Grill elétrico numa mesa de madeira com carnes, pães e pimentões sendo preparados. Na mesa também existe uma jarra e um copo com bebida.
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

42Comentários coletados

Cada dia mais surgem aparelhos domésticos para facilitar tarefas do dia-a-dia como cozinhar. Hoje as refeições rápidas fazem parte da rotina e contar com o grill elétrico pode fazer com que você se alimente de modo mais saudável.

De diversos formatos e modelos, esse produto traz praticidade para a preparação de receitas com carnes, legumes e até frutos do mar. No nosso artigo você confere todos os detalhes sobre esse eletrodoméstico. Acompanhe!




Primeiro, o mais importante

  • O grill elétrico tem formato compacto, composto por chapas antiaderentes e um recipiente removível para coletar óleo. Seu diferencial é produzir receitas mais saudáveis, sem o excesso de gordura.
  • Carnes, legumes, peixes e até frutos do mar podem ser preparados com a ajuda de um grill. Cada alimento exigirá níveis de temperatura diferentes para a realização.
  • Você pode encontrar modelos diferentes de grill elétrico no mercado, mas nunca se esqueça de observar às especificidades técnicas do aparelho como o tipo de chapa, funções e recursos extras disponíveis antes de adquirir.

Melhores modelos de grill elétrico: nossas recomendações

O grill é um aparelho que combina com a decoração de qualquer cozinha. De formato compacto, várias versões deste produto são encontradas no mercado por bom custo-benefício. Listamos os melhores modelos para você:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre grill elétrico

Apesar de ser um eletrodoméstico popular por ser ideal para preparar receitas mais saudáveis, as dúvidas sobre o grill elétrico são frequentes. Para te explicar tudo sobre esse aparelho, preparamos o guia a seguir:

Grill elétrico em uma mesa de madeira sendo usado para a preparação de legumes, carnes e frutos do mar.

Mesmo na correria da rotina diária, você pode comer de forma mais saudável com o auxílio de um grill elétrico. (Foto: photogrim1/ Pixabay)

O que é o grill elétrico?

Muitas pessoas podem confundir o grill elétrico com outros aparelhos, como sanduicheiras ou frigideiras, entretanto as funções de cada um desses eletrodomésticos são diferentes na cozinha.

O grill elétrico é antiaderente e prepara receitas sem gordura.

Geralmente, o grill elétrico é um equipamento compacto formado por chapas com revestimento antiaderente, onde os alimentos são preparados, além de conter uma bandeja removível para coletar a gordura usada no processo.

Outro aspecto interessante sobre o grill é que ele tem um controlador de temperatura, possibilitando ao usuário adequar os graus de acordo com os tipos de alimento e a forma de preparação da receita.

Quais são os tipos de grill elétrico?

Os diferentes modelos de grill elétrico podem ser classificados de acordo com várias características, mas vamos explicar aqui as variações entre os formatos com chapa dupla ou uma só. Veja quais são:

  • Grill de chapa dupla: Modelos comuns muito parecidos com sanduicheiras. São ideais para prepararem carnes e legumes de modo mais rápido, pois cada chapa aquece por igual, acelerando o processo.
  • Grill com uma chapa: Os formatos são semelhantes às panelas de ferro e podem ou não ter tampa. A chapa é apenas na parte inferior e grelham os alimentos de modo mais lento. Com a tampa o processo pode ser acelerado.

O que pode ser preparado no grill elétrico?

O grill serve para grelhar carnes, frutos mar, legumes e frutas ou ainda realizar receitas elaboradas como panquecas, sanduíches ou churrascos. Na tabela especificamos as orientações para preparar alguns desses alimentos:

Tipos de alimentos Modo de Preparo
Carnes Bovina, suína, aves, peixes e linguiça"> Colocar a carne apenas quando o grill estiver muito quente. Grelhar completamente um lado para virar ao outro depois.
Legumes Batatas, pimentão, abobrinha, cogumelo e cenoura Grelhe os legumes em pedaços, quanto mais fino, mais rápida será a preparação. ">
Queijos Coalho Devem ser empanados com ovo e farinha para não desmanchar
Sanduíches Misto quente, hamburguer É preferível usar um grill com prensa superior

Vale lembrar que para cada alimento é exigido um nível diferente de temperatura. Na sequência, separamos uma receita popular com batatas, que pode ser feita no grill elétrico, para você aprender:

Qual a diferença entre o grill elétrico e a sanduicheira?

Mesmo que o grill e a sanduicheira aparentemente sejam muito parecidos, cada um dos equipamentos trazem especificidades para a preparação de determinado tipo de alimento. A principal diferença está na temperatura alcançada.

Enquanto o grill atinge níveis mais altos para preparar ingredientes como carnes, legumes e outros tipos de alimentos, as sanduicheiras são específicas para fazer lanches e derreter queijos e presunto.

