Imagem de um frasco com comprimidos de glucosamina.
Ultima atualização: 17 de outubro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

6Estudos avaliados

56Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a glucosamina, um suplemento indispensável para a formação, lubrificação, preservação e restauração das articulações.

O suplemento pode ser consumido por homens e mulheres de todas as idades, tanto por quem tem pré-disposição ou problemas com as articulações, quanto por quem pratica exercícios físicos de alta intensidade.

Mas antes de incluir a glucosamina em sua rotina, você precisa conhecer todos os benefícios do suplemento e saber como consumi-lo da maneira correta. Essas e outras informações, você encontra neste artigo.




Primeiro, o mais importante

  • A glucosamina tem a função de preservar e restaurar as articulações. O uso contínuo do suplemento previne e trata lesões, combate dores e melhora a qualidade de vida.
  • O suplemento de glucosamina pode ter outros componentes como condroitina, MSM, colágeno e ácido hialurônico. O produto é vendido em comprimidos, cápsulas ou pó.
  • Quando utilizado por atletas e desportistas, a glucosamina oferece força, flexibilidade, mobilidade e conforto para se exercitar. O suplemento também alivia o estresse causado pela atividade física.

Você também pode gostar:

Os melhores suplementos de glucosamina: Nossas dicas

Para ajudá-lo a encontrar o suplemento de glucosamina ideal, separamos os melhores produtos nesta categoria. Entretanto, é essencial buscar as orientações de um profissional.

Ótima opção para restaurar a cartilagem desgastada pelo tempo

No products found.

A glucosamina da Puritan’s Pride fornece as doses diárias recomendadas de glucosamina (1500 mg), condroitina (1200 mg) e MSM (1000 mg).

O produto não só preserva as articulações, como lubrifica e restaura a cartilagem desgastada pelo tempo, impacto ou movimentos repetitivos. O produto é livre de corantes, aromatizantes, conservantes, lactose e açúcares.

Opção para fortalecer e lubrificar as articulações

No products found.

O suplemento da Schiff fornece glucosamina, essencial para a formação da cartilagem das articulações, condroitina, que fortalece e lubrifica as articulações e ácido hialurônico que também ajuda na lubrificação.

Outro componente é o uniflex, complexo mineral que oferece conforto para as articulações. Cada frasco vem com 200 unidades e a dose recomendada é de 2 comprimidos por dia.

Ideal para veganos e vegetarianos

O suplemento da Solgar é um produto completo, pois fornece glucosamina (1500 mg) condroitina (1200 mg), MSM (1500 mg), colágeno (300 mg) e ácido hialurônico (30 mg) em uma porção de dois comprimidos.

Esse produto é ideal para veganos e vegetarianos, pois a composição é 100% natural e o produto é livre de crustáceos. Além disso, a composição é livre de glúten, lactose, açúcares, aromatizantes, corantes e conservantes.

Guia de Compra

Para que serve a glucosamina? Quais são os benefícios deste suplemento? Qual é a dose diária recomendada? Preciso de receita médica para comprar? Tem algum efeito colateral? Onde encontrar? Quanta custa?

Neste Guia de Compra vamos responder a essas e outras perguntas e falar sobre todos os benefícios da glucosamina para a saúde das suas articulações. Boa leitura!

Imagem de um casal caminhando.

O suplemento de glucosamina preserva a integridade das articulações. (Fonte: Pexels / Pixabay)

O que é glucosamina?

A glucosamina é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, através da união da glicose e da glutamina. As funções da glucosamina englobam a formação, manutenção e preservação das cartilagens presentes nas articulações.

O problema é que a produção natural de glucosamina é insuficiente para suprir as necessidades. E com o esforço físico e o decorrer dos anos, a quantidade de glucosamina no organismo diminui ainda mais.

A ausência de glucosamina gera desconforto, dores, rigidez e doenças nas articulações.

Nesse caso, a recomendação é incluir uma suplementação de glucosamina. O suplemento é a melhor alternativa para ingerir a quantidade necessária da substância, preservar a saúde e integridade das articulações.

Geralmente, o suplemento é produzido através da extração de glucosamina de crustáceos, mas hoje em dia você já encontra opções produzidas através de fontes vegetais, uma excelente alternativa para veganos e vegetarianos.

Imagem de uma jovem alongando.

O suplemento de glucosamina é benéfico para homens e mulheres de todas as idades. (Fonte: Nathan Cowley / Pexels)

Quais são os benefícios da glucosamina?

A glucosamina traz inúmeros benefícios para homens e mulheres de todas as idades. O mais interessante é que o suplemento traz resultados em curto, médio e longo prazos.

Prevenção e tratamento de doenças articulares

Antes de falarmos sobre a prevenção e tratamento de doenças articulares, é importante explicar o que são juntas e articulações. As juntas são as áreas onde dois ou mais ossos se unem.

As juntas podem ser fixas, como as do crânio, ou terem mobilidade, o que permite que as pessoas consigam realizar diversos movimentos, essas são chamadas de articulações.

A função primordial da glucosamina é manter as articulações saudáveis e íntegras. Mas o suplemento também é eficaz na prevenção de lesões nas articulações ou agravamento das mesmas.

Imagem de uma pessoa tendo o joelho examinado por um ortopedista.

À curto prazo, o suplemento de glucosamina trata as dores causadas por lesões nas articulações. (Fonte: whitesession / Pixabay)

Para pessoas com pré-disposição genética para doenças articulares como artrite, artrose e reumatismo, o suplemento inibe as enzimas que são responsáveis pela degradação das cartilagens.

A glucosamina também ajuda a prevenir a deterioração do colágeno tipo II, uma proteína essencial para a saúde das articulações. Outro benefício é a retenção do líquido sinovial, essencial na lubrificação das articulações.

Para pessoas que já apresentam quadros de doenças nas articulações, o suplemento é a única maneira de repor os níveis de glucosamina rapidamente. Mas é importante que o suplemento seja indicado para essa finalidade.

O suplemento vai diminuir as dores nas articulações.

O suplemento vai reduzir o processo inflamatório, diminuir o desconforto e dores nas articulações. Outras vantagens são: aumento na síntese de cartilagem e ganho de mobilidade nas articulações.

Além disso, o suplemento atenua a degradação articular acelerada, impedindo/atrasando o processo degenerativo. Outro benefício é que a glucosamina atua na regeneração da cartilagem.

A glucosamina também alivia a inflamação dos discos vertebrais, diminuindo as dores na coluna, ajuda a combater inflamações e dores no nervo ciático (principal nervo dos membros inferiores).

Imagem de uma mulher massageando a coluna de um homem.

A glucosamina também diminui as dores nas costas. (Fonte: whitesession / Pixabay)

Benefícios para pessoas que praticam atividade físicas

Um dos grupos que está mais suscetível a sofrer de problemas articulares são os atletas. E maior parte das lesões sofridas no esporte estão relacionadas ao excesso de atividades físicas.

A maioria das pessoas adquirem lesões nas pernas, pés e tornozelos, que são as áreas mais suscetíveis aos impactos causados pelos exercícios. Geralmente, essas lesões são causadas pela falta de equilíbrio entre o tempo de recuperação pós-treino e a execução de uma nova série de exercícios.

Imagem de uma pessoa massageando os pés de outra.

A região dos pés e tornozelos é uma das mais afetadas pelas lesões articulares adquiridas durante a prática de exercícios físicos. (Fonte: andreas160578 / Pixabay)

É importante ressaltar que as lesões nas articulações vão se acumulando e aumentando com o tempo, causando desconforto, rigidez e dores nas áreas afetadas.

Portanto, para pessoas que praticam exercícios físicos de alto impacto e intensidade, o suplemento se mostra indispensável, afinal, uma das causas da deficiência dessa substância é o desgaste físico.

Com o uso regular do suplemento, você adquire força, flexibilidade, mobilidade e amplitude de movimentos. Dessa forma, você estará protegendo as articulações de lesões degenerativas provenientes de exercícios mal executados.

Imagem de uma mulher correndo.

A glucosamina lubrifica, hidrata, nutre e protege as suas articulações. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Quais outras vantagens possui a glucosamina?

A glucosamina tem outros benefícios além dos citados acima. Um deles, é que a substância contribui para o bom funcionamento dos sistemas circulatório e digestivo.

O suplemento também aumenta as taxas de glutationa no organismo, substância conhecida pela propriedade antioxidante que combate as moléculas que danificam e envelhecem as células.

A glucosamina também tem benefícios estéticos, pois ajuda a manter a pele mais jovem. A substância fornece sustentação, elasticidade e hidratação para a pele do corpo e do rosto.

Vantagens
  • Serve para prevenir, tratar e reparar lesões nas articulações
  • Pode ser enriquecido com outros componentes como condroitina, MSM, colágeno e ácido hialurônico
  • O suplemento pode ser em cápsulas, comprimidos ou pó
  • Pode ser usado por desportistas, atletas e pessoas com pré-disposição à problemas nas articulações
Desvantagens
  • É um suplemento caro
  • Pode aumentar os níveis de glicose no sangue
  • Não é indicado para pessoas com alergia à frutos do mar
  • Poucas opções de origem nacional

Quem pode tomar glucosamina?

O suplemento de glucosamina é indicado para atletas, desportistas, idosos e pessoas com problemas articulares devido a prática de exercícios físicos ou à pré-disposição genética.

Mas antes de aproveitar os benefícios do suplemento de glucosamina, é importante consultar um médico para que o profissional estabeleça a dose e a duração do tratamento de acordo com as suas necessidades.

foco

Para aproveitar ao máximo os benefícios da glucosamina é importante manter uma alimentação adequada, rica em antioxidantes e proteínas. Outras dicas são manter a boa postura e realizar exercícios físicos corretamente.

Qual é a dose diária recomendada de glucosamina?

A dose diária recomendada de glucosamina é 1500 mg, o suficiente para preservar a saúde das articulações, reduzir as dores causadas por lesões articulares e promover mobilidade.

