Um jardim com um irrigador de modelo fixo ligado, enviando água em uma área verde.
Ultima atualização: 27 de maio de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

46Comentários coletados

Olá, que bom ter você aqui no ReviewBox Brasil! A rotina apressada dos dias de hoje exige que procuremos produtos que facilitem as atividades diárias. Por isso, o irrigador de jardim é uma boa opção para quem quer deixar a grama da sua casa bem cuidada, mesmo com a correria do dia-a-dia.

Com a eficiência e a praticidade desse produto, você pode ter um jardim saudável e vistoso sem grande esforço. Mas antes de escolher o modelo ideal de irrigador para você, leia o nosso Guia de Compra que orientará quanto aos critérios para escolher o melhor produto. Confira!




Primeiro, o mais importante

  • A beleza de um jardim está ligada à forma como ele é regado. Com os irrigadores, é possível manter as plantas saudáveis e ainda otimizar este cuidado periódico na jardinagem.
  • Entre os modelos disponíveis, escolha o irrigador que atenda suas necessidades. Ao comprar, leve em consideração aspectos como o tamanho do jardim ou o alcance e a pressão do jato de água.
  • Outro fator relevante sobre os irrigadores é que eles são alternativas conscientes e econômicas. Em aparelhos modernos, existe a redução do consumo de água graças à implantação de sistemas inteligentes no processo.

Melhores irrigadores de jardim: nossas recomendações

Para deixar sua pesquisa por irrigadores de jardim mais fácil, veja a seguir os modelos mais encontrados no mercado. Eles se diferem nas especificações que atendem a diferentes tipos de necessidades dos usuários:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre irrigador de jardim

Após verificar os diferentes modelos de irrigadores de jardinagem, este é o momento de esclarecer suas dúvidas sobre eles. Leia o nosso Guia de Compra sobre este item antes de escolher um dos produtos:

A imagem é um campo de plantação. As folhas estão sendo molhadas por um irrigador que está ligado e joga um jato muito forte de água para cima.

Modelos variados de irrigadores são oferecidos pelo mercado para atender a diferentes necessidades. (Fonte: WikimediaImages/ Pixabay)

Como funciona o irrigador de jardim?

Primeiro, vamos explicar o que é o irrigador de jardim para quem não conhece. Ele é um aparelho que transforma o jato de água em gotículas, molhando o solo e as plantas de forma mais penetrante.

Visto que a irrigação é essencial para o desenvolvimento da vegetação, os irrigadores fazem que esse processo seja feito de modo mais ágil e eficaz do que com a mangueira. Isso porque a água que sai dele cai delicadamente no solo, sendo absorvida aos poucos, sem levar os nutrientes necessários às plantas.

Quais os principais modelos de irrigadores para jardinagem?

Apesar dos muitos modelos de irrigadores disponíveis para compra no mercado, nem todos são iguais. Cada produto terá características predominantes que servirão para atender a determinadas necessidades dos usuários ao regar o seu jardim.

Por isso, é preciso ficar atento às especificações do aparelho para não escolher um item que não possua a função que você precisa. Abaixo, confira a tabela que fizemos com os principais modelos de irrigadores para você conhecer um pouco mais das especialidades de cada um:

Irrigador por aspersão Irrigador por microaspersão Irrigador por gotejamento Pivo Central
Características São os modelos mais comuns no mercado. Eles funcionam como uma simulação de chuva, lançando o jato de água pelo ar em direção ao jardim. Modelo que lança pequenas gotículas na vegetação. É considerada mais eficiente porque envia a água de modo mais suave. Este formato é mais moderno, pois a irrigação acontece diretamente no solo e a folhagem não é atingida como nos anteriores. Assim, ocorre também a economia do consumo de água. É constituído de um tubo metálico em que são instalados os aspersores. São acionadas por dispositivos elétricos ou hidráulicos e se movem para irrigar grandes áreas.

Por que ter um irrigador de jardim em casa?

A manutenção de um jardim requer dedicação. Entre os cuidados primordiais está a irrigação periódica. Em uma rotina apressada, contar com irrigadores é uma forma de otimizar este processo. Além disso, eles trazem outros benefícios que citamos a seguir:

  • Irrigação de áreas maiores: Mangueiras e regadores ajudam a aguar as plantas, mas nem sempre são os métodos mais rápidos. Com irrigadores, você pode regar regiões maiores em menos tempo. Sem contar que eles fazem melhor a distribuição da água.
  • Cuidado com as plantas: Um jato de água é muito agressivo às folhas. Com as gotículas do irrigador, a água chega suavemente às plantas, penetrando o solo sem levar nutrientes necessários aos vegetais.
  • Economia no consumo de água: Vários modelos de irrigadores usam sistemas inteligentes que reutilizam água da chuva para a irrigação do jardim. Desse modo, também ocorre a redução dos gastos com a conta de água.

Como regular o irrigador de jardim?

Não existe segredo no controle dos irrigadores, pois o ajuste na maioria dos modelos é feito por roscas ou hélices. Assim, você pode regular a irrigação conforme o tamanho do seu jardim.

Outro acessório que aumenta o alcance do fluxo de água são os bocais, que podem ser trocados para atingir uma distância maior. Em aparelhos mais modernos e automáticos, já é possível fazer este controle por meio de sistemas digitais.

Roberto Burle MaxArquiteto
"O jardim é uma natureza organizada pelo homem e para o homem."

De que modo calcular o consumo de água do irrigador?

Os cálculos do consumo de água do irrigador são feitos, principalmente, com dados fornecidos pelo fabricante. A princípio, encontre o valor em litros de quanto o produto gastará por segundo. É importante levar em consideração o tempo que o aparelho ficará ativo.

Você também pode medir a quantidade de água consumida com base na distância do jato lançado pelo equipamento e da área que será irrigada. Esse valor depende do modelo de aparelho instalado.

Criança sendo molhada por jato de água de um irrigador muito forte, igual uma chuva.

Os irrigadores funcionam como um simulador de chuva, enviando as gotículas de água suavemente ao solo. (Fonte: shannonfieldsphoto/ Reshot)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de irrigador de jardim

Não escolha um irrigador apenas pela estética, pois ele pode não ser o adequado para as características do seu jardim. Antes de tomar a decisão final de compra, leve em conta os fatores a seguir para avaliar os modelos e adquirir o seu:

Alcance do Jato

Na maioria dos irrigadores de jardim, o jato de água atinge a distância média entre 3 a 3,5 metros. Contudo, esse alcance pode variar conforme o modelo de aparelho escolhido.

Ao comprar um irrigador saiba o tamanho da área que será regada, assim você pode escolher um dispositivo que faça a cobertura da região. Em alguns casos, será necessário adquirir mais de um aparelho para fazer a irrigação. Não esqueça de posicioná-los de modo que uma área seja aguada uma única vez.

No Brasil, existe uma legislação que orienta à implantação de sistemas de irrigação de forma consciente. Se o domínio da água está na área da Federação é preciso fazer uma solicitação de uso à Agência Nacional de Águas (ANA). Em caso de domínios estaduais, a autorização é liberada por órgãos regionais.

Vazão

A vazão está relacionada ao volume de água que escoa do irrigador por determinado tempo. Normalmente, essa medida é indicada pelos fabricantes no produto, quase sempre expressa no valor de litros que o irrigador usa por hora.

Para fazer o cálculo da água usada com base na vazão do aparelho, basta saber por quanto tempo ele ficará ligado. Este é um critério importante principalmente para quem quer economizar na conta de água ao comprar um irrigador.

Ângulo de ação

Quanto ao funcionamento, os irrigadores são separados em dois modelos: fixos ou rotativos. Atualmente, os mais usados são os formatos rotativos, já que possibilitam o controle do ângulo do fluxo de água.

Inclusive, alguns desses modelos são capazes de girar completamente em torno de si mesmos, irrigando toda a área ao redor. Entretanto, para descobrir o melhor formato, você deve levar em consideração a finalidade do irrigador no seu jardim.

A imagem é uma plantação, sendo molhada por um irrigador fixo no chão, que envia um jato de água forte e longo sob as plantas.

Características do irrigador, como o alcance e a pressão do fluxo de água, são importantes para definir o modelo de produto adequado. (Fonte: gatekeeperkto/ Pixabay)

Pressão

A intensidade da pressão do jato de água é outro fator influente no funcionamento do irrigador.

Quanto maior a pressão, maior também é o alcance do fluxo de água ao irrigar uma área.

Quanto maior a pressão, maior também é o alcance do fluxo de água ao irrigar uma área.

Irrigadores de alta pressão precisam de bombas com velocidades elevadas que consumirão mais energia elétrica, aumentando o valor da conta de luz. Já os dispositivos de menor pressão necessitam de menos intensidade de bombeamento, sendo alternativas mais econômicas. Porém, não são ideais para a irrigação em grandes áreas.

Material

Os irrigadores podem ser feitos de materiais diversos. No mercado, os mais comuns são fabricados de metais ou plásticos. Os modelos de metais são famosos pela resistência, aguentando um fluxo de água maior. Já os de plásticos oferecem facilidade de manuseio e têm preços acessíveis.

Como são dispositivos que estão em contato direto com a água, é preciso observar à matéria-prima da fabricação para evitar que não estraguem facilmente ou sejam locais promissores para o aparecimento de fungos.

Resumo

Adquirir um irrigador de jardim é mais do que otimizar o processo de rega das plantas. Ele é um dispositivo capaz de manter sua vegetação saudável, fazendo a irrigação adequadamente, sem retirar os nutrientes do solo.

Além disso, este aparelho é um importante fator para a economia com os gastos na conta de água, já que ele possui ajustes inteligentes que favorecerão o racionamento.

Para áreas de jardins maiores, é interessante consultar um profissional antes de escolher o sistema de irrigação. Assim, ele avaliará o melhor modelo que irá atender sua necessidade de forma eficaz e econômica.

(Fonte da imagem destacada: vagnergqueiroz/Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas