Pessoa utilizando impressora multifuncional branca com papéis na mão.

Se você procura pela melhor impressora multifuncional, chegou ao lugar certo. Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Aqui vamos te apresentar não apenas a melhor, e sim as 7 melhores impressoras multifuncionais do mercado.

A impressora multifuncional se tornou um item indispensável para qualquer empresa ou casa. A facilidade que ela traz para impressão, cópia de documentos ou ainda escanear algo, compensam o investimento. Os modelos variam. O sistema de impressão e os preços também. Por isso trouxemos soluções para qualquer necessidade ou bolso.

Temos certeza que até o fim desse artigo você terá informações suficientes para fazer sua compra com segurança e ter total satisfação quando o produto chegar a porta da sua casa. Portanto, fique com a gente até o fim.

Primeiro, o mais importante

  • A impressora multifuncional oferece três serviços em um único equipamento: imprime, faz cópia e escaneia. É um ótimo custo/benefício para sua casa, home office ou empresa.
  • Você pode, até mesmo, imprimir fotos em alta resolução com papel foto e não depender mais das revelações para eternizar momentos importantes que hoje em dia acabam ficando esquecidos na galeria do celular.
  • Aqui você vai aprender a diferença entre impressora multifuncional a laser, tanque de tinta ou cartucho e também aprender a escolher e melhor para você através dos critérios de compra no fim desse guia completo.

Você também pode gostar:

Ranking: As 5 melhores impressoras multifuncionais

A variedade de modelos de impressora funcional é tanta, que permite que todos possam comprar uma com investimento a partir de R$ 236. Se você quer conhecer mais esse tipo de impressora, siga lendo. Por agora, fique com o ranking dos melhores modelos que selecionamos para você:

1º – Impressora Multifuncional Laser Mono – Brother

A impressora multifuncional monocromática a laser da Brother é um excelente investimento para empresas de pequeno porte. Ela tem conexão Wi-Fi, isso significa que você pode mandar imprimir diretamente do seu tablet, notebook ou celular.

Tem suporte para 35 páginas no alimentador a espera de impressão e uma bandeja com capacidade para até 250 folhas impressas. A velocidade da impressão é de 30 páginas por minuto (ppm) e a resolução é de 2400×600 dpi (dots per inch, ou pontos por polegadas, em português).

Com esse modelo você imprime frente e verso de forma automática. O volume máximo de impressão mensal é de 10 mil páginas e o recomendado é de 2 mil. Você ainda pode reduzir ou ampliar os documentos de 25% a 400%.

2º – Impressora Multifuncional Laser Mono – Samsung

O modelo da Samsung, também a laser, é uma impressora multifuncional monocromática para quem tem um volume moderado de impressão, girando em torno de 40 páginas por semana. Ela é compacta e fácil de usar.

Um excelente custo benefício em comparação as impressoras a laser coloridas. A velocidade dela é de 21 ppm e a resolução de 1200×1200 dpi. Ela não possui conexão via Wi-Fi, mas tem entrada USB 2.0 Hi-Speed. O toner promete imprimir 1.800 páginas.

3º – Impressora Multifuncional com Tanque de Tinta – Epson

Saindo da linha laser, essa impressora multifuncional da Epson tem baixíssimo custo de impressão. Você pode imprimir até 7.500 páginas em preto e 6.000 coloridas. A marca compara que uma garrafa de tinta EcoTank equivale a 35 cartuchos.

A recarga é frontal, sendo fácil e podendo visualizar os tanques e monitorar quando estiver perto do fim. Imprimi até 33 páginas por minuto em modo rascunho e 10 em modo normal. A resolução de impressão é muito alta: 5760×1440. Tem conexão com wi-fi e você pode imprimir de onde quiser.

4º – Impressora Multifuncional com Tanque de Tinta – Canon

Outro modelo em tanque de tinta, com essa impressora multifuncional da Canon você pode imprimir fotos com ou sem borda e documentos. Possui conexão com wi-fi e você pode imprimir diretamente do seu celular ou qualquer dispositivo móvel, de onde você estiver, basta usar o app gratuito da marca.

Com esse sistema de tanque de tintas você pode imprimir até 7 mil páginas coloridas ou 2 mil fotos 10×15. A resolução da impressão é muito alta, de 4800×1200 dpi e isso compromete a velocidade de impressão que fica 8,8 ppm em preto e 5 em cores.

5º – Impressora Multifuncional Jato de Tinta Colorida – Epson

Essa impressora multifuncional conta com impressão via wireless e isso permite que vários computadores da casa façam a impressão nela sem uso de fios. A qualidade de resolução de impressão desse aparelho é de 5760×1440 e imprime 27 páginas por minuto em preto e 15 em cores. Também há conexão wi-fi e entrada USB.

Os cartuchos são individuais e isso permite que você troque apenas a cor que chegar ao fim. Você pode imprimir fotos com esse modelo, através de um software gratuito da Epson que permite ainda corrigir as imagens e imprimir em vários formatos.

Guia de Compra

Se você precisa de uma impressora nova, seja para seu escritório ou casa, vale a pena conhecer mais sobre os modelos multifuncionais. Elas oferecem mais funcionalidades, e algumas custam bem barato, oferecendo excelente custo benefício.

Continue com a gente para escolher a impressora multifuncional certa para suas necessidades.

Pessoa usando uma impressora multifuncional branca.

Além de imprimir, uma impressora multifuncional tira cópias e digitaliza documentos. (Fonte: TeroVesalainen / Pixabay)

O que é uma impressora multifuncional?

Como o próprio nome sugere, uma impressora multifuncional possui muitas funções. Ela não imprime apenas, como as tradicionais. Esquece esse conceito ultrapassado e pouco funcional.

Com uma dessas em casa – ou no seu escritório -, você ainda pode digitalizar documentos e tirar cópias sem precisar pagar caro por isso.

Elas podem funcionar com toner, cartucho ou tanque de tinta, e nós vamos falar mais sobre essas diferenças no tópico “no que prestar atenção”.

Agora já pensou você poder imprimir fotos com ótima qualidade em papel fotográfico? E não precisar ficar esperando a melhor oportunidade – que nunca chega – de revelar suas melhores fotos? Alguns modelos oferecem também essa função.

São tantas as vantagens que você vai se surpreender com esse poderoso equipamento.

Quais as vantagens de uma impressora multifuncional?

Se tem uma coisa que a tecnologia tem feito na vida das pessoas, é trazer praticidade para o dia a dia. Hoje podemos fazer muitas coisas da nossa própria casa, graças aos aparelhos que não param de chegar ao mercado para facilitar nossas vidas.

E a impressora multifuncional é um grande exemplo disso, seja para uso doméstico ou empresarial. Elas imprimem em uma resolução muito boa e alguns modelos podem ser bem rápidos na impressão por minuto, proporcionando mais agilidade.

Você pode ter três funções em apenas um equipamento, gerando mais espaço nos seus ambientes. Impressora, copiadora e scanner. E assim você se torna cada vez menos dependente de serviços externos.

Tirar uma cópia para levar aquele documento exigido em algum lugar, não será mais um grande trabalho. E você também poderá digitalizar um documento ou a página de algum livro, por exemplo, sem depender de outras pessoas para isso.

E se você tem uma pequena empresa com alguns funcionários no escritório, ou ainda um escritório dividido em departamentos, pense na facilidade que uma impressora dessas oferece para seu negócio.

Por conta do sistema wireless, todos os computadores podem ser conectados a ela, gerando a economia na compra de apenas um aparelho para uso de todos.

E embora sejam pouca coisa mais caras que as impressoras tradicionais, elas geram uma economia de energia também. Isso acontece justamente porque você reduz a quantidade de aparelhos e não precisa de fios ligados a todos eles.

E se não bastasse isso, se você gosta de organização e detesta aquela montoeira de fios embaraçados, esse é outro ponto positivo. São compactas e cabem em qualquer cantinho.

Impressora multifuncional preta em cima da mesa perto de computador.

Os modelos são geralmente bem compactos, ocupando o mesmo espaço que uma impressora tradicional. (Fonte: PIX1861/ Pixabay)

Além disso, as que possuem conectividade com wi-fi permitem que você imprima diretamente do seu celular, tablet ou notebook.

A facilidade que uma impressora multifuncional traz para a rotina da empresa, de um estudante ou home office compensa todo o investimento. Não bastasse tudo isso, as vantagens não terminam por aí.

Quando você opta por uma dessas e faz a reciclagem dos cartuchos, está ajudando na preservação ambiental e gerando é claro uma economia para seu bolso.

Os modelos com tanque de tinta que possuem maior durabilidade também reduzem o impacto ambiental, já que você pode comprar uma grande garrafa com as cores necessárias que duram muito tempo, evitando o descarte de plásticos frequentemente.

Depois de tantas vantagens, fica até difícil encontrar uma única desvantagem em comprar uma dessas.

Mas podemos destacar que justamente por ser multifuncional, se o aparelho danifica e vai para o reparo, você acaba ficando alguns dias sem três equipamentos em casa. Ou se a tinta acaba, por exemplo, tanto a impressão quanto a cópia são interrompidas até a recarga.

Vantagens
  • Mais praticidade para o dia a dia
  • Compactos, geram mais espaço nos ambientes
  • Um único aparelho para uso coletivo em um escritório
  • Geram economia de energia e reduzem o impacto ambiental
  • Ótimo custo benefício
Desvantagens
  • Quando uma função danifica, as outras também podem ser interrompidas

Impressora multifuncional a laser, tanque de tinta ou cartucho?

Depois de entender as vantagens em adquirir um modelo desses, talvez você ainda esteja com uma dúvida.

“Qual seria o sistema de funcionamento ideal para mim: impressora multifuncional a laser, tanque de tinta ou cartucho?”

Embora as funções finais sejam as mesmas – imprimir, tirar cópias ou digitalizar -, o funcionamento interno é muito diferente. E isso acaba gerando algumas vantagens ou desvantagens, dependendo da necessidade do comprador.

Impressoras com tanque de tinta, por exemplo, são ótimas para um grande fluxo de impressão. E acabando sendo um dos melhores em custo benefício porque são mais baratas e imprimem mais páginas do que um cartucho.

A @concurseiramoni conta uma dessas para a rotina de estudos e diz que já imprimiu mais de 3 mil páginas:

Já os de cartucho são as impressoras multifuncionais mais baratas do mercado e acabam tendo o melhor custo benefício para quem imprime pouco. Mas se você imprime milhares de páginas por mês, não é o modelo ideal para você.

Outra desvantagem desse modelo é que a qualidade de impressão costuma ser inferior as que possuem tanque de tinta ou são a laser.

O tipo de impressão a laser utiliza uma tinta em pó, ao invés de líquida. E máquinas que imprimem monocromático, ou seja, preto, podem ser um bom investimento para empresas. Já as que imprimem colorido são bem caras.

Uma impressora multifuncional a laser costuma ser mais rápida na impressão. Além disso, não precisa esperar secar porque não utiliza tinta e não borra a impressão. Os toners costumam durar mais tempo também, imprimindo mais páginas e exigindo menos troca.

Não são os modelos ideais para a impressão de fotos, por exemplo. Por isso é importante refletir suas necessidades. Para qual finalidade você – ou sua empresa – vai usar uma impressora multifuncional.

Veja a tabela comparativa e defina o melhor modelo para você:

Laser Tanque de tinta Cartucho
Preço São mais caras Investimento médio São mais baratas
Ideal para Empresas que imprimem milhares de páginas no mês, especialmente preto e branco Empresas que imprimem milhares de páginas no mês, incluindo colorido Uso doméstico ou escritórios pequenos que não chegam a mil páginas por mês
Sistema de impressão Utiliza tinta em pó Utiliza tinta líquida Utiliza tinta líquida
Durabilidade Toners duram mais tempo sem necessidade de troca Tanques de tinta têm maior durabilidade que cartuchos Cartuchos imprimem menos páginas que as demais

Você sabia que as impressoras existem desde 1938?

A história da impressora é novinha. De acordo com o site História de Tudo, a impressora copiadora surgiu em 1938, apenas 80 anos atrás. Possivelmente você conhece alguém mais velho do que a primeira impressora do mundo.

E se hoje chegamos ao avanço de contar com uma impressora multifuncional, foi graças ao Chester Carlson, americano inventor da impressora.

Ela imprimia através do impacto do caractere com o papel e isso resultava numa impressão de baixa qualidade, mas era o melhor para a época.

Com a evolução dos computadores, as impressoras evoluíram também, até que chegássemos às impressoras multifuncionais. A primeira delas surgiu em 1983.

Quanto custa?

Uma impressora multifuncional pode variar incrivelmente entre R$ 200 e R$ 5.000. Isso depende do sistema de impressão que oferece, da marca, e todas as características mencionadas aqui, como velocidade e resolução da impressão, por exemplo.

Considerando os sete modelos mencionados no nosso ranking, o investimento médio seria de R$ 750.

Com esse valor você consegue comprar uma boa impressora multifuncional. Existem modelos ainda mais barato e de ótima qualidade, e também os mais caros que possuem um perfil mais empresarial.

Você pode escolher entre o primeiro do ranking que custa R$ 1.380 e o último de R$ 236. E então decidir qual o modelo ideal para você e que caiba no seu bolso.

Onde comprar?

Você encontra facilmente uma impressora funcional. Seja em loja de departamentos, hipermercados ou lojas especializadas de informática. Elas são tão populares que você pode encontrar uma delas passeando pelo centro de qualquer cidade.

Porém, vale ressaltar que é na internet onde você encontra maior variedade de modelos. Esteja você procurando por uma laser, tanque de tinta ou cartucho, nas lojas online você vai achar o modelo exato que procura.

E melhor, por um preço mais baixo. Na internet estão também as melhores ofertas. Além de você comprar sem sair de casa e receber produto na sua porta. Confira nos seguintes sites: Amazon, Submarino, Magazine Luiza ou Lojas Americanas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de impressora multifuncional

Agora você já sabe muito sobre essa grande aliada no dia a dia. Seja em casa, ou na empresa, a impressora multifuncional se mostrou uma excelente prestadora de serviços e também em economia de energia.

Através desse guia, pode ser que sua escolha já tenha sido feita. Mas caso ainda esteja na dúvida, queremos reforçar alguns pontos importantes a serem considerados para determinar o sucesso da sua compra e total satisfação com o produto que receber em casa.

Entenda porque cada um desses critérios é importante no dia a dia, especialmente no ramo empresarial:

  • Quantidade de impressões
  • Velocidade de impressão por minuto
  • Resolução de impressão
  • Conectividade

Quantidade de impressões

No item “no que prestar atenção” você pôde comparar os três tipos de impressora multifuncional. Um dos pontos abordados foi a durabilidade dos toners, tanque de tinta ou cartuchos. Mas por que isso é importante?

Em uma empresa com grande fluxo de impressão isso determina diretamente nos custos mensais que a empresa tem. Uma empresa que compre uma impressora de cartucho, pode até economizar na aquisição do equipamento, mas terá os custos mensais elevados.

A troca de cartuchos acaba sendo uma opção cara para quem imprime muito. Por isso ela é ideal para uso doméstico. Perfeita para estudantes que utilizem para os trabalhos da escola ou faculdade e para atender as necessidades de um home office.

Se sua impressão ultrapassar a casa dos mil, considere investir em uma impressora multifuncional com tanque de tinta ou a laser. Essas duas apresentam os melhores custos benefícios para empresas.

Impressora multifuncional branca perto da janela.

Os modelos de impressora multifuncional com cartucho são as melhores opções para uso doméstico. (Fonte: TeroVesalainen / Pixabay)

Velocidade de impressão

Imagine o seguinte cenário. Cinco ou seis computadores ligados na mesma impressora multifuncional e todos precisando imprimir ao mesmo tempo. Uma fila se forma em frente a impressora para que cada um pegue seus documentos.

A velocidade pode não ser importante se você utiliza a impressora sozinho e imprime poucas páginas, mas ela é essencial para agilidade de uma empresa.

Se a impressora imprimir mais páginas por minuto – e você pode ver isso na descrições dos produtos com a sigla ppm – menos tempo essa fila vai ficar formada e mais rápido as pessoas voltam para seus postos.

Também é importante para quem imprime muitas páginas de uma só vez. Alguns modelos são capazes de imprimir 30 páginas por minuto, como a número 1 da Brother, e esse é um número bem elevado.

Outras imprimem apenas 5 ou 7 páginas por minuto. Analise essa realidade para fazer sua escolha. Olha esse gatinho curioso checando a velocidade da impressão:

Resolução de impressão

A resolução pode ser importante para todo usuário. Seja para uso doméstico ou não, ter uma impressora multifuncional com alta resolução é um critério importante.

Especialmente para aqueles que precisam imprimir imagens coloridas ou até mesmo fotos.

Nesse caso é muito importante colocar na balança. As duas primeiras impressoras da seleção possuem ótima resolução, mas são monocromáticas. Modelos iguais que imprimem colorido podem custar 2 ou 3 vezes mais.

Se imprimir colorido e com alta resolução é importante para você, considere os modelos 3 e 5. O recurso colorido pode ser mais importante para o uso doméstico. Para imprimir fotos ou trabalhos.

Empresas que utilizam apenas para documentos e planilhas podem investir nas impressoras multifuncionais a laser monocromáticas, são opções com ótimo custo benefício.

Conectividade

Na era da internet conectividade é sinal de praticidade e facilidade. Logo, certifique-se de que o modelo conta com wi-fi.

Já pensou você estar usando seu celular e poder fazer a impressão de um documento ou imagem que você acabou de encontrar enquanto navegava? Sem nem mesmo precisar usar um computador.

Esse seja talvez um recurso que mais traz facilidade para a vida de quem usa essa impressora. Alguns modelos permitem que você imprima de qualquer lugar, enviando um e-mail para a própria impressora.

Isso significa que do seu smartphone você pode imprimir um documento para a empresa mesmo que você não esteja nela. Ou ainda que você adiante a impressão de um trabalho antes mesmo de chegar em casa. Incrível não é mesmo?

Ainda sobre a conectividade, vale ressaltar que a palavra wireless é sinônimo de dar adeus aos cabos enrolados entre computador, impressora e tomada. Além disso, entrada USB também pode ser algo importante a ser considerado.

(Fonte da imagem destacada: TeroVesalainen / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.