Imagem mostra um close de vários do goji berry desidratados, amontoados sobre uma superfície similar à uma renda.
Ultima atualização: 21 de outubro de 2019

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Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No texto de hoje, falaremos absolutamente tudo sobre o goji berry, o fruto de consumo versátil e que acumula benefícios à saúde e boa forma.

Popular pelo seu efeito rejuvenescedor e emagrecedor, o goji berry é também uma alternativa natural para fortalecer sua imunidade e encorpar seu metabolismo, e melhor, da maneira que melhor se encaixe com sua dieta e sua rotina. No Guia abaixo, veremos seus melhores produtos, seus efeitos, dicas de compra e outras informações valiosas.




Primeiro, o mais importante

  • O goji berry pode ser encontrado - e consumido - em diversas formas: In natura, desidratado, em cápsulas e até em farinha.
  • O consumo máximo indicado do goji berry é de 45 gramas diárias.
  • O goji berry tem um efeito vasodilatador, o que pode ser prejudicial à quem toma medicação de efeito similar. O ideal, independente do caso, é consultar um médico e/ou nutricionista antes de um consumo regular.

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Os melhores goji berries: O ideal para cada situação

Para melhor guiá-lo pelos diversos produtos à base de goji berry, montamos uma lista com não só os melhores do mercado, mas os mais adequados para situação, de nutrição à estética.

O melhor goji berry para emagrecer

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Na farinha “Seca Barriga” da Vitalli, o goji berry é como a cereja do bolo, um adicional importante para um composto de diversas outras farinhas, como linhaça dourada, chia, laranja, limão, e mais, que garantem um alto valor nutricional para quem busca complementar a alimentação, e um bom substituto de refeição para os adeptos de dietas mais intensas.

O melhor goji berry para sua imunidade

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Este produto da Vitgold é como uma bomba vitaminas, combinando goji berry com as vitaminas C e E, além de cromo. Com 60 cápsulas de 700 miligramas cada, este suplemento é uma ótima alternativa para quem busca fortalecer o sistema imunológico e aumentar a disposição no dia a dia.

O melhor goji berry para o dia a dia

O suplemento da Unilife é a melhor opção para quem busca o consumo de goji berry numa base diária. Além das 120 cápsulas de 500 mg, que possibilita o consumo ininterrupto por até quatro meses, sua composição tem uma concentração mais branda de goji berry, a partir de um extrato seco.

Guia de Compra

O goji berry ganha cada vez mais espaço no mercado fitness não só pelos seus benefícios, mas pela sua versatilidade, encontrando em várias formas, e consumido na mesma medida.

Neste Guia de Compra, vamos nos aprofundar nessa diversidade de produtos e consumos do goji berry, falar de seus inúmeros benefícios e fornecer outras informações essenciais para que você determine o produto ideal para você.

Imagem mostra uma mulher parada no meio da via de uma estrada, segurando um punhado de frutinhas nas palmas das mãos.

As formas de consumir o goji berry só não são maiores que seus benefícios. (Fonte: Banter Snaps / Unsplash)

O que é o goji berry?

O goji berry, também conhecido como wolfberry (“fruto do lobo”) no mercado internacional, é um fruto originário de uma árvore asiática, a Lycium barbarum, uma espécie de arbusto cuja produção é majoritariamente chinesa e europeia.

Em sua forma natural, o goji é tem uma aparência similar à de um tomate-cereja ou mesmo de uma cereja. Em seu formato mais consumido, que é desidratado, o fruto fica parecendo uma uva-passa vermelha.

Imagem mostra um dois goji berries ainda no pé, dois pontos de cor em meio à muitas folhas, focadas e desfocadas.

O goji berry é um fruto asiático, e com uma aparência ordinária. (Fonte: apolo12/ Pixabay)

Quais os benefícios do goji berry?

As inúmeras pesquisas sobre o goji berry apontam uma vastidão de benefícios para a saúde, da estética ao bem-estar, da nutrição ao metabolismo, que se listados sem exceções fariam deste guia um rolar de mouse sem fim.

Por isso, trazemos aqui os benefícios mais visados, mais conhecidos e que mais podem impactar seu corpo. A começar com suas propriedades antioxidantes. Rico em aminoácidos, o goji berry tem um efeito rejuvenescedor, anti-inflamatório e ainda fortalece a prevenção ao câncer.

Ele é hipocalórico e sacia o apetite.

Um benefício muito popular, que fez disparar a procura pelo fruto é a perda de peso. Mas calma! Não há nada no goji berry que faça emagrecer. O que acontece é que ele é hipocalórico e sacia o apetite, efeitos que combinados com uma dieta saudável e uma rotina de exercícios, aumentam muito o potencial de seu usuário de afinar a cintura.

Por “fim”, há grande concentração de vitaminas e carotenóides, que trazem melhorias à diversos sistemas do corpo humano, como o ocular, o imunológico, o cutâneo e até ao nervoso.

Característica Benefício
Antioxidante Anticancerígeno, rejuvenescedor, anti-inflamatório
Hipocalórico e saciador Facilita a perda de peso
Vitaminas e carotenóides Melhorias para a visão, pele, imunidade e bem-estar

Goji berry in natura, desidratado, cápsulas ou farinha?

Se os inúmeros benefícios do goji berry o fazem ser muito procurado, suas inúmeras formas de comercialização e consumo o fazem, bom, ser econtrado. No mercado, há quatro “modelos” de goji berry: in natura, desidratado, em cápsulas e em farinha.

O in natura, apesar de ser o consumo mais indicado, é o mais difícil de ser encontrado, pelo menos no mercado brasileiro. São necessárias encomendas em lojas e sites altamente especializados.

O desidratado é o melhor “custo-benefício” do goji berry, com propriedades e experiência (gosto, textura) similares ao in natura, e um consumo versátil, com a possibilidade de adicioná-los a receitas e outras formas como veremos mais para frente.

O goji berry em cápsulas é o mais próximo de uma suplementação alimentar e até de uma medicação. É comum encontrar cápsulas com extrato do fruto e outras vitaminas.

A situação é similar às farinhas, geralmente sem a substância natural, e muito voltadas ao nicho de produtos para emagrecimento.

Imagem mostra uma porção de goji berries desidratados e empratados como petiscos sobre uma superfície de madeira.

O goji berry desidratado, que parece com uma uva passa, é o melhor custo-benefício entre os produtos à base do fruto. (Fonte: josephbunga / Pixabay)

Como consumir o goji berry?

A questão do consumo do goji berry tem dois lados. Um deles é a questão nutricional, de dosagem, que, antes de tudo, deve ser consultada com médico e/ou um nutricionista.

De qualquer maneira, podemos te dar duas informações nesse sentido. A primeira é que, com efeitos energéticos, o goji berry é melhor aproveitado quando consumido durante o dia. A segunda é que a dosagem recomendada é de 45 gramas.

Para o goji berry in natura e para o desidratado, são diversas as receitas. O natural é muito usado em sucos e vitaminas, enquanto o desidratado é usado como a uva-passa, complementando receitas de bolos, pastas e até de petiscos.

Imagem mostra um bowl de açaí com cobertura de morango, amora, aveia, granola e goji berries, que também estão espalhadas na mesma superfície do bowl.

Se tiver a oportunidade, experimente o goji berry com açaí. Uma delícia energizante!. (Fonte: Sambazon / Unsplash)

Goji berry ou cranberry?

O goji berry pertence à um subgrupo informal mas muito conhecido, as superfrutas. São frutos silvestres, de plantio simples e com uma enorme concentração nutricional. O membro mais conhecido deste grupo é o cranberry, e pode gerar certas dúvidas durante sua pesquisa.

O que une goji berry e cranberry, além de sua aparência similar, pequenos e avermelhados, são suas altas ações antioxidantes e seu baixo valor calórico.

O que os diferencia são seus sabores - sendo o cranberry mais doce -, sua forma de consumo - com o cranberry mais comum em sucos e vitaminas -, e os carotenóides, em maior número no goji berry.

Goji berry Cranberry
Classificação Superfruta Superfruta
Consumo Desidratado, complemento de receitas Desidratado, sucos
Destaque Nutrição Sabor

Qual o preço do goji berry?

O goji berry surpreende pelo valor abaixo do esperado de um fruto “da moda” e majoritariamente importado. Você pode encontrar cápsulas a partir de R$ 15, e porções medianas do fruto desidratado por volta dos R$ 60.

foco

Você sabia que o goji berry tem 50 vezesmais vitamina C que uma laranja?

Critérios de Compra: Escolhendo o goji berry ideal

Pois é, com tantas formas, benefícios e consumos diferentes do goji berry, pode ser difícil escolher o melhor produto à base do fruto. Por isso mesmo, mostramos nossa lista exclusiva com critérios práticos e inteligentes para auxiliar a sua compra.

  • Finalidade
  • Rotina e alimentação
  • Contraindicações
  • Dosagem
  • Composição do suplemento

A seguir, falaremos de cada um dos itens, para a sua escolha ser melhor informada e mais adequada para seu consumo e suas necessidades.

Finalidade

O primeiro ponto que você deve pensar antes de escolher o seu goji berry é a finalidade, isto é, o que você deseja atingir com ele. Se você busca maior nutrição em sua alimentação, a melhor opção é o fruto desidratado.

Se você procura diminuir a cintura, há opções próprias e mais baratas de farinhas e cápsulas, por exemplo.

Rotina e alimentação

Se você não tem uma finalidade definida, vale tentar adequar o produto à sua rotina e a sua alimentação. Afinal, de nada adianta ter um goji berry in natura se você mal para em casa para comer. Nesse caso, cápsulas podem ser uma escolha mais apropriada.

Agora, se você sempre come um snack saudável à tarde, durante uma pausa no trabalho ou nos estudos, por que não um goji berry desidratado, quem sabe até num mix de nozes e outras frutas secas? Delicioso e prático.

Contraindicações

As contraindicações devem sempre guiar a sua compra.

Este critério vale não só para escolher entre produtos de goji berry, mas também para validar o consumo do fruto em si. As contraindicações devem guiar a sua compra, especialmente se você toma alguma medicação regular.

Pelo seu efeito vasodilatador, o goji berry não costuma a “conversar bem” com medicamentos de efeito similar, assim como para pressão arterial e diabetes. Grupos de risco também sempre devem ficar de olho, como grávidas e alérgicos.

Dosagem

O critério da dosagem é, no fim, uma questão de informação e custo-benefício. A informação é a consulta, ressaltamos, importantíssima à médicos e especialistas antes de um consumo regular.

O custo-benefício deve vir depois de estabelecida a sua dosagem, e consiste em encontrar o produto que melhor sirva às suas necessidades, por mais tempo e por um melhor preço.

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Composição do suplemento

Por fim, temos a composição do suplemento, que vale, obviamente, para os produtos em cápsula e os farináceos.

O ideal é que o composto seja o mais puro e natural possível, com maior concentração de goji berry e livre de conservantes e outros aditivos artificiais.

(Fonte da imagem destacada: ivabalk / Pixabay)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.