Imagem de um interruptor Wi-Fi.
Ultima atualização: 4 de agosto de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

65Comentários coletados

Desde que se tornou possível automatizar uma residência, muitas pessoas têm investido em dispositivos de casa inteligente. Para modernizar o sistema de iluminação, você pode investir em um interruptor Wi-Fi.

Com um interruptor inteligente com conexão Wireless, é possível conectar e controlar as lâmpadas, seja para alterar a intensidade, tonalidade ou programar horário para ativar e desativar as lâmpadas. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura.




Primeiro, o mais importante

  • Um interruptor conectado à rede Wi-Fi pode ser configurado e controlado por aplicativo de smartphone ou comando de voz quando conectado a um sistema de casa inteligente como Google Home ou Alexa.
  • Não confunda um interruptor inteligente com interruptor Wi-Fi. O primeiro utiliza protocolo de conectividade como Z-Wave ou ZigBee, enquanto o segundo é conectado à rede Wi-Fi.
  • A tensão elétrica do interruptor Wi-Fi pode ser 110V, 220V ou bivolt. O dispositivo pode possuir de um a quatro canais, cada canal controla até duas lâmpadas.

Você também pode gostar:

Os melhores interruptores Wi-Fi: Nossas recomendações

Não precisar levantar da cama para apagar as luzes depois de ler um livro ou assistir a um filme é muito cômodo. Para isso, você só vai precisar investir em um interruptor Wi-Fi. Conheça os melhores modelos no ranking abaixo:

O interruptor Wi-Fi mais barato

O interruptor Smarthome da NOVADIGITAL é uma solução simples, prática e com ótimo custo-benefício. O dispositivo pode ser controlado pelo aplicativo Smart Life em um smartphone ou tablet com sistema Android ou IOS. Suporta 1200W em 110V ou 2200W em rede 220V – o equivalente a duas lâmpadas convencionais.

Um interruptor inteligente bem-avaliado

O interruptor inteligente da Sonoff possui conectividade com rede Wireless e pode ser controlado por smartphone, tablet ou sistema de controle inteligente Alexa ou Google Home. Um diferencial deste dispositivo são os três canais com botões touchscreen. O aparelho é bivolt.

Um interruptor Wi-Fi para a casa inteira

Para quem procura um interruptor Wi-Fi para controla o sistema de iluminação da casa inteira, recomendamos esse dispositivo da Sonew, pois o dispositivo possui quatro vias e controla até oito lâmpadas. O dispositivo pode ser controlado por smartphone ou assistente inteligente como Amazon Alexa e Google Home. Conta com teclas touchscreen e design moderno.

O melhor interruptor inteligente para um ambiente

Se você quer automatizar o sistema de iluminação de apenas um ambiente da sua casa, como quarto ou sala de estar, invista neste interruptor inteligente. Esse modelo possui conectividade Wireless e compatibilidade com Google Home e Alexa.

Guia de Compra

Imagine poder ligar, desligar, alterar a intensidade ou tonalidade das lâmpadas de sua casa utilizando um aplicativo de smartphone ou comando de voz? Saiba que isso é possível, basta automatizar a iluminação da sua casa de maneira simples e barata.

Neste Guia de Compra, reunimos todas as informações que você precisa saber sobre um interruptor Wi-Fi, referência quando o assunto é iluminação inteligente. Continue conosco e saiba tudo sobre o assunto.

Imagem de um casal dormindo.

Um interruptor Wi-Fi oferece ainda mais conforto e comodidade no cotidiano. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

O que é e como funciona um interruptor Wi-Fi?

Um interruptor Wi-Fi é uma alternativa para quem deseja automatizar o sistema de iluminação central da casa. Esse aparelho é capaz de comandar com precisão a funcionalidade, intensidade e tonalidade da iluminação.

O aparelho permite que o usuário acione e desative as lâmpadas, controle a intensidade e tonalidade da iluminação, ou mesmo estabeleça horários para que as lâmpadas funcionem – como uma espécie de “toque de recolher” para as crianças não ficarem acordadas além do horário permitido pelos pais.

Outra possibilidade interessante é acender ou apagar as lâmpadas da residência por períodos prolongados de ausência, para simular a presença dos moradores e desencorajar a ação dos bandidos.

As funcionalidades relacionadas a um interruptor Wi-Fi podem até ajudar a economizar energia elétrica e reduzir as despesas, ao evitar a utilização de lâmpadas desnecessariamente.

Dispositivo compatível com Google Home e Amazon Alexa.

