Iscas artificiais de diversos tipos e cores.
Ultima atualização: 25 de março de 2020

Como escolhemos

Products

16Produtos analisados
Hours

15Horas investidas
Studies

4Estudos avaliados
Comments

62Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Muita gente apaixonada por perca acredita que pescar com isca artificial é uma aventura muito mais empolgante do que a pesca parada usando minhocas. Melhor ainda ocorre quando você aprende a comprar o produto certo para fazer pescaria.

Existem muitos formatos de iscas artificiais, sendo que há opções perfeitas para cada tipo de peixes, atmosfera, anzol, entre outros detalhes. Estas coisas todas parecem difíceis, mas ao ler o artigo a seguir, você vai perceber que escolher a isca certa não é nada complicado.

Quais são as principais versões de iscas artificiais? Como comprar produtos com menos custos e mais benefícios para a pescaria? Existe uma média de preço? Estes ou outros segredos serão revelados nas seções abaixo.



Primeiro, o mais importante

  • A isca artificial deve ser comprada conforme os seus objetivos de tipo de pesca e de acordo com a espécie de peixe que você pretende pescar.
  • Ao contrário da atração por odor ou paladar, no caso da isca artificial os peixes predadores são atraídos por fatores como instinto, curiosidade ou defesa territorial.
  • Os principais tipos de isca artificial são: de superfície, meia água, fundo ou metálico.

Você também pode gostar:

Ranking: As 5 melhores iscas artificiais

Conhecer as características técnicas de qualquer isca artificial que vale a pena comprar é o primeiro passo para o sucesso da pescaria. Para isto, vamos apresentar abaixo cinco modelos de isca artificial que vão fazer a diferença na sua pescaria.

1° – Isca artificial meia água

Estas iscas artificiais possuem 15 gramas em média e servem para a pescaria em meia água ou com um pouco de profundidade. Esse modelo serve para pescar robalos, dourado, tilápias, traíras, anchovas, entre outros predadores.

A estrutura possui um formato ideal para realizar arremessos certeiros, longos e fáceis de serem executados. A pintura é realizada com laser holográfico para refletir melhor a luz e simular os movimentos de peixe real.

2° – Isca artificial articulada

Essa edição de isca artificial simula muito bem a imagem de peixes reais. Ela possui inclusive olhos 3D que funcionam no sentido de atrair os predadores nos mares e rios. É um produto que pesa 19 gramas.

Interessante notar que esta é daquelas iscas que simulam até o nado de peixes. Nessa versão, existem partes articuladas e ABS como material principal, que aumentam bastante a vida útil do produto.

3° – Isca artificial de superfície

Pagando apenas um valor, você leva para a casa esse kit que possui 5 unidades, cada uma com 10 gramas e 8 centímetros de comprimento. Existem diversas opções de combinação de cores na produção.

Este formato de isca serve para atrair tucunarés, traíras ou outros peixes predadores, além de ser a estrutura perfeita com objetivo de realizar fisgadas efetivas.

4° – Isca articulada para fundo

Metal brilhante, olhos 3D, diferentes escolhas de cores e a simulação perfeita do nado. Estas são apenas algumas das características dessa isca artificial, muito boa para pescar nas profundezas de oceanos ou rios.

Cobre, chumbo, dourado e prata são as cores do produto que consegue fisgar até mesmo os pacus mais robustos. A estrutura possui 4 centímetros de comprimento.

5° – Isca artificial sapinho

Essa isca artificial que tem um formato de sapo pequeno vale a pena para pescar peixes predadores de água fria.

Apenas a presença da simulação de anfíbio pode deixar os predadores bastante agitados na lagoa. Trata-se de um produto com qualidade para durar diversos anos sem desbotar.

Guia de Compra

Você não aguenta mais aquela pesca parada na qual a gente fica várias horas sentado esperando a vida passar? Para aumentar adrenalina e colocar um lado selvagem na sua pescaria, vale aprender a comprar uma boa isca artificial. Mas como escolher a isca ideal? Basta seguir lendo nosso guia de compra.

Homem na ponta de um barco fazendo força com uma vara para puxar um peixe do mar.

Iscas artificiais podem deixar sua pescaria muito mais divertida. (Fonte: mihtiander / 123RF)

O que é a isca artificial?

Utilizada desde os primórdios da humanidade, a isca artificial serve para realizar técnicas antigas de pesca que não exigem utilização de minhocas, peixes ou outras iscas vivas.

As iscas artificiais são compostas pelos mais diferentes materiais. Por exemplo: Borrachas, chumbo, metais, plástico, entre outros.

Iscas artificiais podem ser feitos de um só material ou combinar várias propriedades.

Na prática, a isca artificial funciona para convencer peixes predadores a morderem o anzol, não pela fome em busca de minhoca, mas sim por outros motivos.

Qual a diferença entre a pesca com isca artificial e a pesca com isca natural?

Muitas pessoas podem pensar que os dois modos de pescarias são semelhantes, mas não é assim que as coisas funcionam realmente. Existe diferença entre pescar com isca artificial e natural.

  • Pesca de espera. Esta pescaria é a mais convencional utilizada com isca natural. Na prática, você lança a vara no mar ou rio e espera até que algum peixe fisgue a isca viva que está na superfície, atraído por odores ou pelo paladar.
  • Pesca com iscas artificiais. Acontece de um modo mais movimentado, no qual apenas à base da movimentação do pescador a isca imita o peixe em habitat aquático, aumentando o nível de dinamismo na pescaria.
Imagem de vara de pesca sobre superfície de madeira com iscas ao lado.

Existem algumas diferenças entre a pesca com isca natural e artificial. (Fonte: Oleg Doroshin / 123RF)

Como os peixes são atraídos pela isca artificial?

A atração de peixes acontece com base em diversos sentidos. Por exemplo, uma espécie pode atacar a isca artificial por pensar que se trata de um peixe invasor, no objetivo de proteger os filhotes.

Também existem outros motivos que explicam a atração do peixe pela isca artificial:

  • Curiosidade;
  • Competitividade;
  • Irritabilidade;
  • Domínio territorial;
  • Reflexo;
  • Instinto de predador.

Quais tipos de peixes podem ser atraídos por isca artificial?

É difícil pescar peixes pequenos com iscas artificiais. Elas servem mesmo para uma pescaria de espécies robustas e de instinto predador. Alguns exemplos são:

  • Tucunarés;
  • Robalo;
  • Dourado;
  • Traíra;
  • Anchova;
  • Dourado.

Iscas artificiais são úteis para pescar peixes em água doce ou salgada. O objeto na extremidade da linha precisa simular um peixe, algum anfíbio ou qualquer espécie capaz de atrair a curiosidade das espécies.

Algumas iscas artificiais simulam as articulações de um peixe em pleno nado. Até seres humanos desavisados que olham a água pensam que na verdade a isca se trata de uma espécie natural.

Em apenas uma isca é possível existir um ou diversos anzóis ao mesmo tempo, para facilitar as fisgadas. Há versões que ao invés de terem o anzol tradicional apresentam ganchos sem farpas, ideais para pescar polvo, sépia, lula, entre outros cefalópodes.

Imagem de homem segurando peixe.

As iscas artificiais podem ser utilizadas tanto em água doce quanto salgada. (Fonte: Piotr Wawrzyniuk / 123RF)

Como pescar com isca artificial?

Existem diversas formas pescar com este tipo de isca, já que existem muitos modelos de isca artificial. Grande parte dessas maneiras foge daquele estereótipo de pessoa sentada, bocejando, esperando fisgar algum peixe.

Entre as técnicas de pesca com isca artificial existe uma que se chama passeio com cão, termo em inglês denominado walking the dog. Veja como realizar o tipo de pescaria:

  1. Use uma isca artificial que tem peso no rabo;
  2. Faça um lançamento longo no ângulo de 45 graus, aproximadamente;
  3. No ângulo de 90 graus, mova a ponta da vara para baixo;
  4. Comece a mexer de forma lenta e aos poucos aumente a velocidade, como se fosse a simulação de um nado de peixe;
  5. Para aumentar as chances de chamar a atenção dos peixes faça movimentações rápidas em ziguezague.

Veja como trabalhar com as iscas artificiais de superfície:

Quais fatores externos influenciam na pescaria?

Além da adaptação com o uso de iscas artificiais, que exigem mais movimentos de braços nas varas, também existem fatores externos capazes de comprometer ou ajudar na pescaria. Entre eles:

  • Pressão atmosférica;
  • Temperatura da água;
  • Níveis de ruídos no ambiente;
  • Variações climáticas;
  • Cor da água;
  • Altura das águas.

Quais as vantagens das iscas artificiais?

Se as iscas naturais possuem as suas vantagens e desvantagens o mesmo acontece no caso da isca artificial. De início podemos notar que existem muitas variações de cores. Apenas um peixe artificial pode ter até 10 combinações de tons diferentes.

Você não precisa pagar muito dinheiro para ter as melhores iscas artificiais. Sem contar a vantagem de comprar versões diferentes visando atrair peixes predadores específicos.

A isca artificial simula muito bem peixes ou anfíbios.

Só que cada tipo serve para uma forma diferente de pescaria, o que quase sempre acaba pegando de surpresa os consumidores desavisados. Por exemplo, não adianta usar uma isca artificial de superfície para pescar no fundo da água.

Também é importante alertar que algumas versões mais baratas não possuem um anzol muito efetivo que se solta facilmente. Entenda mais sobre os prós e contras das iscas artificiais na tabela a seguir:

Vantagens
  • Preços baixos
  • Múltiplas opções de cores
  • Diversas escolhas de formas disponíveis
Desvantagens
  • As variedades podem confundir consumidores
  • Algumas versões não funcionam em profundezas
  • Há escolhas com anzóis pouco efetivos

Isca artificial de superfície, meia água, de fundo ou metálica?

Como você já deve ter percebido existem muitos tipos de isca artificial e cada um deles deve ser escolhido para realizar atividades pesqueiras específicas. As diferentes versões do produto podem ser classificadas em quatro formas. São elas:

  • Isca artificial de superfície;
  • Isca artificial meia água;
  • Isca artificial de fundo;
  • Isca artificial metálica.

Conheça melhor as 4 categorias de isca artificial nas palavras a seguir:

Isca artificial de superfície

Estas são iscas para fisgar peixes na superfície ou em um pouco de profundidade. Muitas pessoas apreciam o uso deste produto para ver as espécies realizando os ataques, tornando a pesca mais emocionante.

Ao escolher este modelo, o próprio pescador deve realizar os movimentos da isca artificial para simular o nado e chamar a atenção dos outros peixes que compartilham o mesmo habitat.

Zara, Minnow Floating, Hélice, Jumping Bait, Popper e Sputnik são alguns dos tipos de iscas artificiais de superfície.

Imagem de várias iscas artificiais.

As iscas para pegar peixe na superfície são muito utilizadas. (Fonte: tonobalaguer / 123RF)

Isca artificial meia água

Com este tipo de isca, você pode pescar na superfície ou em até 1,20 metros de profundidade. Sendo assim o pescador deve optar por ver ou não o mágico momento da fisgada.

As iscas artificiais meia água são populares por causa da barbela, que imita os movimentos de nados do peixe apenas com a pressão na água. Esse tipo de isca balança mais na medida que existem constantes movimentações por quem controla a vara de pescar.

Muitas pessoas usam a isca artificial para fazer movimentos curtos e parar, fazendo a simulação de peixe boiar como se estivesse machucada, o que por consequência pode atrair a atenção dos predadores.

Os modelos de barbelas longas servem melhor para pescar em profundidades. Por outro lado, versões com barbelas curtas funcionam muito bem nas superfícies rasas.

Isca artificial de fundo

Esses produtos são úteis para pescas em profundidade na busca de peixes presentes nos fundos rochosos. Bronze, chumbo ou qualquer outra forma de metal compõe a parte interna da isca artificial de fundo.

O lado externo da isca tem plásticos macios, penas, pelos e outras combinações artísticas. Estas iscas estão presentes em formato de minhocas, camarões, salamandras e peixes.

Isca artificial metálica

Estas versões de preços superiores possuem um corpo mais robusto que opções com valores baratos no mercado. A engenharia do produto trabalha à base de vibrações e algumas combinações de reflexos que atraem peixes predadores.

Você pode trabalhar com a isca metálica em diferentes níveis de profundidade, algo que pode ser controlado conforme a velocidade do controle da vara.

Existem muitas opções de cores disponíveis, embora as escolhas metálicas se destaquem no mercado. Neste tipo de isca, o anzol está presente em uma esfera junto com outros elementos que facilitam a fisgada.

Para comparar os diferentes tipos de iscas artificiais recomendamos a leitura da tabela a seguir:

Isca artificial de superfície Isca artificial meia água Isca artificial de fundo Isca artificial metálica
Profundidade Da superfície a até 30 centímetros de profundidade Da superfície a até 1,20 metro de profundidade Mais de 1,20 metro Variadas
Visão da fisgada Sim Sim ou não Não Sim e não
Preços Baixos Médios Caros Caros
Simulação de nado da isca Realizada pelo próprio pescador Realizada pela própria isca Realizada pela própria isca Realizada pela própria isca
Peso Leve Médio Pesado Pesado
Formatos Peixes Peixes ou anfíbios Minhocas, camarões, salamandras e peixes Variados
Anzol Normal Normal Normal Giratório

Quanto custa?

A média de preço da grande parte das iscas artificiais varia de R$ 10 a R$ 100. A maioria das promoções vem em kits que contém de 3 a até 12 unidades.

Quanto maior a capacidade de movimento e o peso da isca, mais alto são os preços. A variedade de cores e o tipo de peixe simulado também representam aspectos que encarecem ou barateiam as versões.

Onde comprar?

Não é difícil encontrar as versões mais populares e leves nas lojas de departamentos populares no comércio brasileiro. Algumas delas são: Americanas, Decathlon e Bayard.

Para encontrar mais variedades de opções de peso leve, médio ou pesado é válido comprar na internet. No conforto da sua casa você pode escolher com calma. É possível encontrar vários tipos de isca artificial em lojas como Amazon, Submarino e Mercado Livre.

foco

Você sabia que para obter resultados mais efetivos os pescadores profissionais possuem em mãos iscas naturais e iscas artificiais? Elas devem ser usadas nas circunstâncias diferentes para facilitar a fisgada.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de isca artificial

Quer saber qual é a melhor forma de comparar as ofertas de isca artificial no mercado? Então fique atento a cada um destes critérios de compra:

  • Anzol
  • Articulação
  • 3D
  • Formato
  • Pintura

Abaixo você acompanha as definições de cada critério:

Anzol

Algumas versões baratas de isca artificial já vêm com um anzol de baixa qualidade que pode falhar no momento de fisgar. Quando isto acontece você precisa comprar algum anzol mais potente e instalar na simulação de peixe, algo custoso em tempo e dinheiro.

Para evitar estes erros compre, as iscas artificiais metálicas que possuem um sistema de anzol mais efetivo em grande parte dos casos.

Articulação

Quanto mais opções de articulação existe na isca artificial, melhor é a simulação dos nados. Isto por consequência ajuda a atrair peixes predadores com facilidade.

Iscas artificiais com muitos anzóis e bastante articulação podem fisgar diversos peixes de um modo rápido, além de tornar a pesca mais ativa.

Imagem de iscas de peixe artificiais.

Quanto mais articulações na isca, mais parecido com o natural ela fica. (Fonte: Elena Nichizhenova / 123RF)

3D

As versões mais consagradas de isca artificial possuem olhos brilhantes com efeitos 3D. Esta vantagem cria mais realismo na simulação de peixes, gerando eficiência em cada pescada.

As variações de preços não ficam muito mais elevadas apenas por causa do 3D nos olhos dos peixes na maioria das ofertas – fique de olho.

Formato

Você já deve ter percebido que existem diversos formatos de peixes e cada um serve para atrair certo predador diferente. Por exemplo, o simulador de lambari pode ser a arma eficiente para atrair muitas traíras.

Procure saber o tipo de peixe que você pretende pescar e apenas depois compre a isca artificial que pode facilitar a pescaria.

Imagem de iscas artificiais de vários formatos diferentes.

O formato da isca vai interferir no peixe que você irá pescar, por isso verifique antes de comprar. (Fonte: Volodymyr Maksymchuk / 123RF)

Pintura

Os modelos que possuem uma pintura reflexiva têm aqueles típicos tons brilhantes das peles de peixes. Quando a tinta gera reflexos a simulação da isca artificial se torna mais eficiente do que versões de tintas básicas não reflexíveis.

(Fonte da imagem destacada: Oleg Doroshin / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Pedro d'Ávila Músico e Viajante Incansável
Os cinco anos vagando pela Europa e tocando de metrô em metrô e deram a Pedro uma experiência de vida incrível, só comparada a seus anos e anos acampando pelo Brasil e pela América do Sul. Hoje, estabelecido em Dublin, ele segue conhecendo novos lugares e comparilhando o conhecimento adquirido com as experiências de vida.