Grama verde.
Ultima atualização: 7 de novembro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

42Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar da grama sintética, um revestimento que é cada vez mais usado tanto em campos esportivos, quanto no paisagismo e na decoração de interiores.

Prática e versátil, a grama artificial é uma ótima alternativa para quem não pode ou não quer gastar com a manutenção da grama natural. Mas, por conta da variedade, é importante que você saiba como escolher a melhor grama sintética de acordo com o seu objetivo.




Primeiro, o mais importante

  • A grama sintética é um revestimento alternativo ao gramado natural, ideal para quem está em busca de opções mais econômicas e duradouras.
  • Versátil, a grama sintética pode ser instalada em ambientes externos ou internos, como playgrounds, lojas, salões de festa, quadras de esportes, terraços, varandas, bordas de piscinas e áreas decorativas.
  • Existem variações na altura, comprimento e material de fabricação.

Você também pode gostar:

Melhores gramas sintéticas: a opção ideal para cada ambiente

Na hora de comprar a grama sintética, é claro que você vai escolher a que melhor se adequada ao seu espaço e objetivo. Sabendo disso, os fabricantes apostam em opções variadas, especialmente no que se refere à metragem. Por isso, selecionamos para você as melhores gramas sintéticas disponíveis no mercado. Veja:

A opção ideal para espaços reduzidos

A grama sintética SoftGrass tem 12mm de espessura e dimensão de 2m x 1m. Na cor verde, essa opção é indicada para ser usada em playgrounds, jardins e até em varandas. Feita de 100% Polietileno Virgem, essa grama sintética possui proteção Clean Fresh, anti bactérias, e não propaga fungos.

A melhor grama sintética para áreas externas

Essa Softgrass é uma grama sintética que mede 2m x 10m, ideal para ambientes amplos. Com 12mm, ela pode ser utilizada tanto em áreas externas quanto internas. Além disso, essa grama, que é feita de 100% Polietileno Virgem, possui proteção contra bactérias e fungos.

O modelo mais versátil de todos

A grama sintética decorativa da Brasilgrass possui 12mm de altura e mede 2m x 3,5m, totalizando 7m². Confeccionada com fibras do tipo fibriladas 100% polietileno, essa opção possui proteção contra raios ultravioleta UV, é antifúngica e antibactericida. Pode ser usada em eventos curtos e integrada a projetos de paisagismo, permitindo mesclar vasos e plantas naturais.

Guia de Compra

Pode até parecer simples escolher a melhor grama sintética. Mas o fato é que existem algumas variações entre os modelos que podem influenciar no resultado final.

Para ajudar você a fazer o investimento correto, criamos este Guia de Compra com as informações mais importantes sobre a grama sintética.

Crianças correndo na grama.

A grama sintética é ideal para ser usada em playgrounds.(Fonte: Cathy Yeulet/123rf.com)

Grama sintética: O que é e quais são as vantagens?

A grama sintética é um revestimento artificial que imita a grama natural. Constituída por uma base plástica e permeável, a grama sintética possui fios que podem ser feitos de polietileno, de polipropileno ou de nylon.

Por isso, além de parecer esteticamente com a grama natural, a versão sintética ainda é mais durável, econômica e requer menos manutenção.

Não à toa esse revestimento é largamente utilizado em gramados esportivos de todo o mundo. Mas o fato é que a grama artificial está cada vez mais sendo usada nos mais diversos ambientes, tanto externos quanto internos.

 Rolo de grama sintética.

A grama sintética é prática, segura e durável. (Fonte: Yuriy Chertok/123rf.com)

Ao contrário da grama natural, que não pode ser plantada em qualquer local, já que precisa de luz solar, irrigação, poda e etc, a grama sintética pode ser instalada em qualquer ambiente.

Sem contar que a versão artificial também dispensa cuidados como rega e poda, e ainda é fácil de limpar.

Outra vantagem desse tipo de revestimento é a segurança que ele oferece. Afinal, a grama sintética é produzida com material antiderrapante, que ajuda a absorver impactos; e possui proteção contra fogo.

A grama sintética dura, em média, 5 anos.

Além disso, como é resistente à chuva e ao sol, a grama sintética não sofre alteração de cor, e ainda é antialérgica. Sem contar na grande vantagem que é a sua alta durabilidade. O fato é que a grama sintética dura, em média, 5 anos.

Por isso, se você quiser um gramado sempre verdinho, mesmo que seja em uma pequena área de sua casa, como na varanda, por exemplo, a grama sintética é a escolha certa.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da grama sintética:

Vantagens
  • Imita a grama natural
  • Antiderrapante
  • Antialérgica
  • Tem proteção contra o fogo
  • Não sofre alteração de cor
  • De fácil manutenção
  • Durável
  • Pode ser usada interna e externamente
Desvantagens
  • É artificial

Onde você pode instalar a grama sintética?

Quando falamos em grama sintética, provavelmente a primeira imagem que vem à cabeça, são os gramados de futebol.

Mas, como vimos, uma das vantagens da grama artificial é que ela pode ser utilizada tanto em ambientes internos como externos e, principalmente, com efeito decorativo.

De fato, a grama artificial é bastante utilizada em jardins externos, por conta da sua praticidade e pela economia na instalação e na manutenção.

foco

Você sabia que o primeiro gramado sintético foi instalado em 1965, no Estádio Astrodome, em Houston, Texas, nos Estados Unidos?

A grama sintética começou a ser usada nos campos de futebol americano e beisebol para compensar problemas climáticos.

Mas é cada vez mais comum ver a grama sintética compondo os jardins de inverno e a decoração de interiores, tanto de casas quanto de apartamentos.

Em apartamentos por exemplo, a grama sintética traz um pouco da beleza do verde, seja na varanda ou mesmo em algum cômodo, como no quarto das crianças, por exemplo.

Outra opção é utilizar a grama sintética como tapete e até mesmo como decoração de paredes.

O fato é que a utilização da grama sintética está liberada para qualquer ambiente. Basta usar a criatividade e seguir alguns cuidados durante a instalação, como veremos logo mais nesse artigo.

logo

O fato é que a utilização da grama sintética está liberada para qualquer ambiente. Basta usar a criatividade e seguir alguns cuidados durante a instalação, como veremos logo mais nesse artigo.

Como escolher a grama sintética de acordo com o objetivo de uso?

Dependendo de onde você deseja colocar a grama sintética é preciso levar em conta alguns fatores como por exemplo, a maciez, a altura dos fios, o conforto e a eficiência.

Veja a seguir as dicas dos especialistas de como escolher a grama sintética de acordo com o seu objetivo:

Para esporte

A grama sintética utilizada para fins esportivos precisa suportar uma grande carga de impacto. Por isso, o ideal é optar por um gramado artificial com maior densidade.

Detalhe de grama de um campo de futebol.

Além de muito usada em campos de futebol, a grama artificial é uma opção de decoração de casas, jardins e áreas de lazer em empresas.(Fonte: sferrario1968/Pixabay.com)

Para paisagismo e design de interiores

Recomendada para jardins internos e externos, a grama sintética utilizada no paisagismo costuma ter suas fibras um pouco mais compridas, justamente para ficarem mais vistosas.

Além disso, a grama sintética pode ser combinada com a vegetação natural presente no local ou ainda ser utilizada para criar um cômodo aconchegante e moderno dentro da residência ou do escritório.

Para uso recreativo

A grama artificial também é ideal para ser usada no piso de playgrounds, brinquedotecas ou outros espaços para crianças.

Como sua textura é macia e antiderrapantes, isso permite que as crianças possam brincar livremente, com segurança já que até possíveis quedas acabarão sendo amortecidas.

A dica aqui é escolher uma grama sintética que tenha cerdas mais curtas que permitem uma higienização mais fácil.

Posso aplicar a grama sintética em qualquer piso?

Apesar de ser versátil e poder ser aplicada em qualquer tipo de ambiente, o fato é que você precisará de atenção com relação à superfície onde a grama sintética será colocada.

Isso porque esse tipo de revestimento precisa de uma base para ser instalado. Sendo assim, de acordo com especialistas, o ideal é que a grama sintética seja instalada sobre um piso, contra piso, lajota, cerâmica, pedra lisa ou piso asfáltico.

Grama artificial apilada

A grama artificial também é ideal para ser usada no piso de playgrounds. (Fuente: Kryvosheieva/ 123rf.com)

Além disso, você pode estar se perguntando se há necessidade de se preocupar com o sistema de drenagem da grama sintética. A boa notícia é que esse revestimento já vem com um sistema de escoamento que impede o acúmulo de água em sua superfície.

Ainda assim, se você for instalar a grama sintética em áreas externas, é importante que você verifique e considere a drenagem de água do próprio piso sobre o qual a grama sintética será colocada. Nesse caso, uma simples caneleta lateral ou ralo resolvem a questão.

Como limpar e realizar a manutenção da grama sintética?

Como vimos, a limpeza e a higienização da grama artificial é um dos grandes benefícios desse revestimento, já que o processo é simples e menos trabalhoso se comparado à grama natural.

E o fato é que, se você realizar a manutenção da grama artificial com frequência você pode aumentar ainda mais a vida útil do revestimento.

