Um guincho elétrico em cima de uma mesa de madeira.
Ultima atualização: 21 de maio de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

21Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Vamos mostrar como escolher o melhor guincho elétrico? Usando este acessório no jipe é mais tranquilo realizar aventuras off-road, tendo em vista a facilidade do produto em rebocar com rapidez e segurança.

Nada melhor do que ter um guincho elétrico, seja para usar em veículos ou nas fábricas para facilitar a locomoção de produtos. Saber escolher uma versão ideal é fácil, desde que você acompanhe com atenção a leitura.

Informaremos dados para te guiar na jornada de compra dos guinchos elétricos. Tem cada versão hoje em dia no mercado que você vai se surpreender. Duvida? Então siga a leitura.




Primeiro, o mais importante

  • Guincho elétrico para erguer veículos maiores possuem uma limitação de carga que vai de 10.000 a até 15.000 libras.
  • Edições de 3.000 ou 5.000 libras servem ao reboque de veículos menores e mais leves.
  • Ao comprar preste atenção na qualidade do motor, dos ganchos e da corda de aço.

Você também pode gostar:

Melhores guinchos elétricos: Nossos favoritos

Existem alguns modelos que são mais populares e registram vendas superiores do que outras versões. Isto não acontece por acaso. As melhores edições são compostas por características especiais. Listamos alguns exemplos:

Guincho elétrico Bull 12.000 libras

A Bull é uma marca recente. Mas seu modelo de guincho elétrico com 12.000 libras já conquistou fama entre motoristas de 4X4. Com este modelo é mais fácil tirar o seu veículo até das piores condições nas trilhas menos exploradas. Produto com capacidade de arrastar 5.444 kg, o que se equivale à medida de 12.000 libras.

Guincho elétrico Bull 3.000 libras

Jipes, quadriciclos e buggy são veículos capazes de suportar este guincho elétrico de 3.000 libras. Esta é uma das produções que possuem menos custos e mais benefícios, atestada por especialistas no setor. A versão pesa apenas 9 quilos, praticamente não exige que o motor do carro trabalhe com mais esforço pelo peso adicional.

Guincho elétrico 3.000 libras motor 12v

Edição popular não apenas por causa do motor 12V efetivo como também pelo controle remoto fácil de utilizar. Acompanha o produto a bateria que deve ser utilizada em conjunto quando o guincho elétrico está em funcionamento. O modelo possui engenharia de primeira qualidade ao ponto de durar diversos anos sem apresentar problemas no motor.

Guia de compra

Quando menos se espera um companheiro de viagem fica com o carro preso na terra. Apesar de acelerar o veículo não se move 1 centímetro! Nestas horas a melhor forma de proceder é usar guincho elétrico de cordas de aço.

Dê só uma olhada abaixo para compreender os segredos da compra perfeita de guincho elétrico:

Um homem prendendo um guincho na frente de um carro que está preso na terra.

Às vezes um pequeno guincho elétrico faz uma grande diferença nos reboques em passeios nas estradas desniveladas (Fonte - jackmac34/ Pixabay)

O que é um guincho elétrico?

Existem diversos tipos de guinchos elétricos, mas a versão que estamos focando no texto é a edição veicular, usada para puxar barcos, carros, entre outros veículos.

Hoje em dia muitos automotivos que realizam provas off-road possuem o acessório instalado. Em geral os motores destas produções funcionam com potência de 12v.

Além da motorização, as cordas, o gancho e o sistema de fixação devem ter muita qualidade aos guinchos elétricos funcionarem perfeitamente.

 Um guincho elétrico de cores preta e prateada.

O guincho elétrico funciona automaticamente. O seu trabalho não requer uso de manivelas ou sistemas manuais (Fonte – bernhard336/ Pixabay)

Como funciona o guincho elétrico para jipes e caminhonetes?

Estes guinchos funcionam com o motor como principal fonte de energia. Não é difícil de usar, embora uma regra seja essencial: a trava de segurança.

A trava de segurança existente no carretel precisa ser aberta para liberar o cabo a partir de um guincho de alimentação. É possível controlar a abertura e o fechamento dos cabos com controle remoto .

A tração acontece com a ligação do motor na máquina. Veja mais considerações sobre o funcionamento do guincho elétrico para reboques de caminhonetes ou jipes:

Quais as vantagens dos guinchos elétricos?

Uma das principais vantagens do guincho elétrico é a existência de diversas versões. Elas possuem preços diferentes e se destinam aos trabalhos específicos.

Com este produto não é preciso fazer esforço para mover a manivela ou ter riscos de sujar seu tênis com terra da estrada.

O modelo funciona com bateria, mas se ela estiver sem carga você pode utilizar como a manivela manual. Para quem faz off-road vale mais ter este modelo do que ligar ao seguro no sentido de solicitar reboques.

Poucos aparelhos são práticos como o guincho até para erguer pequenas embarcações. Fique de olho na capacidade de trabalho do modelo antes de comprar porque versões de poucas libras não servem para rebocar carros 4X4.

