Caixas de som.
Ultima atualização: 28 de julho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

45Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nós vamos desvendar para você todos os mistérios do famoso home theater 5.1, o aparelho ideal para quem quer ter a qualidade de um cinema em casa, mas não tem muito espaço.

Como existem vários modelos, com especificações diferentes, nós vamos mostrar o que você deve levar em conta para escolher o melhor home theater 5.1.




Primeiro, o mais importante

  • Ter um home theater em casa significa ver filmes com a qualidade sonora de um cinema.
  • Com cinco caixas de som, o home theater 5.1 faz com que você tenha uma experiência ainda mais imersiva.
  • Para escolher o melhor modelo desse aparelho, recomendamos que você compare a potência, as conexões disponíveis, além do tamanho e formato das caixas de som.

Você também pode gostar:

Melhores home theaters 5.1: Nossas recomendações

O home theater 5.1 com melhor custo-benefício

O home theater 5.1 SP268 da Multilaser reproduz DVD e MP3 e conta com uma potência de 320 W. Além disso, essa opção possui conectividade HDMI e USB, vem com o subwoofer e com controle remoto. As caixas de som são pequenas e retangulares.

O melhor home theater 5.1 com soundbar

Com duas caixas de som traseiras do tipo torre e um soundbar frontal de três canais, o home theater 5.1 da Sony também acompanha o subwoofer. Além disso, esse modelo conta com conexão USB para ouvir músicas de pen drives e Bluetooth.

O home theater 5.1 mais original de todos

Da Briwax, esse home theater 5.1 possui entradas USB, SD e Bluetooth, além de alto-falantes grandes e emborrachados. Com potência de 70 W, esse home theater vem com controle remoto e opção de ajuste sonoro manual.

Guia de Compra

Ter um cinema na sala de casa. Quem não quer viver uma experiência como essa? Pois, para realizar o seu desejo você vai precisar de dois aparelhos: Uma TV de tela grande e um home theater.

No entanto, como existem muitos modelos de home theater, nesse Guia de Compra nós vamos nos concentrar no modelo 5.1. A seguir, você vai descobrir quais são as características desse aparelho, quanto custa e onde comprá-lo.

Casal assistindo Netflix.

O home theater transforma a sua sala em um cinema. (Fonte: cottonbro/ Pexels.com)

O que é um home theater 5.1?

Home theater é um sistema formado basicamente por caixas de som. Caixas essas que, quando acopladas em uma TV de alta resolução, reproduzem o áudio e os efeitos sonoros de programas, filmes e jogos com a qualidade de um cinema.

Mas existem vários tipos de home theater, que se diferenciam basicamente por conta de dois fatores: O número de caixas de som e a presença ou não de um subwoofer. O subwoofer é um aparelho que reproduz de maneira mais potente os sons graves.

Considerando esses fatores, o home theater 5.1 recebe essa numeração justamente para indicar que o aparelho conta com cinco alto-falantes e um subwoofer.

Rapaz deitando no sofá assistindo TV.

O home theater 5.1 possui cinco caixas de som. (Fonte: Benjawan Sittidech/ 123rf.com)

Porém, o home theater 5.1 não possui cinco caixas de som à toa. A ideia é que os alto-falantes possam ser espalhados pela sala de TV e, com isso, amplificar o som e aumentar a sua experiência de imersão.

Mas como existem home theaters com mais ou menos caixas de som, você pode estar se questionando porque deverá investir no 5.1. Para responder a essa pergunta é preciso que você entenda o que diferencia esse modelo dos outros.

Qual a diferença entre o home theater 5.1 e outros modelos?

Como vimos, o numeral 5.1 significa que o home theater possui cinco caixas de som e um subwoofer.

Mas o fato é que você vai encontrar modelos de home theater com menos ou mais caixas de som e alguns inclusive sem o subwoofer.

De modo geral, além do home theater 5.1, existem os modelos 2.0, 6.1 e 7.1. O home theater 2.0 é o mais básico, vem com apenas duas caixas de som e sem o subwoofer.

Mas o fato é que quanto mais caixas de som distribuídas pela sala mais detalhes sonoros você conseguirá perceber ao assistir TV.

Duas crianças assistindo TV.

Quanto mais caixas de som tiver o home theater melhor. (Fonte: Victoria_Borodinova/ Pixabay.com)

Sendo assim, os fabricantes também investiram nos home theaters 6.1 e 7.1. Essas opções contam com mais caixas de som do que o modelo 5.1, mas não são recomendadas para todos.

Afinal, quanto mais alto-falantes você tiver maior deverá ser o tamanho da sua sala de TV para acomodá-los.

Por isso, se você não tem um espaço muito grande, mas ainda assim que ter uma experiência de alta qualidade, o ideal é comprar o home theater 5.1.

Como posicionar os equipamentos de um home theater 5.1?

Cada uma das cinco caixas de som do home theater 5.1 é fabricada para ser posicionada em um local específico da sua sala. Por isso, é importante seguir as recomendações do fabricante.

De todo modo, geralmente as caixas de som do home theater 5.1 são dispostas assim: Uma no no centro, abaixo da TV; duas na frente, mas em cada lado da televisão; e duas nas laterais ou na parte de trás da sala.

O grande objetivo dessa disposição é proporcionar um ambiente sonoro mais realista, com a reprodução de detalhes vindos de várias direções.

Já o subwoofer, como vimos, vai dar destaque aos sons graves que, em geral, são mais baixos. Além desses equipamentos, existe outro aparelho que pode acompanhar ou não o home theater: Trata-se do receiver.

O receiver, ou receptor, funciona como a central de comando, que liga, recebe e distribui os sinais das cinco caixas de som e do subwoofer.

Para resumir, nós criamos uma tabela que descreve o funcionamento e o posicionamento dos componentes de um home theater 5.1. Veja:

Componentes do home theater 5.1 Função e posicionamento
Receiver Aparelho que é ligado na TV para receber e distribuir o áudio para as caixas de som
Subwoofer Responsável por reproduzir os sons graves de forma mais nítida
Caixa central Fica no centro do rack ou estante e transmite a maior parte do som da TV
Caixas frontais Cada uma reproduz o som que sai dos respectivos lados, direto e esquerdo, da tela da TV
Caixas laterais ou traseiras Geralmente ficam mais próximas do sofá e reproduzem detalhes, como efeitos sonoros especiais

Para quem é recomendado o home theater 5.1?

Como vimos, quanto mais caixas de som o home theater possuir mais realista será a sua experiência em frente à TV. Imagine ter a sensação de que um carro acabou de passar do seu lado.

Com o home theater 5.1, o som do carro parte, primeiramente, da caixa central, depois passa pelas caixas diagonais e termina nas laterais ou traseiras.

Por isso, o home theater 5.1 é indicado a todos que desejam uma imersão maior ao assistir TV,  filmes e séries, ou até ao mesmo jogar videogame.

foco

Você sabia que existe o home theater 5.1 4k?

Esse aparelho, além de otimizar o som e efeitos sonoros, também reproduz imagens em resolução Ultra HD e faz upscaling para melhorar as imagens em Full HD.

Como melhorar ainda mais o home theater 5.1?

Mesmo oferecendo uma boa imersão em filmes, programas e games, o home theater 5.1 pode ficar ainda melhor. Para isso, basta agregar alguns equipamentos ao aparelho. São eles:

  • Soundbar: Trata-se de uma barra de som que fica embaixo da TV e otimiza a qualidade do som que sai dela e também que é reproduzido pelo home theater;
  • Caixas de som extras: Sim, você pode acrescentar mais alto-falantes ao home theater 5.1. Uma boa opção seria, por exemplo, comprar duas caixas de som extras e instalá-las na parte de trás do sofá. Com isso, você terá um home theater 7.1.

Onde comprar e quanto custa um home theater 5.1?

Você vai encontrar o home theater 5.1 à venda em diversas lojas, desde as de eletrônicos, passando pelas de departamento até as grandes redes de supermercados. Alguns exemplos são: Lojas Americanas, Magazine Luiza, Carrefour e Walmart.

Mas também é possível comprar o seu home theater 5.1 sem sair de casa. Basta realizar o processo todo online, em lojas como a Amazon Brasil, que tem credibilidade na venda e na entrega.

Na internet, o home theater 5.1 vai custar, aproximadamente, entre R$ 800 e R$ 8 mil. O preço varia dependendo da marca e das tecnologias presentes no aparelho.

Critérios de Compra: Como analisar o home theater 5.1

Você vai encontrar home theaters 5.1 desde os mais básicos, que reproduzem discos de DVD, até os mais modernos e completos que possuem, por exemplo, recursos como caixas de som sem fio e acesso à internet.

Mas esses são apenas alguns dos critérios que podem variar dependendo do tipo de home theater 5.1 que você encontrar. Por isso, recomendamos que você compare os seguintes aspectos na hora de comprar o seu aparelho:

A seguir, nós vamos mostrar de forma detalhada como avaliar e comparar cada um desses fatores.

Potência

Primeiramente, leve em conta a potência do home theater 5.1. É a potência que vai garantir a qualidade do som que será reproduzido pelos alto-falantes.

Atualmente, é possível encontrar o home theater 5.1 com potência que varia entre 70 W e mais de 1000 W. Para escolher a potência correta, você precisa considerar o tamanho da sua sala e verificar se há muitos móveis e objetos espalhados por ela.

Home theater e TV.

Verifique a potência e o tamanho da sala antes de escolher o melhor home theater. (Fonte: Igor Zakharevich/ 123rf.com)

O fato é que os obstáculos que, por ventura, possam existir em sua sala de TV, irão acabar interferindo na emissão do som.

Nesse ponto, tudo deve ser analisado: A presença de cortinas, de livros, móveis, o tamanho do pé-direito e até mesmo se existe papel de parede. Quanto mais itens estiverem presentes na sua sala, maior deverá se a potência do seu home theater 5.1.

Tipos de caixas

Fique atento porque existem home theaters 5.1 com diferentes tipos de caixas de som. Elas variam tanto em formato quanto em tamanho.

Além dos tradicionais alto-falantes quadrados e retangulares, você também vai encontrar alguns home theaters que possuem caixas de som do tipo tall boy, ou torre. Quanto ao tamanho, haverá opções pequenas, médias e grandes.

Conectividade

Outro critério que você deve colocar na balança é o tipo de conectividade que o home theater 5.1 oferece. Aqui, você vai encontrar modelos com conexões HDMI, USB, entres outros. Mas tenha atenção para garantir que há compatibilidade com a entrada da sua televisão.

Além disso, saiba que é possível escolher entre opções com ou sem fio. Se você preferir o home theater 5.1 com fio é importante verificar o comprimento dos cabos.

Opte pelo home theater 5.1 com Wi-Fi integrado.

Mas sempre que possível opte pelo home theater 5.1 com Wi-Fi integrado.

Esse modelo permite acessar a rede sem fio da sua casa e navegar por aplicativos, redes sociais e serviços de streaming.

Já para conectar a outros aparelhos, como smartphones e tablets, o home theater 5.1 precisa contar com conexões Bluetooth ou NFC.

DVD Player ou Blue-Ray

Observe ainda que existem alguns modelos de home theater 5.1 que já vem com DVD player embutido.

Enquanto outros tipos contam com Blue-Ray, que é compatível até com reproduções em 3D. É claro que, nesses casos, o preço do aparelho costuma ser mais alto.

Com ou sem Subwoofer

Como vimos, o subwoofer é importante para que você não deixe escapar a percepção dos sons graves. Mas o fato é que nem sempre o home theater 5.1 vem com esse aparelho. Por isso, se certifique antes de comprar para não se decepcionar depois.

Com Soundbar

Vale destacar ainda que é possível encontrar o home theater 5.1 e o soundbar em um único produto. Em geral, esse aparelho é composto por duas caixas de som e um soundbar de três entradas.

Ou seja, nesse caso, o soundbar substitui três caixas de som, o que é ideal para quem tem pouco espaço.

(Fonte da imagem destacada: ronstik/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.