Notebook da Lenovo, celular e jarro com planta sobre mesa.
Ultima atualização: 28 de julho de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

60Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, nós vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre uma das linhas mais famosas de notebooks: a Ideapad. Fabricada pela Lenovo, essa série de laptops é variada e versátil.

Tanto que hoje em dia existem diversos modelos de Ideapad e cada um serve a um objetivo diferente. A seguir, você confere os melhores modelos e dicas de como escolher o melhor para você.




Primeiro, o mais importante

  • Ideapad é uma linha da Lenovo que conta com notebooks básicos, para usuários que realizam tarefas simples, e intermediários, para os mais exigentes e o público empresarial.
  • Os notebooks Ideapad são ultra modernos, finos e possuem configurações para todas as necessidades de uso.
  • Para escolher o melhor Ideapad, você deve levar em conta o tamanho e tipo da tela, a memória RAM, o HD interno, entre outros critérios que diferenciam um notebook de outro.

Você também pode gostar:

Melhores Ideapad: Nossas recomendações

O melhor Ideapad como um todo

O notebook Ideapad S 145 da Lenovo possui tela antirreflexo de 15,6 polegadas, com abertura de 180 graus. Além disso, esse modelo conta com auto-falantes com certificação Dolby Audio, processador i7-8565U, 8 GB de RAM e 1 TB de armazenamento híbrido.

O Ideapad com melhor custo-benefício

O Lenovo Ideapad 330 é um notebook com abertura de tela de 180 graus e processador i3-7020U. Com 4 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno híbrido, esse Ideapad conta com duas portas USB 3.0 e Bluetooth.

O melhor notebook Ideapad 2 em 1

Com uma tela de 14 polegadas e abertura de 360 graus, o Ideapad C 340 conta com recurso de privacidade de webcam. Esse é um notebook 2 em 1, que também pode ser usado como tablet. Além disso, esse modelo tem processador i7-8565U, 8 GB de RAM, 256 GB de SSD e alto falantes com certificação Dolby Audio.

Guia de Compra

Escolher o melhor notebook em meio a tantas configurações técnicas diferentes, é sempre um desafio. Por isso, nós criamos esse Guia de Compra.

A seguir, você vai conhecer os principais modelos de Ideapad e tirar todas as suas dúvidas sobre essa linha de notebooks da Lenovo.

Mulher usando notebook no sofá.

O Ideapad é um dos notebooks mais populares atualmente. (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay.com)

O que é Ideapad?

Ideapad é uma das linhas de notebooks da Lenovo, fabricante chinesa de computadores, presente em mais de 160 países.

A Lenovo oferece produtos como laptops, ultrabooks, desktops, tablets, smartphones, workstations, acessórios e drivers. Mas o fato é que um de seus produtos mais famosos é a linha Ideapad.

Pessoa teclando em notebook.

O Ideapad é uma linha de notebooks da Lenovo. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com)

Essa linha de notebooks é tão popular porque conta com design moderno e fino, além de configurações que vão das básicas às intermediárias.

Hoje em dia é possível encontrar um Ideapad para cada objetivo e necessidade. Você pode optar por modelos com diferentes capacidades de memórias, processadores variados e potentes, além de opções com tela infinita e 2 em 1.

Para quem é indicado o Ideapad?

Como vimos, com a variedade de modelos e especificações, a linha de notebooks Ideapad é considerada uma das mais versáteis da Lenovo. De modo geral, essa linha é voltada para tarefas básicas do dia a dia e para o entretenimento.

Ou seja, usuários básicos, que precisam de um bom notebook para navegar na internet vão se beneficiar do Ideapad. Assim como estudantes, que necessitam de uma bateria duradoura e utilizam softwares de edição de textos, armazenam fotos ou vídeos.

No entanto, também existem modelos de Ideapad mais avançados, principalmente no quesito processador e placa de vídeo. Por isso, essa linha de notebooks da Lenovo também atende muito bem os usuários mais exigentes, profissionais e jogadores de videogame.

Quais são as principais séries do Ideapad?

Assim como a maioria das linhas de notebooks, a Ideapad conta com várias categorias, conhecidas como séries. E cada uma delas é indicada para um uso diferente. Confira:

  • Série 300: Essa série conta com os modelos de notebook Ideapad de entrada e intermediários mais populares;
  • Série S: Mais fino, o notebook S possui teclado numérico, Dolby Audio e várias opções de armazenamento, com tela de 15.6" e processadores Intel ou AMD.
  • Série C: Nessa série, você encontrará os notebook 2 em 1. Com tela que gira em até 360 graus, esse Ideapad pode ser usado também como um tablet. Além disso, possui privacidade da webcam e o recurso de Digital Pen em alguns modelos.
  • Série L: Os modelos Ideapad para gamers e usuários que precisam de alta performance então na série L. Os notebooks dessa série possuem tela infinita de 15.6" anti reflexo e Full HD, teclado numérico retroiluminado e sistema de resfriamento otimizado;
  • Série Flex: Aqui também são encontrados notebooks 2 em 1, só que ainda mais avançados, com desempenho de última geração, longa duração da bateria e carregamento rápido.

Qual a diferença entre Ideapad e outras linhas da Lenovo?

A linha Ideapad é voltada para quem precisa de um notebook básico, mas eficiente, seja para estudar, trabalhar ou ter momentos de lazer com filmes, séries e documentários.

Mas a Lenovo conta com outras linhas de notebook. A Lenovo Legion, por exemplo, é uma linha de notebooks indicada para rodar programas mais pesados, enquanto a linha de laptops ThinkPad foi projetada para o público empresarial.

Por fim, existe ainda a linha de laptops Yoga, que conta com notebooks premium que possuem design ultrafino e recursos de entretenimento imersivos.

foco

Você sabia que a Lenovo foi fundada em 1984 e, em 2005, ela comprou a divisão de PCs da IBM?

Atualmente, a Lenovo é a quarta maior fabricante de computadores do mundo, atrás somente da Acer, Dell e HP.

Quais são os modelos mais populares de notebook Ideapad?

Como vimos, existem várias séries de notebooks Ideapad. E cada uma oferece modelos para necessidades diferentes.

Nós reunimos os modelos mais populares atualmente para que você conheça melhor suas características e funcionalidades. Veja:

Notebook Lenovo Ideapad 300

Atualização da série 320, o Ideapad 330 é um notebook da Lenovo que faz parte da série 300. Disponível em versões de entrada e intermediária, esse modelo possui uma tela que abre em 180 graus e conta com 15,6 polegadas.

Além disso, esse Ideapad pode contar com processador Celeron ou o Intel Core i5 e i7 de 8ª geração. A memória RAM é de 4 GB, podendo ser expandida, e o armazenamento interno pode chegar a 1 TB.

Notebook Lenovo Ideapad 330 S

O Ideapad 330 S é ainda mais fino e leve que o anterior. Com tela de 15,6 polegadas Full HD e tecnologia antirreflexo, esse laptop vem com placa de vídeo dedicada com 2 GB, que é ideal para quem joga videogame.

Com 8 GB de memória RAM e processador Intel Core i5, esse Ideapad também se destaca pela ótima qualidade de som, por conta dos alto-falantes com tecnologia Dolby Audio.

Notebook Lenovo Ideapad S 145

O S 145 é um Ideapad mais recente, que faz parte da série S. Equipado com Intel Core i7 de oitava geração e placa dedicada da Nvidia, esse notebook tem versões com armazenamento do tipo HD de 500 GB ou de 1 TB, além da opção com SSD de 256 GB.

Como funciona o suporte técnico e garantia do Ideapad?

No site oficial da Lenovo você encontra todos os canais para acessar o suporte técnico da fabricante, caso o seu Ideapad apresente algum problema.

Você poderá recorrer à assistência por meio do Whatsapp, Messenger e chat. Também é possível consultar fóruns, tirar dúvidas e verificar a garantia do seu notebook.

A recomendação é que, ao entrar em contato com a assistência técnica da Lenovo, você tenha sempre em mãos o número de série ou nota fiscal do seu Ideapad.

Quais são as vantagens e desvantagens do Ideapad?

A principal vantagem do Ideapad é que essa linha de notebooks da Lenovo oferece uma grande variedade de modelos que atendem aos mais diferentes estilos e objetivos.

Essa linha da Lenovo conta com notebooks básicos e intermediários, seja para usuários que realizam tarefas simples até as complexas. Tanto é que existe até uma série voltada exclusivamente para os gamers.

Com especificações e design modernos, os notebooks da Ideapad também oferecem recursos interessantes como a tela touch screen, o modelo 2 em 1, que vira um tablet, e o teclado retroiluminado.

Mulher usando notebook.

A linha Ideapad conta com modelos para todos os gostos e objetivos. (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay.com)

Além disso, os notebooks Lenovo Ideapad contam com webcams que fazem reconhecimento facial como chave de acesso ao computador, um recurso quase inexistente em muitos notebooks de outras marcas.

A assistência técnica também pode ser considerada um ponto positivo, já que oferece diversos canais de comunicação.

Por outro lado, como ponto negativo está o fato de que os notebooks Ideapad não vêm com leitor de Blu-Ray e também não são indicados para quem trabalha com softwares muito pesados.

De modo resumido, confira abaixo a tabela que mostra as principais vantagens e desvantagens do Ideapad.

Vantagens
  • Opções para diferentes objetivos
  • Especificações e recursos modernos
  • Modelos para games
  • Boa assistência técnica
Desvantagens
  • Não é indicado para programas e softwares robustos

Quanto custa o Ideapad e onde comprar?

Você vai encontrar o notebook da linha Ideapad custando entre R$ 2,2 mil e R$ 8 mil. Os mais caros, no entanto, são os notebooks Ideapad Gamer.

Os preços mais tentadores, com descontos especiais, você vai encontrar em lojas da internet, como na Amazon Brasil.

Mas você também poderá adquirir o Ideapad em lojas de materiais de informática, de departamento, como Casas Bahia, e em grandes redes de supermercados, como o Carrefour, por exemplo.

Critérios de Compra: Como escolher o melhor Ideapad

Sempre que você for comprar um notebook é preciso ter em mente alguns aspectos básicos que interferem no preço e no desempenho da máquina.

No caso do Ideapad, recomendamos que você analise os seguintes critérios:

A partir daqui, você vai entender melhor como levar em conta cada um desses aspectos.

Conexão

Um dos aspectos mais importantes a serem avaliados na hora de comprar um notebook como o Ideapad é o tipo de conexão, que varia bastante dependendo do modelo.

Os modelos contam com pelo menos três portas USB.

A boa notícia é que todos os modelos contam com pelo menos três portas USB.

Além disso, na linha de notebooks Ideapad você poderá encontrar opções que possuem quantidades variadas de leitor de cartões de memória, conexão HDMI, Bluetooth e porta VGA.

Memórias

Outro critério essencial a ser analisado antes de escolher o melhor Ideapad são as memórias, tanto a interna quanto a RAM.

De modo geral, a memória RAM do Ideapad começa a partir de 4 GB e, em alguns modelos, pode ser expansível a até 20 GB. Quanto maior, melhor, já que a RAM atua na velocidade e no desempenho na hora de abrir arquivos e apps simultaneamente.

Já a memória interna se refere à capacidade do notebook de guardar arquivos e softwares. No Ideapad ela pode chegar a até 1 TB.

Tela

Outro ponto que merece sua atenção é a tela do Ideapad, que varia em termos de tamanho, de resolução e de funcionamento. Veja a seguir as principais variações:

  • Design: Alguns modelos de Ideapad contam com tela infinita;
  • Touch screen: Existem notebooks Ideapad que contam com o touch screen;
  • Polegadas: O Ideapad pode ter tela com tamanhos que vão de 14 a 15,6 polegadas;
  • Resolução de imagem: Existem modelos com resolução HD e Full HD;
  • Abertura: O Ideapad oferece notebooks cuja tela se abre em 180 graus ou em 360 graus. Esse último é o notebook 2 em 1, que também funciona como um tablet.

Processador e geração

Por fim, leve em conta qual é o processador, que é considerado o cérebro do notebook; assim como a geração do Ideapad de sua preferência. Quanto mais recente for a geração, melhor será o processador do notebook.

Alguns modelos de notebooks Lenovo Ideapad contam com processadores Intel Core até a 10ª geração. Outros possuem processador AMD.

(Fonte da imagem destacada: Vlad Bagacian/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.