Na foto uma mulher tomando um chá em uma cozinha pequena com móveis de madeira.
Ultima atualização: 20 de agosto de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

87Comentários coletados

Se tem um eletrodoméstico essencial esse é a geladeira. Esse item é muito versátil e existe em diversos modelos, sendo que para quem tem pouco espaço há a geladeira pequena, produto que falaremos aqui no ReviewBox Brasil, seja bem-vindo.

Indispensável em escritórios, casas e muitos outros lugares, a geladeira é a melhor forma de conservar os alimentos e mantê-los sempre frescos mesmo nos dias mais quentes.

Disponível em diversas capacidades, os modelos que possuem até 300 litros são ótimos para quem tem pouco espaço e se você está buscando por uma opção dessas basta continuar lendo esse texto porque nele falaremos tudo sobre a geladeira pequena e ao final da leitura você saberá exatamente como escolher a sua.




Primeiro, o mais importante

  • As geladeiras pequenas são ideais para pessoas que moram sozinhas e famílias pequenas de até três pessoas.
  • Existem modelos de uma e duas portas. Você aprenderá a escolher a ideal para você aqui nesse Guia de Compra.
  • O valor inicial desse produto é por volta de R$ 970 e isso varia de acordo com a capacidade da geladeira, seu acabamento e também a tecnologia de descongelamento que ela possui.

Você também pode gostar:

Melhores geladeiras pequenas: As favoritas da redação

Baixo gasto de energia e eficiência de refrigeração são características essenciais para as geladeiras pequenas e é para te mostrar quais são as melhores da categoria que trazemos nesse Ranking 6 opções, confira e escolha a sua.

A geladeira onde mais se aproveita o espaço

Possuindo 260 litros de capacidade e freezer independente de 53 litros, essa geladeira da Electrolux tem um design que promove um maior aproveitamento dos espaços possuindo uma série de compartimentos. Nela há porta latas para 5 unidades, porta ovos para 12 unidades e gavetão para frutas e legumes.

Esse modelo traz ainda prateleiras aramadas removíveis, porta garrafas de até 2,5 litros, pés niveladores frontais e rodízios traseiros. O consumo da geladeira é de 38,4 kWh e ela possui 161 centímetros de altura, 54,8 centímetros de largura e 61 centímetros de profundidade.

Ótima opção com compartimentos removíveis

Esse outro modelo de geladeira da Consul é compacto e espaçoso e conta com o sistema de degelo seco, que promove um descongelamento simples e sem molhar todo o local.

Nessa versão há ainda 261 litros de capacidade, compartimentos removíveis que permitem organizar a geladeira da melhor forma para o usuário, gavetão para legumes e frutas, e espaço extra frio, ideal para alimentos que precisam gelar com rapidez. Na porta há ainda área para guardar garrafas, condimentos e ovos.

Geladeira para quem gosta de prateleiras reguláveis

Desenvolvida em Inox, essa geladeira de 261 litros da Electrolux tem a tecnologia frost free, no qual não é necessário descongelar o freezer, dando mais praticidade para o dia a dia. Ela conta ainda com um sistema de congelamento rápido, que acelera o congelamento dos alimentos e ajuda conservá-los melhor.

Esse modelo possui gavetão transparente para legumes e frutas, prateleira na porta do congelador, prateleira funda para garrafas de até 2,5 litros com trava e porta latas. Outra vantagem é que todas as prateleiras são reguláveis e podem ser organizadas de acordo com as necessidades.

Geladeira pequena com controle externo de temperatura

Possuindo 240 litros de capacidade, essa geladeira possui um inovador sistema de controle externo da temperatura, que facilita o ajuste da temperatura interna sem a necessidade de abrir a porta. Outra vantagem é o seu degelo automático que limpa o congelador sem sujeira e de forma simples e fácil.

Internamente ela possui porta latas reversível com capacidade para 5 unidades, porta ovos removível para 12 unidades, gaveta extra fria, gavetão transparente para frutas e verduras e prateleiras aramadas removíveis e com regulagem de altura. Esse modelo tem ainda “Selo A” no Procel, sendo muito econômico.

Um modelo com freezer com porta independente

Esse modelo possui freezer com porta independente e tem uma capacidade de 275 litros. A geladeira traz a tecnologia frost free, que não precisa de descongelamento e conta com prateleiras internas que podem ser ajustadas em até 8 níveis de altura, o que facilita o acondicionamento de diferentes tipos de alimentos e bebidas.

Há ainda controle de temperatura externo, sendo que ao todo são 4 níveis de temperatura e a função turbo, que é ideal para quando a geladeira está cheia e o resfriamento precisa ser rápido. Ao todo a geladeira possui 168 centímetros de altura, 56 centímetros de largura e 68 centímetros de profundidade.

Guia de Compra

Chegar em casa e encontrar uma bebida gelada, comprar os alimentos da semana e tê-lo sempre frescos, essas são apenas algumas das vantagens em se ter uma geladeira e se você pensa que isso não é possível para espaços pequenos está muito enganado.

Há geladeiras de diferentes tamanhos e as geladeiras pequenas são ideais para quem busca por um produto eficiente e que ocupe pouco espaço. E é para te mostrar todas as características desse produto que criamos esse Guia de Compra, nele você encontrará vantagens, preços e muito mais.

Na foto uma mulher em frente a uma geladeira.

As geladeiras são essenciais para guardar alimentos que são consumidos no dia a dia em todas as casas. (Fonte: choreograph / 123RF)

O que é uma geladeira pequena?

A geladeira é um eletrodoméstico que praticamente todas as pessoas possuem em casa. Ela se tornou item de primeira necessidade e serve para guardar bebidas, carnes, frutas, legumes, verduras e muitos outros produtos que devem ser mantidos refrigerados.

Ela existe em diversos tamanhos que estão relacionados a sua capacidade, sendo que essa característica é expressa em litros e cada modelo tem a sua.

Quando falamos em geladeiras pequenas entende-se que se encaixam nessa categoria as opções que tem entre 240 e 300 litros. A partir dos 300 litros encontram-se as geladeiras de tamanho médio e as grandes.

Quais as vantagens e desvantagens da geladeira pequena?

Felizmente as geladeiras são fabricadas com diferentes tamanhos e isso facilita e muito a vida de quem possui mais ou menos espaço.

Graças a isso existem as geladeiras pequenas, que tem como maior vantagem poderem ser colocadas em espaços mais compactos, possibilitando o seu uso até por pessoas com áreas mais restritas.

No quesito design a geladeira pequena é encontrada em variados modelos e cores, tendo opções em inox, com duas portas, painel eletrônico, diversos compartimentos para alimentos e muito mais, o que soma a ela muitos pontos positivos também.

Na foto, uma cozinha com geladeira pequena de inox.

Você pode ter uma geladeira pequena com belo design. (Fonte: GustavoGodoi / Pixabay)

Outra vantagem é que esse produto não perde para os modelos maiores com relação a tecnologia e muitos trazem por exemplo sistema de descongelamento automático e diferentes temperaturas, o que o torna ainda mais eficiente.

Além disso, a geladeira pequena também é muito econômica no quesito gasto de energia elétrica.

O ponto negativo está justamente relacionado ao espaço. Por ser pequena essa geladeira é mais voltada para o uso de uma a três pessoas, mais do que isso pode ser inviável, já que mesmo tendo um bom aproveitamento externo sua capacidade é limitada.

Vantagens
  • Cabe em espaços pequenos
  • Diversos modelos e cores
  • Internamente possui vários compartimentos para alimentos
  • Tem as principais tecnologias dos modelos maiores de geladeira
  • Gasta pouca energia
Desvantagens
  • Espaço interno limitado

Geladeira pequena com uma porta ou duplex?

Existem modelos de geladeira pequena com uma e com duas portas e graças a isso é possível encontrar uma opção que agrade diferentes tipos de pessoas.

Nesse sentido é importante saber que os modelos de uma porta são os menores e com isso seu freezer também é pequeno. Além disso, os congeladores desse tipo de geladeira têm menor potência.

Por outro lado, ter uma geladeira de uma porta só acaba sendo sinônimo de economia, já que esses modelos são mais baratos e gastam menos energia.

As opções com duas portas são as que tem uma capacidade maior, a partir dos 260 litros. Nelas o freezer fica separado da parte do refrigerador e é mais espaçoso, tendo uma temperatura mais baixa e preservando mais os alimentos, principalmente porque será menos aberto do que a geladeira em si.

Outra vantagem é que no caso de faltar energia esse tipo de freezer consegue se manter por mais tempo, demorando mais para descongelar.

Geladeira de uma porta Geladeira de duas portas
Capacidade Dentre as pequenas são as que possuem menores capacidades Capacidade a partir de 260 litros
Tamanho do freezer Tem menor capacidade de atingir temperaturas baixas São mais gelados e mantém melhor a temperatura
Gasto de energia São as mais econômicas Gastam um pouco mais de energia
Para quem é indicada Pessoas que fazem pouco uso do congelador Pessoas com o hábito de congelar alimentos com frequência

Como organizar corretamente os alimentos em uma geladeira pequena?

Independentemente do tamanho da sua geladeira é importante guardar os alimentos de forma correta para evitar que eles estraguem com facilidade. Para isso existem algumas pequenas regras. Confira:

  • Carnes, frios, iogurtes, leites e outros alimentos que precisam ficar mais refrigerados. Esses produtos devem sempre ser colocados na parte superior da geladeira, que é também a mais gelada.
  • A comida que sobrou de alguma refeição e que será consumida depois saiba que é importante tirá-la da panela e colocá-la em potes plásticos ou vasilhas de vidro com tampa. Essas devem ficar nas prateleiras do meio da geladeira.
  • Os legumes, frutas e verduras não precisam de temperaturas muito baixas, por isso, devem ser colocados na gaveta ou nas prateleiras inferiores da geladeira.
foco

Você sabia que frutas, verduras e legumes não devem ser lavados antes de serem guardadas no refrigerador? Isso aumenta a umidade no alimento e acelera o seu processo de deterioração. Por isso, só faça a higienização de produtos desse tipo quando eles forem ser consumidos.

Como otimizar o espaço de uma geladeira pequena?

Mesmo que você tenha uma geladeira pequena na sua casa é possível armazenar uma boa quantidade de produtos apenas utilizando técnicas de organização e otimização de espaço.

Inclusive, o espaço as vezes nem é o real problema e sim a organização. Uma geladeira mal organizada tem o aspecto de estar sempre cheia e com isso há a impossibilidade de colocar mais alimentos em seu interior e, às vezes, muitos acabam estragando justamente por ser difícil visualizá-los.

Na foto uma geladeira aberta com alimentos dentro.

Você pode otimizar o espaço na sua geladeira pequena organizando os itens com nossas dicas. (Fonte: bravissimos / 123RF)

Separamos então uma séria de dicas que vão te ajudar a arrumar a sua geladeira pequena de forma que ela se torne funcional e ideal para a sua necessidade.

  • Sabe as caixinhas de ovos? Elas podem ser reutilizadas e servirem como porta condimentos. Para isso basta deixar a caixinha na largura que você possui e então guardar itens como ketchup e mostarda virados para baixo e encaixados nos espaços vazios.
  • Ainda na temática ovos, se o espaço disponível na sua geladeira não é suficiente para as unidades que você possui guarde-os em cestas e use o compartimento que seria para eles para armazenar outros itens.
  • Outra dica é utilizar grampos de papel (aqueles pretos maiores) para manter as garrafas todas organizadas na horizontal. Para isso basta prender o grampo na haste da prateleira e colocar todas as garrafas deitadas.
  • Os organizadores de plástico podem ser aliados nesse momento também e é possível guardar diversos alimentos do mesmo tipo em cada um deles para manter tudo sempre organizado e otimizar o espaço da geladeira.
  • Por fim, abuse dos saquinhos tipo ziplock. Há diversos alimentos que podem ser armazenados nesses saquinhos ocupando mesmo espaço do que os potes.

Quanto custa?

É possível encontrar uma geladeira pequena para comprar por um valor inicial de R$ 970, em média. Já os modelos mais caros custam até cerca de R$ 2.700. O que altera o valor da geladeira é a sua capacidade, suas funções adicionais e também a quantidade de portas.

Imagem de cozinha em apartamento com geladeira pequena de inox.

No quesito cor as geladeiras em inox são mais caras do que as brancas. (Fonte: jarmoluk / Pixabay)

Onde comprar?

Encontrar uma geladeira pequena para comprar é uma tarefa muito fácil, tanto em lojas físicas como online.

Na internet há uma imensidade de opções e alguns sites que vendem esse produto são o Amazon, Magazine Luiza, Lojas Colombo e Americanas.

Já em lojas físicas é possível comprar esse tipo de geladeira nas que vendem eletrodomésticos como Casas Bahia, Extra, Carrefour e Ponto Frio.

Além disso, se você gostou de algum modelo do nosso Ranking saiba que é possível adquiri-lo e para isso basta clicar no seu preferido.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de geladeira pequena

Se você chegou a conclusão de que uma geladeira pequena é o que você precisa então está na hora de te ajudarmos a escolher a melhor para a sua necessidade e para isso separamos os principais pontos que você deve levar em consideração, são eles:

  • Capacidade da geladeira
  • Quantidade de compartimentos internos
  • Tipo de degelo
  • Cor

Agora explicaremos com detalhes cada um deles.

Capacidade da geladeira

Como você viu existem geladeiras que são consideradas pequenas com diferentes capacidades e primeiramente é importante você medir o espaço físico que possui para então definir qual a capacidade de geladeira que se encaixa nisso.

Muitas vezes mesmo tendo um espaço pequeno é possível adquirir uma geladeira um pouco maior e às vezes até uma geladeira duplex, nesses casos você poderá optar por um modelo de capacidade mais alta e, com isso, poderá guardar mais itens dentro dela, tendo mais espaço.

Na foto uma prateleira de geladeira com queijos e iogurtes dentro.

Quanto maior for a capacidade da geladeira mais alimentos poderão ser armazenados nela. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Quantidade de compartimentos internos

Outro ponto importante é olhar o interior da geladeira. Cheque a quantidade de prateleiras e se essas são reguláveis ou não. Em seguida analise quantos compartimentos há na porta, quantas garrafas ou latas cabem neles, o tamanho da gaveta de legumes e assim por diante.

Os compartimentos e prateleiras são o que mais ajudam na organização da geladeira e é importante que o modelo escolhido por você seja bem equipado nesse quesito.

Tipo de degelo

Quem é mais velho sabe que as geladeiras de antigamente tinham um processo bem trabalhoso para serem descongeladas e isso acabava molhando o espaço e sendo muito inviável.

Com a tecnologia isso foi mudando e o tipo de degelo é também um dos pontos mais importantes que deve ser levado em consideração.

As de degelo manual são as que citamos acima e que atualmente são bem menos comuns. Para ser descongelado, esse tipo de geladeira precisa ser desligado, deixar todo o gelo derreter para então secar. Essa é a que dá mais trabalho, porém a mais em conta.

Há também as de degelo seco, que já são bem mais práticas. Nelas basta apertar o botão do degelo e esperar que todo o processo seja realizado sozinho. A água que sobra do gelo escoa para uma bandeja e evapora.

Outra opção é a geladeira cycle defrost. Nessas há pouco acúmulo de gelo no freezer e, por isso, é necessário apenas descongelar duas vezes no ano. Elas funcionam como a de degelo seco e fazem todo o trabalho sozinhas, além disso, são as que consomem menos energia.

Agora se você quer o que há de mais novo e prático deve optar por uma geladeira frost free. Essas não têm nenhum acúmulo de gelo no freezer, logo não é necessário realizar o descongelamento. O ponto negativo é que essas são mais caras e também consomem mais energia.

Na foto uma cozinha branca com detalhes em madeira.

Os modelos mais novos de geladeira possuem a tecnologia frost free e não requerem descongelamento, sendo mais práticos. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)

Cor

Basicamente as geladeiras pequenas existem nas cores branco e inox e qual delas escolher depende dos outros eletrodomésticos da sua cozinha. Se você possui fogão, micro-ondas e outros aparelhos na cor branca uma geladeira nesse tom fica mais harmoniosa no ambiente.

Caso tenha esses itens em inox é mais viável adquirir uma geladeira com esse acabamento, porém vale lembrar que o inox é sempre mais caro que o branco.

(Fonte da imagem destacada: Le Creuset / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.