Detalhe de impressora Canon.
Ultima atualização: 5 de novembro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

62Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um aparelho essencial para ser ter, seja no escritório seja em casa: a impressora Canon. Eficiente para imprimir documentos e imagens, entre outras funções, a impressora Canon é uma das mais populares do mercado.

Com opções para diferentes tipos de impressões, resoluções e conexões, hoje em dia você pode escolher a impressora Canon que melhor se adeque às suas necessidades e ao seu bolso. E é sobre os variados modelos dessa máquina que vamos tratar nesse artigo.




Primeiro, o mais importante

  • A impressora Canon oferece modelos desde os básicos aos mais sofisticados e para todo o tipo de demanda.
  • Para acertar na escolha, é preciso considerar o tipo de tinta e de armazenamento, além das funcionalidades, do tamanho e da velocidade de impressão.
  • O preço da impressora Canon varia bastante, mas é possível comprar a que melhor lhe atenda por um valor acessível.

Você também pode gostar:

Melhores impressoras Canon: Nossas recomendações

Se você busca por uma impressora, quer uma máquina eficiente e que atenda às suas necessidades, certo? Por isso, a Canon investiu em modelos variados para tender a todas as demandas e bolsos. A seguir, listamos os modelos mais populares entre os consumidores. Confira:

Impressora Canon Multifuncional Maxx G3111

A Maxx G3111 é uma impressora Canon do tipo multifuncional, ou seja, além de imprimir, ela também atua como copiadora e scanner. Esse é um modelo de impressora à jato de tinta que possui conexão sem fio. Além disso, essa Canon conta tela LCD de 1.2" para facilitar o comando de cópias e a conexão com rede.

Impressora Canon MG3010

Esse modelo com ótimo custo-benefício permite que você digitalize e imprima fotos ou documentos a partir de dispositivos móveis. Com sistema híbrido de tinta preta e tinta corante colorida, seus textos serão impressos com mais nitidez, assim como suas fotos.

Impressora Canon Mega Tank G4100

A Mega Tank G4100 é uma impressora de jato de tinta e copiadora, além de contar com scanner e fax, com capacidade de 20 folhas. Esse modelo possui conexão sem fio e alto rendimento de baixo custo de impressão por página. Com tela LCD, possui velocidade de impressão de 8,8 ipm em preto e de 5,0 ipm em cores.

Guia de Compra

Assim como acontece outros aparelhos, não é tão simples escolher a impressora ideal. Para tanto, você precisa levar em conta a forma como irá utilizar e, é claro, considerar as configurações técnicas da máquina.

Por isso, antes de bater o martelo e comprar a sua impressora Canon, vamos lhe mostrar nesse Guia de Compra todas as informações necessárias para não lhe restar nenhuma dúvida.

Homem usando impressora.

A impressora Canon é versátil e funcional. Fonte: (Eduardo Gonzalez Diaz/123rf.com)

O que você precisa saber sobre a impressora Canon?

A impressora da marca Canon está entre as mais populares do mercado. Para entender o porquê vale conhecer um pouco da história da fabricante.

A Canon foi fundada em 1937, no Japão, por Takeshi Mitarai. Hoje, a marca é uma das maiores fabricantes de câmeras, lentes, copiadoras, impressoras, além de tecnologias de gerenciamento de documentos e de imagem.

Presente em mais de 200 países, a Canon atua no Brasil desde 1974. E apesar de seu maior sucesso ser com relação às câmeras e lentes profissionais, as impressoras também merecem destaque.

foco

A Canon está presente no Brasil de 1974 e é referência na fabricação de câmeras, lentes, copiadoras e impressoras.

Isso porque a impressora Canon utiliza as mais altas tecnologias para permitir que você realize múltiplas funções.

Hoje em dia é possível encontrar modelos que, além de imprimir, também tiram cópias e digitalizam documentos e fotos.

Além disso, a marca oferece opções diferentes para cada situação, seja para imprimir pequenos volumes em casa ou em pequenas empresas até demandas maiores para negócios de grande porte.

Qual a diferença entre a impressora Canon à jato de tinta, tanque de tinta e à laser?

Dependendo dos modelos de impressora Canon você vai encontrar diferentes formas com relação à tinta e o seu armazenamento. Em geral, você encontrará três modelos: à jato de tinta, tanque de tina e à laser.

A impressora Canon a jato de tinta é o tipo mais comum e popular. Essa impressora costuma ser mais rentável, mas tem desvantagens também, já que os cartuchos podem ser bem caros.

Já a impressora Canon de tanque de tinta, também conhecida como Bulk Ink, é uma subcategoria da impressora à jato de tinta.

A tanque de tinta possui o mesmo princípio de funcionamento da anterior. Mas a diferença é que na impressora Canon de tanque de tinta não há cartuchos selados, mas sim reservatórios que você mesmo pode abrir e encher com mais tinta líquida de acordo com a necessidade.

Mão segurando celular e impressora ao fundo.

Você consegue visualizar o nível de tinta no reservatório da impressora de tanque de tinta. (Fonte: Popov/ 123RF)

Por isso, os reservatórios geralmente estão posicionados no exterior da máquina. E a grande vantagem dessa tecnologia é, de fato, a redução de custos.

Já a impressora laser é a mais moderna, mas também a mais cara. Por isso, os modelos à laser devem ser considerados quando é preciso imprimir um grande volume de páginas por mês.

A seguir, você confere a tabela que mostra as principais diferenças entre os modelos de impressora Canon:

Jato de tinta Tanque de tinta Laser
Armazenamento de tinta Cartuchos selados Reservatórios Toner
Facilidade para recarregar Menor Maior Menor
Economia Menor Maior Superior
Preço Menor Maior Superior

Quais as principais linhas de impressora Canon e para quem são recomendadas?

A Canon possui diversas linhas com diferentes modelos de impressoras. E cada uma tem um público alvo específico. Confira a seguir as principais:

Mega Tank

A Mega Tank possui o sistema de tanques de tinta integrados, que permite fácil visualização dos níveis das tintas.

Antes denominadas Maxx, a linha Mega Tank possui modelos de impressora Canon com tanque de tinta, ideais para quem procura alta produtividade e baixo custo de impressão por página.

Compacta e fácil de recarregar, as impressoras Mega Tank possuem o sistema de tanques de tinta integrados, que permite fácil visualização dos níveis das tintas, indicando o momento certo de recarregar.

Além disso, as garrafas de tinta GI-190 facilitam o recarregamento, possibilitando que você adicione a quantidade de tinta que desejar, sem desperdício.

Pixma

Recomendadas para usar em casa, os modelos de impressora Canon Pixma são de jato de tinta.

Elas são ideais caso você utilize pouco a impressora ou imprima pouca quantidade de papéis. Além disso, as impressoras Canon da linha Pixma são vendidas a um preço mais acessível.

Pessoa usando impressora.

Existem várias linhas de impressora Canon. (Fonte: Tero Vesalainen/ Pixabay.com)

Além dessas linhas, a Canon também oferece outros modelos de impressora para grandes empresas que tem necessidade de grande volume de impressão, como a imageRUNNER 1643i.

Com essa impressora Canon, por exemplo, a primeira página é impressa em apenas seis segundos e a gaveta pode comportar até 550 folhas.

Mas a marca fabricante não para por aí. Veja a seguir outras linhas de impressora Canon disponíveis para você:

  • Pixma Pro100: Recomendada para imprimir fotografias profissionais
  • Maxify: Ideal para pequenas empresas
  • Shelphy: Linha de impressora Canon compactas e portáteis como, por exemplo, a mini impressora fotográfica, a Pixma iP110 e a Selphy CP1000.

Quais as vantagens e desvantagens da impressora Canon?

A grande vantagem da impressora Canon é que ela une tecnologia, qualidade e eficiência em uma grande variedade de modelos.

Seja para usar em casa, no escritório ou até em viagens, existe uma impressora Canon certa para você.

Outra vantagem é que a marca oferece tamanho variados também. Assim, mesmo que você não tenha muito espaço para instalar uma impressora, com a Canon é possível, já que existem até as máquinas compactas.

 Impressora Canon.

As impressoras da Caonon possuem diversas funções e alta tecnologia. (Fonte: Piotr Adamowicz/ 123rf.com)

Além disso, a impressora Canon permite que você acesse as funções por Wi-Fi seja do computador, do celular ou tablet. Modelos mais modernos oferecem esse recurso inclusive a partir de documentos salvos na nuvem.

O seu custo de manutenção, em geral, é bastante alto.

Por outro lado, a grande desvantagem da impressora Canon é o seu custo de manutenção que, em geral, é bastante alto. Não raro o custo para resolver um problema da máquina pode se igualar ao preço de uma impressora nova.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da impressora Canon:

Vantagens
  • Variedade de modelos e tamanhos
  • Alta tecnologia
  • Diversidade de recursos
Desvantagens
  • Alto custo de manutenção e reparo

Quanto custa a impressora Canon e onde comprar?

Dependendo do modelo, das funcionalidades e recursos o preço da impressora Canon pode variar bastante. Em geral, você vai encontrar esse produto à venda custando entre R$340 e R$3 mil.

Os modelos mais caros são geralmente recomendados para grandes empresas. Além disso, será fácil encontrar a impressora Canon em lojas como Magazine Luiza e até em hipermercados como o Extra.

Porém, recomendamos que você compre em sites como a Amazon Brasil. Assim, além de praticidade, você poderá escolher entre uma variedade maior de opções.

Critérios de compra: fatores a considerar antes de comprar a impressora Canon

Na hora de escolher entre os modelos de impressora Canon disponíveis, muitas dúvidas com relação às informações técnicas podem surgir. Afinal, nem sempre a máquina mais potente e tecnológica será a ideal para você.

Por isso, listamos a seguir os itens que você deve analisar antes de comprar a impressora Canon. Veja:

  • Simples ou Multifuncional
  • Dimensão
  • Conexão
  • Rapidez

Confira a seguir uma explicação detalhada de como verificar cada um desses critérios.

Simples ou Multifuncional

Você poderá escolher entre a impressora Canon simples ou a multifuncional. A simples é aquela que apenas imprime papéis e/ou fotos. Por conter apenas essa função básica esse modelo costuma ser mais barato.

Alguns modelos de impressora Canon multifuncionais ainda oferecem a função de enviar fax.

Mas se você precisa tirar xerox, digitalizar documentos e fotos e, é claro, imprimir, então a melhor opção é comprar uma impressora multifuncional.

Mas certifique-se de que você precisará de todas essas funcionalidades, já que a impressora multifuncional é mais cara. Até porque alguns modelos de impressora Canon multifuncionais ainda oferecem a função de enviar fax.

Dimensão

Outro fator que você deve analisar é o tamanho da impressora. Isso porque é fundamental que você tenha espaço suficiente para acomodar a máquina escolhida, seja em casa ou na empresa.

Sendo assim, recomendamos que você verifique as dimensões do aparelho antes de realizar a compra.

Impressora.

Verifique o tamanho da impressora antes de comprá-la. (Fonte: Sittipong Leetangwattana/ 123RF)

A boa notícia é que a impressora Canon para uso em residências e em pequenas em empresas costuma tem tamanho compacto. Além disso, se você não tiver espaço, vale apostar na impressora portátil.

Conexão

Leve em conta também o tipo de conexão da impressora Canon. Se você está planejando conectar o seu computador à impressora, você pode optar por modelos com conexão USB.

Caso você precise conectar vários computadores em um único equipamento, pode optar pela conexão ethernet.

Agora, se você quer colocar a impressora em um lugar distante do computador ou ainda conectá-la com o celular e o tablet, por exemplo, a conexão Wi-Fi é a opção ideal.

Rapidez

Se a velocidade da impressão é algo importante para você, verifique a rapidez de cada modelo antes de realizar a sua compra.

As mais modernas realizam a primeira impressão em preto e branco ou colorido em até seis segundos.

A Canon oferece máquinas com velocidades de impressão variadas. Mas, em geral, as impressoras mais modernas realizam a primeira impressão em preto e branco ou colorido em até seis segundos, sem perder a alta qualidade dos documentos.

Observe que essa informação pode vir expressa em imagens por minuto (ipm). Assim, você vai encontrar máquinas que imprimem de 8 a 24 ipm em preto; e de 5 e 15 ipm em cores.

(Fonte da imagem destacada: Leung Cho Pan/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.