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Ultima atualização: 17 de janeiro de 2020

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Muitas pessoas têm dificuldade para ganhar alguns quilos e aumentar o volume muscular. Para ganhar peso, além de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, você deve praticar atividade física regularmente e incluir um suplemento hipercalórico.

Mas é importante escolher um bom hipercalórico, caso contrário pode haver aumento de gordura ao invés de massa magra. Para ajudá-lo a encontrar o suplemento ideal, preparamos um guia completo sobre o hipercalórico: Composição, benefícios, modo de consumo e cuidados necessários. Continue a leitura e saiba mais.




Primeiro, o mais importante

  • O hipercalórico é um suplemento completo, pois reúne carboidratos de alto índice glicêmico, proteínas de alto valor biológico, vitaminas, minerais, aminoácidos, gorduras, fibras, entre outros nutrientes.
  • Esse suplemento é indicado para pessoas abaixo do peso adequado (ectomorfos) e atletas que gastam muitas calorias durante seus treinos.
  • Este suplemento é vendido em pó solúvel que pode ser diluído em água, leite desnatado ou integral. Você também encontra hipercalóricos com sabor, de modo que ao misturá-lo com água ou leite, se torna um shake.
  • O hipercalórico pode ser consumido em diferentes momentos do dia: No desjejum (para evitar o temido catabolismo), pré-treino (para dar energia para se exercitar) e pós-treino (para reparar o tecido muscular).

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Os melhores hipercalóricos: Os favoritos da redação

Para ajudá-lo a encontrar o suplemento ideal para sua dieta, selecionamos os melhores hipercalóricos do momento. Entretanto, é importante ressaltar que essas sugestões de compra não substituem a recomendação de um nutricionista ou nutrólogo.

O hipercalórico preferido dos consumidores

O hipercalórico Mass Titanium é um suplemento energético para atletas de alto rendimento. Compõe a fórmula os seguintes macronutrientes: Albumina, Whey Protein Concentrado e Colágeno Hidrolisado. Cada porção (160g) fornece 604 calorias, 132g de carboidratos e 17g de proteínas. O suplemento está disponível nos sabores morango, baunilha, chocolate, vitamina de frutas e torta de limão, em refil de 3Kg.

Um hipercalórico rico em proteínas

Sinister Mass da Intelgralmedica é um hipercalórico inteligente que oferece a combinação de Whey Protein Concentrado e Isolado, Creatina, Maltodextrina e Waxy Maize (carboidrato complexo de liberação gradual). Cada porção de 160g fornece 599 calorias, 131g de carboidratos e 15g de proteína. O produto está disponível no sabor morango em embalagem com 3Kg.

O melhor hipercalórico para atletas

Se você é um atleta, recomendamos a compra do hipercalórico Monstrous da BlackSkull – marca norte americana, referência no segmento de suplementos. Cada porção oferece mais de 1000 calorias, 52g de proteínas, 193g de carboidratos e apenas 1,9g de gorduras. Um pacote com 4,5Kg rende 17 porções.

O hipercalórico mais completo

Mass Standard na New Nutrition é um suplemento completo, pois cada dose fornece 627Kcal, 20g de proteínas (Whey Protein Concentrado, Albumina e Colágeno), 137g de carboidratos (Maltodextrina e Dextrose) e 21 vitaminas e minerais. O pacote vem com 1,5Kg e rende aproximadamente 10 porções.

Guia de Compra

Embora o nome possa assustar algumas pessoas, o hipercalórico é o suplemento ideal para quem deseja ganhar peso, pois aumenta o aporte de calorias, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais necessários para ganho de massa muscular.

O hipercalórico é sinônimo de energia e disposição para treinar e a energia extra deve ser gasta. Para aproveitar todos os benefícios deste suplemento é importante saber como inclui-lo em sua dieta. Essa e outras informações, você confere neste Guia de Compra. Boa leitura!

Imagem de um homem preparando um shake.

O hipercalórico é um suplemento completo. (Fonte: Wavebreak Media Ltd/ 123RF.com)

O que é um suplemento hipercalórico?

O hipercalórico, também conhecido como massa, é um suplemento alimentar que fornece carboidratos de alto índice glicêmico, proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais e o aporte necessário de calorias.

Este suplemento é indicado para quem precisa ganhar peso e massa muscular, mas não consegue atingir os aportes calórico e nutricional necessários apenas com a alimentação.

A inclusão do hipercalórico deve ser feita com a supervisão de um médico endocrinologista ou nutricionista, pois somente um profissional conseguirá estabelecer a dosagem ideal de acordo com as necessidades nutricionais do seu organismo – após a realização de exames de sangue.

Qual é a composição de um hipercalórico?

O hipercalórico é um suplemento completo, os principais macronutrientes que compõem esses produtos são:

  • Carboidratos como Dextrose, Maltodextrina e Waxy Maise, em uma concentração que varia de 60 a 80%. O nutriente é fundamental para o ganho de massa, pois fornece energia para a prática de exercícios e melhora o transporte e a utilização de proteínas pelos músculos.Dependendo do tipo de carboidrato – alto ou baixo índice glicêmico e lenta ou rápida absorção – o hipercalórico pode ser usado no pré ou pós-treino e como substituto de uma refeição menos importante.
  • Proteínas como Whey Protein (Concentrado ou Isolado), Albumina, Caseína, Proteína da Soja e Colágeno Hidrolisado. A maioria dos suplementos oferecem uma mistura de fontes de proteína de rápida, média e lenta absorção. Consumir uma quantidade suficiente de proteína é fundamental para a reparação e construção de tecido muscular.

O hipercalórico também fornece vitaminas, minerais, aminoácidos e gorduras. Esses componentes estão listados na composição do suplemento.

Imagem de um homem segurando uma coqueteleira.

Carboidratos e proteínas são os principais componentes de um hipercalórico. (Fonte: Improvisor/ 123RF.com)

Quais são os benefícios de consumir hipercalórico?

Conheça algumas razões pelas quais vale a pena apostar em um hipercalórico para ganhar massa muscular:

  • Aporte nutricional completo de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, micro e macronutrientes utilizados na manutenção da saúde como um todo, reparação e desenvolvimento físico.
  • Aumento de energia é fundamental para realizar treinos mais intensos. Os carboidratos são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea e aumentam os níveis de glicogênio muscular, dando gás para treinar e levantar mais peso.
  • Recuperação e crescimento muscular é garantido pelas fontes proteicas e aminoácidos presentes no hipercalórico. Esses componentes promovem a recuperação das micro lesões no tecido muscular e crescimento.

Conheça mais algumas vantagens de consumir um hipercalórico na tabela abaixo:

Vantagens
  • Promove ganho de massa muscular
  • Diminui o catabolismo e aumenta o anabolismo
  • Promove a recuperação muscular
  • Aumenta a performance nos treinos
Desvantagens
  • A dose diária recomendada é alta
  • Quando as calorias não são consumidas integralmente, há aumento de gordura
  • Disponível somente na versão em pó

Hipercalórico engorda?

Essa é uma dúvida bastante comum entre os consumidores. Você deve entender que nenhum componente do hipercalórico engorda – isoladamente. No entanto o modo e horário de consumo podem influenciar no ganho de peso.

Quando o consumo de calorias é compatível com o gasto, o indivíduo ganha massa muscular. No entanto, se o consumo energético for maior do que o gasto, pode haver ganho de massa gorda.

Imagem de uma mulher se exercitando.

O hipercalórico é indicado para quem deseja ganhar massa muscular. (Fonte: ŞULE MAKAROĞLU/ Unsplash.com)

Quem deve consumir hipercalórico?

O hipercalórico é indicado para pessoas magras que desejam ganhar massa muscular - também chamados de ectomorfos. O suplemento também é utilizado por atletas, como lutadores e fisiculturistas, quando estão realizando dieta para atingir maior volume corporal.

Como consumir hipercalórico?

A escolha da dosagem e horários para consumir o hipercalórico dependem dos seus objetivos e produto escolhido. Você pode consumir o suplemento em horários estratégicos do dia para melhores resultados.

Nossa sugestão é ingerir uma porção pela manhã para evitar o catabolismo, outra porção a tarde e uma última porção antes de dormir (nesse caso é importante escolher um hipercalórico em que o carboidrato e a proteína sejam de lenta digestão).

Outra opção é tomar no pré-treino como fonte de energia para realizar a atividade física. Por fim, você pode consumir o hipercalórico no pós-treino para repor os nutrientes perdidos durante a prática de exercícios e auxiliar na recuperação do tecido muscular.

Nossa recomendação é que você dissolva o suplemento em água ou leite desnatado se for consumir no pré e pós-treino. Nos outros momentos do dia, você pode dissolver o suplemento em leite integral ou suco.

Imagem de uma mulher malhando.

Você pode consumir o hipercalórico no pré e pós-treino. (Fonte: Cathy Pham/ Unsplash.com)

Quais são as diferentes opções de hipercalórico?

Você sabia que existem diferentes versões de suplemento hipercalórico? Conheça essas opções abaixo:

  • MRP ou Meal Replacement é um hipercalórico com médio teor de carboidratos complexos e uma maior quantidade de proteínas e fontes de gordura boa. Pode ser utilizado para substituir uma refeição de menor importância.
  • Mass Gainer é o hipercalórico tradicional, que oferece uma grande quantidade de carboidratos simples e complexos, algumas fontes de proteína, um volume maior de fibras e boas fontes de gordura. Uma dose do produto ultrapassa as 400 calorias.
  • Standard é a versão mais simples e econômica do suplemento. A fórmula contém carboidratos e proteínas simples e em uma quantidade menor quando comparada ao hipercalórico Mass Gainer.
Imagem de uma mulher guardando a coqueteleira na mochila.

Você encontra diferentes versões do hipercalórico. (Fonte: Anna Bizon/ 123RF.com)

Posso associar hipercalórico a outros suplementos?

Embora a fórmula do hipercalórico seja bastante completa, você pode associá-lo a outros suplementos para maximizar os resultados.

Experimente utilizar o hipercalórico com um suplemento de aminoácido como a creatina. Você vai observar muito mais força durante os treinos e sua performance vai evoluir bastante.

Ao consumir hipercalórico, quanto tempo demora para notar os resultados?

Outra dúvida comum entre os consumidores é “Quanto tempo demora para começar a ver os resultados do hipercalórico?”

Vamos fazer alguns cálculos. Sabemos que o consumo de 3500 calorias se traduzem em aproximadamente um quilo de peso corporal. Vamos supor que você consiga obter 500 calorias adicionais com o hipercalórico todos os dias. Isso significa que ao final de uma semana, você ganharia cerca de 1Kg.

Ao final de um mês, você deve ganhar cerca de 4Kg de massa corporal. Mas lembre-se resultados efetivos são progressivos e é fundamental associar o suplemento a uma dieta rica em alimentos nutritivos e treinamento físico intenso.

Existe alguma contraindicação para o hipercalórico?

O uso do hipercalórico é contraindicado para quem sofre de diabetes, hipertensão ou hipotiroidismo. Quem tem doença no fígado ou rins também deve evitar o consumo deste suplemento.

Mesmo pessoas saudáveis devem consultar um médico endocrinologista ou nutricionista para garantir que não existem contraindicações e riscos antes de consumir o suplemento.

Quais são os efeitos colaterais do hipercalórico?

Embora relatos indicando efeitos colaterais do uso do hipercalórico sejam raros, eles existem e você deve estar ciente.

Como esse suplemento contém uma grande quantidade de carboidratos, você pode observar o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Caso haja histórico de diabetes em sua família, recomendamos que você procure orientação médica antes de iniciar o consumo de hipercalórico.

O consumo de uma grande quantidade de calorias de uma só vez também pode levar a pessoa a sentir câimbras musculares, inchaço e desconforto abdominal ou intestinal. Caso isso acontece com você, tente fracionar a dose do suplemento.

Imagem de uma mulher preparando um shake.

Fracione a porção de hipercalórico se sentir desconforto abdominal. (Fonte: Brandless/ Unsplash.com)

Critérios de compra: Como escolher o melhor hipercalórico

Como você pode perceber ao longo do texto, o hipercalórico está presentes em todas as academias de ginástica, pois traz muitos benefícios para quem pega pesado na musculação para conquistar o corpo desejado.

Na hora de escolher um hipercalórico, você deve analisar e comparar algumas características que mudam de um suplemento para o outro.

Esperamos que esse conteúdo, você aprenda como escolher o melhor hipercalórico da prateleira da loja de suplementos. Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário. Não esqueça de compartilhar esse texto com seus amigos da academia.

Composição

O hipercalórico combina carboidrato e proteína em grandes quantidades, por isso é fundamental avaliar a proporção desses macronutrientes no suplemento que você deseja comprar.

No entanto, o suplemento não é feito apenas de carboidratos e proteínas, certo? Então é importante avaliar todos os componentes presentes na fórmula do suplemento e suas respectivas proporções.

Carboidratos

Avalie o percentual de carboidrato na composição do hipercalórico – varia de 60 a 80% - e confira quais são as fontes de carboidratos utilizadas pelo fabricante. A Maltodextrina e o Waxy Maise são obtidos de carboidratos complexos, portanto a digestão desses componentes é mais lenta.

A dextrose é obtida a partir de um carboidrato simples e é de rápida absorção, portanto aumenta o nível de glicose rapidamente, tornando-se uma fonte de energia de fácil e rápida assimilação pelo organismo.

foco

Você sabia que alguns fabricantes utilizam carboidratos de baixa qualidade e açúcares para aumentar o aporte de calorias e carboidratos e reduzir os custos de produção do suplemento?

Suplementos assim fazem com que haja grande liberação de insulina no organismo, resultando em altos níveis de glicose no sangue, que não é aproveitada no anabolismo muscular e é armazenada na forma de gordura.

Proteínas

É importante que a proteína utilizada seja Whey Protein Isolado ou Concentrado, pois esse macronutriente tem valor biológico bom e alta digestibilidade. A Albumina também é uma boa fonte de proteína em termos de valor biológico, mas pode ser difícil de digerir.

O suplemento também pode oferecer colágeno, mas essa não é uma proteína completa. A maioria dos hipercalóricos utiliza uma mistura desses tipos de proteína.

Gorduras

O hipercalórico também fornece um percentual de gorduras e elas são importantes para conquistar o ganho de peso. No entanto, devem estar em baixa concentração, principalmente as gorduras saturadas.

Fibras

O percentual de fibras diz muito sobre a qualidade dos carboidratos utilizados na composição do suplemento. Quanto mais fibras, maior o índice de carboidratos complexos e de lenta absorção. Para digerir as fibras, é importante aumentar o consumo de água.

Sódio

Suplementos com alta concentração de sódio nunca são bem-vindos, pois essa substância pode causar problemas cardiovasculares. Mas esse mineral deve estar presente na dieta – os alimentos já fornecem a dose diária necessária.

Outros componentes

Você também encontra opções de hipercalóricos livres de glúten e lactose (fique ligado, além do Whey Protein, alguns fabricantes adicionam leite em pó na mistura). Alguns produtos também são livres de corantes e aromatizantes, sendo menos químicos para seu organismo.

Fique atento a rotulagem do produto.

E fique atento com a rotulagem do produto. Alguns suplementos indicam o percentual dos componentes considerando o produto in natura ou batido com 250ml de leite integral – o leite adiciona proteínas, carboidratos e calorias ao shake.

Calorias por porção

Uma das características mais importantes em um hipercalórico é a quantidade de calorias fornecidas por porção. E essa característica varia bastante de um produto para o outro.

Enquanto um suplemento fornece 300 calorias o outro pode fornecer mais de 1000 calorias. A melhor opção é encontrar um suplemento com nível moderado de calorias – em torno de 500 ou 600 calorias.

Imagem de uma mulher segurando uma coqueteleira.

Uma porção de hipercalórico pode fornecer até 1000 calorias. (Fonte: Brandless/ Unsplash.com)

Peso

Você encontra opções de hipercalóricos em embalagens com 1,5Kg, 3Kg, 4,5Kg e 6Kg. Leve em consideração que cada dose do suplemento varia de 120 a 160g, portanto os produtos oferecem 10, 20, 30 e 40 doses, respectivamente.

Recomendamos que você coloque o preço do suplemento na ponta do lápis e avalie o custo por dose. E lembre-se que alguns produtos sugerem a recomendação de várias doses ao dia. Evite comprar suplementos muito baratos, pois os ingredientes utilizados podem ser de baixa qualidade.

Sabores

O investimento em um hipercalórico de boa qualidade é alto e você tomará o suplemento quase todos os dias, portanto é fundamental escolher um produto com um sabor que agrade seu paladar, caso contrário você jogará dinheiro fora.

Você encontra produtos nos sabores tradicionais como morango, baunilha e chocolate e sabores diferentes como leite condensado, coco, paçoca, vitamina de frutas, cookies e torta de limão.

Imagem de um shake de chocolate.

Chocolate é um dos sabores tradicionais de um suplemento hipercalórico. (Fonte: Davidenglish6/ Pixabay.com)

Marca

Comprar um hipercalórico de marca reconhecida no mercado é garantia de investir em um suplemento de boa qualidade. Pensando nisso, listamos as principais marcas nacionais que oferecem boas opções de hipercalóricos.

  • Max Titanium é uma das melhores marcas de suplementos do Brasil. A fabricante oferece duas opções de hipercalóricos: Mas Titanium 17500 e Femini Mass, ambas nas versões com 1,5 ou 3Kg. A marca se destaca por oferecer opções de sabores diferenciados.
  • Integralmedica é a marca de suplementos alimentares mais popular do Brasil. A fabricante oferece dois produtos nessa categoria: Supermass e Sinister Mass, nos sabores tradicionais como morango, chocolate e baunilha, e sabores especiais como cookies (com pedaços de biscoito) em embalagem com 3Kg. Um pouco negativo é que o suplemento Sinister Mass contém 3g de sódio por porção, portanto quem tem hipertensão deve fugir desse suplemento.
  • Probiótica também é muito popular entre os frequentadores de academias de ginástica. A marca oferece dois produtos nesse segmento: Massa 3200 e Massa Nitro. Massa 3200 é vendida em tubos com 1,8Kg ou 3Kg. Já Massa Nitro é vendida em refil com 2,5Kg ou tubos com 1,4Kg ou 3Kg.Os produtos da marca são um pouco mais caros, mas são mais completos, pois oferecem uma grande variedade de vitaminas e minerais que os outros suplementos não costumam oferecer. Os produtos estão disponíveis apenas nos sabores tradicionais, ou seja, chocolate, baunilha e morango.

Você está em dúvida sobre qual hipercalórico de qual marca escolher? Compare as opções na tabela abaixo:

Max Titanium Integralmedica Probiótica
Opções Mass Titanium e Femini Mass Supermass e Sinister Mass Massa 3200 e Massa Nitro
Peso 1,5 ou 3Kg 3Kg 1,5 ou 3Kg
Sabores Tradicionais e diversificados Tradicionais Tradicionais
Porção 160g 160g 120g
Calorias por porção 592 a 604Kcal 599Kcal 448kcal
Carboidratos por porção 131g (Maltodextrina e Waxy Maize) 131g (Maltodextrina, Dextrose e Waxy Maize) 90 a 96g (Maltodextrina)
Proteínas por porção 17g (WPC, WPI e Colágeno) 17g (WPC e Albumina) 16 a 29g (WPC, colágeno e proteína da soja)
Sódio 153 a 183mg 381mg (Supermass) ou 3.000mg (Sinistermass) 270 a 375mg

(Fonte da imagem destacada: Dolgachov/ 123RF.com)

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Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.