
Como escolhemos
Olá! Tudo bem? Seja muito bem-vindo ao ReviewBox. Somos o principal portal de resenhas do Brasil. No artigo de hoje, analisaremos um produto que ganha cada vez mais espaço nas prateleiras das farmácias do país: o hidratante para pele seca.
Por se tratar de um produto que ainda causa muitas dúvidas entre os consumidores, vamos mostrar quais são as melhores opções do mercado, compartilhar um guia de compra e, finalmente, revelar as principais características dele.
Vamos lá?
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores truques de beleza
- 2 Primeiro, o mais importante
- 3 Os melhores hidratantes para pele seca: Os favoritas dos adeptos do skincare
- 4 Guia de Compra
- 4.1 O que causa o ressecamento da pele?
- 4.2 Quais os sintomas da pele ressecada?
- 4.3 Como tratar pele ressecada?
- 4.4 Quais as diferenças entre o hidratante para pele seca e outros tipos?
- 4.5 Quais as vantagens e desvantagens do hidratante para pele seca?
- 4.6 Quanto custa e onde comprar um hidratante para pele seca?
- 5 Critérios de Compra: Como avaliar os hidratantes para pele seca
Primeiro, o mais importante
- A pele seca pode ser o resultado de diversos fatores isolados ou combinados: genética, clima, hábitos, produtos, doenças e envelhecimento.
- Os principais sintomas da pele ressecada são aspereza, opacidade, endurecimento, coceira, vermelhidão, rachaduras e, inclusive, sangramentos.
- O hidratante para pele seca é formulado para restabelecer a nutrição, garantir a maciez e evitar problemas da epiderme. Pode ser combinado com outros tratamentos.
Você também pode gostar:
- Creme hidratante: Qual a melhor opção para sua pele em 2021
- Hidratante facial: Qual o melhor para você em 2021
- Hidratante para pele oleosa: Como escolher o melhor em 2021?
Os melhores hidratantes para pele seca: Os favoritas dos adeptos do skincare
Para ter uma pele hidratada é preciso conhecer as melhores opções e fazer os investimentos certos. Pensando nisso, criamos essa seleção para te auxiliar. Confira:
- Para quem tem pele extremamente seca
- Para quem busca uma boa relação custo-benefício
- Para quem precisa acalmar a pele
- Para quem deseja hidratação intensa
Para quem tem pele extremamente seca
O Creme Hidratante da Cetaphil foi desenvolvido para peles secas e sensíveis. Não é oleoso, absorve rápido e proporciona alívio. Ajuda a manter a barreira protetora natural e potencializa a elasticidade. É indicado para o corpo, especialmente para mãos, pés, cotovelos e joelhos.
Para quem busca uma boa relação custo-benefício
O Hidratante Corporal Body Care Intensive Extra Care da Neutrogena conta com proteínas de aveia e glicerina em sua composição. Por isso, é o produto perfeito para peles extremamente secas. Não é oleoso e elimina a aparência esbranquiçada da pele ressecada.
Para quem precisa acalmar a pele
A Loção Cremosa AI da Fisiogel conta com a tecnologia BioMimic, que repara, restaura e hidratada a pele. Proporciona alívio rápido e prolongado para peles extremamente secas. Combate irritações, coceiras e vermelhidões, pois deixa a pele menos reativa. Restaura a barreira de proteção natural.
Para quem deseja hidratação intensa
O Hidratante Corporal Intensivo Norwegian Formula da Neutrogena aposta na glicerina para manter a pele protegida contra o ressecamento. Tem propriedades anti-irritantes e antimicrobianas. Reduz o aspecto esbranquiçado e a descamação. Recupera a barreira cutânea.
Guia de Compra

O hidratante para pele seca deve ser utilizado pelo menos duas vezes por dia: pela manhã e à noite. (Fonte: pressphoto/ Freepik.com)
O que causa o ressecamento da pele?
- Genética: Naturalmente, as glândulas sebáceas não produzem oleosidade suficiente para manter a pele equilibrada;
- Clima: A baixa umidade do ar resseca a pele, independentemente de região e época;
- Hábitos: Baixo consumo de água, contato prolongado com a água e exposição constante ao ar-condicionado deixam a pele seca;
- Produtos: Diversos produtos de saúde, higiene e beleza também contribuem para o ressecamento da pele;
- Doenças: Dermatite, psoríase, diabetes, rinite, asma, hipotireoidismo e hipertireoidismo são alguns exemplos;
- Envelhecimento: A pele tende a ficar mais ressecada na medida em que o indivíduo envelhece.
Quais os sintomas da pele ressecada?
Em casos mais sérios, a pele endurece, coça, avermelha, racha e, finalmente, sangra. Tudo isso causa bastante desconforto e, às vezes, constrangimento pela exposição.
O ideal é marcar uma consulta com um dermatologista para que ele possa avaliar as causas do ressecamento da pele e, assim, receitar o tratamento mais adequado para a situação.

Nossas peles ficam mais secas na medida em que envelhecemos. (Fonte: freepik/ Freepik.com)
Como tratar pele ressecada?
Provavelmente, o seu dermatologista recomendará que você use hidratantes com ingredientes consagrados, como a glicerina.
Em alguns casos, também será preciso fazer uma revisão de hábitos, já que a longa exposição à água e a alguns produtos contribui para o ressecamento da pele.
Agora, se a pele ressecada é fruto de alguma doença, como a dermatite e a psoríase, é possível que o seu médico indique um produto especial ou passe uma fórmula que deverá ser manipulada.
Quais as diferenças entre o hidratante para pele seca e outros tipos?
- Pele normal: Tem um nível de hidratação equilibrado, mas pode sofrer com ressecamento e oleosidade. Transita por produtos pesados e leves;
- Pele oleosa: Tem tendência a acne, brilho excessivo e poros dilatados. Precisa de hidratantes que tenham bastante água e textura fluída;
- Pele seca: É bem opaca, fica avermelhada e se irrita fácil. Pede hidratantes com fórmula potentes e textura pesada;
- Pele mista: É oleosa na zona “T” (testa, nariz e queixo) e seca no restante do rosto. Merece um hidratante com controle de oleosidade e textura leve.
Quais as vantagens e desvantagens do hidratante para pele seca?
Outra vantagem é que muitos dos hidratantes para pele seca que encontramos no mercado não têm perfumes em suas composições. Isso é bem interessante para pessoas sensíveis e alérgicas.
Mas é importante ressaltar que o hidratante para pele seca não é um remédio. Então, se você perceber que a sua pele não se recupera apenas com um produto desse tipo, marque uma consulta com um dermatologista para avaliar as causas.
Quanto custa e onde comprar um hidratante para pele seca?
É possível encontrar várias opções de hidratante para pele seca em lojas físicas como farmácias, supermercados, lojas de departamento, lojas de produtos de beleza gerais e lojas de produtos de beleza específicas.
Também dá para encontrar o hidratante para pele seca em várias lojas virtuais. Entre elas, destacamos Amazon Brasil, Beleza na Web, Drogaraia, Lojas Americanas e Farma Agora.
Critérios de Compra: Como avaliar os hidratantes para pele seca
O hidratante para pele seca era exatamente o que você estava procurando? Antes de comprar o seu, é interessante ficar por dentro de alguns aspectos para comparar as diferentes versões desse produto, como:
Falaremos mais sobre cada um deles na sequência.
Finalidade
Atualmente, há uma ampla variedade de hidratantes para pele seca no mercado. Portanto, você deve ter em mente exatamente o que precisa para encontrar um produto de acordo.
Existem hidratantes específicos para o corpo, o rosto e as áreas especialmente ressecadas (olhos, mãos, cotovelos, pés e joelhos). Saber qual delas precisa de um cuidado especial e ler as descrições dos produtos são atitudes essenciais.
Evite passar um hidratante indicado para uma parte em outra área do seu corpo. A pele humana não é uniforme; então, a resistência e as necessidades divergem de um local para outro.
Fórmula
Um bom hidratante para pele seca é aquele que apresenta uma fórmula que seja rica em ingredientes que promovam uma hidratação profunda. Produtos genéricos para todos os tipos de pele podem não ser suficientes para você.
Entre os ingredientes consagrados para hidratar peles secas estão o ácido hialurônico, o ácido lático, a água termal, as ceramidas, a glicerina, a manteiga de karité, a nicotinamida, o pantenol, a vitamina B3, a vitamina E e a ureia.
Como muitas pessoas têm pele seca e sensível, é recomendável consultar um dermatologista para verificar se algum ingrediente causa irritações e conseguir evitá-lo no momento da compra.
Textura
A textura é um dos aspectos que fazem com que as pessoas adotem ou abandonem um hidratante. Portanto, procure testar o produto que você tem à vista antes de fazer a compra.
Para peles secas, o ideal é dar preferência a cremes hidratantes mais encorpados, já que eles demoram a ser absorvidos. Assim, conseguem manter a epiderme protegida por bastante tempo.
No entanto, sabemos que muitas pessoas não gostam dessa textura ou nem sempre podem esperar secar. Nesses casos, procure por outras opções, como loções, géis ou séruns.

Perfume
O perfume é outra das características que fazem com que um hidratante seja amado ou detestado por um consumidor. No mercado, você encontrará cheiros doces, cítricos e orientais. Prove vários até encontrar o seu preferido.
Entretanto, é preciso tomar um certo cuidado, já que peles secas tendem à sensibilidade. Vá ao médico para identificar possíveis alergias e, na medida do possível, evite usar produtos perfumados no rosto.
No corpo, dê preferência a um hidratante para pele seca que não contenha Parfum, ingrediente que indica que a fragrância do produto é sintética. Em geral, aromas naturais são menos agressivos.

Um hidratante corporal perfumado é capaz de proporcionar bem-estar. (Fonte: freepik/ Freepik.com)
Rendimento
O hidratante para pele seca precisa ser usado pelo menos duas vezes por dia: de manhã e à noite. E é por isso que você precisa analisar o rendimento do produto que pretende comprar.
Divida o peso do produto pelo valor para entender qual é o custo-benefício dele. Isso é especialmente importante para hidratantes faciais, que costumam ser pequenos e caros.
Se você é adepto de um hidratante e sabe que ele tem mais de um tamanho, procure comprar a maior versão, que tende a ser mais barata. Deixe as embalagens menores para produtos desconhecidos.
(Fonte da imagem destacada: chezbeate/ Pixabay.com)