral, você vai encontrar a geladeira frost free custando entre R$1,4 mil e R$18 mil.

É claro que você não precisa comprar a mais cara de todas. Hoje em dia, com tantas opções disponíveis, você poderá encontrar a geladeira mais adequada de acordo com suas necessidade e objetivos por um preço razoável.

Onde comprar uma geladeira frost free?

Você vai encontrar a geladeira frost free à venda em lojas de eletrodomésticos, de departamento e em hipermercados como Lojas Americanas, Ponto Frio e Extra.

Ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, você não apenas garante mais opções de modelos para escolher, muitas vezes por preços promocionais, como ainda adquire a geladeira frost free do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que considerar antes de escolher a geladeira frost free

Agora que você já sabe como funciona uma geladeira frost free, além de suas vantagens, é hora de escolher o melhor modelo para você em meio a tantas opções disponíveis no mercado.

Mas, para fazer a escolha certa, é fundamental que você entenda o que de fato diferencia um modelo de outro.

Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar geladeira frost free. São eles:

  • Dimensão
  • Capacidade
  • Modelos
  • Funções

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e adquirir geladeira frost free ideal.

Dimensão

O primeiro fator que você deve observar antes de comprar a geladeira frost free é a dimensão do aparelho.

Essa informação é importante principalmente para que você se certifique de que terá espaço suficiente na cozinha para colocar o aparelho.

Nesse quesito, as opções de tamanho são muito variadas. Por isso, recomendamos que você meça bem a área onde irá colocar a sua geladeira.

Cozinha com geladeira.

É preciso saber as medidas do espaço antes de comprar a sua geladeira frost free. (Fonte: shadowfirearts / Pixabay)

Para você ter uma ideia, você poderá encontrar a geladeira frost free com largura que varia, em média, entre 50cm e 180cm. Já a altura do eletrodoméstico costuma variar entre 60cm e 188cm.

A profundidade da geladeira frost free, por outro lado, pode variar em geral entre 60cm e 78cm.

Capacidade

Em seguida, recomendamos que você leve em conta a capacidade de armazenamento da geladeira frost free. Aqui, você deve ficar atento porque, em geral, as marcas exibem apenas a capacidade total do eletrodoméstico.

Em geral, você encontrará geladeiras com capacidade total que varia entre 275 litros e 564 litros. Mas o fato é que o ideal é que você conheça também a capacidade do congelador e do refrigerador, separadamente.

A escolha vai depender da sua necessidade de ter um congelador maior ou menor, por exemplo.

Modelos

Outro fator que você deve analisar é o modelo da geladeira frost free, que é definido pela quantidade de portas e pela localização do congelador.

Aqui você encontrará o modelo tradicional de uma porta apenas, com congelador na parte superior. Mas você também poderá optar por modelos mais modernos como, por exemplo, a geladeira frost free com duas ou até três portas.

Além disso, leve em conta também a localização do congelador e do refrigerador.

Atualmente, os modelos mais avançados contam com o congelador na parte de baixo da geladeira. Para ajudar a escolher a melhor opção, confira as dicas a seguir:

  • Se você mora sozinho ou tem família pequena: os modelos de geladeira com uma porta são suficientes para lhe atender.
  • Se você precisa de mais espaço interno: os refrigeradores com duas portas são a melhor escolha, já que esse tipo tem maior eficiência de refrigeração graças à porta exclusiva para o congelador.
  • Se você tem família muito grande: os modelos com o freezer na base do eletrodoméstico são ideais, já que costuma ter uma maior capacidade de armazenamento.

Funções

Além de todos esses fatores, recomendamos que você leve em conta as funções extras da geladeira frost free.

Como vimos, uma das funções mais modernas é a Inverter que ajuda a refrigerar melhor e diminuiu os ruídos que o aparelho costuma fazer.

Mas, além dessa função, você encontrará aparelhos que têm também: controle de temperaturas, fazedor de gelo, dispenser de água, aviso de porta aberta, gavetas que conservam por mais tempo e filtro que elimina os odores.

(Fonte da imagem destacada: Anna Grigorjeva / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.