Também existe diferença no tamanho do produto, quase sempre o grill é maior por preparar pratos para mais pessoas. Entretanto, é possível encontrar modelos no mercado que reúne os dois dispositivos em um único aparelho.

Vantagens e desvantagens do grill elétrico: quais são?

Você já sabe que o grill traz muitas facilidades para a sua rotina no dia-a-dia, mas você sabe quais são esses benefícios? Listamos na tabela a seguir os principais pontos positivos e negativos de adquirir esse produto, confira:

Vantagens
  • Preparar refeições saudáveis, sem excesso de gordura
  • Facilidade de limpeza e manuseio
  • Usar como item de decoração na mesa de jantar
  • Prepara diferentes tipos de alimentos
  • Oferece praticidade na cozinha
Desvantagens
  • Modelos de baixo custo podem demorar mais na preparação dos alimentos
  • Nem todos os formatos são ideais para preparar todos os tipos de alimentos
  • Podem ser frágeis
  • Algumas versão não tem chapa antiaderente

Como limpar o grill elétrico de forma correta?

Não existem segredos para fazer a limpeza do grill. Antes de tudo retire o aparelho da tomada e espere esfriar. Prefira toalhas de papel, panos que não soltam pelos ou esponjas macias para retirar a sujeira.

Para a limpeza, deixe-os úmidos com água morna e detergente neutro para passar no aparelho. Depois seque o dispositivo com outra toalha.

Carnes e legumes sendo grelhados em um grill elétrico

Alimentos podem deixar restos no grill após o uso. Prefira fazer a limpeza com toalha, água morna e detergente neutro (Foto: suju-foto/ Pixabay)

Critérios de compra: O que considerar ao comparar os modelos de grill elétrico

O grill só será útil realmente se você escolher um modelo com os comandos técnicos adequados que atenderão a sua finalidade ao usar o aparelho. Por isso, sempre leve em conta os seguintes pontos na hora de comprar:

Tipo de Chapa

As chapas do grill podem variar conforme o modelo do produto. As chapas onduladas são indicadas para quem procura por uma vida mais saudável, já que escorrem a gordura durante o preparo.

Chapas lisas acumulam mais óleo, porém preparam os alimentos com mais agilidade, porque são alcançados integralmente. Também é possível encontrar modelos com ambas as características.

Recursos Extras

Algumas características técnicas do grill podem trazer mais facilidade ao usar o aparelho. Elencamos as principais em uma lista para você conhecer:

  • Chapas antiaderentes: Para ter facilidade ao limpar o grill, prefira sempre chapas com esse critério. Assim, os alimentos vão grudar menos na superfície. Também é interessante escolher formatos com chapas removíveis.
  • Tampa de vidro: Para os modelos redondos existe essa possibilidade. É ideal para acelerar a fabricação das receitas com calor que fica dentro do aparelho.
  • Medidor de temperatura: A maioria dos modelos possui esse mecanismo que revela se o alimento está pronto sem precisar abrir a tampa.

Funções

O principal objetivo desse aparelho é grelar alimentos, contudo nada impede que o grill tenha outras funcionalidades. Uma delas é a possibilidade de ser também uma sanduicheira, preparando lanches com mais eficácia.

Três hambúrgueres em uma tigela preta. Ao redor existem ingredientes como alface, tomate e azeite.

Três hambúrgueres Optar por modelos de grill multifuncionais pode ajudar a preparar pratos específicos com mais precisão. (Foto: timolina/123rf)

Potência

Esse é um aspecto importante porque interfere tanto no consumo elétrico feito pelo aparelho quanto no tempo de preparo dos alimentos.

Quanto maior a potência de um grill elétrico, mais rápido ele irá finalizar as receitas, entretanto os gastos com a conta de energia elétrica também serão maiores.

George Bernard ShawDramaturgo
"Quanto mais o homem simplifica sua alimentação mais sábia é sua mente."

Resumo

O grill elétrico não existe somente para grelhar alimentos como carnes, legumes ou frutos do mar. Alguns modelos são multifuncionais e permitem a preparação de receitas como sanduíches, panquecas ou churrascos.

Esses aparelhos são ideais para quem deseja uma vida mais saudável, já que retiram o excesso de gordura dos alimentos durante o preparo. Cada alimento precisa de uma configuração adequada de temperatura para ser feito.

Desse modo, o grill elétrico oferece mais praticidade e eficiência à cozinha, sendo usado na realização de receitas culinárias que oferecem mais saúde aos indivíduos em menos tempo.

Um dos pontos relevantes para levar em conta nesse dispositivo é a potência, pois definirá o tempo de preparo e também o consumo energético do aparelho. Assim, você consumirá bons pratos, sem gastos desnecessários.

(Fonte da imagem destacada: rozmarina/123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas