Foto de uma máscara de inalação, junto de um estetoscópio e alguns tubinhos transparentes. Ao fundo, alguns cigarros.

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você tem muitos problemas com doenças respiratórias, veio ao lugar certo, pois hoje nós vamos falar sobre o inalador.

Também conhecidos como nebulizadores, esses aparelhos têm como função levar medicamentos até o pulmão por meio das vias aéreas. Eles são super indicados em casos de asma e outras doenças que afetam o funcionamento pulmonar.

Se você se encaixa no perfil e tem interesse em comprar seu próprio inalador, acompanhe abaixo todas as dicas e informações sobre esse tipo de produto. Vamos conversar sobre os preços, vantagens e como escolher o melhor inalador para sua necessidade.




Primeiro, o mais importante

  • Os inaladores combatem os sintomas de gripes e doenças respiratórias por meio da aspiração de uma mistura entre a medicação e o soro fisiológico.
  • Atualmente, existem dois métodos de inalação: os pneumáticos e os ultrassônicos.
  • Uma das vantagens do inalador, é que ele é super fácil de encontrar no mercado. Farmácias, lojas de departamento e lojas de eletrodomésticos oferecem esse produto.

Você também pode gostar:

Melhores inaladores: Nossas recomendações

Quer comprar um inalador, mas não sabe por onde começar? Nós queremos te ajudar nessa missão. Por isso reunimos nesse ranking os melhores modelos do mercado. Assim você pode escolher o que cabe no bolso com a certeza de encontrar um produto de qualidade. Confira:

1º – Inalador Soniclear Pulmosonic Star

Este inalador ultrassônico é a escolha correta se você ou seu filho sofre muito com os sintomas da asma e da bronquite. Ele acompanha máscara tanto infantil quanto adulto, e oferece maior rapidez no alívio da crise respiratória.

Em aproximadamente 10 minutos, 10 ml do medicamento são inalados, o que acelera o processo de cura. Outra vantagem desse produto, é que ele é ultrassônico e produz micro partículas, que tornam a inalação mais eficiente.

Por fim, esse inalador possui algumas comodidades, como possibilitar que se faça inalação deitado, não emitir ruídos e ser bivolt.

2º – Inalador Inalamax IM 2000

Se você busca um bom inalador por um excelente custo benefício, este aparelho deve despertar seu interesse. Além de ser bastante útil, ele acompanha máscara infantil e adulta e é bem fácil de carregar.

Este inalador tem a vantagem de possuir um protetor térmico automático contra superaquecimento, e tecnologia microban, que tem ação antibacteriana.

3º – Inalador Compressor Inalar Compact

O Inalar Compact funciona bem rápido, com cerca de oito minutos de inalação de 10 ml de medicamento. Ele é bivolt, tem baixo consumo de energia, e também conta com a vantagem da proteção microban.

Ele emite um pouco de ruído, mas oferece excelente resultado tanto em adultos quanto em crianças que possuam problemas respiratórios.

Guia de Compra

Quem tem criança em casa já precisou usar um inalador em algum momento. As crianças com gripes fortes geralmente precisam fazer uso desse equipamento, e aí os pais começam a correr atrás de um inalador emprestado. A melhor coisa é ter seu próprio aparelho em casa.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre eles antes de comprar o seu, chegou ao local certo. Vem com a gente!

O que é um inalador e quais são suas principais vantagens?

Quem sofre de doenças respiratórias, principalmente quando a umidade do ar está baixa, sabe muito bem que sintomas como falta de ar, tosse seca, peito cheio e nariz entupido acabam se tornando corriqueiros.

Apesar da medicação via oral ou injetável ser de grande ajuda, um nebulizador é uma das saídas que mais oferece resultado aos que estão sempre reféns de crises pulmonares.

Ele é usado para inalar remédios através do vapor resultante de uma mistura entre a medicação prescrita pelo médico, com soro fisiológico.

O objetivo é que o vapor inalado chegue rapidamente aos brônquios do pulmão, e assim alivie os sintomas de doenças que afetam este órgão, como asma, alergias ou bronquite.

O interessante deste aparelho, é que ele é super prático e você pode utiliza-lo em casa mesmo, em uma situação de gripe ou crise alérgica. Atualmente, você encontra nebulizadores que funcionam por meio de ar comprimido (também conhecidos como pneumáticos), e os que funcionam por meio de ultrassom.

A vantagem do ultrassônico é que o efeito se dá mais rapidamente, uma vez que ele possui um sistema que quebra o medicamento em partículas ainda menores, o que facilita sua absorção no organismo.

Já os inaladores de ar comprimido, são mais simples e menos avançados, mas ainda assim oferecem excelente resultado.

Se você tem filhos ainda pequenos, sabe que eles possuem resistência bem baixa, e que um inalador costuma ser bastante útil, principalmente no inverno, pois te proporciona a praticidade de usá-lo quando precisar.

Esses aparelhos são de fácil manuseio e você pode transportá-los junto com você com muita facilidade, uma vez que não ocupam muito espaço e são bem levinhos.

Apesar de todas as vantagens do inalador, é muito importante lembrarmos que não devemos fazer automedicação em hipótese alguma, viu? Nunca se esqueça de consultar um médico e seguir as indicações que forem dadas por ele.

Vantagens
  • Ótimo aliado no processo de cura de doenças respiratórias
  • Prático, pequeno e leve
  • Bom custo benefício
  • Os ultrassônicos são super silenciosos
Desvantagens
  • Alguns são muito barulhentos
  • Não devem ser utilizados em hipótese alguma antes de consultar um médico

Inalador ou bombinha?

Como já falamos por aqui, é seu médico que deve te indicar qual o melhor tipo de tratamento para sua doença respiratória. É muito importante que você converse com um especialista antes de tomar qualquer decisão.

De qualquer forma, é interessante te explicarmos quais as principais diferenças entre duas ferramentas muito úteis no combate aos sintomas de bronquites, asmas e até mesmo de crises alérgicas: os inaladores e as bombinhas de aerossol.

Inalador

Como você já deve ter compreendido, funciona por meio da inalação do vapor do remédio, que é misturado em uma quantidade de soro fisiológico.

Usa-se uma máscara para inalar a “fumacinha”, e deve-se fazer isso durante aproximadamente 10 minutos, para um melhor resultado. Normalmente, os inaladores acompanham dois tamanhos de máscara, sendo uma infantil e a outra adulta.

Apesar de ser um aparelho compacto e bastante prático, deve-se lembrar que o inalador comum não é tão pequeno a ponto de ser normal encontrar pessoas que os carreguem para todos os lugares, como para o trabalho.

Atualmente, já existem modelos de inaladores portáteis, em tamanhos bem reduzidos, porém, há quem diga que eles não são tão fortes a ponto de serem uma preferência. Trata-se de uma questão pessoal.

Esse aparelho também é indicado para uso em situações de gripe ou resfriado, em que o doente esteja com sintomas como peito cheio e nariz entupido, sabe?

Ele tem vantagem de não se restringir apenas aos asmáticos e ajuda no alívio de doenças mais abrangentes também, o que é ótimo.

Bombinha

Com a bombinha, já é um pouco diferente. Ela foi planejada especialmente para combate aos sintomas de doenças apenas respiratórias, como asma, bronquite e alergia.

Este aparelho é bem pequeno e cabe tranquilamente na sua mão. Ele é perfeito para carregar para todos os lugares dentro de uma bolsa ou mochila. Outro ponto positivo, é que basta uma aspirada para absorção da dosagem correta. Não é necessário que você fique minutos preso ao aparelho.

Foto de uma bombinha para asma, de cor verde petróleo, em um fundo branco.

As bombinhas de aerossol possuem função bastante semelhante aos inaladores. (Fonte: InspiradedImages / Pixabay)

Apesar dessas facilidades, é importante que você entenda que o uso da bombinha pode ser um pouquinho complexo, principalmente para as crianças.

Nessa ferramenta, o medicamento fica preso dentro de um frasco, sob pressão. Quando pressionamos esse frasco, ele solta exatamente a dose correta para ser aspirada, processo de dura cerca de apenas 30 segundos.

É importante que você saiba coordenar a aspiração com o jato para que haja resultado, caso contrário o remédio não será absorvido.

Para os que possuem maior dificuldade, foi inventado o espaçador, que nada mais é do que um tubo para ser acoplado entre a bombinha e a boca, e auxiliar na coordenação.

Abaixo, montamos uma tabela com as características de cada um, para que você entenda melhor sobre suas diferenças:

Inalador Bombinha
Indicação Usado para doenças respiratórias, mas também para resfriados Usado somente para doenças respiratórias
Tamanho Pequeno, mas normalmente usado em casa Super pequeno, ideal para usá-lo em qualquer lugar
Tipo de inalação Medicamento deve ser inalado durante cerca de 10 minutos Basta uma aspirada
Faixa etária Fácil de usar, ótimo para todas as idades Indicado para adultos, uma vez que pode ser complexo para crianças

Quais os diferentes métodos de nebulização?

Existem dois métodos diferentes de nebulização, e é muito importante que você entenda como ambos funcionam para poder decidir qual inalador atenderá melhor a demanda da sua família.

O tipo mais comum é o de ar comprimido, também conhecido como pneumático. Por muito tempo, este era a única opção disponível no mercado, e por isso ele é menos moderno.

Apesar de oferecer um bom resultado, o inalador pneumático possui duas desvantagens: ele é bastante barulhento e só é possível utilizá-lo com a cabeça erguida.

Já o ultrassônico, por ser mais atualizado, sai na frente com relação a esses dois pontos.

Ele possui um sistema que quebra as partículas do medicamento em micropartículas, o que garante um aparelho super silencioso, além de fazer com que o remédio seja absorvido mais rápido pelo seu organismo, gerando mais rapidez no resultado.

Com relação à posição, o inalador ultrassônico não tem restrições e você pode utiliza-lo até mesmo quando estiver deitado.

Quando essas características são colocadas na mesa, parece muito claro que o sistema ultrassônico é o melhor né? Devemos admitir que de maneira geral ele é, porém, existe uma questão super importante que deve ser levada em conta.

Os ultrassônicos possuem uma restrição quanto à um tipo de medicamento. Os medicamentos do tipo glicocorticóide inalatório, muito utilizados no combate a crises de asma, podem perder a eficácia nesse aparelho.

Então ouça com muita atenção às indicações do seu médico quanto ao remédio que você deverá utilizar, e tire todas as suas dúvidas durante a consulta, ok?

Quanto custa?

Se você se interessou por todas as vantagens de um bom inalador, mas se preocupa com o custo dele, pode ficar tranquilo, porque a boa notícia é que esses aparelhos são vendidos a preços bem acessíveis.

De maneira geral, o custo de um deles varia entre R$ 150 e R$ 300. Sendo que os modelos ultrassônicos, que não fazem barulho algum, costumam ser os mais caros. Se você irá optar por um nebulizador portátil, o valor é ainda mais baixo, tendo custo aproximado de R$ 110.

Onde comprar?

Nebulizadores são produtos muito conhecidos e bem aceitos entre os brasileiros, e por isso é bastante fácil encontrar alguns desses à venda no mercado.

Em lojas de departamento, como as Americanas e o Carrefour, você deverá encontrar uma grande variedade do produto. Se você tem o hábito de comprar em lojas de eletrodomésticos, podemos te indicar o Ponto Frio e as Casas Bahia, que também vendem inaladores.

E uma outra opção muito comum, são as farmácias. A maioria delas oferece nebulizadores, especialmente aquelas de grandes redes. A vantagem de comprar na farmácia, é que lá você também já pode adquirir o soro fisiológico e a medicação receitada pelo seu médico.

Por fim, se você é adepto da compra online, sites como Amazon e Mercado Livre resolvem o seu problema e ainda te permitem o conforto de comprar do seu sofá.

View this post on Instagram

#sextou com dica boa. Este pequeno nebulizador portátil respondeu todas as minhas expectativas. Confesso que fique com medo de comprar( porque não é tão barato) mas graças a Deus ele me surpreendeu! Uns dos melhores investimentos que fiz. Mamãe aqui super aprovou: ✅Pequeno – fácil manuseio e consigo leva-lo ate na minha pequena bolsa; ✅Funciona com pilha, via cabo USB e tomada; ✅Silencioso; ✅Pratico; Ele cumpre o que fala, nebuliza até a ultima gota! Parabéns @nebzmart pela inovação e tecnologia. #dicaboa #dicacompartilhada #sextou #maternidade #maternidadereal #maternidadenuaecrua #nebulizador #inalacao #bebedodoi #nebzmart #amei #aprovado #superindico #omelhor @glenmarkpharma #glenmark

A post shared by webdamamae (@webdamamae) on

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de inalador

Um inalador é o tipo de ferramenta que recorremos quando não estamos nos sentindo bem, e por isso é muito importante que ele esteja em perfeito estado de funcionamento, né?

Pensando nisso, montamos uma lista com o que você deve observar na hora de escolher um nebulizador perfeito, e que não te decepcione na hora do uso:

A seguir, vamos detalhar cada um dos pontos listados, para que você faça uma boa escolha do seu próprio nebulizador.

Imagem de um termômetro, lenços não usados, um lenço usado e um remédio para o nariz.

É importante que você escolha um bom inalador para compra, uma vez que você só deverá usá-lo quando não estiver se sentindo bem. (Fonte: Capri23auto / Pixabay)

Barulho

O barulho que um inalador faz pode incomodar algumas pessoas, e por isso essa é uma questão bastante pessoal.

Como já te explicamos, os modelos ultrassônicos são os mais silenciosos, e se essa for uma questão pra você, pode valer a pena optar por esse tipo de nebulizador. Lembrando que eles podem ser um pouco mais caros que os pneumáticos.

Os pneumáticos fazem um pouco de barulho, mas também não é nada exagerado ou insuportável. Fique tranquilo.

Máscara

A máscara é parte essencial de um inalador. É por ela que você irá aspirar a névoa, e por isso é muito importante que ela se encaixe confortavelmente no seu rosto.

Antes de comprar o seu inalador, observe qual o tamanho da máscara e se ela é feita de material um pouco mais molinho, pois essas tendem a ser as mais confortáveis.

Se você possui crianças em casa, é bom que dê prioridade para os nebulizadores que disponibilizam dois tamanhos de máscara, um para adultos e outro para crianças.

Tamanho

De maneira geral, inaladores são produtos pequenos, leves e práticos de usar. Os convencionais foram planejados para o uso em casa, mas nada te impede de levá-los para outros ambientes que possuam fácil acesso à tomada.

Porém, se você utiliza bastante essa ferramenta, e gostaria de carregá-la por aí sem se preocupar muito com peso e com a questão do acesso à energia elétrica, um modelo portátil pode ser bem interessante.

Estes são de tamanho bastante reduzidos, e foram planejados para o uso na rua, no carro, em casa, no trabalho ou onde você bem entender. A maioria deles funciona à bateria, por pilha ou por carregamento via cabo USB.

A desvantagem é que alguns modelos podem não ser tão potentes como os inaladores comuns, mas basta pesquisar com atenção, e você encontrará bons inaladores portáteis por aí.

Proteção antibacteriana

A higiene é uma questão essencial quando estamos falando de saúde, não é mesmo? Por isso não podemos esquecer de citar as vantagens da proteção antibacteriana.

É interessante que você opte por um nebulizador com essa tecnologia, uma vez que ela garante uma proteção extra contra bactérias. Funciona como uma película que envolve todos os acessórios do inalador, e acaba te dando maior segurança na hora do uso.

É claro que isso não substitui a lavagem e até mesmo o uso de álcool na higienização, mas essa é uma tecnologia muito importante no combate à fungos e bactérias.

(Fonte da imagem destacada: Myriams-Fotos / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.