Imagem de creme pós barba, hidratante masculino e aparelho de barbear
Ultima atualização: 25 de novembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

62Comentários coletados

Não é mais novidade que os homens estão cada vez mais preocupados em cuidar bem de sua aparência. E para ajudá-lo, o ReviewBox Brasil oferece essa análise completa sobre hidratante masculino.

Cuidar bem da pele não é apenas uma questão de aparência, mas de saúde e bem-estar. E, para atrair os homens, as marcas têm investido em novas fórmulas e fragrâncias. Veja mais detalhes e informações em nosso artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Confira sempre se a fórmula do hidratante é hipoalergênica, para evitar irritações e danos a sua pele.
  • Cada pessoa tem um tipo de pele, então é preciso escolher o hidratante que mais se encaixa em suas necessidades.
  • A pele também costuma mudar muito com o passar dos anos, então escolha a fórmula de acordo para obter melhores resultados.

Você também pode gostar:

Melhores hidratantes masculinos: Nossos favoritos

Não é preciso se ver como um metrossexual para cuidar bem de sua pele, e isso independe da idade. Hoje existe uma grande variedade de produtos voltados especialmente para os homens. Dê uma olhada em alguns exemplos.

A melhor opção pós-barba

Fazer a barba pode ser um processo doloroso, irritando e danificando a pele. Pensando nisso, esse creme pós-barba oferece um verdadeiro tratamento fácil com uma fórmula sem álcool, com 95% de ativos naturais e vegetais. Dermatologicamente testado, ele conta óleos essenciais de bergamota, alecrim e capim limão.

Nossa recomendação para deixar a pele mais perfumada

Com fragrância inspirada no famoso perfume Allure Sport, da Chanel, esse creme hidratante promete deixar sua pele muito mais macia e refrescante. Sua fórmula possui componentes emolientes ricos em vitaminas, proteínas e silicones, oferecendo uma sensação aveludada e duradoura.

Uma excelente escolha para o dia a dia

O hidratante masculino Khamsin da Mahogany possui fórmula rica, com alta concentração de agentes hidratantes. Para o corpo todo, ele proporciona uma rápida absorção, já que conta com ingredientes com maior poder de absorção na pele. Além disso, sua fragrância permanece na pele por muito mais tempo, aumentando a sensação de frescor ao longo do dia.

Guia de compra

Nos últimos anos nós passamos por uma verdadeira revolução no mercado, com marcas procurando cada vez mais atender ao crescente público masculino.

Os hidratantes estão entre um dos itens cosméticos mais procurados pelos homens, pois além de cuidar da pele, ainda incorpora fragrâncias agradáveis que substituem desodorantes. Veja nosso guia de compra para entender um pouco mais sobre eles.

Imagem de pessoa aplicando um creme hidratante

Os cremes hidratantes com propriedades anti-idade não são mais exclusividade das mulheres, ajudando a reduzir rugas e linhas de expressão. (Fonte: chezbeate/ Pixabay.com)

Com qual frequência devo usar o hidratante masculino?

Isso pode depender de muitos fatores, como o tipo de pele, a severidade da situação, idade e até mesmo da área do corpo.

Uma vez que você já tenha o produto certo em mãos, o recomendado é utilizar pelo menos duas vezes ao dia, preferencialmente logo após o banho e antes de dormir.

Caso você tenha que ficar muito exposto ao sol, vale a pena investir em um creme hidratante que já possua fator de proteção solar em sua composição, ou combine-o com um protetor de sua escolha.

Em áreas mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e calcanhares, você pode usar o creme com uma frequência maior, ajudando na remoção de calosidades e mantendo a pele mais macia e hidratada.

Quais as vantagens e desvantagens do hidratante masculino?

Quando as marcas se propõem a pensar em um público específico, os resultados costumam ser bem melhores. E quando falamos de hidratantes masculinos, existem fórmulas para todo tipo de pele e para diferentes partes do corpo.

As fragrâncias masculinas costumam ser mais refrescantes e os cremes ajudam a proteger a pele e retardar sinais de envelhecimento precoce.

Mas é preciso estar atento, já que muitas fórmulas utilizam fragrâncias sintéticas e podem possuir álcool em sua composição, o que pode aumentar o risco de alergias e irritações.

Vantagens
  • Existem fórmulas para todo tipo de pele
  • As fragrâncias masculinas costumam ser mais refrescantes
  • Existem cremes para diferentes partes do corpo
  • Ajudam a proteger a pele e retardar sinais de envelhecimento
Desvantagens
  • Muitas fórmulas possuem fragrâncias sintéticas
  • Alguns cremes hidratantes podem conter álcool em sua composição

Quais os diferentes tipos de hidratantes masculinos?

Atualmente, existem quatro categorias principais de cremes hidratantes masculinos. O mais comum é o corporal, que pode ser aplicado no corpo todo, oferecendo fórmulas mais completas por preços bastante acessíveis.

Um pouco mais caros, os hidratantes faciais contam com uma formulação desenvolvida especialmente para a pele mais sensível do rosto, diminuindo o surgimento de acnes, rugas e suavizando linhas de expressão.

O pós-barba se concentra em hidratar o rosto especificamente após você fazer a barba, ajudando a diminuir o surgimento de pelos encravados e irritações. Eles podem ser encontrados em uma faixa de preço intermediária.

Por fim, temos os hidratantes para banho, que substituem os sabonetes normais, hidratando ainda mais a pele. Eles aderem mais facilmente, evitando o ressecamento. Como as embalagens são maiores, o preço também aumenta um pouco.

Hidratante corporal Hidratante facial Hidratante pós-barba Hidratante para banho
Indicação de uso Para o corpo todo Fórmula desenvolvida especialmente para a pele mais sensível do rosto Perfeito para hidratar o rosto após fazer a barba Pode substituir sabonetes para hidratar melhor a pele
Benefícios Suas fórmulas são mais completas Diminuem o surgimento de acnes, rugas e suaviza linhas de expressão Ajuda a diminuir o risco de pelos encravados e irritações Adere mais facilmente a pele, evitando o ressecamento de sabonetes comuns
Preço Estão entre os mais baratos do mercado Eles costumam custar um pouco mais caro Estão em uma faixa de preço intermediária As embalagens são maiores, o que aumenta um pouco o preço

Existem contraindicações em utilizar hidratantes masculinos?

Atualmente, as fórmulas procuram tomar cada vez mais cuidado para não usarem ingredientes potencialmente nocivos. Mas, antes de comprar, vale a pena conferir se o hidratante é hipoalergênico e dermatologicamente testado.

Também é importante sempre conferir os ingredientes, formulação e o modo de utilização indicado pelo fabricante para evitar acidentes. Caso você perceba qualquer sinal de vermelhidão, irritações ou alergia, interrompa imediatamente a utilização.

Além disso, basta tomar alguns cuidados básicos como com qualquer cosmético, que é evitar o contato com os olhos, mucosas e não ingerir o produto.

Caso você tenha dúvidas, lembre-se sempre de procurar um médico dermatologista de sua confiança para indicar quais produtos e fórmulas são os mais indicados para o seu tipo de pele.

Imagem de vários potes de creme hidratante para o rosto

Especialmente para áreas mais sensíveis como o rosto, evite fórmulas muito agressivas e opte por produtos naturais. (Fonte: timokefoto / Pixabay.com)

Qual a diferença entre hidratantes masculinos e femininos?

A pele nunca é igual de uma pessoa para outra, mas as diferenças são ainda mais marcantes quando comparamos homens e mulheres. E, claro, as marcas estão de olho nisso.

Nas mulheres, a pele costuma ser mais suave e delicada, com uma derme mais fina que contribui para um envelhecimento mais precoce.

Já nos homens, notamos características como maior oleosidade e espessura. Os homens também possuem uma maior concentração de colágeno, o que ajuda a pele ter uma aparência jovial por mais tempo.

Diferenças biológicas existem e devem ser levadas em consideração, por isso existem tantas fórmulas diferentes disponíveis no mercado.

Outro fator bem marcante que distingue os hidratantes masculinos dos femininos é a fragrância, que costumam apelar mais para tons amadeirados e cítricos, deixando mais de lado aromas mais suaves e florais.

foco

Você sabia que uma boa hidratação é ideal para evitar uma pele seca, quebradiça e com aparência esbranquiçada?

Critérios de compra: Como comparar os tipos de hidratante masculino

Ao longo de nossa análise você pôde ver como é importante ter cuidado com sua pele, e não há mais nenhuma vergonha em homens utilizando cosméticos que antes eram reservados ao público feminino.

Mas, com tantas marcas investindo nesse segmento, é preciso escolher com cuidado de acordo com sua pele e suas necessidades. Veja aqui alguns critérios que separamos para sua consideração.

Fórmula

A primeira coisa que você deve considerar quanto estiver escolhendo um hidratante masculino é sua fórmula, ou seja, os ingredientes contidos no creme e como eles vão agir em sua pele.

Verifique se você não tem alergia aos componentes do produto.

Hoje é possível encontrar hidratantes voltados para cada tipo de pele, até mesmo para diferentes partes do corpo. Além disso, muitas fórmulas investem em vitaminas e óleos essenciais para potencializar seus efeitos.

Então, esteja sempre atento se você não tem um histórico de alergia a nenhum dos componentes da fórmula e procure por qual se encaixa melhor em suas necessidades.

Peso líquido

O peso líquido nos hidratantes costuma variar muito, com os corporais e para banho tendo embalagens menores, enquanto os pós-barba e hidratantes faciais costumam vir em frascos menores.

Esse é uma fator determinando para o custo/benefício do produto e quantas vezes ele poderá ser utilizado antes que você tenha que comprar um novo.

Fragrância

Praticamente todo hidratante masculino possuiu uma fragrância, seja inspirada em notas cítricas, amadeiradas ou em marcas de perfumes famosos. Essa é realmente uma questão de escolha.

Aqui, o importante é verificar se a fragrância é natural ou sintética e se há a presença de álcool em sua formulação. Felizmente, hoje já é possível encontrar hidratantes mais neutros e agradáveis, além de fórmulas totalmente naturais.

Imagem de pote de creme hidratante Nivea

Apesar das diferenças, muitos cremes apostam em fórmulas e fragrâncias que agradam homens e mulheres. (Fonte: Alexas_Fotos/ Pixabay.com)

Apresentação

Por último, a apresentação também é muito importante. A embalagem deve conter todas as informações necessárias de forma clara e legível, com todos os ingredientes da fórmula, possíveis contraindicações e modo de uso.

Além disso, a embalagem também deve ser funcional e fácil de usar, principalmente quando você considera que vai acabar lambuzando as mãos ao longo do processo.

(Fonte da imagem destacada: stevepb/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.