Ultima atualização: 28 de outubro de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

27Horas investidas

8Estudos avaliados

76Comentários coletados

Se você está lendo estas linhas é provavelmente porque você terminou sua sessão de treinamento e ficou com algumas sensações dolorosas em alguma área de seus braços, desde o pulso até o cotovelo.

Se este for o caso, pode ser uma boa opção usar um giroscópio para reabilitar a lesão. Estes dispositivos são pouco conhecidos, mas muito eficazes no tratamento de afecções musculares nas extremidades superiores.

Se você não sabia sobre eles ou precisava de referências para fazer uma compra bem sucedida, você será capaz de fazer a escolha certa quando terminar de ler este artigo. Vamos começar!




O mais importante

  • Um giroscópio, também chamado giroscópio, é uma ferramenta de treinamento esportivo usada para trabalhar e reabilitar as extremidades superiores do corpo. É um suplemento fácil de usar que requer apenas alguns minutos por dia para gerar benefícios consideráveis.
  • Como suas origens estão nos estudos astrológicos do final do século 18, alguns modelos continuam com estruturas tradicionais que requerem cordas para começar, fazendo um efeito semelhante ao de giros de topo. Em contraste, os mais modernos têm motores pequenos e auto-iniciantes.
  • São os pequenos detalhes que fazem a diferença nos acessórios esportivos. Tenha em mente a possibilidade de investir em complementos de giroscópio, assim como considerar o peso isométrico que eles geram e a cor do modelo de sua escolha.

Giroscópio: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: o que você precisa saber sobre giroscópios

Alguns acessórios de fitness têm funções tão específicas que podem ser considerados dispensáveis ou simplesmente desnecessários. No entanto, existem fatores essenciais que fazem do giroscópio uma ajuda importante no tratamento e prevenção de lesões. Aqui nós contamos tudo o que você precisa saber.

Giroscópios são auxílios no tratamento da epicondilite lateral, também conhecida como cotovelo de tenista. (Foto: Vasyl Dolmatov / 123rf)

O que é um giroscópio e quais são as suas vantagens?

O giroscópio é uma ferramenta desenvolvida a partir das leis da mecânica que, no mercado esportivo, enfoca a capacidade de gerar energia isométrica através da rotação. Ela consiste em uma esfera que, com a inércia e a força da gravidade, gira em seu próprio eixo e ativa diferentes músculos do membro superior.

Graças à maneira como funciona, é um instrumento altamente útil que ocupa muito pouco espaço. A força centrífuga permite que diferentes músculos dos braços sejam exercitados em questão de minutos, gerando o efeito de carregar entre 10 e 18 kg de peso isométrico. Ele é usado para reabilitar lesões porque estimula sem afetar as articulações.

Entre as principais desvantagens está o preço, que pode ser alto se o giroscópio for usado esporadicamente. Além disso, o uso excessivo pode ter efeitos contraproducentes, por isso recomendamos o seu manuseio sob supervisão especializada, especialmente se for usado terapeuticamente.

Vantagens
  • Fortalece e restaura os membros superiores
  • Projeto ergonômico
  • Trabalha com princípios mecânicos
  • Amigo das articulações
  • Requer apenas alguns minutos de uso
Desvantagens
  • Pode ser uma compra cara
  • Alguns modelos requerem acessórios adicionais
  • O uso terapêutico requer supervisão médica
  • O uso excessivo pode causar ferimentos

Giroscópios com fio ou partida automática - o que deve ser cuidado?

Um dos aspectos fundamentais dos giroscópios está na forma como os iniciamos. Alguns são baseados na estrutura clássica dos giroscópios experimentais, enquanto outros integram tecnologia que agrega valor ao produto. Ambos desempenham a função essencial, mas há detalhes que você vai querer considerar.

Cordon. Estes são os modelos tradicionais que incorporam o princípio da mecânica semelhante ao yo-yos: um fio é inserido no centro do mostrador, dado um par de voltas e puxado para ativar. Embora estes modelos tenham caído gradualmente em desuso, isto também os torna mais econômicos.

Início automático. Em contraste, os arrancadores automáticos são equipados com tecnologia que permite que a força centrífuga seja regulada tanto por movimento manual quanto por programação. A maioria requer algumas voltas do polegar para começar a girar. O design mais prático e amigável.

Lanyard Arrancada automática
Design Tradicional Avant-garde
Modo de arranque Cordão de puxar Atrito, pequeno motor interno

Quando usar um giroscópio?

Em casos terapêuticos, o giroscópio proporciona alívio de lesões das extremidades superiores. Algumas das mais comuns incluem úmero fraturado, escafóide ou cabeça radial, dor no pulso, dormência nos dedos, dormência no cotovelo ou bursite olecraniana.

Se você sofre de qualquer uma destas lesões, este produto é para você. Da mesma forma, algumas disciplinas de atividade esportiva podem exigir complementos como este. Em geral, um giroscópio pode ajudá-lo a fortalecer seus braços e pulsos para melhorar seu desempenho se você jogar golfe, tênis, escalada, ciclismo ou artes marciais.

Também é útil para pianistas, bateristas e guitarristas.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e avaliar diferentes modelos de giroscópios

Como você pode ver, os giroscópios podem ser adições bastante úteis para melhorar o desempenho do pulso, da mão e do braço. A tecnologia baseada em princípios astrológicos e físicos do século 19 faz dela um gadget sem bateria. Para tornar a sua experiência mais enriquecedora, considere estes detalhes adicionais

  • Complementos
  • Peso isométrico
  • Cor

Add-ons

A diferença está nas pequenas coisas. Alguns dos add-ons mencionados abaixo não estão incluídos em todos os modelos de giroscópios, então você precisará avaliar se eles são itens críticos para você ou se você pode passar sem eles.

Strap. Enquanto o material da maioria dos giroscópios é projetado para resistir a quedas, uma pulseira de segurança pode ajudar a evitar que você perca o controle da face do relógio em um movimento brusco. Da mesma forma, este item pode ser muito útil para o transporte e armazenamento.

Speedometer. Como mencionado, os modelos mais equipados incluem seu próprio velocímetro, que pode ser ajustado por comandos eletrônicos. Outros não o fazem, mas se tornam compatíveis com aparelhos externos. Em qualquer caso, este sistema permite que você tenha um controle preciso do poder do exercício realizado.

Luzes LED. Quem disse que o uso de giroscópios não pode ser uma experiência divertida? Existem modelos que incluem luzes LED de diferentes cores que são ativadas pelo próprio movimento. Se você é um fã de treinos iluminados com neon, esta variável é para você.

Peso isométrico

O exercício isométrico é conhecido como exercício que sujeita os músculos a uma tensão constante, mas sem movimento. Neste caso, a ponderação isométrica refere-se à qualidade de submeter o braço a uma tensão equivalente a uma certa quantidade de peso líquido, mas sem realmente elevá-lo.

Este efeito é alcançado com a velocidade máxima que o giroscópio pode atingir: quanto mais rotações por minuto (RPM) ele atingir, mais força (kg) ele produzirá no braço. Em média, esses dispositivos atingem entre 1.000 e 2.500 RPM, o que se traduz em uma força entre 11 e 23 kg.

Saber o quanto seu giroscópio está funcionando ajudará você a manter um monitoramento preciso do estímulo que seu corpo está recebendo. Não esqueça que este acessório deve ser usado sob a supervisão de um especialista ao realizar funções de reabilitação. Da mesma forma, o peso isométrico não substitui o peso líquido dos halteres.

Cor

Um detalhe menor que, no entanto, deve ser levado em consideração. A cor é uma forma de nos expressarmos e nos identificarmos com o mundo exterior. Por esta razão, o mercado esportivo diversificou a oferta de produtos de acordo com as qualidades cromáticas. É claro que os giroscópios não são estranhos a esta tendência. Nós já falamos sobre o valor agregado das luzes LED.

Da mesma forma, as caixas de giroscópio vêm em diferentes cores para diferentes personalidades: preto, branco, cinza e âmbar são algumas das ofertas mais populares no mercado. Escolha a que mais o motiva a treinar! (Foto da imagem em destaque: inspirada pela luz / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas