Imagem mostra um guarda-sol laranja com duas cadeiras de praia na areia
Ultima atualização: 15 de março de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

57Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre guarda-sol, um item indispensável para as épocas mais quentes do ano, especialmente se você deseja ficar na praia durante um longo tempo nesses períodos.

Além de ter que preencher os requisitos dos consumidores com relação a uma proteção eficiente contra o sol, eles também devem oferecer resistência ao vento, afinal, ninguém quer ver o seu guarda-sol saia voando pela praia, não é mesmo?

Neste artigo vamos falar sobre todas as características que você deve estar atento antes de comprar um guarda-sol, além de dar dicas imperdíveis sobre os modelos disponíveis para venda atualmente.



Primeiro, o mais importante

  • O guarda-sol não deve ser escolhido apenas pela proteção do sol que oferece, mas também por outros fatores como quantidade de bolsos internos e resistência ao vento.
  • Antes de adquirir um guarda-sol, avalie o material dele, e verifique se ele está sujeito à corrosão.
  • A haste central dele pode ser de madeira, alumínio ou plástico, o que pode significar diferenças no peso dele e outros aspectos.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores modelos de guarda-sol

O guarda-sol é geralmente um item colorido que pode dar mais personalidade à sua ida para a praia, e por isso não serve apenas para proteger do sol. Os produtos listados abaixo têm as características ideais para você:

1° – Gazebo Guarda-Sol Nautika com Fixação Central

Um dos mais novos lançamentos da Nautika, esse guarda-sol oferece proteção UV 50+ contra os raios UVA e UVB, além de acompanhar uma bolsa de transporte e estacas para melhor fixação.

Sua área coberta que é de 1,73 m x 1,73 m, e ainda possui 8 bolsos internos, o que é bastante importante para que você guarde objetos quando estiver na praia.

2° – Guarda Sol Bagum Melância Bel

Esse guarda-sol com estampa de melancia é uma excelente opção para quem deseja se destacar na praia, já que ele é estiloso e promete ser um excelente ponto de referência para que seus amigos encontrem você na areia.

Sua área coberta é de 100 cm x 80 cm, e uma haste central em alumínio, o que proporciona maior durabilidade contra a corrosão causada pela maresia.

3° – Guarda-Sol Sky Mor

Esse guarda-sol é uma ótima opção para aproveitar os dias de sol junto com a família sem descuidar da proteção, já que ele possui um diâmetro de 2,20, e sua posição pode ser ajustada perfeitamente, pois ele é articulável.

Além de possuir belos tons de azul, para harmonizar com a cor do mar, ele também é muito fácil de ser carregado, já que acompanha uma sacola que permite o seu fácil transporte.

4° – Guarda-Sol Alumínio Rainbow 3731 Mor

A saída de ar presente neste produto garante que ele possua uma estabilidade muito maior, evitando assim que o guarda-sol saia voando pela praia e que você tenha que sair correndo atrás dele.

Seu diâmetro é de 2,20 m, que garante que a sombra projetada por ele seja grande, além de ser articulável, para que a posição seja ajustada de acordo com o posicionamento do sol.

5° – Guarda-Sol Botafogo

O Guarda-Sol Botafogo possui haste em alumínio anodizado, o que garante muita durabilidade ao produto contra a maresia, além de possui um diâmetro de 2 m, que garante o máximo proveito da sombra.

As suas cores amarelo e branco ajudam a diferenciá-lo dos outros guarda-sóis presentes na praia, e ele ainda é muito fácil de montar e carregar.

6° – Guarda-sol Bel Fix

O guarda-sol Bel Fix é uma excelente escolha, pois seu custo benefício é um dos melhores do mercado atualmente, já que ele possui alta durabilidade e é muito fácil de montar e carregar para qualquer lugar.

O seu diâmetro é de 1,80 m, o que garante que a sombra projetada por ele seja de bom tamanho, e ele é impermeável, para que você fique protegido em caso de chuva.

Guia de Compra

Quem curte ir para a praia sabe que pode ser complicado chegar até a areia caso o guarda-sol seja pesado. Pior ainda quando ele é difícil de montar.

Agora imagine um produto com estas características e você tendo que pensar nas crianças que estão correndo de um lado para o outro na praia, enquanto você carrega vários objetos ao mesmo tempo.

Para não optar pelo guarda-sol errado, leia o nosso Guia de Compra e saiba exatamente qual produto deverá escolher.

Imagem mostra uma pessoa deitada de bruços sob um guarda-sol colorido vestindo um chapéu branco

Um guarda-sol fácil de montar e com eficiência na proteção contra o sol é o que você precisa para relaxar na praia (Fonte: TerriC / Pixabay)

O que é um guarda-sol?

O guarda-sol é um item fundamental para usar na praia ou na piscina, pois ele protege do sol, que é uma das principais causas de câncer de pele na atualidade.

Para uma proteção efetiva, você deve verificar o fator FPS ou FPU, que normalmente consta na descrição do equipamento, e dos quais vamos falar mais adiante no Guia de Compra.

Existem diferentes modelos, fabricados a partir de diferentes materiais, como madeira, plástico ou alumínio. O guarda-sol pode expressar também um pouco da personalidade da família, já que existem muitas estampas divertidas.

Quais são as vantagens e desvantagens do guarda-sol?

Obviamente sua principal vantagem é a proteção que oferece, gerando mais conforto para um dia na beira do mar com seus familiares.

O guarda-sol é um ótimo local para que você possa guardar os seus itens pessoais, pois cada vez é mais comum que ele venha de fábrica com muitos bolsos internos, permitindo assim que você se organize da forma que achar melhor.

Eles também podem ser à prova d’água, ou seja, você estará abrigado quando vier aquela chuva inesperada. Assim, suas coisas também estarão protegidas, sem que precise ter medo de deixar o celular em um dos bolsos dele.

praia com diversas pessoas na faixa de areia usando guarda-sol

Existem diversos modelos de guarda-sol, fabricados de diferentes materiais. (Fonte: Hans /Pixabay)

Uma das desvantagens destes itens é que, dependendo do tamanho e do material que é feito, eles podem ser pesados para carregar, o que pode dificultar a sua caminhada até a praia.

Outro problema é a falta de estabilidade oferecida por alguns modelos, que podem acabar voando pela praia se não estiverem bem fixados na areia.

Fora a corrosão, que pode ocorrer devido aos efeitos que a maresia provoca em alguns materiais.
Veja abaixo uma tabela que fizemos com as principais vantagens e desvantagens de um guarda-sol:

Vantagens
  • Oferecem proteção contra o sol
  • Oferecem lugar para que você coloque seus itens pessoais
  • Podem ser à prova d’água
Desvantagens
  • Podem ser pesados para carregar
  • Podem voar pela praia
  • Risco de corrosão

Guarda-sol com haste central de madeira, plástico ou alumínio?

Antes de comprar um guarda-sol, uma das coisas mais importantes a se analisar é a haste central dele, pois o material do qual ela é feita deve ser durável e proporcionar estabilidade.

Um dos materiais mais utilizados no guarda-sol é a madeira, que atrai muitos consumidores, já que ela não sofre com os efeitos da maresia como as hastes metálicas.

No entanto, é um material que pode ter mais dificuldade para manter a estabilidade quando os ventos estão mais fortes.

Já as hastes de plástico são mais leves que as de madeira, e não possuem risco de corrosão, além de proporcionarem estabilidade.

Hastes de alumínio são muito comuns nas praias, pois são fáceis de carregar por serem leves e proporcionam estabilidade. Apenas a questão da corrosão deve ser bem avaliada, pois ele deve ter sido anodizado para que tenha maior durabilidade e evite os efeitos da maresia.

