Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

22Horas investidas

6Estudos avaliados

63Comentários coletados

Bem-vindo de volta à ReviewBox! Desta vez queremos compartilhar informações sobre um dos instrumentos de sopro mais versáteis: a harmônica. Ele produz sons com variações de tom através da inalação e exalação. É um instrumento relativamente complexo, tanto em sua fabricação quanto em sua execução.

A harmônica é geralmente usada para tocar blues, mas também está presente no jazz, na música popular e clássica, country e rock n' roll. Por ser um instrumento musical tão versátil, há uma grande variedade no mercado, e seu uso se tornou popular devido aos belos e melancólicos sons que produz.

Se você decidiu comprar um, o segundo passo é pensar no seu propósito: se é para lhe apresentar a música ou para fins recreativos. Os tipos mais comuns de harmônicas para uso padrão são as harmônicas diatônicas e cromáticas. Aqui nós explicamos para que serve cada um, como escolher o melhor e outros detalhes que você deve saber.




O mais importante

  • A harmônica é um instrumento musical de ar livre, composto principalmente de plástico e metal. Foi criada no século 19 para tocar música clássica, mas ao longo dos séculos 20 e 21 tem sido usada em vários gêneros, o que a tornou muito popular entre aqueles que querem começar a tocar música.
  • Embora haja uma grande variedade de harmônicas para serem tocadas em gêneros específicos ou para criar efeitos especiais, elas têm uma classificação geral que você deve levar em conta para fazer a melhor escolha: diatônica, usada principalmente em blues, rock, folk e country; cromática, usada em jazz; e especial.
  • Quando você planeja comprar uma harmônica, há detalhes que você deve pensar primeiro para tomar uma boa decisão. Primeiro, o propósito para o qual você pretende usar o instrumento: projeto musical ou recreativo. E segundo, o gênero que você gostaria de jogar ou os efeitos que você quer alcançar. Não se preocupe, nós lhe contaremos mais sobre isso depois.

Harmonica: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre as harmônicas

Até agora você deve ter notado que comprar uma harmônica não é tão fácil quanto parece. Para ajudá-lo em sua decisão, nós queremos que você conheça este instrumento, para que sua escolha exceda suas expectativas. É por isso que nós lhe falamos sobre a harmônica, assim como o orçamento aproximado e os lugares onde você pode obter uma boa variedade.

A harmônica é um instrumento divertido, ideal para compartilhar em festas com amigos. (Foto: serezniy / 123rf.com)

O que é uma harmônica?

A harmônica é um instrumento musical de ar livre, feito principalmente de plástico e metal, embora modelos mais antigos incluíssem madeira em seu design. Suas origens remontam ao século XIX na Europa, e foi somente no século XX que começou a ser utilizado em vários gêneros musicais, ao contrário de seus primórdios na música clássica.

Este instrumento tem um desenho comum em todos os seus tipos: pente (corpo principal contendo as câmaras de ar), lâminas de placa (agrupamento das palhetas), bocais (orifícios através dos quais o ar entra e sai), palhetas (mola que permite a produção de som) e válvulas (partes que impedem o vazamento de ar).

Quais são as vantagens de uma harmônica?

A principal atração da harmônica é sua incrível versatilidade, pois uma enorme variedade de sons pode ser criada a partir dela. Embora usada principalmente para blues e jazz, a harmônica também pode fazer parte de gêneros como rock, folk, country, pop e música experimental.

É também um instrumento pequeno, portátil e de manutenção barata. É inegável que seus sons oferecem uma grande variedade de tons, mas, como em todos os instrumentos, apresentará vantagens ou desvantagens, dependendo do uso pretendido.

Vantagens
  • É bom para melhorar sua memória
  • Requer muita disciplina
  • Ajuda a expressar emoções
  • É divertido compartilhar em reuniões e festas com amigos
  • É prático e compacto
  • Baixo custo
Desvantagens
  • Você deve limpá-lo constantemente
  • Pode causar lesões na boca
  • Pode precisar investir em aulas de teoria musical
  • Envolve anos de prática
  • A princípio é necessário ensaiar em pares ou grupos

Harmonica diatônica, cromática ou especial - A que você deve prestar atenção?

Blues, jazz, rock, folclore e muito mais. Este instrumento, que tem sido usado por grandes músicos ao longo da história, ganhou muita popularidade por causa de como ele consegue se destacar. Entretanto, você deve levar em conta que nem todas as harmônicas soam da mesma maneira, nem se adaptam a todos os gêneros musicais.

Que tipo de música você gostaria de tocar com a harmônica? Com isto em mente, gostaríamos de dizer a você que, embora exista um design comum, as harmônicas diatônicas, cromáticas e especiais diferem em pequenos e importantes detalhes que as tornam ideais para alguns gêneros e infelizes para outros.

Diatônica. O som deles depende da chave na qual eles estão sintonizados. Estes são subdivididos em: Tremolo diatônico (folclórico) e diatônico de 10 células (blues e rock). Se você imaginar que a harmônica é um piano, quando está na tecla C (a mais comum), é como se tivéssemos apenas as teclas brancas na nossa frente.

Cromática. Com estas harmônicas podemos tocar em qualquer chave que quisermos e elas são ideais para jazz, clássico, bossanova, pop e tango. Voltando ao exemplo do piano, ele difere do diatônico porque tem um botão que, quando ativado, é como se as teclas pretas estivessem lá, assim como as brancas.

Especial. Neste grupo estão aquelas harmônicas que não se enquadram na classificação diatônica ou cromática. Neles, temos: harmônicas de oitava (produzem tons mais encorpados), harmônicas de acordes (as maiores e mais complexas para tocar) e harmônicas de baixo (cumprem o papel do baixo nas bandas harmônicas).

Diatonic Cromatic Special
Budget Very Low-Medium Low-High Medium-High
Size Small Small Small-large
Musical Genre Folk, Rock, Blues and Country Jazz, Classical, Bossanova, tango e pop Gêneros e sons especiais
Complexidade Baixo-Medio Médio-Baixo Alto

Critérios de compra

A harmônica é tão maravilhosa que pode acompanhar muitos instrumentos musicais, um de seus grandes benefícios é a versatilidade que ela oferece ao usuário. Mas comprar uma não depende do bom gosto, mas de ter o critério certo.

Para ajudá-lo a fazer a melhor compra possível, nós da ReviewBox lhe informamos sobre todos os aspectos que você deve ter em mente ao comprar uma harmônica. Nós também lhe falamos sobre vários acessórios que poderiam afinar sua compra e fazer com que ela superasse todas as suas expectativas.

Casos e capas

Na maioria dos casos, as pessoas que começam com este instrumento acabam investindo em mais harmônicas para continuar experimentando com os sons. Mas há algumas coisas muito importantes para se investir também, como proteger sua ferramenta. Para este fim, foram desenvolvidos casos e coberturas para proteger harmônicas.

Casos. Estes são sempre recomendados, pois oferecem proteção completa. Estas consistem de caixas acolchoadas, que possuem um espaço interno emoldurado para que você possa armazenar sua harmônica com segurança. Eles são à prova de choque e queda, portanto, facilitarão sua vida quando você quiser movê-los ou simplesmente armazená-los.

Case. Estas são bolsas simples feitas de tecido, do tamanho certo para você colocar a sua harmônica e fechá-la. Elas não são muito elaboradas, nem protegem as harmônicas de quedas e pancadas fortes, mas ajudarão a mantê-las livres de arranhões e são mais baratas do que as caixas.

Stand

Uma das principais características das harmônicas é que elas funcionam como o acompanhamento ideal para muitos instrumentos. Assim, músicos que tocam gaita muitas vezes não param por aí, mas integram outros instrumentos em suas composições. Combinar o som da harmônica com o violão e a percussão é incrível.

Entretanto, ao fazer isso você mesmo precisará de um acessório para segurar a harmônica enquanto você toca o segundo instrumento com as mãos.

Por isso foi desenvolvido um suporte no qual você pode colocar sua harmônica e, ao mesmo tempo, colocá-la ao redor do seu pescoço. Com este acessório você pode tocar a harmônica sem usar suas mãos.

Os instrumentos musicais em geral são delicados de construir, e um mau acabamento pode representar um mau funcionamento. É por isso que um dos aspectos mais importantes a verificar é a marca do produto que você compra. Mas não se esqueça que o prestígio da marca pode aumentar consideravelmente seu orçamento

Se você está procurando harmônicas simples, seja porque é apenas um hobby ou porque você está aprendendo, a marca pode não ser essencial. Mas se você é um músico profissional você deve certificar-se de que todos os sons são impecáveis.
Para este último, nós recomendamos que você procure um Hohner ou um

Lee Oskar como primeira escolha. Os custos extras se refletem na durabilidade do instrumento e na qualidade do som que ele produz. Huang, Seydel e Suzuki são marcas com um padrão ligeiramente inferior, mas ainda oferecem um excelente instrumento.

Harmônicas são instrumentos que oferecem uma enorme versatilidade de som, e é por isso que elas são usadas por músicos profissionais como acompanhantes. (Foto: Xanya69 / 123rf.com)

Iniciante ou profissional

Instrumentos musicais vêm em muitas variações, e a diferença entre iniciantes e modelos profissionais é abismal. É por isso que é importante encontrar um instrumento especializado em seu nível de tocar e que seja adequado às suas intenções, para que ele possa atender às suas necessidades.

Iniciante. Se você está apenas começando, pode não ser melhor comprar uma harmônica complexa. Procure por harmônicas simples, de baixo custo, com cerca de 10 furos, leves e fáceis de limpar. Marcas como Honer ou Lee Oskar têm linhas especializadas de modelos para iniciantes, você pode conferir suas ofertas.

Profissional. O perfil de uma harmônica profissional é baseado na qualidade de seu som e na ampla gama que ela oferece. Músicos profissionais que procuram harmônicas optam por modelos muito robustos, e alguns até procuram por um instrumento feito sob medida. Como profissional você deve considerar suas necessidades acústicas.

(Fonte de imagem em destaque: Дмитрий / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas