Ultima atualização: 8 de outubro de 2021

Bem-vindo ao nosso grande teste de impressora multifuncional 2021. Aqui apresentamos em detalhes todas as impressoras multifuncionais que testamos. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na web.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar a melhor impressora multifuncional para você. Você também pode encontrar respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia.

Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se você quiser comprar uma impressora multifuncional.

Índice




O mais importante

  • Com uma impressora multifuncional, você pode não só imprimir, mas também copiar, digitalizar ou enviar por fax, dependendo do dispositivo. Muitos dispositivos também oferecem outras funções adicionais, tais como um alimentador automático de documentos.
  • Em geral, as impressoras multifuncionais são divididas em impressoras a laser e impressoras a jato de tinta com base em sua tecnologia de impressão. Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens.
  • As impressoras multifuncionais a laser são particularmente adequadas para aqueles que imprimem com freqüência e freqüência. As impressoras multifuncionais a jato de tinta, por outro lado, são mais adequadas para aqueles que imprimem menos.

impressora multifuncional nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas a se fazer antes de comprar uma impressora multifuncional

Quais são as vantagens das impressoras multifuncionais em relação a vários dispositivos individuais?

Naturalmente, você pode comprar dispositivos individuais como uma impressora, copiadora, scanner e fax, ao invés de um dispositivo multifuncional.

Mas as impressoras multifuncionais oferecem várias vantagens, especialmente em termos de conveniência, custo e necessidade de espaço. Em resumo, os dispositivos tudo em um têm as seguintes vantagens sobre vários dispositivos individuais

  • Economia de espaço
  • Mais barato para comprar
  • Economia de energia
  • Mais fácil de usar, instalar e manter

Como você só precisa comprar um dispositivo ao invés de três ou até mais, você economiza muito espaço. Além disso, você pode esperar custos de aquisição mais baixos, pois os dispositivos individuais são geralmente quase tão caros quanto um dispositivo multifuncional.

As impressoras multifuncionais são particularmente adequadas para o escritório em casa por causa de seu tamanho compacto. (Fonte de imagem: unsplash.com / Evelyn Geissler)

Além disso, os dispositivos multifuncionais geralmente requerem menos energia do que vários dispositivos individuais e, portanto, não geram custos de eletricidade tão altos. Além disso, como apenas um dispositivo precisa ser conectado e instalado, a instalação e a manutenção levam significativamente menos tempo e esforço.

Ao invés de ter que operar uma impressora, uma copiadora, um scanner e um fax individualmente e se familiarizar com cada interface de usuário e suas idiossincrasias, com impressoras multifuncionais você tem uma operação uniforme para todas as funções.

Quais características a impressora multifuncional deve ter?

Antes de comprar uma impressora multifuncional, você deve se perguntar quais funções você realmente precisa. É suficiente que o dispositivo funcione como impressora, copiadora e scanner ao mesmo tempo, ou você precisa de uma função de fax ou mesmo de um telefone? O dispositivo também precisa de conexões especiais ou WLAN? A maioria das impressoras tudo-em-um está equipada com uma função de cópia e digitalização como padrão, além da função de impressão.

Esses dispositivos são normalmente chamados de dispositivos 3 em 1 na descrição do produto. Há também dispositivos com uma função adicional de fax, que são então chamados de dispositivos 4 em 1. No entanto, você deve considerar se você precisa disso de alguma forma. A maioria das máquinas com esta função é um pouco maior e mais cara do que aquelas sem ela.

Nos dias de hoje, o envio de um fax muitas vezes desempenha apenas um papel muito menor, pelo menos na vida privada.

Também há dispositivos com telefones integrados. No entanto, como muitas residências e empresas já possuem um sistema telefônico separado ou só usam seus telefones celulares de qualquer forma, esta função é muitas vezes supérflua.

Uma questão importante a se pensar é se o dispositivo deve ser compatível com a rede, então você tem a opção de conectar a impressora a uma rede WLAN. A capacidade de rede é um critério importante, especialmente nas empresas, porque é a única maneira de várias pessoas poderem acessar a impressora e assim imprimir a partir de seu PC.

Este recurso já é padrão com muitos dispositivos novos, mas não com todos eles. Esta função também é necessária se você quiser imprimir, copiar ou digitalizar sem ter que ligar o seu PC. Mas mais sobre isso mais tarde. Você também deve pensar se você precisa de conexões especiais.

Por exemplo, você precisa de várias portas USB ou de uma interface para um cartão SD? Aqui você deve prestar muita atenção às descrições dos produtos dos dispositivos para descobrir quais interfaces eles têm.

Qual dispositivo para qual sistema operacional?

A maioria dos dispositivos são compatíveis com os sistemas operacionais de PC Windows, Mac OS e Linux. Para conectar o PC à impressora, você geralmente precisa fazer o download do software ou de um driver.

Para este propósito, ou um CD com o programa correspondente é fornecido ou você pode simplesmente baixá-lo do site do fabricante. Muitos programas agora se instalam assim que a impressora é conectada ao PC (seja via WLAN ou com um cabo de impressora). Se você atualizar o sistema operacional em seu PC, no entanto, você deve certificar-se de que a versão atualizada também é compatível com o driver.

As impressoras multifuncionais também estão disponíveis para outros formatos de papel além do A4?

Há também impressoras multifuncionais que podem imprimir formatos de papel maiores. Entretanto, o maior formato é o DIN A3. Se você quiser imprimir formatos maiores, você tem que usar impressoras convencionais de grande formato e prescindir das outras funções. Formatos menores, por exemplo A5 ou A6, geralmente podem ser sempre impressos.

Ao comprar uma impressora multifuncional, verifique o tamanho do papel em que a máquina pode imprimir. Nem todos os dispositivos podem imprimir em papel A3. (Fonte da imagem: pixabay.com / andreas160578)

Posso imprimir, digitalizar e copiar sem PC?

Para poder utilizar as funções de uma impressora multifuncional sem ter que ligar o computador, o dispositivo deve ser compatível com WIFI- ou rede, porque você deve ser capaz de conectar o dispositivo com um aplicativo. Muitos fabricantes desenvolveram suas próprias aplicações para seus dispositivos.

No entanto, em alguns casos você também pode usar aplicativos de fornecedores terceirizados. Entretanto, você deve certificar-se de que o aplicativo é compatível com a impressora. Os aplicativos estão disponíveis em sua maioria para dispositivos Android e iOS. Para dispositivos Windows, existem apenas alguns provedores até agora.

Se você instalar o aplicativo em seu smartphone ou tablet, você também pode imprimir e escanear a partir destes dispositivos através da conexão WLAN e salvar o arquivo escaneado no dispositivo ou em uma nuvem. Quais funções podem ser operadas com o aplicativo depende em grande parte do fornecedor do aplicativo e quais funções ele libera.

Posso também alugar ou alugar impressoras multifuncionais?

Sim, você também pode alugar ou alugar aparelhos multifuncionais. Isto vale particularmente a pena se você tiver que lidar com gargalos por um curto período de tempo, por exemplo, ou precisar de um dispositivo rapidamente para feiras comerciais. O leasing também é uma boa opção se, por exemplo, você precisa de uma impressora multifuncional no início de um negócio e não necessariamente quer comprar uma.

O leasing tem uma série de vantagens, especialmente para empresas, porque você pode calcular com custos fixos por mês para o dispositivo multifuncional e assim ter transparência de custos. Além disso, não há necessidade de pagar os altos custos de compra de uma só vez. Se você quiser alugar um dispositivo tudo-em-um, existem vários provedores.

Muitos fabricantes têm suas próprias ofertas em diferentes condições. Há também algumas empresas de leasing que alugam impressoras multifuncionais, entre outras coisas. Um fornecedor conhecido especificamente para impressoras e seus acessórios é a Xerox.

Dependendo do provedor e dos termos do contrato, os dispositivos podem ser alugados por apenas alguns dias ou por um período mais longo. Aqui você encontrará uma lista de programas de leasing

  • Epson Click & More
  • Serviços de Impressão Inteligente HP
  • Kyocera KyoFlexrate
  • OKI Impressora plana
  • Xerox PagePack ou eClick

Decisão: Que tipos de impressoras multifuncionais existem e qual é a mais adequada para você?

Os dispositivos multifuncionais têm outras funções adicionais além da impressão, tais como a capacidade de copiar, digitalizar ou enviar faxes. Em geral, você pode distinguir entre dois tipos de impressoras multifuncionais

  • Impressora Laser
  • Impressora a jato de tinta

Estes dois tipos trabalham cada um com uma tecnologia de impressão diferente. Dependendo da finalidade, da freqüência e do que você imprimir, a impressão a laser ou a jato de tinta pode ser vantajosa para você.

Você pode descobrir qual tecnologia se adequa melhor a você e seus hábitos de impressão na seção seguinte. Para este propósito, vamos apresentar brevemente os dois modos de operação e destacar as vantagens e desvantagens que resultam de cada tipo de impressora.

O que distingue uma impressora multifuncional a laser e quais são as suas vantagens e desvantagens?

As impressoras a laser são particularmente adequadas para impressoras freqüentes devido à sua alta velocidade de impressão e baixos custos de impressão com altos volumes de impressão. Isto os torna particularmente ideais para uso em empresas. Uma impressora a laser faz uso do conceito de cargas elétricas (cargas desiguais atraem, cargas iguais repelem).

Durante a impressão, um chamado tambor de imagem, que gira em torno de seu próprio eixo, é carregado negativamente. Depois disso, alguns pontos são positivamente carregados por um laser e assim neutralizados. Através de um espelho, o laser pode alcançar todos os pontos do tambor.

Os pontos neutralizados correspondem ao texto ou imagem que deve ser impresso. À medida que o tambor de imagem gira além dos cartuchos de toner, as partículas de toner aderem ao tambor. Como as partículas também são carregadas negativamente, elas apenas 'aderem' aos pontos neutralizados.

As partículas de tinta são então transferidas para o papel. Para simplificar o processo, o papel é carregado positivamente para que as partículas de toner carregadas negativamente adiram a ele. Inicialmente, a tinta ainda está solta no papel. Portanto, depois um rolo fusor prende as partículas por pressão e calor. A tinta é queimada no papel, por assim dizer. Quando o processo de impressão é terminado, todo o tambor de imagem é neutralizado e limpo.

Então a próxima página pode ser impressa. A impressora a laser é uma impressora de páginas, o que significa que páginas completas são sempre impressas e não cada linha individualmente.

Vantagens
  • Alta velocidade de impressão
  • Excelente impressão de texto
  • Sem secagem da impressão e sem manchas
  • Sem secagem do toner
Desvantagens
  • Alto custo de compra
  • Alto consumo de energia
  • Grande necessidade de espaço
  • Poluição fina por poeira

Este método de impressão tem algumas vantagens e desvantagens. Provavelmente a maior vantagem é a alta velocidade de impressão que resulta da impressão lateral. Além disso, como a tinta é queimada no final da impressão, a página não tem que secar e não pode manchar mesmo depois da impressão.

Além disso, a tinta é altamente resistente à luz e à água, o que prolonga a vida útil de uma página impressa. Além disso, impressões excelentes e de alta qualidade podem ser obtidas mesmo em papéis mais baratos, especialmente para textos.

Os custos de impressão por página são mantidos relativamente baixos porque os toners têm uma gama bastante grande de até vários milhares de páginas. Além disso, ao contrário dos cartuchos de tinta, os toners não podem secar porque eles contêm pó de cor e não líquido. Além disso, as impressoras a laser geralmente têm uma grande capacidade de papel e geralmente até uma unidade duplex que permite a impressão frente e verso.

Entretanto, a tecnologia especial de impressão também traz algumas desvantagens. Devido à alta complexidade da tecnologia, os custos de compra são relativamente altos. A compra de novos toners também é cara. Além disso, os dispositivos a laser são frequentemente relativamente grandes e, portanto, ocupam muito espaço.

Alguns componentes da impressora, por exemplo, o tambor de imagem ou a unidade de fusor, devem ser regularmente revisados e possivelmente substituídos. Isto é muitas vezes bastante difícil para não-profissionais e, portanto, deve ser realizado profissionalmente por um especialista. Além disso, as impressoras a laser utilizam muita eletricidade, o que aumenta os custos de energia.

Um dos maiores inconvenientes, no entanto, é a fina poluição por poeira que as impressoras a laser produzem. Como é geralmente conhecido, altos níveis de poeira fina no ar podem causar efeitos adversos à saúde. Algumas gráficas já estão equipadas com filtros de poeira fina para reduzir a poluição.

Se este não for o caso, você pode se atualizar com filtros colados. Devido ao seu tamanho, baixo custo de impressão e alta velocidade de impressão, as impressoras a laser são particularmente adequadas como impressoras em rede para empresas. Mas versões menores de impressoras a laser agora também são mais comuns em residências particulares.

Embora as impressoras a laser sejam um pouco mais caras de se comprar, elas têm custos de acompanhamento relativamente baixos e são particularmente adequadas para impressoras freqüentes.

Quais são as características de uma impressora multifuncional a jato de tinta e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Os impressores a jato de tinta são os que fazem tudo para todos aqueles que ocasionalmente precisam imprimir algumas páginas. A tecnologia de tal impressora também a torna perfeita para a impressão de fotos.

Impressoras a jato de tinta imprimem com a ajuda de uma cabeça de impressão que se move rapidamente através do papel. Pequenas gotas são pulverizadas na folha a partir dos bicos do cartucho, que então produzem a imagem ou o texto.

Mais uma vez, uma distinção pode ser feita entre duas técnicas: Impressão térmica e impressão piezoeléctrica. Na impressão térmica, a tinta no cartucho é aquecida com a ajuda de um elemento de aquecimento para que ele se expanda e seja projetado sobre o papel. O elemento de aquecimento é então resfriado novamente. Isso cria um vácuo que faz com que a tinta nova seja sugada. O processo então começa tudo de novo.

Na impressão piezoeléctrica, um elemento piezoeléctrico e um diafragma estão ao lado um do outro. A tensão deforma o elemento piezoelétrico e, portanto, também a membrana. Isto faz com que a tinta seja jogada sobre o papel. Então a tensão é revertida e o elemento piezo e a membrana deformam-se na outra direção para que a nova tinta possa fluir e o processo possa ser repetido.

Ambas as técnicas imprimem linha por linha ao invés de toda a página de uma só vez. É por isso que as impressoras a jato de tinta também são chamadas de impressoras de linha.

Vantagens
  • Barato para comprar
  • Boa impressão de fotos
  • Fácil manutenção
  • Possibilidade de impressão em outras mídias
Desvantagens
  • Os cartuchos podem secar e entupir os bicos da cabeça de impressão
  • Baixa velocidade de impressão
  • Alto custo de acompanhamento
  • Possibilidade de manchar páginas após a impressão

A técnica de impressão em linha significa que a velocidade de impressão é muitas vezes muito mais lenta do que com as impressoras a laser, que imprimem página por página. Os cartuchos também podem secar devido à tinta se não forem utilizados por muito tempo, fazendo com que os bicos fiquem entupidos. Estes podem ser limpos através da limpeza da cabeça de impressão, mas isto desperdiça muita tinta.

Para evitar isso, uma página de teste deve ser impressa aproximadamente a cada uma a duas semanas. Por causa da tinta líquida, as páginas devem secar brevemente logo após a impressão para evitar manchas. As impressoras a jato de tinta são relativamente baratas de comprar, mas mais caras de manter devido aos custos de cartucho e impressão. Em contraste, a manutenção é relativamente simples.

Normalmente, apenas os cartuchos precisam ser trocados e possivelmente a cabeça de impressão precisa ser limpa. Ao contrário das impressoras a laser, as impressoras a jato de tinta produzem excelentes impressões fotográficas em papel especial.

Além disso, impressoras a jato de tinta podem frequentemente imprimir em outras superfícies além do papel, tais como CDs, transparências ou algodão. Entretanto, ainda deve ser esclarecido antecipadamente se isso é possível com o respectivo modelo.

Por causa de seu design geralmente leve e compacto, uma impressora a jato de tinta é perfeita para uso doméstico. É uma boa impressora multifuncional para qualquer pessoa que faça pouca impressão. Portanto, é particularmente adequado para uso privado, por exemplo, como impressora familiar, para estudantes ou para o escritório em casa.

Critérios de compra: Use estes fatores para comparar e avaliar impressoras multifun

cionais Na seção seguinte, gostaríamos de mostrar quais fatores você pode usar para comparar e avaliar impressoras multifuncionais. Isto deve tornar mais fácil para você decidir se um dispositivo é adequado para você ou não. Em resumo, estas são as seguintes características comparativas

  • Tecnologia de Impressão
  • Tamanho, peso e design da máquina
  • Impressão em preto e branco ou em cores
  • Velocidade de impressão
  • Resolução de impressão
  • Capacidade de papel e alimentação de papel
  • Transmissão de dados e interfaces
  • Impressão duplex
  • Funções de cópia, digitalização e fax
  • Características e funções adicionais

A seguir, você pode ler quais são os critérios de compra individuais e como eles devem ser classificados.

Tecnologia de impressão

As duas diferentes tecnologias de impressão, impressão a laser e impressão a jato de tinta, já foram discutidas em mais detalhes acima. Neste ponto, entretanto, gostaríamos de ressaltar que a tecnologia de impressão é um critério de compra decisivo. Dependendo do que você imprime e com que freqüência você imprime, a maneira como você imprime pode fazer toda a diferença no resultado final.

Você sabia que o primeiro processo de impressão foi usado na China? A impressão em pedra foi inventada na China há cerca de 2000 anos. O papel úmido foi pressionado sobre uma pedra trabalhada e depois escovado com tinta. Isso tornou a literatura mais durável.

Portanto, a primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é com que freqüência você imprime. Se você imprimir apenas ocasionalmente, uma impressora a jato de tinta provavelmente seria uma opção melhor para você. Se, por outro lado, você imprime muito, ou seja, você tem um alto volume de impressão, você deve optar por uma impressora a laser.

Você também deve ser claro sobre o que você imprime principalmente. Se você frequentemente tem que imprimir coisas diferentes, como texto e fotos, uma impressora a jato de tinta seria a melhor opção. Se, por outro lado, você precisa imprimir texto quase que exclusivamente, uma impressora a laser é uma vantagem.

Tamanho, peso e design do aparelho

Como um aparelho multifuncional muitas vezes tem um lugar específico no escritório em casa ou na empresa, o tamanho muitas vezes desempenha um papel decisivo. Normalmente há apenas uma quantidade limitada de espaço disponível para os dispositivos, então você deve medir isso antes de comprar e compará-lo com as dimensões do dispositivo para decidir se ele caberá no espaço fornecido.

Para muitas unidades, a pegada, ou seja, comprimento vezes largura/profundidade, é relativamente a mesma em aproximadamente 40-45 x 30-40 cm. Geralmente há diferenças maiores na altura, que varia de cerca de 15 a 30 cm. Em geral, quanto mais funções a impressora multifuncional tem, maior ela é.

As impressoras multifuncionais vêm em diferentes tamanhos. Ao comprar uma impressora multifuncional, preste atenção ao espaço que você tem disponível para o aparelho. (Fonte de imagem: 123rf.com / Eduardo Gonzalez Diaz)

O peso também desempenha um papel importante para alguns compradores. Um dispositivo multifuncional pode pesar entre 5 e 20 kg, ou até mais para dispositivos comerciais maiores. Aqui você deve decidir se prefere um modelo mais leve que você pode então levantar e ajustar, ou se o dispositivo permanecerá em um lugar de qualquer maneira e não será ajustado, para que você também possa alcançar um dispositivo mais pesado.

O design desempenha um papel decisivo, especialmente em casas particulares, mas também em escritórios modernos. Aqui, é principalmente a cor que decide se o dispositivo cabe em uma sala ou não. A maioria dos dispositivos multifuncionais tem cores claras, como preto, branco, cinza ou uma combinação deles.

Impressão em preto e branco ou a cores

Além da técnica de impressão já mencionada, você também deve pensar em qual cor você quer imprimir principalmente. Isso geralmente depende do que você está imprimindo. Para alguém que imprime quase exclusivamente texto e para quem gráficos em preto e branco são suficientes, uma impressora em preto e branco, também chamada de impressora monocromática nas descrições dos produtos, é suficiente.

Deve-se notar que a varredura ainda é possível em alguns casos em cores. Entretanto, se você costuma imprimir gráficos ou imagens em cores ou quer manter a opção de impressão em cores aberta, você deve optar por uma impressora em cores.

Velocidade de impressão

A velocidade de impressão indica quantas páginas uma impressora pode imprimir por minuto. Esta velocidade é medida de acordo com os valores ISO, ou seja, as páginas de teste são impressas em papel normal com as configurações padrão. O valor médio é então calculado. Este valor tem o objetivo de tornar as impressoras mais comparáveis.

No entanto, os valores podem não ser necessariamente alcançáveis na realidade, pois eles podem variar muito dependendo das configurações. Depende, por exemplo, de que papel é usado, que tipo de documento é impresso, que interface é usada para transmitir o trabalho de impressão e que configurações são feitas na própria impressora, por exemplo, impressão em preto e branco ou duplex.

Em geral, quanto mais alto o valor ISO em páginas por minuto, mais rápido o dispositivo processa e imprime trabalhos de impressão. Os valores variam muito dependendo do modelo e variam de 9 a 30 páginas por minuto para impressão em preto-e-branco. Para impressões coloridas, os valores estão entre 5 e 18 páginas por minuto. Como regra, as impressoras a laser têm uma velocidade de impressão maior.

Resolução de impressão

A resolução de impressão é medida em unidades de dpi. Esta é uma abreviação e significa "dots per inch" (pontos por polegada). O valor, portanto, indica quantos pontos por polegada (equivalente a 2,54 cm) são impressos. Com um valor de 100 dpi, por exemplo, 100 pontos são impressos um ao lado do outro em um comprimento de 2,54 cm.

Quanto mais pontos forem impressos, mais nítida será a imagem ou o texto. Isto significa que quanto maior o valor de dpi, maior a resolução. No entanto, o valor de dpi geralmente consiste em dois valores. Além de imprimir em uma linha, a cabeça de impressão também imprime de cima para baixo. O valor para isto é então o segundo.

Se ambos os valores são os mesmos, também chamados de resolução simétrica, às vezes apenas um deles é dado, por exemplo 500 dpi ao invés de 500 x 500 dpi. Se os valores são diferentes, tais como 1200 x 500 dpi, isto é chamado de resolução assimétrica. A resolução de impressão desempenha um papel significativo especialmente na impressão gráfica e fotográfica.

Quanto mais pontos forem impressos, mais precisa a imagem e melhores gradientes de cor podem ser reproduzidos. Se a resolução for muito baixa, as fotos podem às vezes aparecer "pixeladas". As impressoras a jato de tinta geralmente são mais adequadas para fotos porque muitas vezes têm valores relativamente altos de dpi.

As impressoras a laser geralmente têm uma resolução mais baixa, e é por isso que são menos adequadas para a impressão de imagens. Em resumo, a alta resolução é importante para aqueles que gostam de imprimir fotos ou gráficos. No entanto, se você imprimir principalmente textos, você também pode conseguir impressões muito boas com uma resolução mais baixa.

Capacidade de papel e alimentação de papel

A capacidade de papel corresponde ao número máximo de folhas que cabem na alimentação de papel da máquina. Isto normalmente é calculado usando papel liso de 80 g/m2. A capacidade de papel pode ser menos importante para impressoras pouco freqüentes, mas deve ser um critério decisivo para impressoras freqüentes.

Afinal de contas, se você imprime muito e frequentemente e não quer estar constantemente reabastecendo papel, você deve ter certeza de ter um suprimento de papel o maior possível. Há também alguns dispositivos multifuncionais que possuem uma bandeja de papel bloqueável. Isto tem a vantagem de que, por exemplo, a poeira não pode se acumular no papel.

A capacidade de papel varia de 100 a 500 folhas, que cabem na respectiva bandeja do dispositivo multifuncional. Há também a opção de um alimentador de folhas soltas separado. Isto torna possível imprimir em folhas mais pesadas, rótulos, envelopes ou folhas de alumínio.

Em contraste com a alimentação normal de papel, a alimentação de folha única assegura que a folha seja alimentada à impressora da maneira mais curta possível, evitando assim vincos ou atolamentos de papel. No entanto, com muitos modelos as folhas muitas vezes têm que ser alimentadas manualmente uma a uma.

Transferência de dados e interfaces

Como já mencionado no guia, você deve considerar como você quer transferir seus dados e quais interfaces você precisa para isso. Isto inclui, por exemplo, se o dispositivo deve ser WLAN- ou compatível com a rede. No entanto, isto já é padrão em muitos modelos, assim como pelo menos um slot USB.

Há também a opção de um leitor de cartões, que pode ser usado para conectar cartões de memória e transferir dados. A transferência de dados também é possível através de uma conexão Ethernet. Para fazer isso, o dispositivo precisa de uma conexão de rede, também chamada de conexão LAN ou Ethernet. Alguns dispositivos multifuncionais também são equipados com NFC (= "Near Field Communication").

Aqui você pode transmitir o trabalho de impressão com um smartphone habilitado para NFC, segurando o dispositivo ao lado da impressora. WIFI Direct é outra opção para transferir dados usando um smartphone sem ter que ir através de um computador.

Impressão duplex

Impressão duplex significa que você tem a opção de imprimir em ambos os lados automaticamente. Claro, você também pode fazer isso manualmente, mas com a função duplex automática é muito mais conveniente. Você pode economizar muito papel usando esta função, porque uma folha é impressa tanto na frente quanto no verso.

Função de cópia, digitalização e fax

Como já mencionado na seção do guia, você deve considerar quais funções você realmente precisa. Além da função de impressão, os dispositivos multifuncionais geralmente vêm com uma função de cópia e digitalização como padrão.

Aqui você deve observar que o scanner também pode reproduzir o documento digitalizado em cores se ele estiver em cores. Com algumas impressoras monocromáticas, a digitalização só é possível em preto e branco, além da impressão.

No entanto, este é um caso raro. Há também uma função de fax. Por razões de tamanho, no entanto, você deve considerar se você realmente precisa disso hoje em dia.

Recursos e funções adicionais

Além das funções padrão usuais, alguns modelos de impressoras multifuncionais oferecem recursos e funções adicionais. Nós já abordamos alguns deles brevemente na seção anterior, mas gostaríamos de listá-los novamente aqui para que você possa decidir se um ou mais deles é adequado para você. Antes de mais nada, há a opção de uma bandeja de papel adicional para expandir a capacidade de papel.

Você também pode usar este recurso para carregar dois tipos ou tamanhos diferentes de papel, por exemplo. Outra função adicional é o alimentador automático de documentos, também chamado de ADF. Isto é uma grande ajuda se você tiver que digitalizar e copiar frequentemente. Esta função torna possível inserir vários documentos, que são então automaticamente desenhados e escaneados ou copiados um após o outro. Isso elimina a necessidade de carregar documentos individualmente.

Isto simplifica e acelera o processo de cópia e digitalização e, portanto, é particularmente interessante para as empresas. Os modelos também estão disponíveis com o chamado finalizador. Isto permite que o dispositivo multifuncional dobre, perfure ou grampeie automaticamente documentos impressos ou copiados. Esta função geralmente não é necessária para uso privado, mas pode tornar o trabalho muito mais fácil para as empresas.

Funções adicionais de impressoras multifuncionais são, por exemplo, cassetes de papel adicionais, um alimentador automático de documentos ou um finalizador. (Fonte da imagem: pixabay.com / tookapic)

Fatos que vale a pena saber sobre impressoras multifuncionais

De que papel eu preciso para minha impressora?

Além dos cartuchos de impressora, é claro que você precisará de papel de impressão. As impressoras a laser são capazes de imprimir em boa qualidade, mesmo em papel de cópia mais barato. Com impressoras a jato de tinta, vale a pena investir em papel de qualidade ligeiramente superior para alcançar melhor qualidade. Se você quiser imprimir fotos em alta qualidade e resolução, você deve usar papel fotográfico especial.

Que outros acessórios estão disponíveis?

Como mencionado brevemente no início, existem filtros para impressoras a laser que não possuem um filtro de poeira fina embutido que você pode se reequipar. Estes geralmente ficam presos em frente à saída de ar. Estes acessórios são altamente recomendados se você quiser reduzir a fina poluição de poeira de uma impressora a laser, o que é particularmente aconselhável em salas fechadas.

Se a cabeça de impressão das impressoras a jato de tinta estiver entupida e precisar de limpeza, você pode usar o programa de limpeza da cabeça de impressão da impressora. Entretanto, isso normalmente consome muita tinta, que é usada para lavar os bicos sem a necessidade de uso de tinta. Uma alternativa é o uso de limpadores especiais de cabeça de impressão, que também estão disponíveis como sprays.

Entretanto, você deve usá-las cuidadosamente e seguir exatamente as instruções, já que as cabeças de impressão são componentes muito sensíveis. Se você mesmo quiser recarregar cartuchos de impressora, você pode usar ferramentas especiais de recarga. Estas são normalmente seringas projetadas para facilitar o reabastecimento.

Como e onde eu descarto minha antiga impressora ou dispositivo multifuncional?

Antes de comprar um novo dispositivo multifuncional, a primeira pergunta que normalmente surge é o que fazer com a impressora antiga. Se a impressora ainda funcionar, você pode tentar vendê-la. Muitos hobbyistas estão felizes em receber dispositivos que eles podem usar como peças de reposição.

Você também pode considerar doá-lo para organizações beneficentes. Se o dispositivo não funcionar mais, ele deve ser descartado adequadamente. Você pode perguntar ao fabricante se ele levará o aparelho de volta, o que normalmente não é tão fácil como com os cartuchos, ou você pode levá-lo a um centro de reciclagem.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas