Na foto uma jarra com suco ao lado de um copo em frente a dois vasos de planta em cima de uma mesa.
Ultima atualização: 16 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

38Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O vidro é uma das matérias-primas mais utilizadas na confecção de produtos para a casa. Com ele é possível criar copos, vasos, pratos e muito mais. Em meio a todos esses itens está também a jarra de vidro, recipiente muito versátil que pode ser usado para servir as mais variadas bebidas.

A jarra de vidro é produzida em diversos modelos e capacidades. Há opções mais simples e outras bastante diferenciadas que fazem a diferença na mesa. Esse produto está presente em residências, restaurantes e cafés e no artigo a seguir vamos te apresentar tudo a respeito dele.




Primeiro, o mais importante

  • A jarra de vidro alia uma série de vantagens. Esse produto possui boa resistência, ótima durabilidade e conta com aparência mais sofisticada.
  • É muito comum utilizar a jarra de vidro para servir sucos e água, mas é possível também usá-la com cafés, chás e até mesmo refrigerantes.
  • Esse item é vendido separadamente ou em kits que contém copos e formam um jogo.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de jarra de vidro: As escolhas da redação

A jarra de vidro é um produto muito popular encontrado para comprar em diversas versões. Mas em meio a tantas opções escolher a melhor não é fácil. Para te ajudar com isso selecionamos abaixo as jarras com as melhores avaliações.

A jarra de vidro mais indicada para chás

Esse modelo de jarra de vidro tem como principal diferencial possuir um filtro em seu interior. Esse filtro é ideal para o preparo de chás e é removível e confeccionado em aço inoxidável. A jarra conta ainda com alta resistência a temperaturas e é bastante elegante. Além disso, essa opção tem capacidade para 700ml e é transparente.

A opção ideal para bebidas quentes

Essa opção é confeccionada em vidro temperado e tem uma alta resistência a temperaturas. A jarra possui capacidade para 500ml e é ideal para armazenar bebidas quentes. Esse modelo conta ainda com tampa e alça produzidas em plástico moldado na cor preta.

A jarra de vidro perfeita para cafés

Esse modelo de jarra de vidro é confeccionado especialmente para armazenar cafés. Ele possui marcações em sua superfície que mostram quantas xícaras podem ser servidas de acordo com a bebida que está em seu interior. Essa jarra é confeccionada em vidro de boro silicato e possui compatibilidade com coadores Hario V60. O produto conta ainda com tampa em plástico na cor preta e tem capacidade para 1 litro.

Um modelo de jarra altamente decorativo

Essa jarra de vidro possui um design diferenciado e imponente que a tornam uma ótima opção para deixar a mesa mais bonita. Ela é confeccionada em vidro em seis opções de cores que se adaptam a todos os gostos. O produto possui capacidade para 1 litro e tem alça e bico dosador.

Guia de compra

Presente em residências, restaurantes, bares e muitos outros estabelecimentos, a jarra de vidro é um dos melhores produtos para armazenar bebidas. Com aparência mais requintada, esse item reúne uma série de vantagens.

Ele consegue deixar a mesa mais bonita e é muito prático e usual. No guia de compra a seguir reunimos tudo o que há de mais importante sobre esse utensílio. Vamos te mostrar suas vantagens, preço, como escolher a melhor jarra de vidro e muito mais. Boa leitura!

Na foto um homem folheando um livro com um copo e uma jarra de suco ao lado.

A jarra de vidro é ideal para servir sucos, mas pode ser usada para diversas outras bebidas. (Fonte: Санжар Саиткулов/ Pexels)

Quais bebidas podem ser servidas em uma jarra de vidro?

A jarra de vidro é um produto muito versátil que não deixa a desejar no quesito usabilidade. Isso se deve ao fato de que ela pode ser usada de diversas maneiras e com variados tipos de bebida.

É muito comum servir sucos dentro de uma jarra de vidro, porém esse item é ideal também para refrigerantes e águas simples ou saborizadas.

As versões em vidro são ainda uma excelente opção para chás e cafés. Nesses casos os modelos com tampa são os melhores, visto que mantém as bebidas quentes por mais tempo.

foco

As águas saborizadas estão muito em alta atualmente e combinam bastante com as jarras de vidro.

Para fazer uma dessas basta colocar dentro da jarra água filtrada e frutas cortadas como morangos e limões.

Quais as vantagens e desvantagens da jarra de vidro?

O vidro é uma matéria-prima acessível, mas bastante requintada. Por isso, as jarras confeccionadas com ele são tão escolhidas.

Esse produto tem como uma das suas principais vantagens a sua usabilidade. Isso porque pode ser usado em todos os ambientes e em qualquer situação.

Essa peça também consegue deixar a mesa mais elegante e sofisticada e mesmo os modelos mais simples possuem uma boa aparência que soma na decoração.

Vale destacar ainda que a jarra de vidro conta com durabilidade alta e não altera a sua aparência conforme o uso, sendo um investimento certeiro. Outra vantagem é que ela não pega cheiro e dificilmente fica manchada.

A única desvantagem é que o vidro é uma matéria-prima mais frágil, por isso deve-se tomar cuidado para não quebrar esse produto.

Vantagens
  • Soma na decoração da mesa
  • Pode ser usada em diversos lugares e com vários tipos de bebida
  • Possui boa durabilidade
  • Não fica com cheiro
  • Dificilmente fica com manchas
Desvantagens
  • É relativamente frágil

Jarra de vidro ou de plástico: Qual a melhor?

A jarra é um produto bastante útil e que pode ser encontrado para comprar em versões de vidro ou de plástico.

Os modelos de vidro estão entre os preferidos. Eles contam com uma aparência mais sofisticada, são confeccionados em diversos tamanhos e há opções mais simples ou mais elaboradas. A jarra de vidro também consegue suportar bem o calor e conta com ótima durabilidade.

Já as jarras de plástico possuem um valor bem acessível, sendo essas as mais baratas do mercado.

Porém, esse produto peca um pouco na aparência e pode facilmente ficar com o cheiro das bebidas. Um ponto positivo fica por conta da durabilidade e resistência da jarra de plástico, visto que essa matéria-prima dificilmente se quebra.

Ao optar entre essas duas opções é importante analisar qual se adequa melhor a sua necessidade. Se o que você busca é um produto mais sofisticado e bonito, então a jarra de vidro é a melhor. Por outro lado, quem quer pagar pouco deve investir nos modelos de plástico.

Jarra de vidro Jarra de plástico
Capacidades Diversas Diversas
Tipo de bebida em que pode ser usada Quentes ou frias Preferencialmente frias
Principais vantagens É mais sofisticada e não fica com cheiro Possui valor baixo e boa resistência
Principais desvantagens É mais cara Pega cheiro e tem aparência mais simples

O que é melhor: Adquirir a jarra de vidro individual ou em conjunto?

É muito comum que a jarra de vidro seja comercializada em conjuntos que acompanham copos com o mesmo design. Essa é uma opção bastante viável para montar uma mesa completa usando produtos iguais.

Existe também a opção de comprar esse produto individualmente. Nesse caso a jarra é vendida por unidade e há diversos modelos que podem ser escolhidos.

Não há regras sobre qual versão escolher e uma boa forma de decidir é analisando o seu gosto e também o que você precisa.

A jarra em conjunto costuma custar mais, porém leva-se para a casa mais itens e é possível montar uma mesa quase que completa.

A opção individual é mais em conta e dependendo do modelo consegue ser combinada com copos que já se possui.

Quanto custa e onde comprar uma jarra de vidro?

A jarra de vidro pode ser adquirida em praticamente todas as lojas que vendem utensílios para casa e cozinha. É possível fazer essa compra em estabelecimentos físicos ou online como Amazon, Preçolândia, Etna e Americanas.

O valor da jarra de vidro é bastante variável. Existem opções a partir de R$9 e as mais caras podem chegar até cerca de R$680, em média.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de jarra de vidro

A jarra de vidro pode ser um produto muito útil no seu dia a dia. Mas se você está pensando em comprar uma dessas saiba que é importante escolher com cautela. Para te ajudar com isso separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração nessa hora.

Abaixo você encontra mais detalhes sobre esses critérios.

Capacidade

No quesito capacidade a jarra de vidro não deixa a desejar e é confeccionada em uma boa variação de tamanhos. Com isso, existem opções que podem receber entre 500ml e 2 litros de qualquer bebida.

As versões menores são uma boa opção para bebidas quentes, pois elas esfriam com mais facilidade.

Os modelos de jarra a partir de um litro são os mais versáteis e uma excelente escolha. É possível colocar neles uma boa quantidade de bebida e assim servir várias pessoas. Essas opção são as melhores para águas, sucos e até mesmo refrigerantes que são servidos gelados.

Na foto uma jarra de vidro ao lado de uma garrafa e uma taça em frente a uma piscina.

Quanto maior for a jarra mais bebida pode ser colocada dentro dela e mais pessoas serão servidas. (Fonte: Sebastian Coman Photography/ Pexels)

Com tampa ou sem

Muitas jarras de vidro são confeccionadas com uma tampa que pode ter duas finalidades. Uma delas é a de manter as bebidas aquecidas por mais tempo e a outra é a de não deixar cair gelo ou qualquer componente além da bebida dentro do copo.

Com isso, dependendo do tipo de bebida a ser servido o ideal é adquirir um modelo de jarra com tampa.

Dessa forma, se você gosta de consumir bebidas quentes e quer uma jarra para isso aposte nelas. O mesmo vale para águas saborizadas, que precisam ser mantidas fechadas.

Além disso, essa tampa pode ser confeccionada em plástico ou vidro. As versões em plástico são mais simples, porém funcionam bem. Já os modelos de jarra com tampa em vidro são mais sofisticados e clássicos.

Cor

O vidro é uma matéria-prima normalmente incolor e transparente, mas que pode receber diferentes colorações. Graças a isso, existem diversos modelos de jarra de vidro coloridas.

A versão transparente é a mais versátil e pode ser usada em qualquer estilo de decoração. Ela também é boa porque é possível visualizar sem dúvidas o que está em seu interior, evitando erros no momento de servir.

Mas os modelos coloridos também possuem seus pontos positivos e quando combinados com os copos criam uma aparência toda diferenciada para a mesa.

Na foto uma mesa posta com suco, geleias, frutas e outros itens.

A jarra de vidro transparente é muito versátil. (Fonte: stevepb/ Pixabay)

Espessura do vidro

Todo mundo sabe que o vidro pode quebrar se cair ou sofrer um choque com outro objeto. Essas são características comuns desse material.

Porém, existe um detalhe que pode deixar o vidro mais ou menos resistente e esse é a sua espessura. Dessa forma, no momento de escolher uma jarra desse tipo é importante levar em consideração quão fino ou grosso é o vidro dela.

Existem jarras que são bastante delicadas e é possível visualizar isso a partir do toque e do seu peso. Essas opção requerem um maior cuidado no manuseio, visto que qualquer choque pode causar a sua quebra.

Por outro lado, há jarras que são mais pesadas e fortes. Essas são feitas com um vidro mais grosso que aumenta a sua resistência e também a sua durabilidade. Por isso, são a melhor escolha.

(Fonte da imagem destacada: Санжар Саиткулов/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.