Impressora HP em uma bancada de madeira
Ultima atualização: 29 de abril de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

31Horas investidas

6Estudos avaliados

85Comentários coletados

Ela é o primeiro nome que vem à mente quando se fala em impressão de documentos e fotos. E não é sem motivo! A impressora HP é uma das mais vendidas do mercado pois a marca tem uma grande variedade de produtos para os mais diversos públicos.

Neste guia, vamos mostrar tudo sobre os diferenciais da HP na fabricação de impressoras, falar sobre os principais tipos de equipamento e ajudá-lo na escolha do modelo ideal para as suas expectativas. Vamos começar!




Primeiro, o mais importante

  • A impressora HP é a marca líder no mercado pois conta com equipamentos ideais tanto para uso doméstico quanto profissional.
  • Os modelos de impressora HP com tanque de tinta oferecem maior rendimento e são indicados para quem tem alto fluxo de impressão.
  • O aplicativo HP Smart permite configurar e comandar a impressora HP sem usar o computador.

Melhores impressoras HP: nossas recomendações

Líder no mercado de impressoras, a HP tem modelos para todas as finalidades e orçamentos. A prova é esta seleção das mais vendidas que apresentamos na sequência. Confira.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a impressora HP

Para tirar o melhor proveito de uma impressora, é fundamental que ela seja do modelo adequado às suas necessidades. Para isso, é preciso ter o máximo possível de informações na hora de escolher o equipamento ideal. Queremos ajudar nisso!

Por que escolher uma impressora HP?

Você certamente já ouviu alguém dizer que “a impressora funciona apenas quando quer”. Infelizmente, essa é a realidade de diversas marcas. Para não ser pego de surpresa na hora de imprimir aquele documento importante, a impressora HP é a mais indicada.

Entre os principais pontos positivos da HP estão a consolidação da marca, que está no mercado desde 1939 e há 40 anos fabrica computadores e impressoras.

Além disso, os equipamentos da HP são projetados para durar e trazer autonomia. Por essa razão, a empresa traz funções e componentes que podem ser utilizados facilmente por qualquer pessoa.

Impressora HP da linha DeskJet em closeup

A impressora HP é a marca líder no mercado pois conta com equipamentos ideais tanto para uso doméstico quanto profissional. (Fonte: Fernando Arcos/ Pexels)

Quais são os tipos de impressoras HP?

A empresa começou sua produção com as impressoras a laser. No entanto, com a popularização dos computadores pessoais, estendeu sua linha de produtos.

Hoje, existem basicamente três tipos de impressoras HP, que atendem a finalidades distintas. Dentro de cada um deles, há outras divisões de acordo com o modo de impressão:

  • DeskJet ou Ink Tank - para impressões do dia a dia. Pode apenas imprimir ou ser multifuncional, com impressão a jato de tinta;
  • OfficeJet - para alta demanda de impressão, cópia e digitalização. A impressão é a jato de tinta, com tanque na maioria dos modelos;
  • LaserJet - para volume e velocidade elevados de impressão. Imprime a laser, com toner e reúne funções e níveis de segurança diferenciados.

Vale a pena comprar uma impressora HP multifuncional?

A grande maioria dos novos modelos da HP são impressoras multifuncionais. Além de economizar espaço e energia, esta característica ainda traz mais agilidade para a rotina em sua casa ou no escritório.

Com este tipo de impressora, é possível digitalizar documentos, fazer cópias impressas e enviar arquivos digitalizados por e-mail ou fax, dependendo do modelo. Para quem trabalha em home office — ou tem filhos em idade escolar — essa pode ser a melhor opção.

Quais as vantagens dos principais modelos de impressora HP?

Falamos há pouco sobre os benefícios em adquirir uma impressora HP. Agora, queremos que você conheça quais as vantagens que cada tipo de equipamento pode trazer para o seu dia a dia.

Como são muitos modelos disponíveis no mercado, separamos as impressoras de acordo com o tipo de impressão. Veja os detalhes no quadro abaixo:

Comum com cartucho Multifuncional com cartucho Multifuncional com tanque OfficeJet LaserJet
Tipo de impressão Jato de tinta Jato de Tinta Jato de Tinta Jato de Tinta Toner
Rendimento médio por recarga 200 páginas 200 páginas 6000 páginas 1400 páginas 1400 páginas 
Capacidade de papel na bandeja até 60 folhas até 60 folhas 60 folhas 250 folhas 150 folhas 
Conexão sem fio Em alguns modelos Na maioria dos modelos Sim Sim Em alguns modelos
Qualidade fotográfica? Em alguns modelos Sim Sim Sim Não
Páginas por minuto variável variável 16 24 12  
Consumo de energia imprimindo 25W 25W 10W 27,7W 250W

Qual a melhor impressora HP para uso doméstico?