Abaixo confira uma tabela com as principais diferenças entre hastes centrais feitas em madeira, plástico ou alumínio:

Madeira Plástico Alumínio
Estabilidade Menor Maior Maior
Corrosão Não corre risco Não corre risco Corre risco
Peso Pode ser pesado Leve Leve

Quanto custa?

É preciso tomar muito cuidado ao avaliar o preço de um guarda-sol, pois caso ele seja muito barato, poderá ter pouca durabilidade, o que significa que possivelmente logo você terá que substituí-lo.

Os preços podem variar entre R$ 15 e R$ 1.000, dependendo do nível de proteção UV que ele ofereça, facilidade de montagem, tamanho e durabilidade.

foco

Você sabia que guarda-sol com placas de energia solar tem se tornado uma tendência nas praias?

Um dos exemplos mais recentes é o de estudantes do Instituto Federal de Alagoas, que criaram e estão instalando as placas em Maceió, em diversos guarda-sóis e barracas de vendedores ambulantes. Nos dias em que o sol está mais forte, estas placas conseguem produzir energia suficiente para manter os dispositivos ligados durante todo o dia.

Onde comprar?

Guarda-sóis podem ser adquiridos online em sites como Amazon, Carrefour, Angeloni e Netshoes. Um dos benefícios de comprar pela Internet é que você pode facilmente pesquisar qual é o melhor preço disponível e ainda receber o produto no conforto da sua casa.

Além disso, é possível também encontrar guarda-sóis à venda em lojas físicas como Casas Bahia e Ponto Frio, ou até mesmo em supermercados como Carrefour e Angeloni. Em algumas cidades é mais difícil encontrar estes produtos à venda fora do verão, então fique atento a isso.

Critérios de Compra: Principais características para avaliar um guarda-sol

Existem certas características que são fundamentais em um guarda-sol, como as listadas a seguir:

  • Área de cobertura
  • Proteção UV
  • Acessórios
  • Bolsos internos
  • Resistência ao vento
  • Articulações
  • Bolsa para carregar

A seguir vamos detalhar as características mais importantes para que você consiga escolher o guarda-sol mais adequado para você.

Área de cobertura

Esse é um aspecto que deve ser muito bem pensado em relação aos guarda-sóis, pois de nada adianta adquirir um produto que deixe parte da sua família desprotegida do sol por ser muito pequeno, ou que, pelo contrário, seja grande demais e acabe ocupando mais espaço do que devia na praia.

A largura de um guarda-sol tem um impacto direto em relação à quantidade de sombra que ele oferece, pois quanto maior for a área de cobertura, maior será a proteção que ele vai oferecer.

Mas existem alguns fatores a ser considerados caso esteja pensando em adquirir um guarda-sol com área de cobertura grande, como:

  • Maiores serão as chances de que o guarda-sol seja afetado pelo vento;
  • A haste central deverá suportar o peso a mais para proporcionar estabilidade;
  • Será mais complicado carregar o guarda-sol devido ao peso adicional dele.
 Imagem mostra a cúpula de um guarda-sol listrada nas cores azul e branca

Caso a área de cobertura de um guarda-sol seja grande mais, ele pode ser difícil de carregar na praia (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Proteção UV

Devido aos altos índices de câncer de pele existentes atualmente, comprar um guarda-sol que tenha proteção contra os raios UV é fundamental, já que, além de você, isso também ajudará a proteger a sua família.

A maioria dos fabricantes de guarda-sóis atualmente coloca essa proteção nos produtos, e ela normalmente é descrita através de uma classificação numérica que acompanha a sigla FPS (Fator de Proteção Solar).

A escala FPS vai de 2 a 100, e quanto maior ela for, maior proteção contra os raios UV o produto vai oferecer.

Outra escala muito utilizada é a FPU (Fator de proteção ultravioleta), que é uma escala que vai de 15 até 50, e, da mesma forma que o FPS, quanto maior, melhor.

Uma dica para saber se você está mesmo protegido é olhar para o céu através do guarda-sol, se você ainda conseguir ver o sol, você provavelmente não está suficientemente protegido.

Confira o vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre a necessidade de guarda-sóis com proteção UV:

Acessórios

Muitos são os acessórios que podem acompanhar um guarda-sol, e, normalmente, quanto mais opções para facilitar a sua vida eles oferecem, mais caros eles são.

Uma das coisas mais interessantes que podem acompanhar um guarda-sol é uma espécie de linha, para facilitar a sua vida na hora de ter que estender as roupas na praia. Alguns possuem até mesmo ganchos na haste central para proporcionar mais locais para que você possa pendurar suas coisas.

Além disso, outro acessório que tem se tornado muito comum é uma espécie de saca-areia, que é acoplado na ponta do guarda sol, para facilitar a fixação dele no chão, de modo que fique fixo, e não voe pela praia.

Bolsos internos

Para dar maior funcionalidade ao seu guarda-sol, uma das melhores coisas que ele pode ter são bolsos internos, para que você possa acomodar suas coisas, e realmente organizar a sua ida para a praia.

Além disso, como as pessoas normalmente costumam levar coisas valiosas para a praia, como celular, aliança e carteira, é importante ter um local para colocar esses objetos que seja a prova d’água.

Afinal, se você já passou pela experiência de ter que ficar procurando algo na areia da praia, você deve saber como a experiência é estressante.

Os bolsos internos dos guarda-sóis também podem ser muito úteis para evitar roubou ou furtos, pois eles não são o lugar em que os assaltantes vão buscar primeiro pelas coisas valiosas, até porque muitos nem sabem da existência de compartimentos em guarda-sóis.

Resistência ao vento

Uma das coisas mais normais que podem acontecer na praia é o vento ficar forte e acabar levando o seu guarda-sol, levando você a ter que correr atrás dele pela areia.

Muitos guarda-sóis têm saídas de ar que permitem que ele circule e que o equipamento tenha mais resistência ao vento.

Outro fator que aumenta a resistência ao vento é a base que permite fixar o guarda-sol na areia, que deve permitir que ele fique firme no mesmo lugar. Alguns deles possuem mais de uma forma de se firmar ao chão.

Outra forma de garantir que seu guarda-sol não vai voar é adquirindo um que permita que a cúpula seja utilizada virada para cima, como demonstrado no vídeo a seguir:

Articulações

Não são todos os guarda-sóis que são articulados, pois alguns somente conseguem ficar parados em uma única posição, sem qualquer flexibilidade. Eles não são ruins, mas você terá que ficar mexendo a sua cadeira e mudando de posição em busca de uma sombra.

Guarda-sóis que não são articulados também oferecem a possibilidade de serem colocados em outro ângulo através da inclinação da haste central, que é uma maneira de ajeitar ele que pode levar tempo e que ainda pode deixar ele mais suscetível às rajadas de vento.

Se você não quer ter todo esse trabalho, o mais recomendado é que você adquira um guarda-sol articulado, que permite que você use o ângulo que quiser de maneira fácil.

Bolsa para carregar

Ter uma bolsa para carregar o seu guarda-sol é importante para que você não tenha muita dificuldade em levá-lo para a praia juntamente com os outros itens como cadeiras, bolsa, toalhas, dentre outros.

Normalmente essa bolsa vem junto quando você compra o guarda-sol, e tem exatamente o tamanho adequado para ele. Se resolver comprar a bolsa em separado poderá ser um problema saber o tamanho certo que ela deve ter.

Um dos problemas com esses itens é que, muitas vezes, os fabricantes não produzem as bolsas com tanto cuidado quando fazem os guarda-sóis, por isso observe cuidadosamente o material do qual ela é feita.

(Fonte da imagem destacada: 821292 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Nômade digital, já morou em 4 países diferentes e está sempre de olho no próximo destino. Como redatora, tem experiência escrevendo sobre diversas áreas, especialmente utensílios domésticos, tecnologia, esportes e boa forma.