Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O assunto do artigo de hoje é voltado para quem ama games: headset gamer. Assim como os outros acessórios para PC, este produto ajuda a melhorar a performance do jogo.

Um headset gamer pode facilitar a comunicação com outros jogadores durante a partida e aprimorar a experiência de áudio, capturando detalhes que um fone comum não captaria.

Como acontece com a maioria dos periféricos para computadores, existem diversas opções à venda no mercado, com diferentes faixas de preço.

Neste artigo, você aprenderá um pouco mais sobre o headset para jogos de computador, notebook e videogames, além de conhecer alguns modelos, ver quanto eles custam e saber onde comprá-lo e como utilizá-lo.

Primeiro, o mais importante

  • Ao decidir comprar o headset gamer perfeito para você, fique atento a todos os detalhes, como a qualidade do material e do áudio, marca e durabilidade.
  • Outra questão importante para levar em consideração é a plataforma a ser usada. Apesar de a maioria dos fones de ouvido funcionarem bem em qualquer aparelho, há alguns cujas funções são melhor executadas em plataformas específicas.
  • Existem produtos com diferentes preços, baseados na qualidade e marca do headset gamer. Neste guia listamos opções de pelo menos R$ 60 até mais de R$ 870.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores modelos de headset gamer

Se você quer melhorar sua experiência enquanto joga, seja no computador ou no videogame, um bom headset gamer pode ajudar e muito. Aqui estão alguns dos melhores modelos do mercado para que você possa se divertir e jogar ainda melhor.

1º – Headset Gamer Artemis Spectrum Logitech

Esse headset gamer da Logitech funciona em PCs, dispositivos móveis, home theaters e consoles de jogo, incluindo PS4 e Xbox One, e possui driver de áudio pro-g feitos de malha híbrida que oferecem um som de alta qualidade.

O acessório conta também com Iluminação RGB personalizável na tira luminosa e no logo. É possível programar cada zona com cores e efeitos diferentes. Ele permite também jogar com ou sem fio. Funciona por até 12 horas sem as luzes a cada carga ou por até oito horas com a iluminação padrão.

2º – Headset Gamer Prodigy Logitech

Este fone de ouvido para jogos possui conchas de tecido laváveis e confortáveis, som estéreo de alta qualidade e microfone dobrável e unidirecional.

O produto tem comando de som no cabo, deixando à mão o controle de volume e mudo, e ainda pode ser girado a 90 graus, ficando em formato plano e diminuindo os riscos de quebra. De construção leve, foi projetado para ser fino sem prejudicar a qualidade do áudio.

3º – Headset gamer Cloud Stinger HyperX

O headset da HyperX é leve e conta com fones de ouvido giratórios em 90 graus. Possui drivers direcionais de 50 milimetros para maior precisão de áudio.

Com tira ajustável de aço, o produto conta com espuma memory foam (exclusiva da marca), que permite a adaptação personalizada para cada usuário.

Além de compatível com múltiplas plataformas, o headset conta com controle de volume intuitivo no fone de ouvido e microfone com controle para mudo e cancelamento de ruído.

4º – Headset gamer G2000 da Kotion Each

O driver de 50 milímetros de alta precisão feito de imã de neodímio proporciona um som vívido e claro e a sensação de choque sonoro, além de suporte para diversos games e isolamento de ruído ambiente.

O periférico possui microfone de alta sensibilidade omnidirecional e luzes LED que são projetadas nos fones de ouvido e microfone para destacar a atmosfera do jogo.

Seus protetores de ouvido são feitos de couro sintético de qualidade, que proporcionam uma vida útil maior, e as almofadas macias e confortáveis resistem ao desgaste por um longo tempo.

5º – Headset gamer PH120 Multilaser

Este acessório é leve e confortável, tem earpad com acabamento estofado, haste ajustável, cabo de nylon de 1,6 metros e entrada auxiliar P2 de 3,5 milímetros.

Com 30mW de potência, frequência de resposta de 20Hz-20000Hz, sensibilidade de 105 ± 3dB e impedância de 32 ohm ± 10%, oferece um som claro e sem ruídos.

6º – Headset gamer Spider Tarantula Fortrek

Robusto e resistente, o produto tem som intenso, graves potentes e isolamento eficiente contra ruídos externos. Com o alto-falante de 40Mm é possível ter maior percepção de som ao jogar.

Ele vem com adaptador para Xbox 360 incluso e conta com almofadas auriculares confortáveis e microfone de alta qualidade para uma boa comunicação durante o jogo.

Guia de Compra

Isolar o barulho do mundo lá fora, se concentrar em cada detalhe de áudio do seu jogo e ainda se comunicar com os jogadores em qualquer lugar do mundo.

Se esse é seu objetivo, neste Guia de Compra você encontrará detalhes sobre o headset gamer, além de conhecer as vantagens e desvantagens, saber a faixa de preço e onde comprá-lo.

Headset gamer: O que é?

O headset gamer, ou fone de ouvido gamer, nada mais é do que um conjunto formado por fones de ouvido de alta qualidade de som e isolamento acústico, com microfone direcional.

Este produto, além de servir para ouvir música e assistir a filmes e seriados, é excelente para aumentar a experiência de jogo, com a melhora significativa da qualidade de sons e ruídos durante as partidas.

Além disso, com o microfone o usuário é capaz de conversar com outros jogadores, comunicando a sua equipe sua estratégia de jogo.

O som é parte importante dentro de um jogo, e pode ser tanto “decorativo” quanto funcional. O primeiro caso aparece em em forma de trilha sonora e contribuição para a ambientação. O segundo são indicadores que apresentam funções mecânicas e certos efeitos de jogo.

Com o acessório certo, cada ruído do jogo será evidenciado e percebido, aumentando, assim, a percepção, qualidade e experiência do game.

Headset gamer: Quais suas vantagens?

Quem joga no computador sabe que alguns fatores fazem muita diferença na performance. Um fator muito importante são os acessórios usados, criados para entregar uma melhor jornada de jogo.

Um desses periféricos é o headset gamer. Com o objetivo de entregar uma experiência de áudio incrível, eles também ajudam o jogador a se comunicar com outras pessoas na partida, além de realçar qualidades de um game.

Este produto é interessante também, pois é capaz de dar o tom de um jogo. Em um game de terror, por exemplo, o som nítido do fone de ouvido poderá determinar se você se assustará com um barulho ou se você decidirá por ignorá-lo.

Outra vantagem do acessório é que, com ele, você será capaz de ouvir diversos sons e ruídos que lhe mostrarão a proximidade de objetos e inimigos, por exemplo, ajudando na preparação para uma batalha ou até mesmo a fugir de emboscadas.

Compatível com diversas plataformas, os headset gamers podem ser usados em computadores, notebooks, videogames (como PlayStation e Xbox), além de home theaters.

Além disso, eles não precisam ser usados somente para os jogos. Eles também podem ser utilizados para ouvir música ou assistir a um filme ou seriado na TV.

Também são muito fáceis para controlar o volume do jogo ou colocar no mudo. Em vez de abrir a caixinha de áudio no computador, só é preciso apertar os botões que vêm, geralmente, no cabo do headset.

Por emitirem muitos detalhes sonoros que não são transmitidos pelo som da TV, fone comum ou caixa de som do computador, o jogador que o utiliza acaba tendo uma certa vantagem.

Assim como ele evidencia qualquer mínimo ruído dentro de um jogo, ele também isola todo o som ambiente, ajudando assim, na concentração e atenção do usuário.

E, ainda como vantagem, é a grande quantidade de modelos e preços disponíveis no mercado. É um produto democrático que pode ser encontrado por um bom custo-benefício.

Como desvantagem, o headset gamer é, naturalmente, mais caro que um headphone comum (apesar de ser um acessório democrático). Isso será refletido na maior durabilidade.

O produto tem opções tanto com fio, quanto sem fio. Em cada uma delas é preciso ficar atento: o fio pode atrapalhar em alguns movimentos e jogadas. Já a bateria (ou pilha) pode acabar sem você perceber, prejudicando a partida.

É preciso prestar atenção também no microfone, que capta todas as falas do usuário e sons do ambiente em que se está jogando. Por isso, é necessário ter cuidado para não falar o que não se deseja.

Assim como ser compatível com diferentes plataformas é uma vantagem, não ser universal pode ser uma desvantagem. Fique atento à compatibilidade ao comprar o produto, pois ele pode ter algumas funções restritas dependendo do aparelho que será usado.

Para facilitar, veja na tabela a seguir as principais vantagens e desvantagens do produto:

Vantagens
  • Realçar qualidades do game e ajudar a se comunicar com outros jogadores
  • Capaz de emitir sons e ruídos que ajudam em diversos games
  • Muito fácil de controlar volume do som, por meio de botões no cabo
  • Compatível com diversas plataformas
  • Isolamento do som ambiente, trazendo mais atenção e concentração
Desvantagens
  • Mais caro que um headphone comum
  • Fones com fio podem atrapalhar em certos movimentos e jogadas
  • A bateria ou pilha dos microfones sem fio podem acabar
  • O microfone capta 100% do que você fala
  • Não ser universal

Qual a importância de um headset gamer?

Para quem adora jogos de PC, jogar com precisão e ter controle sobre os comandos é essencial e, para isso, existem diversos acessórios, como volante, mouse e teclado.

Uma outra invenção para os aficionados por games é o headset gamer. Às vezes as pessoas não dão atenção à importância do som e áudio dentro de um jogo. No entanto, ele tem a capacidade de dar o tom ao jogo, além de ajudar em certos momentos, como aproximação de inimigos ou de objetos importantes.

É claro que é possível utilizar fones de ouvido ou headphones convencionais, ou até mesmo caixinhas de som para o computador, mas a experiência de jogo não será a mesma.

Com som estéreo ou surround, o headset gamer entrega detalhes de ruídos que não são percebidos com os fones normais e possibilita a comunicação – por meio do microfone acoplado – com os outros jogadores.

Um dos jogos em que os detalhes de áudio mais fazem diferença é o CsGo, o famoso Counter Strike. No vídeo abaixo, podemos ver uma lista com os fones mais utilizados nesse jogo tão popular.

Quanto custa?

O valor do headset gamer varia de acordo com marca e qualidade do material. É um produto democrático, com várias faixas de preço, mas que refletem diretamente na durabilidade do mesmo.

Neste guia colocamos modelos que custam entre R$ 60 e R$ 880. Por meio de preços variados, queremos apresentar alternativas para diferentes gostos, necessidades e bolsos.

Onde comprar?

Para comprar um headset gamer você não precisa necessariamente ir a alguma loja física. É possível conferir tranquilamente as características na internet e comprar o produto em sites, como Amazon brasileira, Lojas Americanas, Mercado Livre e Submarino.

Entretanto, se você prefere checar o produto pessoalmente e conversar com vendedores experientes no assunto, você pode visitar lojas de games e acessórios para PC, como a Rocketz Store e a Kalunga.

E uma dica: para fazer uma compra on-line de confiança, analise avaliações de pessoas que já compraram o headset em questão.

Imagem mostra um espaço gamer, com monitor de PC, teclado e headset gamer branco com detalhes em preto.

Ao comprar seu headset gamer, analise as avaliações de outros usuários. (Fonte: FOX / Pexels)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos do headset gamer

Existem alguns critérios importantes que ajudarão a avaliar e decidir qual a melhor opção para comprar entre os diferentes modelos de headset gamer.

Para fazer a compra que mais se encaixa nas suas necessidades (e também no seu bolso!), elaboramos a lista abaixo com os itens essenciais que poderão lhe ajudar na seleção ideal. São eles:

  • Plataforma a ser usada
  • Tipo de conector
  • Design
  • Durabilidade
  • Qualidade de áudio
  • Preço

A seguir, explicamos exatamente o que deve ser observado em cada um dos fatores a serem considerados na hora de adquirir o seu headset gamer ideal.

Plataforma a ser usada

Assim como todos os acessórios para computadores, é preciso estar atento quanto à compatibilidade do headset gamer no aparelho que você pretende jogar.

Apesar de a maioria funcionar em diversas plataformas (PCs, notebooks, videogames, dispositivos móveis e home theaters), existem muitos modelos que têm algumas funcionalidades restritas em determinados aparelhos.

Alguns headsets são produzidos levando em consideração a experiência do usuário com PCs e Xbox, por exemplo, mas, mesmo que possam ser adaptados para serem usados em dispositivos Sony e Apple, podem perder algumas de suas funções.

Tipo de conector

Os headsets gamer costumam apresentar dois tipos de conectores: USB ou P2 (de 3,5 milímetros).

As entradas USB são mais úteis para PCs ou notebooks, enquanto os conectores P2 podem ser utilizados em monitores de TV, videogames de mesa e outros dispositivos portáteis.

Em computadores com o sistema Windows, por exemplo, é possível escolher e configurar se você quer que apenas o som seja propagado para o headset. Assim, as funções do microfone podem ser separadas do periférico e ficam por conta de outro acessório.

Design

De diferentes tipos, o headset gamer costuma possuir design aberto ou fechado. Um headset de design aberto é a indicação se você está à procura de um fone que não esquente muito e que mantenha a sua cabeça resfriada, além de permitir a entrada de ruídos e barulhos externos.

Agora, se você prefere jogar sem ser incomodado e sem ouvir sons ambientes e de outros elementos de fora, opte por um periférico de design fechado. Mas fique ligado: este modelo costuma ser mais caro, pois entrega mais detalhes sonoros da partida.

No quesito design entra também a questão do conforto. O aparelho precisa ser confortável na cabeça do usuário, além de funcionar como prometido na entrega dos sons.

Durabilidade

Assim como todos os acessórios para games, você quer que o headset tenha uma boa durabilidade e que não se desgaste rapidamente.

A construção desse produto e os materiais utilizados devem ser resistentes e capazes de suportar várias horas de uso sem desmontar ou soltar peças.

Algumas características podem ser levadas em conta na hora de avaliar a qualidade do material. Uma delas é como as saídas de áudio estão encaixadas na haste central do acessório.

É possível notar também que, caso o acessório seja de qualidade inferior, ele é geralmente construído com um plástico mais barato e contém outras peças de menor qualidade, como os parafusos. Sendo assim, ele acaba sendo menos duradouro e quebrando mais facilmente.

View this post on Instagram

Fala jogador, como você cuida do seu headset gamer? Você sabia que os headsets são equipamentos frágeis, e por isso, alguns cuidados são fundamentais para a sua conservação? Seguem algumas dicas para que você possa cuidar bem deles. – Nunca puxe o seu headset diretamente pelo fio para desconectar. – Desenvolva o hábito de limpeza, o suor natural do corpo assim como a cera produzida pelos ouvidos afetam tanto o aspecto estético como o desempenho do seu acessório. – Guarde o seu headset de maneira adequada, o ideal é manter o seu acessório em local limpo e seco, dê preferência a caixa ou sacola de proteção que venha de fábrica. – Proteja o seu headset de temperaturas extremas, isso pode aumentar a sua vida útil. A luz solar direta também deve ser evitada. – Excesso de umidade pode prejudicar o seu funcionamento, a transpiração excessiva pode acumular a umidade e afetar alguns componentes eletrônicos. #headset #he #headsetgaming #game #gaming #gamer #games #jogosonline #fonedeouvido #headphones #cuidado #cuidados #eletrônicos #dicas

A post shared by Shift Eletrônicos (@shifteletronicos.com.br) on

Qualidade de áudio

Como a função principal do headset gamer é aprimorar a experiência de som, é claro que a qualidade de áudio é um importante critério de compra.

A boa qualidade do áudio pode ser avaliada pela capacidade do headset de reproduzir a trilha sonora do game, obviamente, e ainda pela competência do acessório em evidenciar os mínimos detalhes de som das partidas.

No entanto, este critério está relacionado também do gosto pessoal do jogador. Há aqueles que preferem headsets com a distribuição de som mais equilibrada e aqueles que gostam de um som com graves mais pesados. Tudo vai depender das suas preferências de experiência de jogo.

Preço

Qualquer produto disponível no mercado, independentemente do tipo, tem diversas características a serem levadas em conta na hora da compra e elas estão, normalmente, diretamente relacionadas ao preço.

Mas no segmento de headset gamer, a qualidade nem sempre está atrelada a quanto ele custa. Com uma diversa gama de preços, é possível encontrar modelos mais em conta e mesmo assim bons.

E é nesse momento que vale considerar a questão custo x benefício. Você pode pagar mais barato por um produto que te atenda bem, mas que dure menos do que um que você pague um pouco mais.

As opções de modelos de headset e variedades de preço são muitas e você com certeza encontrará o que mais se encaixa no que você deseja e pode pagar.

(Fonte da imagem destacada: Sean Do / Unsplash)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
45 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX