Pote de creme hidratante aberto.
Ultima atualização: 20 de outubro de 2019

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

78Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um produto essencial no dia a dia: o hidratante facial. Diferentemente do creme para o corpo, o facial é feito especificamente para a pele sensível do rosto.

Nesse artigo, nós vamos mostrar para você a importância do hidratante facial e como escolher o melhor de acordo com suas necessidades e o seu tipo de pele.




Primeiro, o mais importante

  • O hidratante facial tem grandes vantagens para a pele do rosto e não deve ser substituído pelo creme corporal.
  • É fundamental escolher um creme hidratante para o rosto de acordo com o seu tipo de pele, mas também é importante analisar os ingredientes presentes na fórmula do produto.
  • É possível comprar um hidratante facial eficiente por um preço acessível.

Você também pode gostar:

Os melhores hidratantes faciais: Os favoritos da nossa equipe

O hidratante facial ideal é aquele feito para cuidar das particularidades de cada pele. Por isso, os fabricantes investem em opções específicas para cada situação e necessidade. A seguir você confere uma seleção de alguns dos melhores hidratantes faciais disponíveis no mercado.

O mais indicado para todos os tipos de pele

O creme Hydro Boost Water Gel da Neutrogena vem em uma embalagem de 50 gramas. Esse hidratante facial é de rápida absorção e possui em sua composição a glicerina e o ácido hialurônico, que ajudam a restabelecer os níveis saudáveis de água da pele. Indicado para todos os tipos de pele, esse hidratante para o rosto tem textura em gel e promete 48h de hidratação.

O hidratante facial que combate os primeiros sinais

O creme facial Rosa Mosqueta Redutor de Primeiros Sinais da Weleda é um hidratante livre de parabenos, conservantes e corantes artificiais. Com fragrância 100% natural, e composição derivada de óleos essenciais, entre eles o de rosa mosqueta e prímula, esse hidratante facial é dermatologicamente testado e não testado em animais. Além de nutrir, esse creme para o rosto melhora a elasticidade da pele.

A melhor opção para quem quer hidratação e proteção

O Mat FPS 30 é um hidratante facial da Epidrat de 50g indicado para pele oleosa ou acneica. Isso porque sua fórmula possui uma combinação de ativos hidratantes, antioxidantes e matificantes. Com textura leve e fluída, esse creme para rosto também protege a pele dos raios solares, já que possui fator de proteção 30, e ainda reduz os poros.

Guia de Compra

Antes de comprar o hidratante facial é preciso saber qual é o mais indicado para você. Para isso, é preciso conhecer o seu tipo de pele e a sua necessidade dermatológica. Para ajudar você nesse processo, nós preparamos esse Guia de Compra.

Aqui você vai encontrar as informações mais importantes para tirar todas as suas dúvidas sobre o hidratante facial, e então escolher o mais adequado para cuidar da pele do seu rosto.

 Mulher passando creme no rosto.

O hidratante facial mantém a pele do rosto saudável e protegida. (Fonte: puhhha / 123rf)

Qual a diferença entre o hidratante facial e o corporal?

A grande dúvida que surge na hora de usar um creme hidratante é: Posso usar o mesmo produto no rosto e no corpo? Pois a reposta é: Não.

A pele é o maior órgão do corpo humano e cada região tem uma característica diferente. A pele do rosto, por exemplo, é mais sensível e mais lubrificada do que o restante do corpo.

O hidratante facial mantém a pele hidratada, protegida da poluição, da radiação solar e dos sinais do envelhecimento.

Isso ocorre porque a pele do rosto contém mais glândulas sebáceas, responsáveis por evitar a perda excessiva de água pela pele, do que o restante da pele do corpo que acaba sendo mais ressecada.

Por isso, os cremes corporais são compostos de forma a garantir uma maior hidratação em áreas ressecada. Assim se usado no rosto, uma região naturalmente mais lubrificada, poderá ocasionar um descontrole na oleosidade da pele.

O hidratante facial mantém a pele hidratada, protegida da poluição, da radiação solar e dos sinais do envelhecimento. Além disso, ao usar o hidratante corporal no rosto é possível que ocorram problemas mais graves, como inflamações e infecções na pele.

Por isso, o hidratante facial é feito com ingredientes que, além de aumentar a retenção de água e proteger a pele das condições adversas do clima, ainda o faz de forma que não aumente a lubrificação de forma exagerada.

Assim, o hidratante facial evita a obstrução de poros e o aparecimento de espinhas e cravos.

O creme hidratante específico para o rosto também conta com uma textura mais leve, que seca mais rapidamente, o que acaba sendo um ponto de diferenciação entre ele e o hidratante corporal que costuma ser mais espesso.

Além disso, o hidratante facial pode contar com princípios ativos variados e adicionais, que vão atuar no combate do envelhecimento da pele no estímulo da produção de colágeno.

Confira a seguir as principais diferenças entre o hidratante facial e o corporal:

Hidratante facial Hidratante corporal
Consistência Mais leve Mais espessa
Função Hidratar e proteger a pele do rosto Hidratar partes mais ressecadas do corpo
Se usado no rosto Evita surgimento de cravos, espinhas e poros obstruídos Pode aumentar a oleosidade, causar inflamação e infecções
Princípio ativo extra Para rejuvenescer, clarear e reduzir rugas Para firmeza e reduzir estrias

Como escolher o hidratante facial de acordo com o seu tipo de pele?

Sabendo da importância do uso do hidratante facial, também é preciso considerar o seu tipo de pele para então escolher o hidratante facial adequado.

Isso porque o creme para rosto é fabricado levando em consideração, entre outros fatores, o grau de lubrificação de cada pele que pode ser: Seca, Normal, Mista ou Oleosa.

Veja a seguir como identificar o seu tipo de pele e o melhor hidratante facial para cada uma.

Pele oleosa

Se a pele do seu rosto tem tendência à acne, costuma ficar brilhosa e com poros dilatados você tem pele oleosa. Mas como a camada oleosa fica apenas na superfície da pele ainda assim é importante usar um creme hidratante facial.

Por isso, para hidratar, mas ainda assim evitar as espinhas opte por um hidratante para pele oleosa à base de água e textura fluída. Evite cremes com muitos óleos em sua composição.

Pele seca

A pele do rosto seca tende a descamar e a ficar com aparência opaca, avermelhada e marcas de expressão. Assim, o ideal é apostar no hidratante facial com textura mais cremosa e com muitos óleos.

Mulher segurando pote de creme hidratante.

Existe um creme hidratante para cada tipo de pele. (Fonte: puhhha / 123rf)

Pele mista

Na pele mista, a "zona T" (área do nariz e testa) costuma ser mais oleosa e as outras partes do rosto, mais secas. Se esse é o seu caso, escolha em um hidratante facial que tenha hidrate e, ao mesmo tempo, controle a oleosidade.

Pele normal

A pele normal, em geral, tem uma hidratação equilibrada. Mas, ainda assim, esse tipo de pele pode acabar sofrendo com ressecamento. Por isso, o hidratante facial mais recomendado é o feito à base de óleos.

Hidratante facial: como, onde e quando usar corretamente?

Uma coisa é passar o hidratante no corpo. Nesse caso, não existe mistério. Mas será que existe uma forma certa de usar o hidratante facial? E qual a quantidade ideal? E a frequência?

Essas são algumas das dúvidas que podem surgir na hora de usar o creme hidratante facial. Para responder a essas e outras perguntas, nós selecionamos algumas dicas de especialistas. Veja a seguir:

  • Idade: Em geral, recomenda-se iniciar o uso do hidratante facial a partir dos 25 anos. Mas o ideal é consultar um dermatologista.
  • Quantidade: Peles mais secas exigem a aplicação de uma camada mais grossa de hidratante facial, enquanto peles oleosas e mistas, demandam uma camada mais fina.
  • Movimento: Ao aplicar o hidratante facial faça movimentos de dentro para fora na face, e de baixo para cima no pescoço.
  • Hora certa: Passe o hidratante facial logo após o banho, ou ao acordar e antes de dormir, sempre com o rosto limpo, mas ainda umedecido para que o creme seja melhor absorvido.
  • Frequência: Vai depender do seu tipo de pele, por isso, recomendamos consultar o seu dermatologista.
  • Colo e pescoço: Essas partes também devem receber o hidratante facial, a não ser que você prefira usar um creme específico para elas.

Não esqueça que a hidratação da pele ocorre, principalmente, de dentro para fora. Por isso é fundamental que você ingira pelo menos 2 litros de água por dia.

Quanto custa e onde comprar o hidratante facial?

O hidratante facial pode custar entre R$8 e R$1mil. Essa variação de preço acontece por conta da marca fabricante e dos ingredientes utilizados na composição do produto.

É possível encontrar um hidratante facial com preço justo e ainda assim eficiente

Mas a boa notícia é que hoje é possível encontrar um hidratante facial com preço justo e ainda assim eficiente. Você pode comprar em lojas de departamento como Lojas Americanas e até em hipermercados como Carrefour, por exemplo.

Mas se você quer praticidade, variedade e promoções o ideal é comprar pela internet, em sites como a Amazon Brasil. Sem contar que você ainda adquire o hidratante facial do conforto de casa.

Critérios de compra: Como escolher o melhor hidratante facial

Agora que você já sabe as vantagens do hidratante facial e a importância de escolher o produto de acordo com o tipo de pele, é preciso que você preste atenção em outros fatores antes de realizar a sua compra.

Isso porque são esses fatores que irão influenciar não apenas na eficiência do hidratante facial, mas também no impacto que a compra fará no seu orçamento. Veja os principais:

  • Ingredientes
  • Textura
  • Proteção
  • Tamanho do frasco

A seguir, nós vamos explicar para você como analisar cada um desses critérios e realizar a compra do hidratante facial mais adequado.

Ingredientes

Dependendo do efeito que você deseja ter com o hidratante facial é importante analisar os ingredientes da fórmula.

Fique atento a princípios ativos que adicionam benefícios à pele como, por exemplo, ácido hialurônico, D-pantenol, ureia e óleo de macadâmia.

foco

Você sabia que na maioria dos hidratantes o ingrediente principal é a lanolina?

Trata-se de uma mistura de ácidos graxos e ésteres, obtida como subproduto da limpeza da lã de carneiro. Além dela, a principal substância usada para evitar a perda de água, conhecida como umectante, é a glicerina. (1)

Algumas fórmulas também trazem vitaminas A, E e C e substâncias antiidade, que combatem a flacidez e removem manchas. Alguns hidratantes faciais possuem até água termal na fórmula, o que aumenta ainda mais o poder de hidratação.

Em todos os casos, opte sempre pelo hidratante facial que seja hipoalergênico e sem parabenos, que são substâncias que causam irritação na pele.

Textura

Em geral, o creme para rosto poder ter diferentes texturas, entre elas creme, gel, gel-creme e sérum. E o fato é que a textura do hidratante facial irá influenciar na sensação de conforto e no resultado, dependendo do tipo de pele.

Para escolher a melhor opção, confira a seguir as principais características de cada um:

  • Sérum: Tem textura muito fluida e leve, é absorvido rapidamente e tem alta concentração de ativos variados.
  • Gel: É livre de óleo e a textura mais recomendada para as peles oleosas.
  • Gel-creme: Esse tipo de hidratante facial é uma mistura de creme e gel. É a escolha ideal para quem tem pele mista.
  • Creme: Tem textura mais densa, com maior quantidade de ativos que nutrem profundamente a pele. Por isso, são indicados para pele seca.

Proteção

Outro critério que você deve considerar é se o hidratante facial possui ou não o fator de proteção solar (FPS).

Se o hidratante facial não tiver essa proteção em sua fórmula, é fundamental que, logo após aplicar o creme no rosto, você também utilize um protetor solar para combater manchas e sinais da idade.

Tamanho do frasco

Por fim, analise o tamanho do frasco ou pote, que em geral é medido em gramas. O fato é que quanto maior o hidratante facial maior será o custo benefício.

No entanto, se você vai experimentar uma nova fórmula pela primeira vez pode ser mais prudente começar com um frasco menor para testar a eficácia em sua pele.

(Fonte da imagem destacada: stux / Pixabay)

Referências (1)

1. "Hidratantes para a pele", por Jennifer Fogaça, graduada em Química.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.
Artigo
"Hidratantes para a pele", por Jennifer Fogaça, graduada em Química.
Ir para a fonte