Ultima atualização: 19 de outubro de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Os refrigeradores vêm em diferentes tamanhos: pequenos refrigeradores ou grandes refrigeradores. Tudo depende da quantidade de armazenamento que você precisa.

Existem também geladeiras baratas ou muito sofisticadas, mas como realmente sabemos o que precisamos saber sobre o custo-benefício ao comprar uma nova geladeira?

Esta e outras perguntas importantes sobre geladeiras serão respondidas neste guia que será de grande ajuda para você. Apresentamos de forma bem organizada, lógica e prática, todas as informações necessárias para comprar a geladeira que você está procurando.

Neste conteúdo sobre geladeiras, você não só encontrará marcas e produtos recomendados, mas também critérios e recomendações importantes que você deve levar em conta.




O mais importante

  • Um refrigerador é um aparelho doméstico que nos permite armazenar alimentos em um sistema de refrigeração. Dependendo de suas necessidades, você pode encontrar diferentes tipos de refrigeradores para armazenar quantidades maiores ou menores de alimentos.
  • Os diferentes tipos de refrigeradores podem ser encontrados e adquiridos não apenas em lojas de departamento, mas também online. Podemos encontrar muitas opções de marcas, mas devemos sempre ter o cuidado de aplicar critérios de compra que garantam a mais alta qualidade possível do nosso refrigerador.
  • Saber como ele funciona e como cuidar dele também nos ajuda a garantir que nosso refrigerador dure por muito tempo.

Geladeira: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você deve saber sobre geladeiras

Quando queremos comprar uma geladeira, muitas vezes omitimos informações que parecem muito básicas e que talvez já saibamos, mas que, no final, são muito importantes. Aqui estão as perguntas mais marcantes que muitos compradores como você têm e que são de grande ajuda ao comprar uma geladeira.

Seguindo as recomendações de limpeza de nossa geladeira garantirá seu desempenho a longo prazo. (Fonte: Stokkete: 74152000/ Freepik.com)

O que é um refrigerador e quais são suas vantagens?

No passado, em sua busca para preservar os alimentos, o homem usou outras alternativas como fumar, salgar ou secar ao sol. Isto, além de ser impraticável e com o risco de não implementar todas as medidas de higiene, levou o homem a desenvolver a geladeira.

A geladeira possibilita estender a vida útil dos alimentos, que no passado durava apenas dias, mas agora pode durar anos. Os frigoríficos foram desenvolvidos para uso industrial, comercial e doméstico. Este último é o foco deste guia de compras.

Os sistemas de refrigeração que os frigoríficos utilizam evoluíram de forma que hoje existem frigoríficos que podem refrigerar zonas diferentes sem interferir uns com os outros.

Vantagens
  • Os alimentos são conservados por mais tempo
  • Novos sistemas de refrigeração por tipo de alimento
  • Congelamento sem congelamento (sem geladeira)
  • Consumo mais eficiente de energia
  • Frigoríficos inteligentes que monitoram a validade dos alimentos
Desvantagens
  • Se são muito velhos, consomem muita energia e geram geadas

Como funciona um refrigerador e que cuidados devem ser levados em conta?

O refrigerador tem um sistema de refrigeração que utiliza um líquido chamado refrigerante que é distribuído ciclicamente por todo o aparelho. O refrigerante viaja através de um circuito interno, onde evapora dentro do refrigerador e absorve o calor que é encontrado.

Depois disso, este refrigerante envia todo o calor através de outro circuito, mas fora, onde retorna ao líquido e o ciclo começa novamente.

Quando o refrigerador atinge o resfriamento corretamente, ou seja, não há mais calor dentro dele, o ciclo pára por um tempo. É por isso que às vezes ouvimos a geladeira e às vezes ela é totalmente silenciosa.

Para manter o frio dentro, as geladeiras são cobertas com uma espuma de poliuretano que cria um isolamento térmico em todas as suas estruturas. A porta também contém um plástico, mais conhecido como junta, borracha, que cria uma vedação hermética, evitando que o frio escape.

Levando em conta como funciona, agora você pode entender as recomendações de cuidado:

Recomendação Descrição
Colocação da geladeira Certifique-se de que a geladeira esteja completamente ereta sem qualquer inclinação da superfície. A geladeira não deve ser colocada perto de fontes de calor, como fogões ou aquecedores. A exposição a fontes de calor fará com que seu refrigerador trabalhe demais por não resfriar corretamente e pode até mesmo se avariar. O refrigerador deve ter sempre muito espaço para liberar o calor gerado pelo motor na parte traseira e lateral. Não colar em outros móveis, deixando um espaço mínimo de 10 cm entre um objeto e outro.
Quando conectar a geladeira? Como ela contém um líquido refrigerante, que está em constante movimento durante o transporte, é necessário estabilizá-la, portanto, recomenda-se não conectar a geladeira imediatamente. Deve ser-lhe dado um período de descanso. Os tempos de descanso recomendados variam de acordo com o fabricante. A média está entre 4 e 8 horas.
Como limpar a geladeira? Uma vez que você tenha deixado o refrigerante para descansar, você pode aproveitar a oportunidade para limpar seu refrigerador. Você pode usar um pano úmido com bicarbonato.
Quando começar a usar sua geladeira? Uma vez limpo e passado o tempo de descanso, recomenda-se ligar a geladeira e antes de introduzir qualquer alimento, também é aconselhável deixar 3 a 6 horas para que o resfriamento seja reforçado.
Como descongelar a geladeira? Recomenda-se descongelar uma vez por ano ou quando a camada de gelo exceder 5 milímetros. O refrigerador deve estar sempre tão vazio quanto possível.

Quando devo substituir uma geladeira?

É recomendado substituí-la dentro de um período máximo de 10 anos. Entretanto, se a geladeira está gerando um gasto considerável de energia, não por estar em mau estado, mas por ser um modelo antigo ou também gerar muita geada, é uma boa oportunidade para considerar mudá-la.

Por outro lado, há alguns sinais que podem estar lhe avisando que sua geladeira não pode mais suportar, que são apresentados abaixo

  • Os alimentos se decompõem mais rapidamente.
  • Nós notamos que o calor da parte de trás da sua geladeira é maior.
  • Se houver gotículas de água ao redor da sua geladeira.
  • Se a sua geladeira estiver muito silenciosa mesmo com o motor ligado e a comida não estiver fria.
  • Ruídos estranhos que você não reconhece.

Quais são as alternativas para a geladeira?

Pode parecer que quando falamos de alternativas, só podemos aplicá-las se morarmos em lugares onde só há neve, no Pólo Norte ou usar porões escuros e frios. O avanço da tecnologia não tem sido exclusivamente no campo digital ou eletrônico, mas também no campo sustentável.

Atualmente há cada vez mais empresas buscando opções ecologicamente corretas, como uma geladeira de barro, que não precisa de eletricidade e também é destinada a países em desenvolvimento com climas quentes e secos.

A geladeira é um eletrodoméstico que nos permite preservar os alimentos em um sistema de refrigeração. (Fonte: Rido: 108885120/ 123rf.com)

Que tipos de refrigeradores existem?

Frigoríficos são classificados de acordo com seu projeto

  1. Geladeira americana. Esta é uma única unidade dividida por duas portas verticais lado a lado. Um se abre para a direita e o outro para a esquerda. Uma porta contém o freezer e a outra o refrigerador.
  2. Lado a lado Frigorífico. O design das portas é o mesmo da geladeira americana, lado a lado, mas a diferença é que dois refrigeradores podem ser combinados em um só. Em outras palavras, elas são duas unidades independentes com um acessório que as une. Isto resulta em um refrigerador com uma grande capacidade de armazenamento.
  3. Frigorífico Combi. A geladeira combi é similar à geladeira francesa, mas a grande diferença é que ela só tem uma única porta na parte superior. Esta porta corresponde à geladeira e ao freezer no fundo. O freezer também pode ser na forma de gavetas. Os refrigeradores combinados são para espaços de armazenamento menores, por exemplo, para duas pessoas.
  4. Geladeira ou refrigerador de porta única. Esta geladeira tem apenas uma porta e não contém um compartimento de congelamento. Ele é usado apenas para resfriamento de alimentos.
  5. Geladeira de duas portas. Nós vimos que a maioria dos refrigeradores tem duas portas, então por que esta é diferente? Ao procurar por uma geladeira de duas portas você vai descobrir que, assim como a geladeira, as partes estão em cima uma da outra, mas a grande diferença é que o freezer estará sempre em cima e a geladeira sempre em baixo.
  6. Mini-frigorífico. Estes são pequenos frigoríficos que funcionam da mesma forma que uma geladeira normal, com a diferença de que eles armazenam muito pouca comida. Eles são usados principalmente em escritórios ou em casas onde o espaço é limitado. Uma mini geladeira pode ter uma única apresentação de porta, mas contém um pequeno freezer dentro com uma porta interna independente. Eles também estão disponíveis com duas portas. Eles são muito eficientes na economia de energia

Critérios de compra

Muitos refrigeradores têm um design espetacular, mas isso não garante que seja o refrigerador que realmente precisamos. Ao comprar um refrigerador, outros aspectos que determinam a durabilidade, uso e qualidade devem ser levados em consideração.

Por esta razão, aqui estão os principais critérios de compra ao comprar a geladeira que você deseja.

Embutido ou independente

Embutido na geladeira. Os refrigeradores embutidos são aqueles que devem ser montados ou incluídos dentro de outra estrutura. Se sua cozinha está ou será integrada e você quer preservar o equilíbrio visual de todos os móveis ou armários, esta é a opção.

Cozinhas integradas "escondem" os aparelhos atrás das portas ou os instalam de uma forma que esteja em harmonia com toda a estrutura da cozinha.

É importante mencionar que muitos refrigeradores integrados vêm com apenas uma caixa de porta, para que você possa então escolher o design que combina com a sua cozinha. Verifique também as medidas para a instalação, pois muitas vezes a porta não bate no lugar.

Geladeira de instalação livre . Como a palavra o descreve, estes refrigeradores podem ser instalados livremente e independentemente e são os mais amplamente utilizados em todo o mundo. Eles podem ser facilmente acomodados em qualquer espaço, não apenas na cozinha, mas também em nossa casa ou apartamento.

Sendo um aparelho que está à vista, você pode encontrar muito mais designs inovadores que combinam com a decoração de sua casa

Diferentes tipos de refrigeradores podem ser encontrados e adquiridos não apenas em lojas de departamento, mas também online. (Fonte: Yastremska: 112243555/ 123rf.com)

Com ou sem freezer

Sem freezer. Pode ser um pouco surpreendente saber que há geladeiras sem freezer. Tem sido claro para a maioria de nós todas as nossas vidas que para fazer uma boa limonada, você tem que tirar os cubos de gelo do freezer.

No entanto, há geladeiras que não têm um freezer. Uma das razões pelas quais as pessoas procuram por geladeiras sem freezer é simplesmente para economizar no consumo de energia. Se você está disposto a ir sem freezer, esta é uma boa opção.

Com freezer. Uma geladeira com um freezer é o produto mais popular no mercado. Por outro lado, olhe cuidadosamente que tipo de freezer seria importante para você.

No mercado, refrigeradores podem incluir um freezer na mesma estrutura interna ou freezers separados que podem vir como uma seção separada, seja na forma de gavetas ou como uma porta adicional. Tudo depende do espaço de armazenamento para alimentos congelados que você precisa.

Tamanho e capacidade

O espaço em nossa cozinha e a quantidade de alimentos que consumimos, embora possa parecer óbvio, é um dos aspectos decisivos que definem a decisão de compra de um refrigerador.

Abaixo está uma tabela resumindo os tamanhos e capacidades aproximadas que você pode encontrar no mercado. As dimensões podem variar dependendo do tipo de geladeira e também do fabricante.

Tipo Tamanho aproximado Capacidade aproximada
American Refrigerator Largura: 90-92 cm / Altura: 175 cm ou 180 cm De 414 a 568 litros
Side by Side Refrigerator Largura: 90 a 120 cm/ Altura: 150 a 190 cm De 436 a 691 litros
Frigorífico de porta francês tipo americano Largura: 65 a 100 cm/ Altura: 170 a 180 cm De 337 a 685 litros
Frigorífico combinado Largura: 60 cm a 70 cm /Altura 176 cm a 203 cm De 279 a 505 litros
Geladeira de uma porta ou refrigerador Largura: 60 cm /Altura: 176 a 185 cm De 196 a 381 litros
Geladeira de duas portas Largura: 60 a 70 cm/Altura: 171 a 186 cm 274 a 371 litros
Mini Frigorífico Largura: 22 a 55 cm/Altura: 28 a 85 cm 4 a 138 litros

Material: aço inoxidável ou alumínio

Quando falamos de material, estamos nos referindo especificamente ao material do exterior de uma geladeira.

As geladeiras domésticas são feitas principalmente de alumínio, mais conhecido como alumínio anodizado. Este tipo de alumínio torna o refrigerador muito resistente ao uso constante. Normalmente, você não encontrará esta informação na descrição do produto, mas a cor será especificada.

Uma geladeira preta ou uma geladeira rosa, por exemplo, indica que o alumínio foi tratado para apresentação estética. Este tratamento não é possível para materiais de aço inoxidável, que não podem ser pintados devido à sua composição química.

Outro diferencial dos refrigeradores de alumínio é que eles são mais baratos e fáceis de manter e limpar.

O refrigerador de aço inoxidável permite que os alimentos sejam preservados muito melhor, pois é um material com alta resistência antibacteriana.

Os refrigeradores de aço inoxidável, por outro lado, oferecem a vantagem não só de uma aparência mais elegante, mas também que o material é mais resistente às intempéries, umidade e ferrugem.

O refrigerador de aço inoxidável permite que os alimentos sejam preservados muito melhor, pois é um material com alta resistência antibacteriana.

Nós podemos encontrar muitas escolhas de marcas, mas devemos sempre ter o cuidado de aplicar os critérios de compra que garantem a mais alta qualidade possível do nosso refrigerador. (Fonte: Popov: 122993367/ 123rf.com)

Economia de energia

O consumo de energia é um dos principais critérios ao comprar uma geladeira, pois não queremos receber uma taxa alta para pagar em nossa conta de eletricidade. Portanto, é importante verificar:

Etiqueta energética. Ele indica a eficiência energética do nosso refrigerador e é classificado da seguinte forma

  1. O mais eficiente: A,B,C
  2. Aqueles que representam consumo médio: D e E
  3. Alto consumo de energia: F e G

Representação da eficiência energética de geladeiras por cartas.(Fonte: D3images :959161/ Freepik.de)

Classe climática. A classe climática refere-se à recomendação dos fabricantes de levar sempre em conta a temperatura ambiente. É importante saber onde seu refrigerador será colocado.

Por exemplo, se você colocar seu refrigerador em uma varanda e a temperatura ambiente exceder a classe climática, ele usará mais energia ou não funcionará corretamente. Esta informação pode ser encontrada na etiqueta embutida na parte de trás da geladeira ou nas instruções. Os valores são descritos abaixo

  • SN' (SubNormal) 10ºC-32ºC
  • N' (Normal) 16ºC-32ºC
  • ST' (SubTropical) 18ºC-38ºC
  • T' (Tropical) 18ºC-43ºC

Tamanho. Quanto maior a geladeira, maior o consumo de energia. Verifique realmente quais são as suas necessidades.

Sem sistema de geadas. Nenhuma geladeira utiliza uma tecnologia na qual não é gerada nenhuma geada. Isto porque há uma circulação contínua de ar no interior, eliminando a umidade e assim evitando a formação de geadas.

Além disso, este sistema torna o resfriamento mais rápido, preservando melhor os alimentos e assim reduzindo o consumo de energia.

Funções adicionais

O avanço da tecnologia não é exclusivo de computadores ou dispositivos móveis. Tem sido tão bom que tem sido aplicado em eletrodomésticos e a geladeira não é exceção.

Além de aperfeiçoar os sistemas de refrigeração, hoje em dia encontramos uma série de refrigeradores que oferecem mais do que apenas refrigeração e cujo objetivo é fazer você se preocupar com nada.

Frigorífico com distribuidor de água e gelo. Há dois tipos de dispensadores, aqueles que estão integrados na parte externa da porta e aqueles frigoríficos que os têm na parte interna.

Frigorífico inteligente com WiFi e tela. Estes frigoríficos integram uma tela touch screen na superfície externa de uma das portas e podem ser conectados a uma rede WiFi.

É basicamente um tablet com funções digitais especializadas, algumas das quais nós já estamos familiarizados com nossos telefones celulares. Alguns exemplos dessas funcionalidades são

  • Controle automaticamente a temperatura interior, dependendo da quantidade de alimentos para maximizar a eficiência energética.
  • Insira as datas de validade dos consumíveis e receba notificações para que você não os desperdice.
  • Escreva sua lista de compras ou escreva lembretes para itens do dia-a-dia.
  • Tire fotos do interior da sua geladeira para lhe enviar uma visão geral dos alimentos que você tem para que você saiba o que está faltando e não se esqueça de nada se você estiver no supermercado.
  • Assistente inteligente que funciona usando sua voz para pedir à geladeira que lhe diga que comida está dentro.
  • Ouça música ou assista a vídeos enquanto cozinha.

Resumo

Neste guia de compras você foi capaz de expandir de uma forma mais objetiva os elementos que o ajudarão a comprar uma boa geladeira. Um refrigerador é um aparelho doméstico que nos permite armazenar nossos alimentos de forma higiênica, mantendo-os frescos e em boas condições por mais tempo.

Frigoríficos não só satisfazem nosso gosto ou a estética de nossa cozinha, mas também oferecem uma distribuição prática de alimentos que nos permite economizar energia. O tamanho, capacidade, material ou local onde um refrigerador será instalado nos dá uma melhor idéia do que precisamos.

Atualmente podemos comprar WiFi ou geladeiras inteligentes que tornam nossa vida mais confortável.

Estamos certos de que com todas essas informações você poderá comprar com sucesso sua nova geladeira. Você está pronto?

(Fonte da imagem em destaque: Pashapixel: 92726486/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas