Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

67Horas investidas

23Estudos avaliados

114Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de guitarra elétrica 2021. Aqui apresentamos em detalhes todas as guitarras elétricas que testamos. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na web.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar as melhores guitarras elétricas para você. Você também pode encontrar respostas para as perguntas mais freqüentes em nosso guia.

Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você definitivamente deve prestar atenção se você quiser comprar uma guitarra elétrica.




Os mais importantes

  • Uma guitarra elétrica é uma guitarra amplificada eletricamente que vem em incontáveis modelos. Modelos bem conhecidos incluem o Stratocaster, Les Paul, SG, Telecaster, guitarra semi-acústica e o Superstrat. Entretanto, existem outros projetos incomuns e também guitarras elétricas individualizadas.
  • Ao comprar uma guitarra elétrica, você deve prestar atenção à qualidade e ao acabamento. A guitarra elétrica deve ser comprada em uma loja de música ou em um revendedor online confiável com garantia de devolução.
  • Guitarristas famosos como Kurt Cobain também começaram pequeno. É melhor começar com um professor de violão. Os acessórios mais importantes são cabos e amplificadores, entre outras coisas.

Guitarra elétrica: as melhores bem quentes

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar uma guitarra elétrica

Onde uma guitarra elétrica é usada com mais freqüência?

Um violão elétrico pode ser usado em quase todos os lugares. Dependendo do modelo, um estilo musical diferente é recomendado.

Em geral, guitarras elétricas podem ser encontradas em country, funk, heavy metal, indie, jazz, punk, reggae, rock, rock'n'roll, grunge e música alternativa.

O que eu devo considerar ao comprar uma guitarra elétrica?

Sem conhecimento especializado, muitas vezes é difícil para iniciantes encontrar um bom violão elétrico ou ser capaz de julgar suas características. Em geral, é importante que sua futura guitarra elétrica seja bem feita e de alta qualidade.

Isto afeta o som e a tocabilidade do seu violão. A madeira deve ser firme e dura. Não deve haver rachaduras ou defeitos materiais na mão-de-obra.

Para iniciantes ou guitarristas com pouco conhecimento de guitarras elétricas, definitivamente é necessário um conselho competente.

Leve seu tempo ao escolher e comprar sua guitarra elétrica. Então você pode checar tudo e obter conselhos.

Guitarras elétricas e acessórios podem ser bastante caros. Em qualquer caso, pense cuidadosamente se o violão elétrico é realmente o que você quer. (Fonte de imagem: pixabay.com / michaelmep)

Quais acessórios eu preciso para uma guitarra elétrica?

Sua guitarra elétrica precisa do equipamento básico necessário. Claro, isto inclui um corpo sólido e plano e um braço de guitarra com cordas de aço.

Também deve ter uma conexão para o cabo, um controle de volume e tom e um interruptor para o pickup. Os seguintes acessórios de guitarra são importantes para a própria guitarra elétrica

  • Estojo de guitarra / bolsa de guitarra
  • Escolhas
  • Estande de música
  • Suporte de guitarra / montagem na parede
  • Amplificador
  • Cabo
  • Sintonizador

Para dicas internas, é melhor conversar com seu conselheiro de loja de música, violonistas famosos ou seu professor de violão sobre suas escolhas de violões elétricos e acessórios necessários.

Qual é a melhor maneira de aprender a tocar guitarra elétrica?

Um violão elétrico só deve ser aprendido a partir dos oito anos de idade, porque o manuseio disciplinado do amplificador é importante.

Alguns guitarristas elétricos começam com uma guitarra de concerto e depois mudam para a guitarra elétrica. Isto acontece porque este violão clássico é mais confortável e mais fácil de tocar no início, devido às suas cordas de nylon.

Ao aprender a tocar uma guitarra elétrica, você vai precisar de paciência e força. As cordas de aço duro são difíceis de segurar no início. (Fonte da imagem: pexels.com / freestocks.org)

Mesmo assim, você pode começar a tocar uma guitarra elétrica imediatamente. A melhor maneira de aprender o violão eletrônico é com um professor de violão.

Mesmo que já existam muitas outras alternativas, um bom professor é insubstituível. Ele ou ela também pode ajudar você a escolher sua guitarra elétrica, acessórios e materiais didáticos.

Decisão: Que tipos de guitarras elétricas existem e qual é a mais adequada para mim?

Uma guitarra elétrica tem cordas de aço e é amplificada eletricamente. Isto o torna mais alto e atinge uma variedade de sons que podem ser produzidos.

Muitas pessoas não olham com atenção suficiente para uma guitarra elétrica e pensam que elas são basicamente todas iguais. Um erro.

Dependendo do seu gosto musical, um modelo diferente de guitarra elétrica combina com você. É melhor experimentar alguns instrumentos em uma loja de música.

Os tipos de guitarra elétrica incluem

  • Stratocaster
  • Les Paul
  • SG
  • Telecaster
  • Violões semi-acústicos
  • Superstrat
  • Outros projetos

Há um número incrível de modelos e projetos desta guitarra amplificada. Estes modelos de guitarra diferem principalmente em seu peso, mas também no uso do estilo musical, som e materiais.

Um Stratocaster é frequentemente percebido como um violão elétrico clássico. Isto é porque é o mais comumente usado. (Fonte da imagem: pixabay.com / kpr2 )

Stratocaster

O Stratocaster é provavelmente a guitarra elétrica que os leigos chamariam de uma guitarra elétrica comum. Hoje em dia, um violão só é chamado de Stratocaster se ele tiver a forma de um Stratocaster Fender.

Mas o que isso significa? Este violão tem um corpo feito de cinza ou madeira de amieiro. O pescoço ou é claro e feito de ácer ou escuro e feito de pau-rosa.

Vantagens
  • Most played guitar shape
  • Som brilhante
  • Som flexível
Desvantagens
  • Aumento do ruído com versões baratas

A Strat pode se adaptar super ao corpo do guitarrista por causa de sua forma. Esta guitarra elétrica difere dos outros modelos principalmente pelo seu som. Ele tem um som mordaz e também uma alavanca vibratória.

Les Paul

O violão Les Paul soa realmente "gordo". Isto vem do pesado corpo de mogno com um topo de ácer colado. Esta guitarra pode produzir sons distorcidos, mas eles não são tão versáteis e são freqüentemente usados no rock clássico.

Vantagens
  • Bass-heavy sound
  • Bom para distorção
Desvantagens
  • Heavy in weight
  • Not very versatile sound

O peso, que ajuda com o som, está, naturalmente, no seu ombro ou nos seus braços. Se você já tocou muito com guitarras mais leves antes, esta pode ser uma mudança perceptível.

O som característico, por melhor que seja, também pode ser uma desvantagem se você só tem um Les Paul, mas quer ser mais versátil musicalmente.

SG

A guitarra SG já foi uma vez uma guitarra Les Paul. No entanto, ela se tornou um modelo de guitarra elétrica por direito próprio porque agora é bem diferente da guitarra elétrica de sua matriz.

Vantagens
  • Som quente e potente
  • Peso leve
Desvantagens
  • Por vezes muito pesado

Primeiro de tudo, o SG é mais leve que o Les Paul e também mais leve que o violão Stratocaster. É uma guitarra dinâmica que é frequentemente usada no rock blues. O corpo também é feito de mogno. Esta guitarra é especialmente popular entre bandas jovens.

Telecaster

Este violão normalmente tem um longo braço de guitarra feito de ácer e o corpo é feito de cinza. Devido à coleta no pescoço, o Telecaster pode ser usado no blues.

Este tipo de guitarra elétrica tornou-se famoso principalmente na música country. Com seu som country roqueiro, ele é, portanto, mais popular neste estilo de música.

Vantagens
  • Percussivo, som de médio alcance
Desvantagens
  • Sonicamente não muito versátil

O som especial e interessante é também uma fraqueza do violão, semelhante ao Les Paul. Você não pode ser muito versátil na estrada, porque você corre o risco de cada peça soar um pouco como um país.

Violões semi-acústicos

Um violão semi-acústico é construído relativamente plano. Estes violões também são ocos por dentro. Aqui é de onde vem o som único. Este som é melhor descrito por canções dos Beatles.

Vantagens
  • Open, percussive sound
Desvantagens
  • Frequentemente feedback incontrolável

Infelizmente, o violão semi-acústico também é conhecido pelo seu feedback incontrolável. No entanto, o som puro e ligeiramente distorcido é uma experiência sonora real e é freqüentemente usado para o ritmo. Este violão também encontra seu lugar no blues.

Superstrat

O Superstrat tem um comprimento de escala mais longo e diferentes tipos de madeira do que as formas mencionadas anteriormente. Esta guitarra é uma variação da guitarra elétrica Stratocaster. Ele proporciona uma experiência sonora versátil.

Vantagens
  • Som diverso
  • Várias subespécies disponíveis
Desvantagens
  • Formas mais longas de agarrar

Às vezes este violão pode ser encontrado com pickups e às vezes sem. Muitas vezes há várias variações dentro de um modelo de guitarra.

Outros modelos

Existem, é claro, muitos outros modelos de guitarras elétricas. Entre eles está o Flying V, que se destaca por causa de seu corpo especial em forma de V. O violão Paul Reed Smith, que fica entre o Gibson e o Stratocaster ou Tele guitarra em termos de comprimento de escala e som.

Vantagens
  • Striking guitar shapes
  • elementos de design
Desvantagens
  • Inusual ou mais difícil de tocar, dependendo da forma

Depois há a guitarra Parker, que se destaca de outras guitarras elétricas com seu corpo de plástico leve e sons adicionais e uma nova forma. As guitarras também podem ser customizadas. É claro que o som muda e os custos são enormes.

Guitarras elétricas podem vir em uma grande variedade de designs. Alguns guitarristas até mesmo têm seus instrumentos projetados e fabricados individualmente. (Fonte da imagem: pixabay.com / all )

Fatos que vale a pena conhecer sobre guitarras elétricas

Como funciona uma guitarra elétrica?

A chamada guitarra elétrica soa ao captar o som eletricamente. Isto significa que não funciona da mesma forma que um violão acústico. Violões acústicos, como o violão ocidental ou de concerto, soam através do corpo sonoro e das vibrações das cordas do violão.

Na guitarra elétrica, as vibrações das cordas de aço são captadas pelo captador e reproduzidas eletronicamente amplificadas.

Você sabia que a primeira guitarra elétrica de verdade foi construída em 1936? A primeira guitarra verdadeira foi construída por Gibson em 1936. Era o ES-150. Na década de 1920, os músicos tentaram fazer seus violões mais altos. Então em 1923 foram feitas as primeiras pickups e em 1936 a primeira guitarra elétrica de verdade.

Quais os famosos guitarristas elétricos que existem?

Havia e há muitas estrelas de guitarra elétrica. Kurt Cobain, Billy Corgan, Paul Landers, Bob Marley, Johnny Marr, Kirk Hammett e Tom DeLonge são apenas alguns deles.

Você gosta de um guitarrista elétrico em particular ou você simplesmente ama o som e a música daquele guitarrista? Então descubra qual guitarra seu herói toca. Muitas vezes pode ser uma motivação adicional para jogar o mesmo modelo ou um modelo comparável ao seu modelo a seguir.

Que tipos de violões existem e como eles diferem?

Existem muitos tipos de guitarras, diferindo em aparência, construção, som e estilo de tocar. Nós compilamos uma seleção de tipos de violões e suas características na seguinte tabela:

Tipo de violão Tipos de construção Caixa de som Cordas Furo de som
Violão clássico Os violões clássicos diferiram apenas em sutilezas ópticas Sim Nylon (principalmente 6) Sim
Violão ocidental Dreadnnought, Jumbo e outros Sim Aço (principalmente 6) Sim
Violão elétrico ST, TL, Corte simples/duplo, e muitos outros parcialmente muito experimentais Não Aço (principalmente 6) Não
Violão semi-resonante ST, TL e Single Sim Aço (principalmente 6) 2 furos
Baixo acústico Similar ao violão acústico Sim Aço (principalmente 4) Sim
Baixo elétrico Existem dois tradicionais: Precisão e Jazz. Mas também são possíveis os personalizados Não Aço (principalmente 4) Não

Fonte da imagem: unsplash.com / Juan Di Nella

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas