Seja para pular o Carnaval, utilizar no material escolar das crianças ou em outras ocasiões festivas, o glitter biodegradável está ganhando cada vez mais força. E, hoje, no ReviewBox Brasil, você encontrará tudo sobre ele.

Desenvolvido como uma alternativa ecologicamente correta, o glitter biodegradável é uma novidade relativamente recente, mas que promete desbancar as versões de plástico e alumínio. Veja mais em nossa análise.

Primeiro, o mais importante

  • Além de biodegradável, esse tipo de glitter também costuma ser natural, sendo possível até encontrar opções veganas.
  • Assim como acontece com o glitter comestível, muitos modelos podem ser ingeridos sem causar danos.
  • Ele é mais fácil de tirar da pele e, por não possuir micropartículas de plástico, não machuca ou causa irritação durante a aplicação.

Você também pode gostar:

Os melhores tipos de glitter biodegradável: Nossas recomendações

O glitter biodegradável é uma ótima opção para festas e para ser utilizado em conjunto com a maquiagem. Veja aqui alguns exemplos que separamos especialmente para você.

O melhor modelo para utilizar no corpo

Produzido com materiais biodegradáveis e completamente naturais, como algas, minerais, óleo de rícino e babosa, essa glitter em forma de pasta é ideal para aplicação no corpo, além de ser rico em vitaminas benéficas para sua pele.

O glitter mais indicado para os veganos

O glitter da Shock vai um passo além, já que ele não é apenas biodegradável, mas também vegano, tornando-o excelente para sua pele. Ele também é hipoalergênico, ou seja, não causa alergia e irritações. E, o melhor, ele ainda conta com um protetor solar com 25 FPS de proteção.

Para quem quer curtir uma festa com consciência ecológica

O glitter da Arielle Morimoto é produzido a partir de um filme biodegradável a base de celulose, não contém ingrediente geneticamente modificados e é 100% vegano e 40% mais macio ao ser aplicado na pele.

Guia de Compra

Para os amantes de maquiagem, ter uma bela coleção de glitters é um verdadeiro desejo. Afinal, o brilho oferecido por eles dá um toque todo especial a qualquer produção.

Pensando nisso, um glitter biodegradável é uma excelente opção, pois além de adicionar um brilho único à sua make, ele é sustentável e não prejudica o meio-ambiente. Para saber como escolher, confira nosso guia.

Imagem de pessoa fazendo maquiagem em criança e utilizando glitter.

É importante conscientizar as crianças desde cedo sobre o impacto que os produtos que utilizamos tem sobre o meio-ambiente. (Fonte: schuetz-mediendesign / Pixabay.com)

O que é o glitter biodegradável?

O glitter, aquele pozinho colorido muito utilizado em maquiagens, fantasias e até mesmo em alimentos, é fabricado normalmente com pequenos pedaços de plástico ou alumínio, tingidos em uma porção de cores.

O grande problema dessas micropartículas é que elas são nocivas ao meio ambiente. É por isso que cada vez mais fabricantes oferecem uma versão biodegradável, que dissolve mais rapidamente em contato com a água.

Natural, ele também pode ser vegano, ou seja, que não utiliza produtos de origem animal em sua fabricação. Todos esses detalhes fazem do glitter biodegradável uma opção muito mais saudável para o planeta.

foco

Você sabia que o glitter tradicional é feito de micropartículas de plástico que não conseguem ser filtradas e acabam diretamente nos oceanos, prejudicando a fauna marinha?

Quais as vantagens e desvantagens do glitter biodegradável?

Como você pôde ver, o glitter biodegradável tem suas vantagens e não perdem em nada aos modelos tradicionais, já que possuem alto poder de brilho e uma ótima durabilidade sem causar danos ao meio-ambiente. Você também pode obter maquiagens incríveis sem prejudicar sua pele.

Porém, é preciso estar atento a algumas desvantagens. Pode ser difícil de retirar da pele, ele custa um pouco mais caro do que os modelos tradicionais e talvez você precise utilizar um produto fixador para ajudar na aplicação.

Vantagens
  • Eles possuem alto poder de brilho e ótima durabilidade
  • Não causa danos ao meio-ambiente
  • Você pode obter maquiagens incríveis com o glitter biodegradável
Desvantagens
  • Pode ser difícil de retirar da pele
  • Ele custa um pouco mais que os modelos tradicionais
  • Pode ser necessário utilizar um produto fixador para aplicação

Como eu posso utilizar o glitter biodegradável?

O glitter biodegradável pode ser utilizado de várias maneiras, mas entre as principais delas, está o uso cosmético. Isso porque ele é muito mais agradável e saudável para nossa pele e você pode aplicá-lo facilmente com o auxílio de um pincel para conseguir efeitos únicos de brilho.

Por ser produzido a partir de produtos naturais, ele também tem sido muito utilizado em alimentos, já que é comestível e pode ser um belo diferencial em doces e bolos.

E, por último, muitas escolas infantis ainda incluem o glitter em suas listas de material escolar. O glitter biodegradável é uma ótima alternativa, pois é mais saudável para seus filhos. Utilizando-o com a cola bastão é possível realizar artes incríveis.

Qual a importância de produtos biodegradáveis para o meio-ambiente?

Conforme estudo, cerca de 236 mil toneladas de microplásticos são lançados nos mares e oceanos por ano.

Estudos recentes identificaram que cerca de 236 mil toneladas de microplásticos são lançados anualmente nos mares e oceanos, e a pior parte é que eles demoram dezenas, às vezes até centenas de anos para se decompor. Isso é altamente prejudicial para o meio-ambiente.

É por isso que cada vez mais as marcas procuram opções biodegradáveis, que se decompõe mais rapidamente e não são nocivos para a fauna e flora.

Além disso, as opções naturais também são ótimas para o consumidor, pois seus produtos têm menor chance de causar alergias, irritações e até mesmo danos mais sérios a saúde.

Imagem de pessoa segurando glitter biodegradável.

Além de biodegradáveis, é cada vez mais comum encontrar o glitter vegano, que não utiliza ingredientes de origem animal. (Fonte: Pexels / Pixabay.com)

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar o glitter biodegradável

Ao longo de nossa análise você pôde entender um pouco mais sobre o glitter biodegradável e como é importante passar a utilizar esse tipo de produto para ajudar na conservação do meio-ambiente.

Mas, antes de realizar a compra, é preciso estar atento a alguns detalhes para encontrar a melhor marca e até mesmo o glitter ideal para cada situação. Então, veja esses critérios que separamos para você.

  • Material
  • Cores
  • Embalagem e Apresentação
  • Formatos

Depois de ler cada um desses tópicos, você estará pronto para utilizar o glitter com a consciência tranquila.

Material

O glitter biodegradável pode ser feito de uma infinidade de produtos naturais. O mais comum é uma película feita a base de algas marinhas. Ele também pode ser feito a partir de resinas naturais, como as obtidas da babosa.

Para obter a cor, muitas marcas utilizam rochas trituradas ou outros pigmentos naturais e que se decompõem rapidamente no meio-ambiente. No caso do glitter vegano, as marcas ainda se preocupam em não utilizar matéria-prima de origem animal.

Para utilizar na pele, em conjunto com a maquiagem, verifique se o produto é hipoalergênico e dermatologicamente testado. E, lembre-se, para cozinhar, procure por um glitter comestível para evitar danos a sua saúde.

Imagem de mão coberta de glitter biodegradável.

O glitter biodegradável não perde em nada, seja em cores vivas ou no brilho. (Fonte: Jimmy Jimmy / Pexels.com)

Cores

Felizmente, o glitter biodegradável não perde em nada quando comparado ao tradicional, principalmente quando se trata de cores. Atualmente é possível encontrá-los em uma enorme variedade, principalmente para o uso cosmético.

Também é possível combinar várias cores, principalmente em fantasias, para obter brilhos únicos e diferenciados. Então, use e abuse de suas cores favoritas.

Embalagem e apresentação

Apesar da versão em pó ou grânulos ser muito comum, atualmente é possível encontrar opções de glitter biodegradável em apresentações variadas, como em gel ou em creme.

As versões em veículos variados são especialmente interessantes para quem deseja utilizar o glitter no corpo, já que não é preciso aplicar outros cremes ou fixadores.

Em relação a embalagem, antes de comprar seu novo glitter biodegradável, é importantíssimo considerar a segurança e capacidade de vedação da mesma, principalmente se você pretende levá-lo na bolsa ou na necessaire. Assim, você evitará o risco de acidentes e inconvenientes.

Imagem de várias embalagens de glitter biodegradável.

Além do glitter, algumas marcas também tem se preocupado em utilizar embalagens mais sustentáveis. (Fonte: rawpixel / Pixabay.com)

Formatos

O glitter biodegradável pode ser encontrado em uma porção de formatos e tamanhos. Embora o mais comum seja o pó, é possível encontrá-los em quadrados um pouco maiores, assim como em formatos mais arredondados.

Eles também são vendidos em formato de estrelas, corações e flores. Então, basta escolher o que mais combina com seu estilo e a ocasião, lembrando-se que quanto maior, maior será o brilho refletido.

(Fonte da imagem destacada: stux / Pixabay.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
47 Voto(s), Média: 4,02 de 5
Loading...