Interruptor de luz.
Ultima atualização: 30 de julho de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você busca por um interruptor bipolar, esse artigo é para você. De uso obrigatório em correntes de 220V, esse tipo de interruptor tem muitas variações e é preciso atenção para comprar o mais adequado.

A seguir, além de mostrar quais são os melhores modelos à venda, nós vamos explicar quais são os fatores que diferenciam um tipo de interruptor bipolar de outro, e como você deve analisá-los.




Primeiro, o mais importante

  • O interruptor bipolar é um dispositivo usado para acender e desligar lâmpadas, projetado especificamente para instalações com voltagem 220V.
  • Além de oferecer mais segurança, esse tipo de interruptor é encontrado em diferentes formatos e, não raro, vem até com tomada incluída.
  • Mas para investir no produto ideal, recomendamos que você observe alguns pontos que farão a diferença como, por exemplo, o número de teclas, a dimensão e os recursos extras.

Você também pode gostar:

Melhores interruptores bipolar: Nossas recomendações

O interruptor bipolar mais eficiente

O interruptor bipolar Delta Mondo da Siemens é do tipo paralelo e possui sistema de fixação regulável, travamento dos módulos e suporte resistente. Ideal para corrente de 16 A, esse modelo é fabricado em material termoplástico de alta performance. Além disso, possui aditivo anti UV e anti poeira, o que ajuda na conservação do produto.

O interruptor bipolar com melhor custo-benefício

Com um corrente nominal de 25 A, o interruptor bipolar Bossa da Schneider Electric é do tipo simples. Feito de ABS, essa opção pode ser fixada na parede com parafusos e possui as seguintes medidas: 115 mm de altura, 77 mm de largura e 40,2 mm de profundidade.

O melhor interruptor bipolar simples

Da Tramontina, esse interruptor bipolar do tipo simples conta com placas que não amarelam, já que são feitas com proteção anti-UV. Com 10 anos de garantia, esse modelo também não retém poeira e possui apenas uma tecla.

Guia de Compra

Antes de comprar um interruptor bipolar é importante conhecer um pouco sobre suas características e modo de funcionamento. Para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de interruptor, nós criamos esse Guia de Compra.

A partir daqui, nós vamos mostrar quais são os tipos disponíveis no mercado, quanto custa um dispositivo como esse e onde você deve comprar o modelo ideal para a sua casa ou local trabalho.

Dedo acionando o interruptor de luz.

O interruptor bipolar é um tipo específico que garante mais segurança. (Fonte: Aekkarak Thongjiew/ Pixabay.com)

O que é um interruptor bipolar?

Você sabe o que é um interruptor, certo? Trata-se daquele dispositivo instalado nas paredes e que serve tanto para acender quanto desligar a lâmpada de um determinado local. No entanto, existem vários tipos de interruptores e um deles é o bipolar.

A NBR 54-10 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina que o interruptor bipolar é de uso obrigatório em locais cujos circuitos elétricos utilizam a voltagem de 220 volts.

Entrada interna de uma casa com escada e interruptores de luz na parede.

O interruptor bipolar é obrigatório para locais com correntes 220V. (Fonte: Curtis Adams/ Pexels.com)

O interruptor bipolar conta com quatro bornes em sua parte interna. Também conhecidos como pontos de conexão, os bornes são dedicados para os fios elétricos.

Desses quatros, dois são de entrada e recebem a energia pelos fios condutores que vêm dos disjuntores; os outros dois bornes são de saída, ou seja, eles enviam os fios condutores para a lâmpada.

Dessa forma, ao acionarmos a tecla do interruptor bipolar, o dispositivo irá cortar e desenergizar as fases de uma ligação de 220 volts e, como consequência, evitará possíveis acidentes.

foco

Você sabia que o interruptor pode controlar muitas cargas como ventiladores de teto, lâmpadas, alguns eletrodomésticos e motores de pequeno porte?

Quando é acionado, ele fecha o circuito e permite a passagem da corrente elétrica para o aparelho que vai receber energia.

E quando é desligado, ele abre o circuito e interrompe essa passagem de corrente, desligando a carga.

Qual a diferença entre o interruptor bipolar e o monopolar?

No modelo de interruptor simples existem apenas dois terminais para colocar os condutores, um da fase e outro do retorno.

No entanto, ele só é aplicado em dois casos: Quando o circuito é de 127 V, com fase e neutro, ou quando ele é de 220 V, mas também com fase e neutro.

O bipolar é responsável por evitar acidentes de curto-circuito.

Já quando o circuito for de 220 V fase e fase, o interruptor bipolar é de uso obrigatório. O bipolar é responsável por evitar acidentes de curto-circuito.

Isso porque esse modelo, como vimos, conta com dois terminais que são seccionados no momento do acionamento da tecla.

Quais são os tipos de interruptores bipolares?

Na hora de comprar o interruptor bipolar você vai perceber que existem dois tipos: O paralelo e o simples.

Na prática, os interruptores bipolares paralelos e simples funcionam do mesmo modo, já que permitem comandar lâmpadas, ventiladores de teto e motores de pequena potência de dois pontos diferentes.

No entanto, a instalação do interruptor bipolar paralelo, também chamado de Three Way, demanda um gasto maior de condutores do que em relação ao modelo simples.

Por exemplo: O interruptor paralelo é usado para que você possa acender as luzes em um ponto da casa e possa apagá-las em outro ponto da mesma casa.

Com isso, o interruptor bipolar paralelo acaba sendo mais útil em locais amplos, com escadas, quartos e recintos com mais de um acesso.

Na tabela a seguir, você vai entender melhor as principais características e diferenças entre o interruptor bipolar simples e o paralelo:

Interruptor bipolar simples Interruptor bipolar paralelo
Características É o modelo mais simples, apresentando apenas dois bornes Também é chamado de interruptor three-way e é mais funcional
Modo de acender e apagar lâmpadas Ideal para acionar uma lâmpada e pontos de luz ligados entre condutores fase e neutro, a partir de dois pontos distintos Utilizado para acender ou apagar lâmpadas em pontos distintos, porém, no mesmo espaço
Ideal para Quem busca um interruptor mais básico Quem busca um interruptor para locais mais amplos

Qual a diferença entre o interruptor bipolar Three Way e o Triplo?

Se você optar por comprar o interruptor bipolar Three Way é preciso atenção para não confundi-lo com o interruptor bipolar triplo.

Logo mais, em Critérios de Compra, nós vamos tratar em detalhes dos tipos de interruptores bipolares que se diferenciam em função do número de teclas que possuem.

No entanto, vamos adiantar um pouco esse tema para explicar a diferença entre o interruptor triplo e o Three Way.

Interruptor de luz com três teclas.

O interruptor bipolar triplo é diferente do modelo Three Way. (Fonte: Castorly Stock/ Pexels.com)

O interruptor triplo é um modelo com três teclas de acionamento. Por isso, é instalado em ambientes amplos que precisam de acionamento de lâmpadas em diferentes pontos do lugar.

Já o interruptor Three Way ou paralelo, como vimos, é indicado para ligar lâmpadas, pequenos motores e ventiladores de teto de dois locais diferentes do ambiente.

Com esse modelo é possível, por exemplo, ligar a luz da sala em uma determinada parede e desligá-la em outra parede do mesmo ambiente.

Existe interruptor bipolar intermediário?

Essa é outra dúvida que pode surgir. Também chamado de Four Way, o interruptor intermediário serve para quem quer acender diversas lâmpadas de uma vez só, usando apenas um interruptor.

Essa opção é de grande utilidade para o acionamento da iluminação externa, por exemplo, que costuma ter muitas lâmpadas espalhadas.

No entanto, não existe um interruptor bipolar que seja intermediário. Por isso, caso você use um modelo do tipo intermediário em um local onde é necessário o bipolar, ocorrerá um curto circuito na instalação.

foco

Você sabia que, de modo geral, o interruptor que acende e desliga lâmpadas é instalado próximo de uma porta, a uma altura média que varia de 1,20 a 1,40 metros do chão?

Quanto custa o interruptor bipolar e onde comprar?

Uma das características de um interruptor bipolar é que ele costuma ser barato. Em lojas online, você vai encontrar modelos que custam entre R$ 10 e R$ 145. Essa variação se dá, principalmente, por conta da marca fabricante, modelo e design.

Em lojas online, como na Amazon Brasil, há ainda outra vantagem que é a de comprar sem sair de casa, com segurança e conforto.

Mas você também vai encontrar o interruptor bipolar em lojas especializadas e de departamento, como Ponto Frio e Magazine Luiza, além de redes de supermercados como, por exemplo, o Extra.

Critérios de Compra: Como escolher o interruptor bipolar

Você já descobriu que existem diferentes tipos de interruptores bipolares, no que se refere ao modelo de funcionamento e de instalação.

Porém, para se certificar de que está comprando o modelo certo, é importante conhecer um pouco mais sobre os aspectos que diferenciam um tipo de outro. São eles:

A seguir, você vai entender como comparar, na prática, cada um desses critérios que determinam o tipo de interruptor bipolar.

Dimensão e design

Um dos fatores que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor interruptor bipolar é o tamanho e, é claro, o design e a cor do dispositivo.

Para tanto, verifique as medidas de largura, comprimento e profundidade que vêm descritas na embalagem. Além disso, certifique-se de que o tamanho do interruptor corresponde ao espaço que você tem no local de instalação.

Número de teclas

Nós já tratamos aqui de um tipo de interruptor bipolar que possui três teclas de acionamentos, o interruptor triplo.

Mas, além dele, você também vai encontrar modelos com outras quantidades de teclas. Nesse quesito, você terá, pelo menos, três opções. Confira:

  • Interruptor de uma tecla: Trata-se de um interruptor bipolar composto de uma tecla destinada a comandar lâmpadas de um local específico;
  • Interruptor com duas teclas: Esse modelo é composto por duas teclas que irão comandar duas ou mais lâmpadas separadamente, porém de um mesmo ponto de partida;
  • Interruptor com três teclas: Como vimos, essa opção comanda o acionamento de três pontos de luz separadamente, mas com origem no mesmo ponto.

Com ou sem tomada

Se você quiser aumentar ainda mais a utilidade do seu interruptor bipolar é importante que você verifique se o modelo escolhido possui ou não tomada.

Algumas marcas fabricantes oferecem modelos que possuem tanto uma variedade de número de teclas, quanto uma ou mais tomadas.

Com ou sem luz

Vale checar ainda se o interruptor bipolar escolhido possui ou não iluminação. Os modelos que contam com esse recurso são equipados com uma mini lâmpada Neon ou de LED.

A função principal desse tipo de interruptor é indicar o local onde se encontra o dispositivo e também mostrar se a lâmpada está acesa ou apagada.

De modo geral, o interruptor bipolar com luz é mais utilizado em hotéis e em instalações externas.

Material de fabricação

Não deixe de considerar também qual o material de fabricação do interruptor bipolar, além da cor. Esses aspectos podem variar bastante dependendo do modelo e da marca fabricante.

Em todo caso, o mais importante nessa etapa é garantir que o material do qual é feito o interruptor bipolar é, de fato, resistente e durável.

Você vai encontrar materiais diversos, desde o termoplástico de alta performance até o ABS.

Vale destacar que os modelos mais atuais contam com recursos que melhoram ainda mais a qualidade do material e a sua vida útil como, por exemplo: Aditivos anti-UV e anti poeira.

Corrente nominal

A corrente nominal pode expressar, entre outras coisas, a capacidade máxima de corrente elétrica que um determinado aparelho pode suportar sem que seja danificado.

Por isso, na hora de comprar o interruptor bipolar essa é uma das especificações técnicas que merece a sua atenção.

Medida em amperes, a corrente nominal de um interruptor como esse pode variar entre 20 A até 40 A.

(Fonte da imagem destacada: ??????? ??????/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.