A melhor impressora HP, seja para o ambiente doméstico ou para uso profissional, é aquela que melhor se adapta às suas necessidades, sem desperdício e com a maior relação custo-benefício.

De maneira geral, uma dica que pode ser útil é calcular quantas páginas você espera imprimir mensalmente. Se o número estiver abaixo de 40 folhas por mês, a impressora HP da linha DeskJet com cartucho de tinta, é o modelo mais indicado.

vários refis de tinta da impressora HP InkTank

Os modelos de impressora HP com tanque de tinta oferecem maior rendimento e desempenho. (Fonte: Maria Argutinskaya/ 123rf.com)

Para quem a impressora HP com tanque de tinta é indicada?

A impressora com tanque de tinta é a opção mais viável para quem tem um grande volume de impressões. Isso porque, apesar do custo inicial maior — e o refil de tinta ter valor mais alto do que os cartuchos —, seu rendimento pode ser até 30 vezes maior.

Assim, quem imprime pouco vai levar muito mais tempo para diluir o investimento desta impressora ao longo dos trabalhos. Na dúvida sobre o seu volume de impressão? Use sempre a média das 40 folhas mensais como base.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher uma impressora HP

Diante dessas informações, você já deve ter um modelo preferido em mente, não é? Mas vá com calma. A variedade é tão grande que vale a pena refletir sobre mais alguns aspectos antes de partir para o carrinho de compras. Veja quais são.

Finalidade

O que você vai imprimir? Trabalhos de escola, documentos pessoais, fotografias ou contratos? Definir para qual finalidade a sua impressora HP será usada é o primeiro passo para chegar ao modelo ideal.

Se pretende imprimir imagens coloridas em papel fotográfico, as impressoras laser e com alta velocidade de impressão podem não garantir a qualidade esperada. Trabalha em home office e precisa de um modelo versátil? Opte por uma com OfficeJet.

mulher enviando trabalhos para uma impressora HP usando o smartphone

O aplicativo HP Smart permite configurar e comandar a impressora HP sem usar o computador. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

Tipo de impressão

Aqui você pode escolher entre a impressora HP DeskJet, a Ink Tank e a LaserJet. Cada uma delas tem uma forma de imprimir e de substituir o refil para impressão. Os modelos a laser são mais caros mas tem alto rendimento para impressão sem cor.

As impressoras com cartucho tem o valor mais acessível tanto no equipamento quanto no refil. Os modelos com tanque de tinta, como dissemos, costumam ser mais caros e compensam pela longa duração do refil.

Conectividade

A integração dos dispositivos usados no dia a dia trouxe muito mais praticidade ao trabalho. Por isso, a maioria dos modelos possui a funcionalidade de se conectar pela rede WiFi do ambiente, dispensando o uso de fios.

As impressoras mais modernas podem ser sincronizadas, configuradas e comandadas por meio de um aplicativo exclusivo da marca (o HP Smart). Se você não abre mão da tecnologia, lembre-se desse detalhe na hora da compra.

Recursos adicionais

Além da impressão e de recursos comuns às multifuncionais, como digitalização e cópia de documentos, as impressoras HP têm chegado ao mercado com cada vez mais funcionalidades extras.

Uma delas é a possibilidade de imprimir imagens diretamente das redes sociais ou documentos recebidos por aplicativos de mensagens, por exemplo. A vantagem de imprimir diretamente do seu celular é que você não precisa mais ligar o computador a cada vez que precisar imprimir um arquivo.

Dimensões e design

São tantos benefícios que o tamanho da sua impressora HP parece nem fazer diferença, não é mesmo? Porém, durante a rotina de uso, quanto mais compacta ela for, melhor. Além de ficar fácil de encaixar em qualquer espaço, ela ficará discreta no seu escritório.

Neste sentido, o design também importa! Ninguém quer olhar o dia todo para um aparelho com formas grosseiras em cima da mesa. Por isso, antes de comprar, confira as medidas e tenha certeza de que o estilo da impressora combina com o seu escritório.

Resumo

A impressora HP é uma referência no mercado. E isso se deve ao constante investimento em novas tecnologias para facilitar tanto a vida de quem precisa imprimir muitos documentos diariamente quanto daqueles que só fazem impressões eventuais.

Foi pensando nisso que trouxemos informações detalhadas sobre as principais impressoras HP disponíveis no mercado, com dicas de como escolher aquela que melhor vai atender às suas necessidades e expectativas.

Esperamos que a nossa seleção tenha ajudado a escolher sua impressora favorita. Se gostou deste artigo, aproveite para compartilhar com amigos. Muito obrigado e até mais!

(Fonte da imagem destacada: Leung Cho Pan/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas