Saudações da ReviewBox Brasil! Sua presença sempre nos deixa felizes, e esperamos lhe ajudar com todas as suas dúvidas sobre a impressora laser. A grande curiosidade dessa impressora é que não usa tinta.

Você quer saber como elas transferem textos e imagens para o papel? Graças a tecnologia e muito trabalho. Foram mais de 80 anos de pesquisas e aperfeiçoamento.

Então, para entender tudo sobre estas máquinas, vamos lhe apresentar modelos, características e definições para que possa optar pelo equipamento mais adequado à necessidade do seu dia a dia. Colocaremos tudo no preto, no branco, e no colorido!

Primeiro, o mais importante

  • Se você é daqueles ligados em velocidade, seja por necessidade, ou simplesmente por detestar a espera, impressoras laser são ótimas opções.
  • Já teve a desagradável experiência de tocar os dedos numa imagem ou texto recém impresso, e parte da tinta ficar nos seus dedos borrando a imagem? Isso não acontece com esse tipo de impressora.
  • Excelente para impressões monocromáticas (preto e branco), acaba perdendo para as jato de tinta nas impressões fotográficas (qualidade das cores), ainda que sua impressão seja mais durável e resistente ao tempo.

Você também pode gostar:

Ranking: As 5 melhores impressoras laser

Impressoras não são tão fáceis assim de escolher, pela variedade de aparelhos no mercado. Você já reparou na diversidade de materiais impressos que existem? Por isso fizemos uma seleção dos 5 melhores modelos de impressoras laser para facilitar essa escolha. Confira no ranking abaixo:

1º – Multifuncional Laser Mono – Brother

Uma impressora com características multifuncionais (copiadora, digitalizadora e Fax), tem capacidade de impressão para até 26 páginas por minuto, oferecendo páginas extremamente nítidas e de alta resolução.

Seus modos de impressão e cópia funcionam apenas em preto, enquanto a digitalização opera também com função colorida. A impressão pode ser feita a partir de dispositivos móveis, e ainda possui conexão sem fio.

Seu alimentador automático (a bandeja aberta, de cima), possui capacidade para 35 folhas, enquanto o alimentador de impressão suporta até 250 folhas. Trabalha com tamanho de papel do A5 até ofício.

2º – Impressora Laser Monocromática – Brother

Impressora laser de tamanho compacto, possui conexão sem fio e por USB com funções como impressão de pôsteres e adição de marca d’água na impressão. Sua tecnologia permite rendimento para até 10.000 impressões numa única carga completa. Trabalha com tamanho de papel do A5 até ofício.

Conta com bandeja para até 150 folhas e saída para até 50, possuindo velocidade de até 20 páginas por minuto, em monocromático. As impressões frente e verso são alimentadas de modo manual.

3º – Multifuncional Laserjet Color – HP

É uma multifuncional e trabalha tanto em monocromático, quanto colorido. Imprime 22 páginas por minuto, fornecendo alta resolução em ambas opções. Sua operação é toda comandada por LCD de 2.7” com touchscreen.

Possui funcionalidade de impressão a partir de dispositivos móveis, além de entrada USB. Conta com alimentador automático para 50 folhas e bandeja com capacidade para 250, realizando impressão automática em frente e verso.

Seu aplicativo HP Smart permite que se comande toda operação da impressão pelo celular. Opera com tamanhos de papel de A5 até ofício.

4º – Multifuncional Laser Monocromática – Samsung

Uma impressora com características multifuncionais que opera apenas em monocromático. Tem capacidade de impressão para até 21 páginas por minuto. Conta com comandos por botões e visor LCD. A bandeja de impressão suporta até 150 folhas.

Permite a impressão a partir de dispositivos móveis, e trabalha por meio de conexão USB ou sem fio. Impressões frente e verso precisam ser feitas manualmente. Ela trabalha com tamanho de papel A5 até ofício.

5º – Multifuncional Laser – Brother

Impressora laser multifuncional extremamente veloz, imprime até 50 páginas por minuto em alta resolução, e modo frente e verso é automático. Ela opera apenas em monocromático. Possui tela LCD colorida de 5” e permite a impressão a partir de dispositivos móveis e também diretamente via USB.

Possui alimentador automático para até 80 folhas e bandeja interna com capacidade para até 520, expansível para mais de 2.000. Seu toner de ultra rendimento permite a impressão de até 20.000 páginas.

Guia de Compra

Existem muitos tipos de impressora, e embora todas sirvam para imprimir, elas possuem usos completamente diferentes. Estamos falando de um equipamento capaz de gerar folhas de outdoor ou mesmo impressões em 3D.

Para manter o foco, vamos falar da impressora laser e tirar todas as suas dúvidas, já que essa é a melhor opção em termos de durabilidade e velocidade.

Mulher sorrindo e segurando papeis em frente a impressora laser.

Impressora laser é uma excelente opção para escritórios. (Fonte: Andriy Popov / 123RF)

O que é uma impressora laser?

Equipamentos baseados em tecnologia mudam constantemente, e de maneira muito veloz, não sendo diferente com as impressoras. Ao longo do tempo várias opções foram surgindo e transformando escolhas simples em muita confusão para você, consumidor.

No meio destas opções encontramos a impressora laser, equipamento que utilizam raios laser para transmitir informação ao papel.

Esse feixe de lasers cria uma imagem invisível, e, em seguida, um pó ultrafino, chamado toner, é lançado na folha, aderindo a imagem desenhada por laser.

Então, um aquecedor eleva a temperatura da folha, fixando aquelas partículas para sempre no papel. Isso também acaba explicando o motivo de quando, ao retirar uma folha recém impressa destes equipamentos, você é capaz de sentir calor emanando delas.

Curioso para saber mais? Confira esse vídeo (em inglês) mostrando seu funcionamento:

Um processo para lá de complexo, mas que traz muitas vantagens em comparação a outros tipos de impressora.

Impressora laser ou jato de tinta?

Uma das maiores dúvidas quando uma pessoa busca por uma impressora, é qual tipo escolher, já que existem diversas opções.

Atualmente, contamos com modelos que imprimem uma folha de texto em meros dois segundos, em precisão que ultrapassa os 1.000pp (pontos por polegada). Entre os diversos tipos, a grande questão é sobre as diferenças entre a laser e jato de tinta.

Além de ser mais veloz, a impressora laser também é mais durável e imprime em alta resolução. Em contrapartida, a jato de tinta é uma opção mais barata.

Em busca de um comparativo com sua principal rival, apontamos aqui algumas das principais diferenças entre elas para lhe ajudar a tomar uma decisão.

Impressoras Laser Impressora Jato de Tinta
Velocidade de impressão Em média de 18 páginas por minuto Em média de 6 páginas por minuto
Modo de impressão Impressão por TONER, mais caro, em média até 1.000 páginas por carga Impressão por tinta, mais barata, em média até 360 páginas por carga
Custo Maior investimento para aquisição do produto, com maior intervalo de manutenção Menor investimento para aquisição do produto
Durabilidade Maior durabilidade e resistência da impressão Menor durabilidade e resistência da impressão
Vantagem Impressão de alta resolução Maior qualidade de cor para impressões coloridas de alta resolução como fotografias

Quais as vantagens e desvantagens da impressora laser?

Saiba que impressoras fazem barulho quando operam, o que pode causar perturbação e distração ao ambiente. Mas, optando pela impressora laser, estará no caminho de versões mais silenciosas que as concorrentes.

Elas também são mais velozes, se tornando uma excelente opção para grandes empresas.

E quem nunca imprimiu um documento que, por infelicidade, acabou sendo molhado ou recebendo algumas gotas de líquido, borrando a página? Isso não acontece com as impressões a laser devido a tecnologia empregada, garantindo a integridade da imagem, mesmo com o papel molhado.

Caneca derramando café sobre folhas de trabalho impressas, com objetos ao fundo.

Acidentes acontecem, e geralmente nos documentos que precisamos. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Como vimos acima na tabela comparativa, esse modelo possui duas desvantagens. Primeiro que ainda é uma opção mais cara, e segundo que acaba não sendo o melhor modelo para quem imprime colorido, já que são ainda mais caros.

Vantagens
  • Muito rápida
  • Não borra a impressão
  • Mais resistente e durável
  • Impressão em alta resolução
Desvantagens
  • Custo elevado
  • Não é a melhor opção para impressão colorida

Quanto custa?

Já mostramos a você que uma impressora laser tem grandes vantagens com relação às principais concorrentes, em quesitos como velocidade e durabilidade da carga de impressão.

Não há como escapar desta verdade: quanto maior a quantidade de recursos de um equipamento tecnológico, maior será o seu preço.

Desta maneira, podemos encontrar modelos a partir dos R$400 com impressão apenas monocromática, mas preservando todas as características de uma a laser, e até mesmo superiores a R$3.000.

Na nossa lista você pode perceber esta amplitude de valores, e notar que tal variação tem ligação direta com as especificações do produto.

Onde comprar?

Impressoras são eletrônicos de uso comum em praticamente todo local, sendo facilmente encontradas em lojas que possuam algum departamento de informática, sejam grandes redes ou aquelas pequenas de bairro.

Um conselho que damos, e vale para qualquer produto, é tomar cuidado com o impulso de adquirir qualquer coisa pela fala do vendedor.

Nosso objetivo em lhe informar é justamente o de apresentar questões importantes para aplicar nas escolhas que fará. Portanto, analise cada um dos modelos apresentados e observe quais são os de maior destaque para você.

Você também pode comprar pela internet em diversos sites como:

  • Amazon;
  • Submarino;
  • Americanas;
  • Magazine Luiza.

Comprando online você acha as melhores ofertas e recebe o produto na porta de casa.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de impressora laser

Desde sempre, tecnologia significa fazer escolhas, e elas não estão ficando fáceis com o passar do tempo. Novas marcas e modelos, novas maneiras de fazer o mesmo. Há um bombardeio de propagandas que deixa, não apenas você, mas muitas pessoas confusas.

Mas, seja para fins domésticos ou trabalhistas, existem algumas questões para ajudar na definição de um modelo de impressora laser para atingir suas necessidades, visando sendo a melhor relação custo x benefício.

Aqui listamos alguns critérios que consideramos importantes para escolha de sua impressora:

  • Resolução ou desempenho
  • Velocidade de impressão
  • Capacidade de impressão
  • Papel compatível
  • Monocromática ou colorida?

Abaixo, vamos entender cada um eles em detalhes:

Resolução ou desempenho

Aqui vamos apresentar um termo talvez desconhecido a você, o DPI (dots per inch). Esta sigla é muito comum quando pesquisamos especificações de impressoras, e quando alguém fala dela, nem se preocupa em saber se o outro sabe o que significa. Mas, então, o que é isso?

É basicamente a capacidade de resolução da impressora. Em português, falamos pontos por polegada, e sua relação é de que quanto maior o DPI, maior o potencial de “pintura” da impressora.

Quando pesquisarem, receberão informações como 1200×600 dpi, ou 6000×1200 dpi e variáveis. Isso significa que a impressora tem capacidade de pintar, neste último exemplo, 6.000 pontos na horizontal e 1.200 pontos na vertical, dentro de uma polegada quadrada.

Logo, quanto maior o dpi da impressora laser, maior sua capacidade de impressões em alta resolução.

Velocidade de impressão

Um dos critérios dominantes por qualquer impressora laser, tem a ver diretamente com a capacidade da mesma em deixar seu relatório pronto em poucos minutos.

E isso é muito válido num mundo acelerado como o nosso, em que costumeiramente deixamos a impressão para o último momento.

Com uma velocidade capaz de entregar, de 20 a 50 páginas por minuto, essas impressoras são eficazes para compartilhamento com vários computadores, junto à necessidade de impressões velozes.

Em escritórios com muitos funcionários, a de 50 páginas por minuto parece a solução mais adequada.

Já em um ambiente menor ou até mesmo para uma casa, a de 20 é o suficiente. Perceba esse detalhe na descrição do produto para escolher a melhor opção para você.

Capacidade de impressão

Imagine a impressora instalada, girando papéis rapidamente, e a cada cinco minutos você precisando se levantar para pegar mais papel? Certamente ela se tornaria uma inimiga e não aliada!

Então, dentro desse critério devemos analisar duas coisas: bandeja e duração da carga.

  • Bandeja: Os fabricantes sabem dessa necessidade e, ao entregar velocidade, entenderam a necessidade de fornecer capacidade de armazenamento.
    Não é incomum encontrarmos nas impressoras laser bandejas com capacidade para até 250 folhas, algumas com mais de 500.
  • Duração da carga: Em média, o toner de uma impressora laser costuma durar até 1.000 páginas, mas existem máquinas que informam possibilidades superiores a 10.000 páginas.
    É uma grande variável, logo, procure saber qual a capacidade de impressão que você precisa em termos de volumes, para buscar uma opção melhor a você, reduzindo as necessidades de reposições.

Papel compatível

De nada adianta um bom equipamento se ele não é capaz de imprimir aquilo que você deseja, não é mesmo? Então, é importante conhecer as limitações de sua impressora laser.

Em geral, estas impressoras são bastante dinâmicas com relação ao tamanho do papel que imprimem, frequentemente trabalhando do formato A5 (14,8x21cm) até ofício (21,6×35,6cm), e todos os outro dentro deste alcance.

Mas o papel também tem profundidade, peso (ou gramatura, como costumam chamar). Modelos com impressão a laser são sempre excelentes para impressão em qualidade, mas com uma peculiaridade quanto ao papel.

Devido a utilizar um cilindro, o papel é “dobrado” para ser impresso, o que pode afetar suas características ou impedir a impressão.

Mas, modelos com entrada de papel “traseira” permitem que folhas mais grossas entrem, permitindo uma gama enorme de possibilidades. Por isso, fique atento às descrições da impressora e compare com sua lista de checagem, garantindo um completo atendimento daquele produto à sua necessidade.

Monocromático ou colorido?

Apesar de muito material disponível na rede falar de impressoras laser em monocromático (preto e branco), já existem no mercado as que imprimem também em colorido.

As de impressão colorida, imprimem numa velocidade semelhante à preto e branco, e com as mesmas características de resolução, sem manchar ou borrar. Mas são opção ainda mais caras.

Procure avaliar a real necessidade dessa impressão na sua empresa. Se orçamento não é um problema para você, impressoras laser que também imprimem colorido podem ser um excelente negócio.

Agora, se você faz questão de ter esse tipo de impressão, mas também quer economizar, talvez seja melhor buscar por outro tipo de impressora.

(Fonte da imagem destacada: daviddunmore0 / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
41 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...