Você pode fazer isso escovando regularmente a grama sintética. Para tanto use uma escova ou vassoura de cerdas largas e com dureza média. Já para limpar a grama sintética, confira a seguir um passo a passo:

  • Aplique a água sanitária para remover eventuais sujeiras e manchas mais persistentes.
  • Utilize a água para remover o agente limpante e, depois, aplique o sabão neutro. Use a água para retirar o sabão da grama.
  • Com rodo macio, retire o excesso de água da superfície.
  • Passe um pano seco para finalizar ou deixar o gramado secar à sombra.

Quanto custa a grama sintética e onde você pode comprar?

O preço da grama sintética pode variar bastante e vai depender da marca fabricante, da espessura e do tamanho do rolo que é vendido por metro quadrado.

Recomendamos que você compre a grama sintética em lojas online, como a Amazon Brasil.

Em geral, você vai encontrar a grama artificial custando entre R$35 e R$1mil. Para comprar, você pode optar por lojas especializadas, de departamento e até grandes redes de supermercados como Ponto Frio e Lojas Americanas.

Mas, ainda assim, nós recomendamos que você compre a grama sintética em lojas online, como a Amazon Brasil. Além de comprar do conforto de casa, você ainda terá a vantagem de poder escolher entre uma variedade maior de marcas.

Critérios de compra: o que observar antes de escolher a grama sintética

Pronto, agora você já sabe quais são as vantagens da grama sintética, como é fácil de usá-la na sua decoração e como mantê-la. O próximo passo é escolher a melhor opção em meio a tantas gramas sintéticas à venda.

Para garantir que você fará o melhor investimento, é importante que você leve em conta alguns critérios. E nós listamos a seguir os principais deles. Veja:

A seguir, nós vamos explicar para você como analisar cada um desses fatores.

Tipo de fio

Na hora de comprar a grama sintética você pode se deparar com termos que podem lhe confundir, como fibrilada e crimp. Mas esses termos, que definem o tipo de fio da grama sintética, têm muita influência no efeito que você quer dar ao ambiente.

Por isso, veja a seguir as características dos três principais tipos de grama artificial de acordo com os fios.

  • Grama sintética fibrilada: Aqui os fios da grama têm riscos em toda a sua extensão, parecendo fibras. Por isso, se parecem mais com folhas, e se aproxima esteticamente do aspecto da grama natural.
  • Grama sintética crimp: Esse é um tipo de grama no qual os fios são retorcidos. Assim, essa grama sintética fica mais compacta e, por isso, é usada em campos de futebol ou para a prática de exercícios físicos.
  • Grama sintética com fita plana: Essa grama conta com fios lisos, sem fibras nem formato retorcido. Por isso, seu aspecto acaba sendo mais artificial.
Grama em jardim com casa ao fundo.

A grama sintética é uma ótima alternativa para quem quer baixo custo de manutenção. (Fonte: ArtisticOperations/ Pixabay.com)

Espessura

Em seguida, é importante que você considere a espessura da grama sintética, fator esse que terá relação direita ao objetivo de uso do revestimento.

Quanto mais alto forem os fios, mais confortável a grama será ao toque. Em geral, a espessura da grama sintética pode variar entre 5mm e 30mm.

Mas nós vamos citar os cinco principais tipos de grama sintética que se diferenciam com relação à espessura:

  • 12 mm: Essa espessura é considera curta e é ideal para gramas sintéticas que serão instaladas em playgrounds, escolas, parques urbanos, condomínios residenciais e centros comerciais.
  • 15 mm: Com fios retorcidos, essa espessura é recomendada gramas sintéticas para áreas esportivas, como quadras de tênis, futebol e minigolfe.
  • 20 mm: A grama sintética cujos fios tem essa espessura, geralmente são fios lisos, o que é ideal para superfícies decorativas. Confortável, pode ser usada em brinquedotecas, ambientes externos e etc.
  • 30 mm: Com aparência muito próxima ao gramado natural, a grama sintética de 30mm é indicada para jardins externos.

Tamanho do rolo

Outro fator que você deve observar é a metragem do rolo, já que a grama sintética é vendida por metro quadrado (m²).

Por isso, é preciso que você calcule a área onde irá instalar a grama artificial. Para tanto, basta multiplicar a largura pelo comprimento do local.

Além disso, recomendamos que você sempre compre 10% a mais do tamanho medido, caso você precise realizar cortes.

Tons de verde

Por fim, fique atento, pois existem gramas sintéticas com uma única cor ou com duas cores.

Os modelos com duas cores são os mais realistas, já que contam com uma mistura do verde com a cor palha, o que gera um efeito mais aproximado da cor da grama natural.

(Fonte da imagem destacada: MabelAmber/Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.