Todas essas funcionalidades podem ser controladas via aplicativo de smartphone com sistema Android ou IOS, pois o interruptor Wi-Fi funciona conectado à internet Wireless o tempo inteiro. Alguns modelos também são acionados por comandos de voz – desde que o dispositivo seja compatível com Google Home ou Amazon Alexa.

Outro fato interessante é que alguns modelos mais avançados podem controlar outros dispositivos além das lâmpadas. Mas nesse caso, todas as funcionalidades devem ser centralizadas em um dispositivo de controle da casa inteligente.

Conheça todas as vantagens – e algumas desvantagens – de um interruptor conectado a rede Wireless na tabela abaixo:

Vantagens
  • É possível controlar até oito lâmpadas com apenas um interruptor Wi-Fi
  • Controla lâmpadas inteligentes ou comuns
  • Pode ser controlado por aplicativo de smartphone ou comando de voz
  • Pode ajudar a poupar energia elétrica
  • Controla funcionamento, intensidade e tonalidade da iluminação (depende da lâmpada)
  • Preço relativamente acessível
Desvantagens
  • Não é um produto muito popular no Brasil
  • Requer custos com instalação
  • Cada circuito controla apenas duas lâmpadas

A maioria dos modelos de interruptores Wi-Fi custam a partir de R$150, mas os preços podem chegar aos R$500. Para saber mais sobre as características e modelos a venda no Brasil, continue lendo.

O interruptor Wi-Fi funciona com qualquer lâmpada?

Certifique-se de comprar um interruptor Wi-Fi compatível com as lâmpadas instaladas em sua casa – especialmente se forem lâmpadas de LED. Se você pretender instalar lâmpadas inteligentes, deverá colocá-las em soquetes compatíveis.

Como configurar um interruptor Wi-Fi?

Agora que já explicamos as principais características de um interruptor Wi-Fi, chegou a hora de explicar como fazer a configuração do dispositivo de controle.

Depois de instalar as lâmpadas e o dispositivo, conecte-os através do aplicativo de controle. Na página inicial do aplicativo, selecione a aba iluminação. Na tela seguinte, sincronize o interruptor Wi-Fi.

O processo é bastante simples, basta apertar o botão do interruptor inteligente até o LED começar a piscar, depois selecionar a opção no dispositivo que indica que o interruptor está conectado.

Você vai precisar conectar a rede Wireless através da senha de acesso. Depois o próprio dispositivo sincronizará o interruptor com a rede Wireless e o aplicativo, solicitando que você nomeie a rede para concluir a configuração.

Na tela seguinte aparecerá um botão de interruptor desligado, onde é possível testar se o dispositivo está funcionando corretamente. Para testar é simples, basta checar se você consegue controlar as lâmpadas.

foco

Você sabia que o aplicativo de automação residencial permite cadastrar mais de um interruptor Wi-Fi? Caso essa seja sua intenção, recomendamos que você marque cada interruptor para não os confundir quando for configurá-los.

Devo tomar alguma precaução com a instalação elétrica de um interruptor Wi-Fi?

Um interruptor convencional possui dois fios para fechar o circuito e passar energia para a lâmpada. Quando a luz é desligada, esse circuito é interrompido e a corrente deixa de passar pelo interruptor que é totalmente desligado.

Já um interruptor inteligente precisa de um terceiro fio para conectar a internet e oferecer as funcionalidades adicionais que mencionamos neste artigo. O terceiro fio permanece energizado o tempo todo, para cumprir as demandas.

Imagem de um interruptor.

Um interruptor Wi-Fi continua funcionando mesmo se acabar a energia elétrica. (Fonte: Deniz Turgut/ Pixabay.com)

Quais as diferenças entre a lâmpada inteligente e o interruptor Wi-Fi?

Tanto a lâmpada inteligente quanto o interruptor Wi-Fi são dispositivos de iluminação utilizados na automatização de residências.

As lâmpadas inteligentes podem ser controladas remotamente. Você pode alternar a tonalidade, intensidade e horário de funcionamento delas. Além disso, o aplicativo permite mensurar o consumo de energia.

O dispositivo possui instalação no estilo plug-and-play, ou seja, você pode movê-lo com pouco ou nenhum esforço.

Funciona com lâmpadas comuns ou inteligentes.

O interruptor inteligente possui as mesmas funcionalidades, mas apresenta benefícios adicionais como controle da intensidade e tonalidade da luz – somente lâmpadas especiais. Funciona em conjunto com lâmpadas comuns ou inteligentes.

Você deverá decidir qual solução em iluminação automatizada é melhor para sua residência. Mas tenha em mente que você não precisará escolher apenas uma, pois é possível misturar e combinar diferentes dispositivos.

Critérios de compra: Encontre o melhor interruptor Wi-Fi

Nem todos os interruptores Wi-Fi são iguais. Embora muitos possuam os mesmos recursos, você deve analisar e comparar as características que mudam de um modelo para o outro para encontrar o melhor para suas necessidades. Pensando nisso, listamos os principais critérios de compra abaixo:

Vamos detalhar cada um dos critérios de compra ao longo desta seção. Não deixe de avaliar este conteúdo e compartilhar o texto com seus amigos através das redes sociais.

Modelo

Muitas pessoas não sabem, mas o Interruptor inteligente e o interruptor Wi-Fi são aparelhos diferentes.

Um interruptor inteligente utiliza um padrão de comunicação (RF) que pode ser desenvolvido pelo próprio fabricante ou uma das versões populares como ZigBee ou Z-Wave. Ambos são protocolos de rádios que exigem um hub compatível para que o dispositivo inteligente se comunique com o smartphone.

Como esses protocolos não são compatíveis entre si, ao escolher um switch ZigBee ou Z-Wave, utilize apenas dispositivos compatíveis com esse protocolo.

É importante mencionar que embora esses protocolos não sejam compatíveis, os dispositivos de controle da casa inteligente, como Amazon Alexa ou Google Home suportam mais de um padrão.

Já um interruptor que se conecta diretamente a rede Wireless é muito mais conveniente, pois não precisa de determinado Hub para se comunicar com o aplicativo de smartphone ou tablet.

Imagem de uma pessoa utilizando um tablet.

Analise toda a compatibilidade técnica de um interruptor eletrônico antes de comprá-lo. (Fonte: Dan Nelson/ Unsplash.com)

Compatibilidade com dispositivos de casa inteligente

Ao escolher um interruptor Wi-Fi você deve analisar se o modelo é compatível com dispositivos de controle de casa inteligente e quais são esses dispositivos – os principais são Google Home, Amazon Alexa e Apple Siri.

Se o dispositivo que você escolher se comunicar com esses e mais assistentes virtuais, as possibilidades oferecidas serão praticamente ilimitadas.

Ao comprar um interruptor inteligente, você descobrirá que pedir ao assistente virtual para “ativar as luzes do quarto” ou “desligar as luzes da sala de estar” é mais conveniente e rápido do que acessar um aplicativo de smartphone e realizar os comandos manualmente.

Imagem de um dispositivo Google Home.

Um interruptor inteligente pode ser integrado a um dispositivo de casa inteligente. (Fonte: Kazden Cattapan/ Unsplash.com)

Número de conexões

A quantidade de canais de um interruptor inteligente compatível com rede Wi-Fi está diretamente relacionada a quantidade de circuitos que o dispositivo controla. Você encontra opções com um, dois, três ou quatro canais – cada canal suporta até duas lâmpadas.

Exemplo: Se determinado ambiente possui três lâmpadas ou três conjuntos de lâmpadas, pode-se usar cada canal ou botão para cada lâmpada ou conjunto de lâmpadas.

Caso você tenha uma ou duas lâmpadas no cômodo, basta um interruptor inteligente com um canal, desde que a potência total não ultrapasse 2200W em 110V ou 4400W em 220V. Compare as opções de compra abaixo:

Quantidade de circuitos/ canais Quantidade máxima de lâmpadas controladas
Um circuito Duas lâmpadas
Dois circuitos Quatro lâmpadas
Três circuitos Seis lâmpadas
Quatro circuitos Oito lâmpadas

Custo do equipamento e instalação

Outra variável que merece ser avaliada no momento da compra do interruptor inteligente é o preço do equipamento e o custo de instalação. Tenha em mente que dispositivos inteligentes não são baratos, especialmente se você pretende instalá-los em toda a casa.

Você encontra equipamentos por preços que variam de R$150, R$200 a R$450. Analise todos os critérios mencionados acima e avalie o custo-benefício. Nunca compre o modelo mais caro por achar que preço indica qualidade.

Imagem de um quarto.

Um interruptor digital pode ser usado para controlar todo o sistema de iluminação da residência. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Lembre-se que nem toda lâmpada em sua casa precisa estar conectada a um interruptor eletrônico. Cômodos pouco frequentados não precisam de automatização, somente áreas com maior circulação de pessoas como quartos, sala de estar e cozinha.

(Fonte da imagem destacada: Emilija Randjelovic/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.