Foto mostra o que parece ser a parte superior a um joelho. Há um creme sobre ele. Na área com o produto, foi desenhado um coração.
Ultima atualização: 15 de dezembro de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

78Comentários coletados

Olá! Tudo bem? Seja muito bem-vindo ao ReviewBox. Somos o principal portal de resenhas do Brasil. No artigo de hoje, analisaremos um produto que ganha cada vez mais espaço nas prateleiras das farmácias do país: o hidratante para pele seca.

Por se tratar de um produto que ainda causa muitas dúvidas entre os consumidores, vamos mostrar quais são as melhores opções do mercado, compartilhar um guia de compra e, finalmente, revelar as principais características dele.

Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • A pele seca pode ser o resultado de diversos fatores isolados ou combinados: genética, clima, hábitos, produtos, doenças e envelhecimento.
  • Os principais sintomas da pele ressecada são aspereza, opacidade, endurecimento, coceira, vermelhidão, rachaduras e, inclusive, sangramentos.
  • O hidratante para pele seca é formulado para restabelecer a nutrição, garantir a maciez e evitar problemas da epiderme. Pode ser combinado com outros tratamentos.

Você também pode gostar:

Os melhores hidratantes para pele seca: Os favoritas dos adeptos do skincare

Para ter uma pele hidratada é preciso conhecer as melhores opções e fazer os investimentos certos. Pensando nisso, criamos essa seleção para te auxiliar. Confira:

Para quem tem pele extremamente seca

O Creme Hidratante da Cetaphil foi desenvolvido para peles secas e sensíveis. Não é oleoso, absorve rápido e proporciona alívio. Ajuda a manter a barreira protetora natural e potencializa a elasticidade. É indicado para o corpo, especialmente para mãos, pés, cotovelos e joelhos.

Para quem busca uma boa relação custo-benefício

O Hidratante Corporal Body Care Intensive Extra Care da Neutrogena conta com proteínas de aveia e glicerina em sua composição. Por isso, é o produto perfeito para peles extremamente secas. Não é oleoso e elimina a aparência esbranquiçada da pele ressecada.

Para quem precisa acalmar a pele

A Loção Cremosa AI da Fisiogel conta com a tecnologia BioMimic, que repara, restaura e hidratada a pele. Proporciona alívio rápido e prolongado para peles extremamente secas. Combate irritações, coceiras e vermelhidões, pois deixa a pele menos reativa. Restaura a barreira de proteção natural.

Para quem deseja hidratação intensa

O Hidratante Corporal Intensivo Norwegian Formula da Neutrogena aposta na glicerina para manter a pele protegida contra o ressecamento. Tem propriedades anti-irritantes e antimicrobianas. Reduz o aspecto esbranquiçado e a descamação. Recupera a barreira cutânea.

Guia de Compra

Gostou de conhecer as melhores opções de hidratante para pele seca? Então, para saber se esse é o produto certo para incorporar na sua rotina de cuidados, confira o nosso Guia de Compra.

Foto mostra uma mulher usando um roupão e uma toalha enrolada nos cabelos. Ela está diante de um espelho e passa um creme na bochecha enquanto sorri.

O hidratante para pele seca deve ser utilizado pelo menos duas vezes por dia: pela manhã e à noite. (Fonte: pressphoto/ Freepik.com)

O que causa o ressecamento da pele?

A pele ressecada é um resultado da baixa quantidade de água na epiderme. Esse ressecamento pode ser causado por diversos fatores, sejam eles isolados ou combinados.

  • Genética: Naturalmente, as glândulas sebáceas não produzem oleosidade suficiente para manter a pele equilibrada;
  • Clima: A baixa umidade do ar resseca a pele, independentemente de região e época;
  • Hábitos: Baixo consumo de água, contato prolongado com a água e exposição constante ao ar-condicionado deixam a pele seca;
  • Produtos: Diversos produtos de saúde, higiene e beleza também contribuem para o ressecamento da pele;
  • Doenças: Dermatite, psoríase, diabetes, rinite, asma, hipotireoidismo e hipertireoidismo são alguns exemplos;
  • Envelhecimento: A pele tende a ficar mais ressecada na medida em que o indivíduo envelhece.

Quais os sintomas da pele ressecada?

Provavelmente, o principal sintoma da pele ressecada é a aspereza da epiderme. Ela costuma ser acompanhada pela falta de luminosidade e pelo destaque das linhas finas.

Em casos mais sérios, a pele endurece, coça, avermelha, racha e, finalmente, sangra. Tudo isso causa bastante desconforto e, às vezes, constrangimento pela exposição.

O ideal é marcar uma consulta com um dermatologista para que ele possa avaliar as causas do ressecamento da pele e, assim, receitar o tratamento mais adequado para a situação.

Foto mostra uma mulher mais velha. O rosto dela não aparece totalmente. Mesmo assim, ela passa hidratante na bochecha.

Nossas peles ficam mais secas na medida em que envelhecemos. (Fonte: freepik/ Freepik.com)

Como tratar pele ressecada?

O tratamento depende das causas da pele ressecada.

O tratamento depende das causas da pele ressecada.

Provavelmente, o seu dermatologista recomendará que você use hidratantes com ingredientes consagrados, como a glicerina.

Em alguns casos, também será preciso fazer uma revisão de hábitos, já que a longa exposição à água e a alguns produtos contribui para o ressecamento da pele.

Agora, se a pele ressecada é fruto de alguma doença, como a dermatite e a psoríase, é possível que o seu médico indique um produto especial ou passe uma fórmula que deverá ser manipulada.

Quais as diferenças entre o hidratante para pele seca e outros tipos?

Em linhas gerais, podemos dizer que existem quatro tipos de pele: normal, oleosa, seca e mista. Naturalmente, cada uma delas têm as suas características e necessidades. Mas todas precisam ser hidratadas com produtos apropriados.

  • Pele normal: Tem um nível de hidratação equilibrado, mas pode sofrer com ressecamento e oleosidade. Transita por produtos pesados e leves;
  • Pele oleosa: Tem tendência a acne, brilho excessivo e poros dilatados. Precisa de hidratantes que tenham bastante água e textura fluída;
  • Pele seca: É bem opaca, fica avermelhada e se irrita fácil. Pede hidratantes com fórmula potentes e textura pesada;
  • Pele mista: É oleosa na zona “T” (testa, nariz e queixo) e seca no restante do rosto. Merece um hidratante com controle de oleosidade e textura leve.

Quais as vantagens e desvantagens do hidratante para pele seca?

Sem dúvida, a grande vantagem do hidratante para pele seca é que ele pode restabelecer a nutrição, garantir a maciez e evitar problemas da epiderme. Consequentemente, a pele fica mais saudável e iluminada.

Outra vantagem é que muitos dos hidratantes para pele seca que encontramos no mercado não têm perfumes em suas composições. Isso é bem interessante para pessoas sensíveis e alérgicas.

Mas é importante ressaltar que o hidratante para pele seca não é um remédio. Então, se você perceber que a sua pele não se recupera apenas com um produto desse tipo, marque uma consulta com um dermatologista para avaliar as causas.

Vantagens
  • Deixa a pele mais saudável
  • Devolve a luminosidade
  • Tem várias opções sem perfume
Desvantagens
  • É preciso ter um para o rosto e outro para o corpo
  • Tende a demorar para secar
  • Pode ser muito caro

Quanto custa e onde comprar um hidratante para pele seca?

Qualquer pesquisa rápida no Google mostra que um hidratante para pele seca custa entre R$ 5 e R$ 1.000. Portanto, existem opções para todos os gostos, necessidades e bolsos.

É possível encontrar várias opções de hidratante para pele seca em lojas físicas como farmácias, supermercados, lojas de departamento, lojas de produtos de beleza gerais e lojas de produtos de beleza específicas.

Também dá para encontrar o hidratante para pele seca em várias lojas virtuais. Entre elas, destacamos Amazon Brasil, Beleza na Web, Drogaraia, Lojas Americanas e Farma Agora.

Critérios de Compra: Como avaliar os hidratantes para pele seca

O hidratante para pele seca era exatamente o que você estava procurando? Antes de comprar o seu, é interessante ficar por dentro de alguns aspectos para comparar as diferentes versões desse produto, como:

Falaremos mais sobre cada um deles na sequência.

Finalidade

Atualmente, há uma ampla variedade de hidratantes para pele seca no mercado. Portanto, você deve ter em mente exatamente o que precisa para encontrar um produto de acordo.

Existem hidratantes específicos para o corpo, o rosto e as áreas especialmente ressecadas (olhos, mãos, cotovelos, pés e joelhos). Saber qual delas precisa de um cuidado especial e ler as descrições dos produtos são atitudes essenciais.

Evite passar um hidratante indicado para uma parte em outra área do seu corpo. A pele humana não é uniforme; então, a resistência e as necessidades divergem de um local para outro.

Fórmula

Produtos genéricos para todos os tipos de pele podem não ser suficientes para você.

Um bom hidratante para pele seca é aquele que apresenta uma fórmula que seja rica em ingredientes que promovam uma hidratação profunda. Produtos genéricos para todos os tipos de pele podem não ser suficientes para você.

Entre os ingredientes consagrados para hidratar peles secas estão o ácido hialurônico, o ácido lático, a água termal, as ceramidas, a glicerina, a manteiga de karité, a nicotinamida, o pantenol, a vitamina B3, a vitamina E e a ureia.

Como muitas pessoas têm pele seca e sensível, é recomendável consultar um dermatologista para verificar se algum ingrediente causa irritações e conseguir evitá-lo no momento da compra.

Textura

A textura é um dos aspectos que fazem com que as pessoas adotem ou abandonem um hidratante. Portanto, procure testar o produto que você tem à vista antes de fazer a compra.

Para peles secas, o ideal é dar preferência a cremes mais encorpados, já que eles demoram a ser absorvidos. Assim, conseguem manter a epiderme protegida por bastante tempo.

No entanto, sabemos que muitas pessoas não gostam dessa textura ou nem sempre podem esperar secar. Nesses casos, procure por outras opções, como loções, géis ou séruns.

foco

Sabia que o hábito de hidratar a pele pode deixar a sua maquiagem mais bonita? Especialmente se você gosta de produtos secos, como a base matte e o pó translúcido.

Perfume

O perfume é outra das características que fazem com que um hidratante seja amado ou detestado por um consumidor. No mercado, você encontrará cheiros doces, cítricos e orientais. Prove vários até encontrar o seu preferido.

Entretanto, é preciso tomar um certo cuidado, já que peles secas tendem à sensibilidade. Vá ao médico para identificar possíveis alergias e, na medida do possível, evite usar produtos perfumados no rosto.

No corpo, dê preferência a um hidratante para pele seca que não contenha Parfum, ingrediente que indica que a fragrância do produto é sintética. Em geral, aromas naturais são menos agressivos.

Foto foca em vários frascos de vidro que parecem vazios e um pote de hidratante.

Um hidratante corporal perfumado é capaz de proporcionar bem-estar. (Fonte: freepik/ Freepik.com)

Rendimento

O hidratante para pele seca precisa ser usado pelo menos duas vezes por dia: de manhã e à noite. E é por isso que você precisa analisar o rendimento do produto que pretende comprar.

Divida o peso do produto pelo valor para entender qual é o custo-benefício dele. Isso é especialmente importante para hidratantes faciais, que costumam ser pequenos e caros.

Se você é adepto de um hidratante e sabe que ele tem mais de um tamanho, procure comprar a maior versão, que tende a ser mais barata. Deixe as embalagens menores para produtos desconhecidos.

(Fonte da imagem destacada: chezbeate/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Jaqueline Aguiar Esteticista
Cuidar das outras pessoas é o que Jaqueline mais ama fazer. E ela faz isso de duas maneiras: em sua clínica, através de procedimentos estéticos, e pela internet, aconselhando mulheres e homens sobre os melhores produtos do ramo. Com o tempo que sobra, ela também gosta de compartilhar conhecimento sobre seu outro hobby: o apimentado universo dos sex shops.