Você pode consumir o suplemento logo pela manhã, de uma só vez, ou fracionar a dose em duas porções. Se ingerido na dose recomendada, o suplemento não tem efeitos colaterais.

Imagem das mãos de um idoso separando comprimidos.

Pessoas idosas também são beneficiadas pelos efeitos da glucosamina. (Fonte: budabar / 123rf)

Todo mundo pode tomar glucosamina?

Nem todo mundo pode tomar glucosamina. É o caso de mulheres grávidas e crianças. Pessoas com diabetes devem tomar certo cuidado, pois a glucosamina pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Se você tem alergia a frutos do mar evite ingerir a glucosamina de fontes animais, pois o suplemento é extraído do exoesqueleto dos crustáceos. Neste caso, procure um suplemento de origem vegetal.

O que é condroitina e MSM?

A maioria dos suplementos de glucosamina tem outras duas substâncias na composição: condroitina e MSM. Vamos falar sobre as características e benefícios dessas substâncias ao longo desta seção.

A condroitina é produzida naturalmente pelo nosso organismo. Essa substância envolve as células e permite o transporte de elementos essenciais no funcionamento do organismo.

foco

Você sabia que a condroitina também está presente na cartilagem e faz parte da composição do líquido sinovial nas articulações, essencial para que os movimentos articulares sejam suaves e indolores.

A substância também tem propriedades anti-inflamatórias, atrasa o desgaste articular e tem capacidade de reter água nas cartilagens, fortalecendo e aumentando a resistência das mesmas.

A suplementação de condroitina é necessária quando há o desequilíbrio entre o catabolismo (quebra das células) e anabolismo (produção de células). Isso acontece quando as cartilagens presentes nas articulações estão desgastadas ou destruídas.

O MSM (metilsulfonilmetano) é um composto natural de enxofre que traz inúmeros benefícios, como o bom funcionamento das articulações (previne lesões), ação anti-inflamatória (trata lesões) e alívio do desconforto e dores.

Outros benefícios são:

  • Hidrata a pele
  • Fortalece as unhas
  • Reduz dores musculares
  • Reduz o tempo de recuperação muscular pós-treino
  • Possui ação antioxidante
  • Protege o organismo contra doenças autoimunes

Quanto custa a glucosamina?

A glucosamina tem um preço mais elevado do que a maioria dos produtos dessa categoria. Você encontra opções a partir de R$ 65, mas a maioria dos suplementos custa acima de R$ 100. Os mais caros chegam a custar até R$ 350.

Onde comprar a glucosamina?

Você encontra a glucosamina em lojas de suplementos esportivos como Magnata Suplementos, Now nutrição esportiva, King Suplementos e Mundo Verde. Se preferir, dá para comprar o produto pela internet, em lojas virtuais como Amazon e Mercado Livre.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de glucosamina

Depois de conhecer os benefícios da Glucosamina, você deve estar animado para incluir o suplemento em seu dia a dia. Mas antes de comprar o produto, confira algumas dicas que separamos para ajudá-lo a escolher o suplemento ideal:

  • Apresentação
  • Substâncias extras
  • Concentração
  • Origem

Vamos explicar cada um dos itens ao longo desta seção

Apresentação

Você encontra o suplemento de glucosamina em diferentes apresentações: cápsulas, comprimidos ou pó. O suplemento em sachês tem boa relação custo-benefício, pois um pacotinho fornece a quantidade necessária de suplemento.

Se for comprar o suplemento em cápsulas, é importante observar a relação entre a dose recomendada e a quantidade de cápsulas por frasco, pois o consumo varia de uma a quatro cápsulas por porção.

Substâncias extras

Os suplementos de glucosamina geralmente contem ingredientes adicionais. Os principais são condroitina e MSM, mas você também encontra produtos enriquecidos com colágeno e ácido hialurônico.

A condroitina fortalece a cartilagem, aumenta a resistência à compressão, estimula o fluído sinovial (para lubrificar as articulações), aumenta a capacidade de amortecimento e melhora o anabolismo.

O ácido hialurônico também auxilia na lubrificação das articulações, pois age como fluido articular. Dessa forma, o movimento das articulações fica mais suave e indolor.

Imagem de uma mulher fazendo pilates.

A glucosamina aumenta a mobilidade das articulações. (Fonte: lograstudio / Pixabay)

O colágeno é uma proteína que compõe os tecidos do corpo. Está presente na pele, cabelo, unhas e nas articulações. O MSM é fundamental para a síntese de colágeno.

Concentração

Se você comprar um suplemento de glucosamina com outros componentes, fique atento à concentração de cada um deles na fórmula:

  • Glucosamina: 1500 mg
  • Condroitina: 200 a 1200 mg
  • MSM: 1000 ou 1500 mg
  • Ácido hialurônico: 3 a 30 mg
  • Colágeno: 300 mg

Origem

Você vai encontrar certa dificuldade em achar suplementos de glucosamina fabricados em território nacional.

A boa notícia é que os suplementos importados são muito bons, pois há um longo histórico de pesquisa para desenvolver o produto e rigoroso controle de qualidade na produção.

(Fonte da imagem destacada: Stevepb / Pixabay)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.