Veja na tabela mais prós e contras do guincho elétrico:

Vantagens
  • Diversas capacidades em libras
  • Controle remoto
  • Movido a energia
  • Dispensa uso de manivela
  • Reboque sem esforço físico
  • Motor potente
  • Mais barato que serviços de guincho
  • Utilização em casos de emergência
Desvantagens
  • Precisa de bateria para funcionar
  • Há edições ineficientes em reboques de carros grandes
  • Produções de baixa qualidade têm motores fracos
  • Precisa instalar no carro para usar

Qual é o melhor tipo de guincho?

Você compra um guincho barato, mas se surpreende ao perceber que a versão não serve para veículos. Acredite, enganos do tipo são comuns e não geram reembolso.

Para evitar ser enganado pela falta de conhecimento analise os detalhes de cada um dos 3 tipos de guinchos populares:

  • Guincho veicular
  • Guincho elétrico
  • Guincho de arraste

Mais detalhes de cada guincho você vê adiante:

Guincho veicular

Quando se fala de aventuras off-road a nossa mente pensa no guincho veicular, instalado na frente do jipe, controlável via controle remoto.

Este tipo de modelo também trabalha com sistema automático no freio e aguenta até 6 toneladas. Para trabalhar esta máquina faz certo barulho, mas não é um ruído alto como cortador de grama.

Guincho elétrico

Edição ara serviços em estabelecimentos comerciais, industriais, construções e oficinas. Não há muita capacidade de sustentação, com limite máximo de 1.000 quilos.

Além de leve, o produto trabalha em baixos índices de ruídos na execução de diversos serviços seguidos, podendo trabalhar por horas sem desgastar o motor.

Guincho de arraste

A versão tem capacidade máxima de 5 toneladas. Ela pode ser usada para reforçar a segurança na elevação de cargas pesadas. As diferenças entre os 3 formatos principais de guincho são apresentadas na tabela:

Guincho veicular Guincho elétrico Guincho de arraste
Preços Médio Menos Menos
Peso Médio Leve Pesado
Tamanho Médio Pequeno Médio
Utilização Carros e barcos pequenos Indústria e comércio Segurança e içamento
Capacidade 6 toneladas 1 tonelada 5 toneladas
Nível de ruído Mais Menos Mais
Potência do motor Mais Menos Mais

Quanto custa um guincho elétrico?

No preço que pode ir de R$200 a até R$1.000 você acha modelos diversos. As versões capazes de suportar mais libras são conhecidas por serem custosas em nível de varejo.

lém da capacidade de arrasto outros pontos interferem nos valores cobrados nas lojas pelo guincho elétrico. Alguns exemplos: Composição do cabo, tipos de controle remoto, entre outros.

Onde comprar guinchos elétricos?

Leroy Merlin, Center Castilho, Kalunga e Americanas são lojas de departamentos que vendem guinchos elétricos com 3.000 libras, embora seja possível encontrar um ou outro modelo mais capaz.

Amazon Brasil, Buscapé e Shoptime oferecem diversidades de modelos, independente da capacidade de arrasto em libras. Na compra online você paga mais barato e não precisa levar o produto da loja para a sua casa.

foco

Você sabia que é preciso buscar assistência técnica para uma manutenção preventiva aos primeiros sinais de desgaste do aparelho? Procure não forçar o uso de seu guincho elétrico com problemas para não quebrar de vez

Critérios de compra: como comparar os modelos de guincho elétrico

Aumenta a tendência do uso dos guinchos elétricos com objetivo arrastar barcos de cargas para fora das águas. Talvez este seja o motivo que te inspira a comprar tal produto.

Para ter menos custos e mais benefícios pesquise as melhores ofertas com estes critérios de compras em mente:

Permaneça lendo o texto para saber o que significa cada ideia:

Controle

A maioria dos guinchos elétricos veiculares oferece um controle remoto que deve ser conectado ao aparelho funcionar.

Porém, em algumas versões há controle remoto sem fio que funciona também com bateria e oferece mais praticidade para você.

Certos modelos fornecem inclusive os dois modelos de controles (com ou sem fio) no pacote.

Libras

O objetivo de uso também deve ser considerado para escolher um guincho na capacidade ideal de limites de libras ao arrasto.

Para usar em carros off-road é preciso ter instalado o guincho elétrico que possui pelo menos 12.000 libras. Já nos casos de precisar arrastar veículos menores e mais leves use uma versão de 3.000 libras.

Um carro rebocando um barco que está saindo da água.

Guincho elétrico facilita a vida de quem gosta de pescar com lancha longe de casa (Fonte - dimitrisvetsikas1969/ Pixabay)

Corda

A corda (ou, cabo) do produto precisa ter materiais de qualidade na composição de aço, de preferência Inox para otimizar a resistência contra a oxidação.

Os modelos de guincho elétrico possuem diferenças significativas em termos de comprimento da corda. As versões podem chegar a até 30 metros, ideais para garantir que veículos presos em locais de difícil acesso sejam rebocados.

Iluminação

Os faróis do veículo podem iluminar o guincho. Mas, e quando existe um problema elétrico que inviabiliza a utilização das luzes no carro? Por este motivo já existem modelos que apresentam iluminação led.

É um pouco difícil encontrar guincho elétrico importado com iluminação. Você pode apostar nas compras de modelos sem luz que possuem uma cor mais chamativa no sentido de serem identificados em locais escuros facilmente.

(Fonte da imagem destacada: alexlmx/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.