Imagem de um hoverboard
Publicado: 5 de outubro de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

82Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o hoverboard, o skate elétrico que funciona sobre duas rodas e é guiado pelos movimentos do próprio corpo, captados por sensores.

O hoverboard é um meio de locomoção bastante eficaz, com o qual você pode alcançar até 26 km/h (dependendo do modelo) e realizar percursos de cerca de uma hora de duração, sendo assim ideal para ir ao trabalho ou faculdade.

E apesar de parecer difícil guiar um hoverboard, você só vai precisar de um pouco de treino até desenvolver a habilidade. Ficou interessado? Então confira este artigo, com todas as informações que você precisa saber sobre o skate elétrico.




Primeiro, o mais importante

  • Quando for comprar um hoverboard, analise o peso mínimo e máximo que o equipamento suporta. O peso mínimo varia de 20 a 45 kg e o máximo de 75 a 130 kg.
  • Para saber se o hoverboard é seguro, verifique se o equipamento possui o selo UL 2272, concedido pela CPSC, Órgão norte americano similar ao Inmetro aqui no Brasil.
  • Você encontra modelos de hoverboard com apenas um ou dois modos de direção (iniciante e freestyle). A segunda opção é mais versátil e ideal para pessoas em diferentes níveis de habilidade.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de hoverboard: Nossos favoritos

O hoverboard está entre os gadgets mais desejados do momento. Geralmente, é usado como brinquedo por crianças e adolescentes, mas pode servir como um meio de transporte para os adultos.

Se você está pensando em comprar o produto, confira nossa seleção com alguns dos melhores modelos do mercado:

Hoverboard com led frontal

O hoverboard Slide, da Atrio, é um dos mais bem avaliados do mercado brasileiro. Com rodas de 6.5 polegadas e led frontal, pode ser usado em parques, ciclovias ou até mesmo no quintal de casa. Tem motor de 500w, pode chegar a 10km/h e tem autonomia de 10 quilômetros. Suporta até 100 quilos.

Hoverboard com design futurista e funções avançadas

O modelo Smart Tronik Gyroor G2 destaca-se por seu design futurista. Além disso, tem carenagem 100% em alumínio, o que lhe dá mais resistência do que outros modelos. Outro destaque é o módulo inteligente, que aciona o sistema de autoequilíbrio ao subir no veículo, dando mais controle. Conta ainda com bluetooth para reprodução de música e seleção de modo adulto/criança, que serve como limitador de velocidade.

Hoverboard off-road com alta autonomia

O hoverboard off-road da Atrio tem rodas de 8,5 polegadas e pode alcançar até 14km/h. Sua autonomia é de 14 quilômetros e seu motor de 600w, sendo 300 em cada roda. Suporta até 100 quilos e inclinação de até 15 graus. Tem led frontal para te ajudar a andar em ambientes mais escuros.

Guia de Compra

No filme “De volta para o futuro 2”, Marty McFly anda em um skate voador chamado Hoverboard para fugir de seus inimigos. Desde o lançamento do filme, em 1989, muita gente sonha em ter o próprio skate voador.

Embora ainda não possa voar, o hoverboard, também conhecido como skate elétrico, é uma nova forma de se locomover pelas grandes cidades. Quer saber mais sobre o produto? Então confira este Guia de Compra.

hoverboard

O hoverboard pode ser usado por pessoas de diferentes idades. (Fonte: Dmytro Zinkevych/123RF)

O que é um hoverboard?

Hoverboard é um skate elétrico movido por um conjunto de motores e um par de rodas. O aparelho possui sensores que interpretam os movimentos do corpo do condutor para executar seus próprios movimentos.

Você precisa inclinar o corpo para frente para o hoverboard andar nessa direção, reclinar para trás para diminuir a velocidade e “dar ré”, manter o corpo reto para ter uma velocidade constante e colocar todo o peso em apenas um dos pés para virar.

O hoverboard é um equipamento de fácil manuseio e aprendizado, mas requer paciência e certos cuidados”

O gadget é completamente elétrico e a bateria é recarregável. Cada recarga tem duração aproximada de 3 horas, e o aparelho pode ser usado por até 75 minutos (fique atento ao indicador de nível de bateria).

Que tipo de usuário é você?

Alguns hoverboards têm apenas um modo de operação (ideal para uso diário), enquanto outros têm dois modos de uso: modo iniciante e freestyle.

Para ativar o modo iniciante pressione o botão “on” apenas uma vez. Nesta configuração, o hoverboard fica mais pesado, estável e muito mais simples de manobrar.

É ideal para novatos, afinal, só quem já tentou andar de hoverboard sabe que é normal se desequilibrar e tomar alguns tombos enquanto está aprendendo. Com a prática você vai conseguir andar bem com o skate elétrico.

Essa configuração também é ideal para quem vai andar em um piso estável, em linha reta e quer ganhar velocidade sem o risco de cair.

A configuração freestyle é ativada após pressionar o botão “on” duas vezes seguidas (você irá escutar um “bip”, indicando que o skate elétrico está no modo freestyle).

Nessa configuração, o hoverboard se torna adaptável e muito mais sensível aos movimentos do seu corpo. Vai ser mais fácil fazer manobras e acelerar, mas também vai ser mais difícil guiá-lo.

Vantagens
  • Você encontra modelos com dois modos de funcionamento: iniciante e freestyle
  • Não gera poluição (funcionamento elétrico)
  • Ajuda a desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora em crianças e adolescentes
  • Alguns modelos chegam a quase 30 km/h
  • O hoverboard consegue suportar pessoas de até 130 kg
  • Modelos em diferentes estampas
Desvantagens
  • É um produto caro
  • Você não encontra modelos de fabricação nacional
  • É difícil encontrar lojas de assistência técnica autorizada
  • Alguns modelos oferecem autonomia de bateria inferior a uma hora de funcionamento
  • Não é prático de carregar nas mãos, pois é pesado

Em qual situação você vai usar o hoverboard?

Antes de comprar um hoverboard, você deve estabelecer o contexto em que irá usá-lo. É apenas para o seu dia a dia na cidade, para momentos de lazer no parque ou será usado em uma superfície irregular, como uma estrada rural, por exemplo?

Existem modelos adequados para diferentes contextos. Os aparelhos com 6,5 e 8 polegadas são ideais para terrenos lisos, enquanto o modelo de 10 polegadas é recomendado para terrenos irregulares e esportes off-road.

Imagem de um homem indo ao trabalho de hoverboard

Você pode usar o hoverboard para ir ao trabalho ou faculdade. (Fonte: Dmitrii Shironosov/123RF)

Como pilotar o hoverboard?

Em primeiro lugar, verifique o auto balanceamento do hoverboard. Ligue o aparelho e coloque um dos pés em cima do skate para testar os movimentos e verificar a força que você precisa colocar para ele reconhecer seus movimentos.

Depois você já pode subir no hoverboard. Fazê-lo se movimentar é fácil e intuitivo, vá com o corpo para frente se quer andar para frente, incline para trás se se quer ir nessa direção, levante o pé direito se quer virar para a esquerda e vice-versa.

O hoverboard gira em 360º. Treine dar algumas voltas lentas e controladas e com o tempo comece a treinar giros mais rápidos.

Para descer do equipamento, basta mudar o equilíbrio do equipamento para o seu “pé dominante” e, em seguida, descer com o “pé não dominante”. Esse processo é um pouco mais difícil, então você vai precisar de um pouco de prática para dominá-lo.

Siga nossas dicas para pilotar seu hoverboard:

  • Postura. Você deve manter a sua postura ereta, evite dobrar os joelhos.
  • Pé inteiro. Encaixe o pé inteiro no equipamento, evite apoiar apenas as pontas dos dedos ou os calcanhares.
  • Concentração. É importante manter a concentração para conseguir se equilibrar.
  • Olhe para frente. Quando estiver em cima do hoverboard olhe para frente e evite olhar para baixo.
  • Manuseio. O manuseio do hoverboard é bem intuitivo, basta pensar em qual percurso deseja fazer e realizar movimentos suaves para que o equipamento consiga lê-los e entendê-los (através dos sensores).

Quais são as diferenças entre hoverboard e segway?

O segway é um meio de transporte elétrico que funciona com base em duas rodas, cinco giroscópios (sensores de movimento) e dois motores elétricos, assim como um hoverboard.

Para garantir a segurança da pessoa que está pilotando, o mecanismo analisa as mudanças no terreno e na posição do corpo do condutor cerca de 100 vezes por segundo (são dez microprocessadores trabalhando o tempo todo).

 Imagem de duas pessoas ao lado de seus segways

A principal diferença entre um segway e um hoverboard é a presença do guidão no segway. (Fonte: Timur Romanov/Unsplash)

A forma de conduzir o segway é bem similar ao hoverboard: para iniciar o movimento você precisa inclinar o corpo para frente, para travar você precisa inclinar o corpo para trás e para ir para esquerda ou direita você deve conduzir o guiador e inclinar o corpo.

O sistema elétrico deste equipamento também utiliza duas baterias de Li-íon (lítio) que permite uma autonomia de até 35 km, com velocidade máxima de 20 km/h. A bateria deve ser carregada por até 10 horas consecutivas.

Hoverboard Segway
Diferencial É um equipamento portátil Oferece estabilidade, pois tem guidão e rodas maiores
Desvantagem Não oferece tanta estabilidade, principalmente para iniciantes Não é um equipamento portátil
Velocidade máxima 26 km/h 20 km/h
Autonomia de bateria Até 1h15h Cerca de 1h45h
Tempo de recarga Até 3 horas Até 10 horas

A principal diferença entre esses equipamentos, além do tamanho e design, é que o segway foi projetado como um veículo para otimizar a mobilidade urbana, enquanto o hoverboard (embora possa ser usado com essa finalidade) é voltado ao lazer.

Quanto custa um hoverboard?

Há alguns anos atrás, para ter um skate elétrico era necessário investir uma quantia considerável. Hoje em dia, com a popularização do hoverboard, já é possível encontrar modelos um pouco mais acessíveis no mercado.

Mas ainda assim, o gadget é caro. Você encontra modelos a partir de R$600, mas a maioria das opções custa acima de R$1000. As versões mais sofisticadas ultrapassam os R$3000.

Onde comprar um hoverboard?

Você encontra alguns modelos de hoverboard em lojas de departamento como Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio e Lojas Americanas. Pela internet é mais fácil comprar o produto, você encontra alguns modelos na Amazon.com, eBay e Mercado Livre.

Critérios de compra: fatores para comparar os diferentes modelos de Hoverboard

Embora não seja tão popular aqui no Brasil, o hoverboard é uma febre nos Estados Unidos, por isso se você estiver pensando em comprar o produto em alguma loja virtual norte americana se prepare para uma grande variedade de modelos e marcas.

Para ajudá-lo a escolher um skate elétrico bacana, preparamos algumas dicas de quais critérios você deve analisar e comparar na hora de comprar um hoverboard:

Vamos explicar cada um dos itens ao longo desta seção.

Tipos de hoverboard

Existem quatro modelos de hoverboard. O smart balance é o skate elétrico com rodas largas em ambas extremidades, também chamado de skate elétrico. O hoverboard com guidão é parecido com o segway, mas o guidão é menor.

O modelo one wheel tem apenas uma roda, que fica instalada no centro da placa. O monociclo elétrico tem uma única roda (em tamanho maior) e apoios para os pés. Este é o modelo que mais exige equilíbrio.

Segurança

Quando for comprar um hoverboard, certifique-se de que o equipamento é seguro. Como a maioria dos produtos é importado, verifique se o hoverboard apresenta o selo UL 2272, concedido pela Comissão para Segurança de Produtos ao Consumidor (CPSC), dos Estados Unidos.

Se o produto for de origem nacional, verifique se ele possui o selo do INMETRO. Essas certificações só são concedidas aos modelos que foram submetidos e aprovados em testes de segurança.

Dica [...] Invista também em acessórios de segurança como capacete, cotoveleiras, joelheiras, munhequeiras e luvas. Esses itens de segurança o deixarão mais tranquilo e o protegerão em caso de queda.

Garantia e assistência técnica

Quando for comprar um skate elétrico, fique atento se o produto tem garantia (a maioria dos fabricantes concede um ano de garantia ao gadget) e assistência técnica no caso de danificar alguma peça ou funcionalidade do seu hoverboard.

Se você comprar um produto importado, procure por uma marca com representante oficial no país. Em alguns casos, você precisará enviar o aparelho para reparos, e os custos da postagem devem ser pagos por você.

Existem poucas lojas que prestam assistência técnica para hoverboards no Brasil e a maioria delas fica na cidade de São Paulo. Dica: guarde a embalagem do produto caso precise consultar alguma especificação técnica.

Autonomia de bateria

Outro aspecto importante a ser analisado na hora de comprar um hoverboard é a autonomia de bateria do equipamento. A capacidade da bateria determina o tempo de uso, a velocidade e a distância que você vai poder percorrer.

Dê preferência aos modelos com autonomia de pelo menos uma hora, pois você terá um tempo razoável para se divertir. Mas tenha em mente que quanto maior a capacidade da bateria, maior será o peso do equipamento e menor a sua mobilidade.

Imagem de um homem carregando um hoverboard nos ombros

Quando maior for a autonomia da bateria, mais pesado será o hoverboard. (Fonte: Olena Yakobchuk/123RF)

Evite aparelhos com menor capacidade bateria, pois você vai precisar carregar o skate elétrico com frequência e talvez nem consiga levar o equipamento para um passeio no parque.

Fique atento também ao tempo de recarga, que varia de um modelo para o outro, mas pode atingir três horas. Em muitos casos o tempo de recarga ultrapassa o tempo de autonomia de bateria do hoverboard.

Resistência do equipamento

Quando estiver pesquisando um modelo de hoverboard, observe o peso máximo que o equipamento suporta. Os modelos mais baratos aguentam pessoas de até 100 kg, enquanto os aparelhos mais robustos suportam até 130 kg.

É importante respeitar essa indicação, pois se o seu peso for igual ou maior do que o peso máximo suportado, você não vai conseguir aproveitar a autonomia e velocidade do aparelho.

Também verifique se o aparelho tem resistência à água e poeira e em que medida é essa proteção. Essa informação é indicada pela certificação IPX.

Dimensões das rodas

Outro fator determinante na escolha de um hoverboard é a dimensão das rodas. Você encontra modelos em três tamanhos: 6,5, 8 e 10 polegadas.

Os modelos de 6,5 e 8 polegadas são mais indicados para terrenos lisos e urbanos como avenidas, praças e parques asfaltados. Os hoverboards de 10 polegadas são ideais para aventuras off-road.

Outras observações

  • Idade. A maioria dos skates elétricos são indicados para crianças a partir de 12 anos de idade e que pesem pelo menos 40 kg.
  • Velocidade. A velocidade máxima dos hoverboards também varia, alguns modelos chegam a 14 km por hora, enquanto outros ultrapassam os 26 km/h.
  • Peso. Atente-se também ao peso do equipamento. A maioria chega a ultrapassar os 10 kg, o que pode ser um ponto negativo se você quiser percorrer grandes distâncias e precisará voltar a pé ou de transporte público.
  • Terreno. Analise se o hoverboard é capaz de andar sobre todos os tipos de terreno. A maioria dos aparelhos só deve ser usado em terrenos planos ou com inclinação máxima entre 5 a 15º.

Recursos extras

O hoverboard pode vir com alguns recursos extras interessantes como alto-falantes com conexão via Bluetooth, para que você possa conectar seu smartphone e tocar músicas durante os passeios.

Outro recurso interessante é o controle remoto que serve para travar e destravar o dispositivo e até disparar alarme à distância (dessa forma você fica mais tranquilo quando estiver longe do seu skate elétrico).

(Fonte da imagem destacada: EliasSch/Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas