Notebook Dell e mochila.
Ultima atualização: 25 de março de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

83Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! A Dell é uma das maiores e mais populares fabricantes de notebook do mundo. E, justamente por isso, ela tem diversas linhas de laptop. No artigo de hoje nós vamos nos concentrar na família Dell Inspiron.

A Inspiron é uma das linhas mais populares de notebooks da Dell. Com opções para os usuários básicos, intermediários e avançados, existe um modelo para cada objetivo e bolso. A seguir, você vai descobrir como escolher e comprar o melhor Inspiron.




Primeiro, o mais importante

  • A Inspiron é uma linha de notebooks compactos e ultrafinos da Dell.
  • Existem modelos básicos, intermediários e avançados que se diferenciam pelo tamanho da tela, processador, geração, entre outros fatores.
  • Para escolher o melhor modelo de notebook Inspiron é preciso levar em consideração o seu objetivo de uso.

Você também pode gostar:

Melhores notebooks Inspiron: Nossas recomendações

O Inspiron mais potente de todos

O notebook ultraportátil Dell Inspiron 13 7391, de 10ª Geração, tem processador Intel Core i7, além de 8GB de memória RAM e 512GB M.2 SSD de memória interna. Com placa de vídeo NVIDIA GeForce® FHD, esse modelo tem tela de 13.3 polegadas.

O melhor notebook Inspiron intermediário

O Dell Inspiron 2 em 1 14.5000 é um modelo ultrafino. Com processador de 8ª Geração e Intel Core i5-8265U, esse notebook possui 8GB de memória RAM, HD com capacidade de armazenar 1TB, além de tela com LED Full HD IPS com 14 polegadas.

O Dell Inspiron de melhor custo-benefício

O Inspiron 15 3000 é um notebook da Dell de 7ª geração com processador Intel Core i3-7020U. Além disso, esse modelo conta com 4GB de RAM, HD interno de 1TB, e tela LED Full HD IPS de 15.6 polegadas.

Guia de Compra

Nunca é tão simples comprar um notebook novo. Afinal, a cada dia, as fabricantes lançam modelos novos. Com a Dell e a linha de laptops Inspiron não é diferente. Por isso, neste Guia de Compra vamos tirar todas as suas dúvidas sobres os notebooks Inspiron da Dell.

Homem digitando em notebook da Dell.

Inspiron é uma das linhas de notebooks mais famosas da Dell. (Fuente: freestocks: I_pOqP6kCOI/ Unsplash.com)

Inspiron: O que é e para quem é indicado?

Inspiron é o nome de uma das linhas de notebooks da Dell, uma empresa de hardware de computador dos Estados Unidos, fundada em 1984.

A linha Inspiron conta com inúmeros modelos de notebook que se diferenciam pelo tamanho e configurações técnicas para atender a todos os gostos, objetivos e bolsos. De modo geral, a Inspiron conta com laptops para o uso doméstico ou corporativo.

Por isso, dependendo do modelo de notebook Inspiron que você escolher é possível ter um bom desempenho tanto em tarefas básicas, como usar documentos para escrever e assistir vídeos, quanto trabalhando com programas que exigem mais do laptop.

E, ainda que existam diferenças significativas entre os modelos da Inspiron, todos contam com portas HDMI e USB, webcam e microfone integrados. Além disso, todos os notebooks Dell Inspiron possuem processador da Intel.

foco

Você sabia que a Dell é referência quando tratamos de produtos de informática?

A marca é uma das maiores fabricantes de notebooks e PCs do mundo e a fama não é à toa. A Dell oferece aparelhos duráveis e com tecnologia de ponta.

Quais os principais modelos da linha Inspiron?

Existem muitos modelos de notebooks dentro da linha Dell Inspiron. Mas, de maneira geral, os laptops dessa família podem ser divididos em três séries: Inspiron 3000, Inspiron 5000 e Inspiron 7000.

Além dessas três séries, também é possível encontrar notebooks Inspiron Gaming. Voltados para gamers, os modelos da série Gaming são equipados com processadores quad-core da Intel, além de placa de vídeo dedicada.

A seguir, vamos mostrar as principais características de cada um delas. Confira:

  • Inspiron 3000: Os notebooks Inspiron 3000 são aparelhos de entrada da Dell. Ou seja, são ideais para quem vai realizar tarefas simples como navegar na internet, trabalhar com arquivos de texto, ver filmes e ouvir músicas;
  • Inspiron 5000: Os modelos dessa série são classificados como intermediários, já que possuem processadores e placas de vídeos mais velozes e eficientes para executar programas pesados. Nessa série você também encontra notebooks Inspiron 2 em 1;
  • Inspiron 7000: Os Dell Inspiron 7000 são os notebooks top de linha da família. Ultrafinos, com tela touch, esses notebooks são ideais para quem precisa de um aparelho com alta tecnologia;

Dentro de cada série, você vai encontrar modelos que se diferenciam, por exemplo, pelo tamanho da tela. E isso pode ser verificado pelo numeração que precede a identificação da série.

Por exemplo: O notebook Inspiron 15 3000, que é da série 3000, tem uma tela com 15 polegadas.

Mas também há modelos que variam em termos de processador, geração e outros fatores. Por isso, você também vai encontrar variação nos números de série. É  caso, por exemplos do Inspiron 15 5584, o Inspiron 14 5000 ou o Inspiron 14 5482, entre outros.

Para você ter uma visão geral dos principais modelos da linha Dell Inspiron e a diferença entre eles, confira a tabela comparativa a seguir.

Inspiron 3000 Inspiron 5000 Inspiron 7000
Polegadas da tela 14 ou 15 14 ou 15 13 ou 15
Memória RAM 4GB ou 8GB 5GB, 8GB ou 16GB 4GB ou 8GB
Memória interna 500GB a 1TB 500GB a 1TB 500GB + SSD de 8GB
Recomendado para Tarefas simples do dia a dia Usar programas e games mais pesados Trabalhar com recursos mais sofisticados

Quais são as novidades na linha Dell Inspiron?

Assim como todas as fabricantes de produtos de informática, a Dell também inova constantemente seu catálogo de produtos. A inovação mais recente ocorreu em 2019, quando a  Dell apresentou os mais novos laptops da Inspiron.

De modo geral, os notebooks Inspiron mais recentes contam com hardware atualizado, incluindo processadores mais parrudos e controle inteligente de temperatura. Nós selecionamos dois deles para mostrar as mudanças e inovações. Veja:

Inspiron 13 5000

A linha de notebooks Inspiron 13 5000 recebeu uma tecnologia capaz de perceber quando o computador é usado em uma determinada superfície, como na mesa ou no seu colo.

Dependendo do local, o aparelho regula o consumo de energia e a velocidade da ventoinha para melhorar a refrigeração.

Além disso, o Inspiron 13 5000 pode vir com processadores Intel Core i3 e i5 de oitava geração, além de 4 GB de memória RAM, e a GeForce MX250 como placa dedicada.

Inspiron 15 7000

O notebook Dell Inspiron 15 7000 também possui o controle inteligente de temperatura. Mas ele conta com uma ficha técnica mais avançada.

O destaque vai para o processador da série H da Intel, que é top de linha. O notebook traz ainda leitor de impressões digitais e suporte de memória SSD.

Quanto custa o notebook Inspiron e onde comprar?

O preço de um notebook Dell Inspiron vai depender do modelo e das configurações técnicas.

Ou seja, dependendo do tamanho, da memória RAM, da memória interna, do tipo de processador e dos recursos de cada notebook ele pode ser mais caro ou mais barato.

De modo geral, porém, você vai encontrar o Inspiron custando entre R$1,7 mil e R$ 8 mil.

Notebook da Dell na mesa com celular, copo e planta ao lado.

Existem modelos de notebook Inspiron de todos os preços. (Fonte: Lisa Fotios/ Pexels.com)

E como se trata de uma linha de notebooks bem conhecida, é fácil encontrar o Inspiron à venda em lojas especializadas, assim como nas de departamento e até em hipermercados como, por exemplo, no Ponto Frio e Extra.

Mas é, claro que, se a ideia é ter mais opções de modelos para escolher e com preços ainda mais competitivos o ideal é comprar o seu Inspiron pela internet. Dê preferência para lojas de renome como a Amazon Brasil.

Como receber suporte técnico para o Inspiron?

Caso você tenha algum problema com o seu notebook Inspiron você pode entrar em contato com a assistência técnica da Dell.

Para tanto, você deve acessar o site oficial da fabricante. Lá você vai encontrar três formas de relatar o seu problema: Por meio de e-mail, chat ou até mesmo por telefone.

Critérios de contratação: Como avaliar os modelos de Inspiron

Como vimos, existem muitos modelos de notebook Dell Inspiron e muitas variações nas fichas técnicas de cada um deles.

Por isso, na hora de escolher e comprar o melhor Inspiron, é preciso comparar alguns aspectos que influenciam no preço e na performance de cada modelo.  São eles:

A partir daqui, nós vamos mostrar como você deve levar em conta cada um desses critérios.

Tamanho da tela

Um dos fatores que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor Inspiron da Dell é o tamanho da tela que é medido em polegadas.

Nesse quesito, é preciso que você avalie a forma como vai utilizar o notebook. Afinal, quanto maior a tela, melhor será sua experiência na hora de trabalhar, escrever e assistir vídeos.

Notebook da Dell na mesa, com flores e máquina fotográfica ao lado.

Escolher bem o tamanho da tela do notebook pode fazer toda a diferença. (Fonte: Lisa Fotios/ Pexels.com)

Por outro lado, uma tela grande também pode gerar dificuldades na hora de transportar o seu laptop.

De todo modo, a Dell disponibiliza modelos da linha Inspiron para todos os gostos. Você vai pode escolher entre o Inspiron de 13, 14 ou 15 polegadas.

Processador

Outro fator que você precisa avaliar é o processador do notebook Inspiron. O processador é de fato o cérebro do aparelho. Como vimos, a Dell utiliza os processadores da Intel Core e eles são diferenciados por uma numeração.

Você poderá escolher o notebook Inspiron i3, i5 ou i7. Quanto maior a numeração do processador, mais potente e eficiente ele será. Mas nem sempre você precisará do melhor.

Por exemplo, o notebook Inspiron i3 é recomendado para pessoas que realizam tarefas simples como navegar na internet, assistir vídeos e trabalhar ou estudar com arquivos e programas leves.

Já o notebook o Inspiron Intel Core i5 possui um processador mais eficiente que o anterior. Por isso, esse processador é indicado para quem precisa de um melhor desempenho para executar programas mais pesados.

O Intel Core i7, por sua vez, é processador mais avançado e, por isso, o notebook Inspiron i7 é ainda mais veloz e eficiente para quem precisa usar o aparelho em atividades mais sofisticadas, com softwares mais robustos.

Ou seja, é preciso que você considere a sua necessidade e seu objetivo de uso para escolher o melhor processador.

Geração

Além do processador, você também deve verificar a geração do notebook Inspiron. Quanto mais alta a geração, melhor será o desempenho do processador.

Ambas as informações, o processador e a geração, são identificadas por número e letras. Por exemplo, em um notebook i5-8XXX, o i5 representa o nível do processador Intel Core e o numeral 8 indica que se trata de um aparelho de oitava geração.

Os números e letras que aparecem em seguida, após a geração, em geral se referem ao consumo de energia do aparelho, à velocidade e ao número de núcleos do processador.

Memória RAM

Outro critério que você deve considerar na hora de comprar o melhor Inspiron é a memória RAM do aparelho.

Os notebooks da linha Inspiron possuem memória RAM que varia entre 4G e 16GB.

Os notebooks da linha Inspiron possuem memória RAM que varia entre 4G e 16GB.

O tamanho da memória RAM é o que vai determinar a quantidade de programas que você poderá abrir ao mesmo tempo sem que a velocidade seja comprometida e o aparelho trave, por exemplo.

Por isso, quanto maior for a memória RAM do Inspiron, melhor será o desempenho do seu notebook.

HD interno

Além da RAM, observe também a capacidade de armazenamento interno do notebook Inspiron. Aqui, você deve seguir o mesmo raciocínio: Quanto maior o HD interno, mais arquivos e apps você poderá guardar sem comprometer o desempenho do aparelho.

Para tanto, a Dell oferece máquinas com HD que varia entre 500GB e 1TB. Alguns modelos também contam com outro tipo de unidade de armazenamento interno, o SSD que pode ser de até 8GB.

(Fonte da imagem destacada: Norasit Kaewsai/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Luiza Ferreira Engenheira de Computação
Ter crescido justamente em meio ao grande boom da internet fez com que Luiza se tornasse fã de carteirinha do mundo da informática desde pequena. Estudar engenharia da computação pareceu um caminho natural, e hoje ela tem prazer ao compartilhar seu conhecimento com o público online.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.