Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

62Horas investidas

15Estudos avaliados

147Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de impressão a laser 2021. Aqui apresentamos em detalhes todas as impressoras a laser que testamos. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na Internet.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar a melhor impressora a laser para você. Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes.

Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se você quiser comprar uma impressora a laser.




Os mais importantes

  • As impressoras a laser são boas para todos, seja para uso doméstico ou comercial. Com uma impressora a laser, uma rotina diária de escritório pode ser facilmente superada.
  • Basicamente, é feita uma distinção entre impressoras laser mono e impressoras laser a cores, com ambas as variantes disponíveis em diferentes tamanhos e faixas de preço.
  • Tanto as impressoras laser mono como as impressoras laser a cores têm as funções importantes como WLAN, digitalização ou fax. Além disso, você pode economizar mais com uma impressora a laser do que com outras impressoras, pois o custo de impressão e papel é muito baixo.

Impressora a laser: as melhores bem quentes

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar uma impressora a laser

Para quem é uma impressora a laser?

Em princípio, uma impressora a laser pode ser usada por qualquer pessoa, tanto para fins particulares como comerciais. Devido às suas muitas vantagens, a impressora a laser é considerada muito popular entre todas as impressoras.

As grandes impressoras a laser são ótimas para uso doméstico ou no escritório. Com suas muitas funções, você pode convenientemente imprimir, digitalizar ou enviar por fax. (Fonte de imagem: pixabay.com / Steve Buissinne)

Entretanto, uma impressora a laser é particularmente adequada para trabalhos de escritório. Isto porque muitas cartas e faturas são impressas lá, e também é dada grande importância à velocidade.

As impressoras a laser também são particularmente adequadas para os entusiastas da fotografia. Quando uma família volta das férias, uma impressora a laser estará pronta para imprimir as fotos da família.

Especialmente porque uma rotina diária de escritório é muitas vezes desafiadora, é importante garantir que tudo seja coordenado e organizado, economizando uma enorme quantidade de tempo no processo.

Quais são as vantagens das impressoras a laser em relação às outras impressoras?

A seguir, informações detalhadas sobre as vantagens das impressoras a laser, tais como custos de impressão, consumo de papel, qualidade e velocidade de impressão das impressoras a laser e impressoras a laser em cores.

Baixos custos de impressão e baixo consumo de papel

  • Quando você escolhe uma impressora laser monocromática ou a cores, você pode desfrutar dos baixos custos de impressão e papel.
  • Impressoras laser e a laser a cores imprimem usando um tambor de imagem e um ou mais cartuchos de toner.
  • O toner em impressoras a laser tem a vantagem de ser muito mais confiável do que a tinta da impressora. O toner em pó não pode secar nem grudar. Isto significa que a impressora a laser está imediatamente pronta para uso, mesmo após semanas de inatividade.
  • Além disso, em comparação com uma impressora a jato de tinta, uma impressora a laser imprime cerca de cinco vezes mais páginas antes que o toner precise ser reabastecido.

Impressões de alta qualidade e de longa duração

  • Apesar da alta velocidade de impressão, as impressões da impressora a laser são de excelente qualidade. Para trabalhos de impressão agitados ou urgentes, outra vantagem é que sua impressão fresca não mancha.
  • A tecnologia do feixe laser também torna as impressões muito menos sensíveis a salpicos de água e luz. As impressões não desbotam tão rapidamente quanto as de impressoras a jato de tinta.

Alta velocidade de impressão

  • Uma grande vantagem da impressora de feixe laser é sua alta velocidade de impressão. A razão para isso é que a impressora a laser não imprime em linhas individuais como uma impressora matricial, mas a página inteira de uma só vez.
  • É por isso que uma impressora a laser é adequada para a vida profissional, já que muitas vezes está em uso o dia todo. Esta circunstância dificilmente pode ser evitada, então uma impressora poderosa é uma obrigação.

Qual o tamanho da impressora a laser que devo comprar?

Dependendo da finalidade para a qual a impressora é usada, o tamanho da impressora pode variar. Entretanto, o tamanho de uma impressora a laser não deve ser subestimado.

Para trabalhos menores no escritório, uma pequena impressora a laser é bastante suficiente. Mas se você tiver que imprimir muito, é melhor escolher uma impressora maior. (Fonte da imagem: pixabay.com / jarmoluk)

Muitas vezes o tamanho real da impressora só é revelado quando ela é configurada. Por esta razão, você deve planejar espaço livre suficiente para a sua nova impressora a laser.

Para uso diário, o tamanho 33,5 x 36,8 x 20,2 cm pode ser escolhido. Para o uso diário no escritório, é mais provável que algo maior seja necessário, como 42,7 x 27,9 x 57,1 cm.

Quais são as alternativas para uma impressora a laser?

As impressoras a laser podem ser feitas de muitos materiais diferentes. Cada modelo tem suas próprias vantagens e desvantagens. A seção seguinte lhe dá uma breve visão geral das alternativas às impressoras a laser.

Impressoras A3

As impressoras familiares para uso doméstico geralmente só podem imprimir no formato A4. Entretanto, existem impressoras especiais A3 que podem lidar com o formato maior sem nenhum problema.

Impressoras matriciais de pontos

As impressoras matriciais de pontos pertencem ao grande grupo de impressoras de impacto. Aqui, as agulhas atingem uma fita de tinta para produzir o tipo.

Impressoras a jato de tinta

As impressoras a jato de tinta são impressoras matriciais nas quais a impressão é feita através de bicos e tanques de tinta. Essas impressoras pertencem ao grupo de impressoras sem impacto porque nenhuma pressão física é exercida sobre o papel.

Elas são consideradas as mais conhecidas impressoras a cores e podem ser encontradas em muitos lares. Os custos de compra são muito mais baixos do que para impressoras a laser, mas os custos de acompanhamento devido aos cartuchos de impressora e cartuchos de tinta são muito mais altos.

Decisão: Que tipos de impressoras a laser existem e quais são as mais adequadas para você?

Se você quiser obter uma impressora a laser, há duas alternativas que você pode escolher entre elas

  • Impressora laser monocromática
  • Impressora a laser colorida

O manuseio, manutenção e uso das duas impressoras diferentes têm vantagens e desvantagens cada uma. Dependendo do que você prefere e para que você quer usar a impressora a laser, um tipo diferente é adequado para você. A seção seguinte irá ajudá-lo a decidir.

Quais são as características de uma impressora laser monocromática e quais são suas vantagens e desvantagens?

Impressoras laser monocromáticas ou monocromáticas são a forma mais simples de impressora laser. Eles consistem de apenas um toner, que contém uma cor preta.

Vantagens
  • Baixo custo inicial
  • Baixo custo de impressão
  • Alta velocidade de impressão
Desvantagens
  • Nenhuma possibilidade de impressão a cores

Além disso, as impressoras a laser podem imprimir rapidamente e, como já mencionado, elas têm custos de impressão mais baixos do que as impressoras a jato de tinta e as impressoras fotográficas. Entretanto, eles não permitem a impressão em cores.

Quais são as características de uma impressora laser a cores e quais são as suas vantagens e desvantagens?

As impressoras laser a cores têm vários toners e diferem das impressoras laser monocromáticas apenas no número de toners coloridos e tambores de imagem. Existem as quatro cores comuns: ciano, magenta, amarelo e preto.

Como regra, as impressoras a laser a cores são mais caras do que as impressoras laser monocromáticas porque a construção é muito mais complexa.

Vantagens
  • Impressão a cores a nível de jato de tinta
  • Alta velocidade de impressão
Desvantagens
  • Custos de impressão mais altos
  • Vários toners precisam ser adquiridos e trocados

A maior vantagem de uma impressora a laser a cores é que ela pode realmente criar imagens. No entanto, muitos testes confiáveis de impressoras a laser também mostraram que a qualidade de impressão não se aproxima de impressoras fotográficas de alta qualidade.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar impressoras a laser

Os seguintes são os aspectos que você pode usar para decidir entre as muitas impressoras laser possíveis. Os critérios que você pode usar para comparar impressoras a laser incluem

  • Conexão de impressora
  • Velocidade de impressão
  • Impressão duplex
  • Função de digitalização
  • Resolução
  • Custos de operação

Conexão de impressora

Você pode escolher entre conexões USB, LAN e WLAN. Muitas pessoas preferem uma impressora com uma conexão de rede.

Nada é mais fácil do que controlar a impressora a partir do seu próprio telefone celular. A impressora pode então se identificar como uma impressora móvel.

Com conexões LAN, o problema é que um cabo tem que ser colocado. As redes WLAN são normalmente um pouco mais difíceis de configurar inicialmente, mas têm a vantagem de que smartphones, telefones celulares ou outros dispositivos móveis também podem ser usados.

Velocidade de impressão

A velocidade de impressão também será importante para você. Há apenas algumas diferenças na velocidade de impressão. Como regra, as impressoras a laser de alta qualidade da Brother, Samsung e Canon podem imprimir 18 folhas por minuto.

Algumas impressoras laser monocromáticas da Samsung e Kyocera também podem ejetar mais de 20 impressões por minuto.

No entanto, 18 páginas é perfeitamente adequado para uso doméstico. A Lyocera Ecosys consegue até 35 páginas por minuto. Isto é particularmente interessante de um ponto de vista comercial.

Impressão duplex

Se você imprimir em ambos os lados, você economiza muito papel. Portanto, um duplexador é sempre uma boa escolha se o volume de impressão for alto ou se você imprimir com freqüência apenas no modo de rascunho com economia de toner.

Ambos são normalmente o caso em ambientes de escritório, e é por isso que uma unidade duplex é virtualmente indispensável para uma impressora de negócios.

Um duplexer também tem vantagens ao imprimir brochuras, manuais ou boletins informativos. Ele garante que a encadernação esteja sempre no lugar certo para as páginas pares/outras.

Dica: Para folhetos e afins, é aconselhável escolher uma impressora com uma unidade de acabamento adicional.

Função de digitalização

Possuir uma impressora multifuncional pode ter algumas vantagens. Para estes não só podem produzir impressões, mas também digitalizar documentos ou substituir aparelhos de fax.

Impressoras com scanners podem copiar folhas a uma velocidade similar à das copiadoras normais para o escritório.

Entretanto, todos os fabricantes conhecidos como Brother, Hewlett-Packard, Dell e Canon são convincentes com boas impressoras multifuncionais, mas você tem que pagar um prêmio por elas.

Como em todas as impressoras, os drivers e softwares fornecidos são muito importantes. Não importa se eles são impressoras USB, impressoras em rede ou impressoras WLAN.

Resolução

A resolução indica quão finamente as impressões podem ser impressas. A resolução pode ser medida em termos de dpi. O número mínimo de dpi indica a qualidade da impressora a laser.

O número necessário depende das impressões pretendidas. Para textos e gráficos simples, 300 x 300 dpi é suficiente. Para gráficos complexos e imagens simples, é necessário 600 x 600 dpi ou mais.

Por padrão, assume-se que uma contagem maior de pixels fornece automaticamente melhor qualidade. Portanto, a qualidade real da impressão depende da própria impressora.

Custos de funcionamento

É importante saber que certos componentes e consumíveis precisam ser substituídos após um certo período de tempo.

  • Estes incluem 4 toners para as 4 cores básicas (incluindo o preto)
  • Unidade Fuser
  • Tambor de imagem

Para toners, é possível procurar toners compatíveis de terceiros, que muitas vezes oferecem uma economia de até 70%. No entanto, para os outros dois componentes, você tem que contar com o fabricante.

Outros toners além dos originais são de qualidade muito diferente e, portanto, a pesquisa de modelos específicos vale enormemente a pena aqui.

Como todos os fabricantes agora só incluem os chamados toners iniciais com suas impressoras, que contêm significativamente menos material de impressão, você terá que comprar os toners relativamente em breve.

Fatos que vale a pena conhecer sobre impressoras a laser

Como funciona uma impressora a laser?

No centro há um tambor de imagem estático e rotativo, que é carregado negativamente para começar. As partes do tambor com luz laser são expostas a um diodo laser e a um espelho, que mais tarde carregará o toner.

Portanto, o laser é onde o toner gruda. O laser então remove a carga naquele ponto em particular no tambor de imagem. Como o toner em pó também é carregado, ele só adere a pontos não carregados.

A imagem do toner é tirada de um papel estaticamente carregado e fixada por aquecimento. Para lhe dar uma idéia melhor de como funciona, nós selecionamos um vídeo adequado para você.

Como faço para limpar uma impressora a laser?

O pó se acumula dentro de uma impressora a laser ao longo do tempo. Isto pode vir de papel, toner e fontes domésticas.

Ao trocar o toner, você pode verificar se a impressora está muito empoeirada por dentro. Se este for o caso, limpe cuidadosamente as áreas de fácil acesso com um pano de cotão ligeiramente úmido.

Deve-se notar, entretanto, que você está trabalhando dentro de um dispositivo técnico e, portanto, você deve seguir as instruções de operação por enquanto. Um pouco de poeira em sua impressora a laser é perfeitamente normal.

Você deve limpar o interior da impressora com um pano de microfibras. É importante que você estude primeiro as instruções de uso antes de começar a limpeza. (Fonte da imagem: pixabay.com / PublicDomainPictures)

Como eu troco os cartuchos de tinta?

A seção seguinte explica em cinco passos como substituir os cartuchos de tinta.

  1. Reconhecendo o momento certo: Normalmente, a impressora indicará se ela precisa de um novo cartucho. Você pode ver isto tanto por uma luz acesa, por um indicador no visor, por um LED ou por uma mensagem na tela. No entanto, às vezes este indicador acende mesmo quando não é urgentemente necessário e ainda há tinta ou toner no tanque de tinta para várias impressões.
  2. Preparando a impressora:Antes de trocar os cartuchos, primeiro certifique-se de que a impressora está realmente ligada. Especialmente no setor privado, os usuários às vezes desconectam a impressora completamente da rede elétrica a fim de economizar eletricidade, então antes de trocar os cartuchos, a impressora deve ser ligada. Então abra a aba na frente dos cartuchos.
  3. Removendo o cartucho:Dependendo da máquina que você está usando, o cartucho de tinta é instalado de forma diferente. Alguns cartuchos de impressora são cobertos apenas com uma tampa protetora, enquanto outros são trancados no lugar. Você pode remover a capa protetora de acordo com as instruções. Com um pouco de resistência, você pode remover o cartucho.
  4. Passos intermediários úteis:Antes de inserir os novos cartuchos, é útil e benéfico para a vida útil da impressora dar alguns passos intermediários. Agora é um bom momento para limpar o interior da sua impressora, mas use apenas limpadores adequados. Sob nenhuma circunstância você deve usar soluções à base de álcool ou produtos de limpeza agressivos, pois estes podem causar sérios danos às peças delicadas dentro da impressora. Uma escova sem pêlos ou um pano de microfibras é o melhor.
  5. Insira o novo cartucho de impressão: Para evitar danos durante o transporte, a maioria dos cartuchos é embalada em embalagens herméticas e embalada em película retrátil. Portanto, você só deve abrir esta embalagem quando os novos cartuchos de impressora forem inseridos. Antes disso, eles estão bem protegidos em suas embalagens. A maioria dos cartuchos também tem pequenas tampas feitas de papel alumínio fino. Estas tampas estão localizadas na saída de tinta e nas tampas de ventilação. Remova todas as tampas, caso contrário o cartucho não poderá cumprir sua finalidade. Em seguida, insira cuidadosamente o cartucho.

Fonte da imagem: 123rf.com / Andriy Popov

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas