Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o GPS, um dispositivo que serve para indicar a localização do veículo e orientar o melhor trajeto para chegar ao destino desejado.

Embora algumas pessoas achem que o GPS caiu em desuso, por causa dos aplicativos de smartphone que cumprem com a mesma função, a verdade é que esses gadgets possuem excelentes funcionalidades e preços acessíveis.

Mas com tantas opções de modelos e marcas, você pode ficar perdido na hora de escolher o aparelho ideal. Pensando nisso, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre este aparelho. Boa leitura!

Primeiro, o mais importante

  • O GPS funciona através de sinal de satélite, por essa razão você não precisa se preocupar se estiver em uma área remota, sem sinal de telefonia ou internet, pois o dispositivo continuará funcionando.
  • Além da função básica, o GPS pode vir com recursos interessantes como tevê digital, rádio FM, leitor de arquivos multimídia e até com compatibilidade com câmera de ré.
  • Geralmente, o GPS vem com carregador veicular, suporte para o equipamento, manual de instruções e certificado de garantia. Alguns modelos vêm com câmera de ré.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores modelos de GPS

Se você quer comprar um GPS, saiba que vai encontrar uma grande variedade de modelos à venda no mercado. Esses aparelhos variam quanto às funcionalidades, tamanhos, formatos e preços.

Para ajudá-lo a escolher o modelo ideal, selecionamos alguns dos melhores aparelhos à venda para que você possa analisar e comparar qual deles é o GPS perfeito para o seu automóvel.

1º – GPS Automotivo GO TomTom

O GPS automotivo Go da TomTom é um modelo completo, pois possui mapas do Brasil e do mundo com atualizações gratuitas. Outro diferencial é a conexão com o smartphone via Bluetooth, que serve para mostrar o tráfego em tempo real e indicar radares e câmeras de trânsito.

O aparelho possui tela sensível ao toque com 6 polegadas, memória interna de 8 GB, leitor de cartão SD e interface intuitiva em diversos idiomas. O GPS vem com suporte para fixá-lo ao painel do carro.

2º – GPS Discovery Channel Aquarius

O GPS Discovery Channel da Aquarius possibilita a visualização dos mapas em gráficos 3D, possui sistema operacional Windows, ferramenta de busca inteligente e software com a primeira atualização gratuita. Outro recurso interessante é a câmera de ré que acompanha o GPS.

O aparelho também possui alto-falante integrado, TV digital, calculadora e reprodutor de arquivos nos formatos MP3 e MP4. Este modelo possui entrada para fone de ouvido, cartão de memória e conexão USB.

3º – GPS Tracker III Multilaser

O GPS Tracker III da Multilaser é um modelo moderno: possui tela de LCD com sete polegadas, alto-falante embutido e TV digital (por isso o aparelho possui uma antena externa).

Outro diferencial, é que este aparelho vem com câmera de ré, que vai ajudá-lo a fazer manobras perfeitas, evitando obstáculos, danos no para-choque e possíveis colisões. Durante a manobra, a tela do GPS transmite as imagens.

4º – GPS Automotivo Drive 51 Garmin

O GPS Drive 51 da Garmin tem como diferencial a ferramenta “alertas de condução”, que notifica o motorista sobre curvas acentuadas, mudanças de velocidade, cruzamentos de ferrovia, travessias de animais, zonas escolares etc.

Outro recurso interessante é o “Real Directions”, que dá instruções fáceis de entender, cita os nomes de ruas e avenidas e dá pontos de referência rapidamente localizáveis. A tela tem 5 polegadas e possui boa visibilidade.

Guia de Compra

Viajar com a família ou amigos é sempre divertido. O que ninguém gosta é de se perder em uma estrada ou cidade desconhecida, dando voltas e mais voltas até a paciência (ou a gasolina) acabar.

Para evitar esse tipo de transtorno e deixar seu caminho ainda mais seguro, vale a pena investir em um GPS. Quer conhecer todas as características e funcionalidades deste gadget? Leia este Guia de Compra.

Imagem de um casal viajando.

Com um GPS no carro, você viaja tranquilo e em segurança. (Fonte: gstockstudio / 123RF)

O que é um GPS?

GPS é a abreviação de Global Positioning System, que em português significa Sistema de Posicionamento Global e indica uma tecnologia de localização e navegação baseada em sinais de satélite, transmitidos para o GPS.

Entre as funcionalidades de um GPS podemos mencionar: instruções de direção, indicação de radares e câmeras de trânsito, notificação de velocidade máxima permitida, entre outras.

Se por algum motivo você desviar a rota ou seguir por um caminho errado, o GPS recalcula a rota automaticamente e traça um novo trajeto para você chegar ao local desejado.

Imagem de um rapaz dirigindo.

Com um GPS você consegue estimar o tempo que levará até chegar ao destino. (Fonte: facundowin / Pixabay)

Você pode configurar algumas rotas usadas com frequência como o endereço da sua casa, faculdade ou trabalho. Alguns aparelhos são capazes de deixar programadas até dez rotas.

Quais são as vantagens de ter um GPS?

O GPS tem vários recursos interessantes:

Alertas de condução: o GPS fornece alertas que incentivam uma direção mais segura e aumentam a consciência situacional. Podemos destacar:

  • Alertas de curvas acentuadas
  • Notificações de mudanças de velocidade
  • Cruzamentos de ferrovia
  • Travessias de animais
  • Zonas escolares
  • Notificações de radares e câmeras de trânsito
  • Aviso de fadiga, que sugere possíveis áreas de descanso quando você estiver dirigindo há muitas horas.

Tela touchscreen: esses aparelhos possuem tela sensível ao toque, o que facilita o manuseio do aparelho durante o trajeto. Alguns modelos possibilitam que você escolha se deseja usar o aparelho na vertical ou horizontal.

Alto-falante: todas as direções dadas pelo GPS são informadas por um alto-falante. Você pode configurar se deseja ouvir uma voz masculina ou feminina. Alguns modelos contam com comando de voz.

Atualizações gratuitas: alguns modelos de GPS possuem atualizações de software sem custo adicional. Essas atualizações servem para renovar os mapas e localizar novos radares e câmeras de trânsito.

Aviso de zona escolar: emite uma notificação sempre que o veículo estiver próximo dessas áreas, dessa forma você pode diminuir a velocidade para evitar acidentes.

Compatibilidade com câmera de ré: alguns modelos são compatíveis com câmera de ré que permite ver os obstáculos no caminho pelo visor do GPS. A câmera pode acompanhar o aparelho ou ser adquirida separadamente.

Indicação de locais nas proximidades: com o GPS você pode consultar sugestões de restaurantes, lanchonetes, hospedagens, postos de gasolina, lojas e pontos turísticos no trajeto e destino.

Vantagens
  • Você encontra modelos para carro e motocicleta
  • Não precisa de sinal de telefonia e internet para funcionar (recebe sinais de satélite)
  • Quando estiver sem bateria, pode ser carregado na tomada do próprio veículo
  • Alguns aparelhos oferecem atualizações de software sem custo adicional
  • Alguns aparelhos oferecem atualizações de software sem custo adicional
  • Acompanha suporte para fixação no veículo
Desvantagens
  • Alguns modelos têm atualizações pagas
  • A maioria dos modelos não indica a situação do trânsito
  • Alguns modelos não indicam radares e câmeras de trânsito

Qual é o melhor lugar para instalar o GPS?

O ideal é colocar o GPS do lado esquerdo do motorista, o mais próximo possível do painel e do espelho retrovisor e sempre abaixo da linha dos olhos do condutor.

Também é importante estar atento à fixação. Se ocorrer uma colisão e o GPS estiver mal instalado, ele pode ser lançado de encontro ao rosto de algum dos passageiros e causar lesões graves ou permanentes.

Imagem de uma pessoa dirigindo.

Se preferir colocar o GPS no meio, certifique-se de instalá-lo abaixo da linha dos olhos. (Fonte: Jaromír Kavan / Unsplash)

Quais são as características de um GPS para moto?

Se você estiver procurando um GPS para moto analise se o aparelho é feito com materiais resistentes e à prova d’água. Também é importante avaliar como é a visualização da tela na luz do sol e no escuro.

Dê preferência para os modelos próprios para moto, pois além do suporte ser diferente, é importante que o dispositivo possa ser carregado na própria moto (mas procure por um modelo em que a bateria seja de longa duração).

GPS ou aplicativo de localização: Qual é a melhor escolha?

De uns anos para cá, muitas pessoas deixaram de comprar ou até mesmo usar seus aparelhos de GPS por preferirem usar um aplicativo de localização, mas será que essa troca vale a pena?

Apesar de entregar um bom serviço, com mapas e informações atualizados em tempo real, usar o aplicativo como única forma de localização não é recomendado, pois, para funcionar, o software precisa de sinal de internet e da rede de telefonia móvel.

Imagem de um smartphone sendo usado como GPS.

Apesar de ser uma alternativa ao GPS, o aplicativo de localização do smartphone tem algumas desvantagens. (Fonte: DariuszSankowski / Pixabay)

Com o GPS você nunca vai correr o risco de ficar perdido por aí, pois o dispositivo capta sinais de satélite. Além disso, se você usa esses serviços com frequência, o ideal é que você procure um aparelho próprio para essa finalidade.

Além disso, o smartphone tem algumas desvantagens: o tamanho da tela muitas vezes não permite visualizar o trajeto de maneira completa, o volume é mais baixo e o consumo de bateria é muito alto.

O GPS possui tela maior, bateria com maior durabilidade, não depende de sinal de telefonia e internet, tem muitas funcionalidades interessantes e bom custo-benefício.

GPS Aplicativo de localização
Diferencial Não vai deixá-lo na mão por falta de sinal ou bateria fraca É eficaz e gratuito
Captação de sinal Via satélite Torres de telefonia móvel
Vantagens Além de indicar a rota, tem diversas funcionalidades voltadas ao entretenimento Indica a situação do trânsito em tempo real
Desvantagens Não indica a situação do trânsito Consome bateria, plano de dados e depende do sinal de telefonia do smartphone

Quanto custa?

Nos últimos anos, os preços dos aparelhos de GPS caíram bastante. Hoje em dia, o consumidor encontra opções muito completas a preços bastante acessíveis.

Os modelos mais baratos custam entre R$180 e R$300. Os aparelhos intermediários costumam ser um pouco mais caros, a maioria das opções custa em torno de R$500. Os modelos premium custam entre R$1100 e R$3200.

Onde comprar?

Você encontra diversos modelos de GPS em lojas de artigos automotivos. O aparelho também é vendido em lojas de departamento como Magazine Luiza, Casas Bahia, Lojas Americanas, entre outras.

Uma alternativa interessante é comprar o GPS pela internet. Além de encontrar bastante variedade de modelos, marcas e faixas de preços, você pode ler as avaliações de outros consumidores e, dessa forma, fazer uma escolha segura. Nossa sugestão é que dê uma olhadinha na Amazon.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de GPS

Dirigir pelas grandes cidades nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, há uma infinidade de ruas, avenidas, cruzamentos e bairros. Com tantos endereços, qualquer motorista precisa de auxílio na hora de guiar um automóvel.

A melhor solução neste caso, é investir em um GPS. Essa categoria amadureceu nos últimos anos, ou seja, conseguiu agregar funcionalidades e reduzir preços, o que faz deste um excelente momento para investir no aparelho.

Para escolher o modelo ideal, você deve analisar e comparar algumas características, listamos as principais abaixo:

  • Interface
  • Mapas
  • Tamanho da tela
  • Funcionalidades
  • Memória interna

Vamos explicar cada um desses itens ao longo da seção.

Interface

Quando for comprar um GPS analise a interface de navegação do dispositivo. O ideal é que os ícones sejam relativamente grandes, para facilitar a visualização. A tela deve ser sensível ao toque, de modo que você não precise utilizar a canetinha digital para navegar.

Outra característica fundamental é a ferramenta de orientação por voz, ou seja, quando o aparelho narra a direção a ser tomada para chegar ao local desejado. Essas características fazem com que o motorista não desvie a atenção enquanto dirige.

Mapas

Muitas pessoas não sabem, mas verificar quais são os mapas presentes no aparelho de GPS pode ser um critério de compra bastante importante se você pretende viajar de carro por países do exterior.

Alguns modelos só têm o mapa do Brasil, mas a maioria tem os mapas de alguns países da América do Sul como Argentina, Uruguai e Chile. Alguns modelos contam também com o mapa dos Estados Unidos.

Embora sejam um pouco mais difíceis de encontrar, alguns modelos de GPS são ainda mais completos e têm mapas do mundo inteiro. Mas se sua escolha for por um aparelho mais simples e você precisar de mapas adicionais, pode comprá-los ou baixá-los pelo computador.

foco

Fique atento […] enquanto a maioria dos fabricantes oferece atualizações gratuitas, alguns oferecem de um a doze meses de atualizações gratuitas, mas depois começam a cobrar tarifa para manter os mapas atualizados.

Tamanho da tela

Quando for escolher um GPS observe o tamanho da tela do aparelho. A maioria dos modelos têm tela de 4,3 polegadas, mas você também encontra algumas opções com 5, 6 ou 7 polegadas.

Dica: os modelos com tela de 5 polegadas são os mais procurados, porque este tamanho é considerado o ideal, afinal, você consegue visualizar as informações com facilidade e o aparelho ocupa pouco espaço.

Imagem de um GPS.

Compre um GPS em tamanho proporcional ao painel do seu veículo. (Fonte: Waldemar Brandt / Unsplash)

Funcionalidades

O GPS pode vir com algumas funcionalidades que vão muito além de direcionar o caminho do condutor e servem para entreter e distrair a família durante percursos mais longos ou engarrafamentos.

  • Tevê digital e Rádio FM: vai mantê-lo entretido durante aquele trânsito chato ou viagem longa. (Observação: aparelhos com essas funcionalidades apresentam antena externa).
  • Leitor de Micro SD, e-Book, MP3 e MP4: como esses leitores de mídia, você pode abrir arquivos de texto, áudio, vídeo e imagem durante a viagem, sem alterar a funcionalidade principal do aparelho.
  • Câmera de ré: essa ferramenta vai ajudá-lo a realizar manobras perfeitas, evitando danos no para-choque do veículo e possíveis acidentes. Aparelhos com essa funcionalidade podem acompanhar a câmera, mas em alguns casos ela deve ser adquirida separadamente.
  • TripAdvisor: esse recurso serve para sugerir as melhores hospedagens, restaurantes e atrações ao longa da rota ou no seu destino. O mais bacana é que você consegue acessar a avaliação de outros viajantes sobre tais locais.
  • Tráfego ao vivo: essa funcionalidade pode ser bem interessante para evitar congestionamentos. Para utilizar a ferramenta, o GPS precisa estar conectado a um smartphone com acesso à internet.
  • Chamada via Bluetooth: alguns modelos são capazes de se integrar com a interface do smartphone e possibilitar o acesso à lista de contatos e realizar ligações.

Memória interna

Assim como qualquer outro dispositivo eletrônico, o GPS tem software, sistema operacional e memória interna. Quanto melhor o conjunto dessas funcionalidades, mais legal será sua experiência com o dispositivo.

A memória interna é responsável por armazenar os mapas offline, salvar as rotas programadas, os pontos de interesse e outras informações importantes. Você encontra modelos com 2, 4 ou 8 GB.

foco

Se quiser armazenar mais informações na memória do GPS, procure um modelo com slot para cartão de memória.

(Fonte da imagem destacada: Mike Bird/Pexels)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
43 Voto(s), Média: 4,05 de 5
Loading...