Três jogadores de vôlei usando joelheira.
Ultima atualização: 31 de julho de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

43Comentários coletados

Bem-vindo (a) ao ReviewBox Brasil, o melhor Guia de Compras da internet! Hoje é dia de falar sobre joelheira. As informações a seguir servem para compradores especialistas ou que não sabem nada do assunto.

Os avanços da tecnologia e das concorrências do mercado evoluíram bastante as características das joelheiras. Hoje existe um produto perfeito para cada situação, desde proteger contra as lesões musculares até para ajudar nos tratamentos.

Se você comprar a joelheira diferente da sua necessidade de uso a compra não vai ser uma boa experiência. Então, para evitar este problema, conheça tudo o que os clientes devem saber antes de comprar as joelheiras. Basta seguir com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • Quem busca produtos para tratamentos musculares pode escolher as produções que podem aquecer rápido. Com este calor nos músculos a recuperação acontece com mais rapidez.
  • Evite comprar as joelheiras que são do tamanho incorreto. Antes de fazer a sua compra procure medir com uma fita métrica a circunferência de seu joelho.
  • A grande parte das joelheiras no varejo possui dois objetivos. O primeiro é proteger contra as lesões. O segundo é ajudar no tratamento das contusões nos joelhos.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores joelheiras

Existem diversas variações de joelheiras. Antes de comprar o produto online ou nas lojas físicas procure saber para qual tipo de atividade serve a joelheira. Agora, fique com o ranking das melhores, em seguida, descubra todas as informações para escolher a joelheira certa para você.

1° - Joelheira de proteção Carbografite

Quando se trata de joelheira de proteção no contato do joelho com o solo a marca Carbografite é referência. Este é um produto acolchoado, flexível e que não atrapalha o desempenho no trabalho.

Graças a este modelo os profissionais asseguram a defesa contra as lesões no joelho ao instalar pisos. O acessório possui uma engenharia que oferece total proteção nos contatos com os solos irregulares ou ásperos.

Esta produção possui 100 gramas, não pesa ou cansa os joelhos, mesmo se o produto for usado todos os dias. Na composição do item há velcro, borracha e plástico industrial com resistência acima da média.

2° - Joelheira de vôlei Mizuno

Este é um produto importado que está nos joelhos dos jogadores das principais equipes na Superliga Brasileira de Voleibol. Esta produção ajuda atletas a alcançarem os melhores desempenhos em quadras ou praias, com menos riscos de lesão.

É uma versão unissex disponível em diferentes tamanhos, até mesmo ao público infantil. Na estrutura há materiais reforçados como elastano, raiom (seda artificial) e poliéster, uma combinação que garante mais a durabilidade.

De acordo com especialistas no mundo esportivo esta joelheira é a que melhor se adequa aos movimentos do corpo. Usando este modelo os atletas têm a certeza de que possuem segurança e conforto em cada jogada.

3° - Joelheira crossfit Pood Fitness

Quem gosta de crossfit deve usar este produto. É um acessório com elasticidade que protege as pessoas das lesões musculares. O segredo do sucesso deste produto no mercado nacional e internacional está nos 5 mm de espessura de neoprene. Desta forma você pode ter mais segurança em movimentos com cargas ou agachamentos.

Este é um modelo profissional usado inclusive por atletas olímpicos em provas de levantamento de peso. Esta versão possui a garantia de 3 meses contra os problemas de fábrica.

Guia de Compra

Não importa o motivo de uso, há uma joelheira certa para você. E é importante estar atento a isso para não comprar o modelo errado e não ter bons resultados. Como você viu no ranking acima, elas apresentam diferentes características.

Vamos entender mais sobre as diferenças entre as joelheiras? Siga lendo e saiba comprar a sua ao fim desse Guia de Compra.

Imagem de 4 meninas jogando volei em quadra.

A joelheira é um acessório muito comum em diversas práticas esportivas. (Fonte: dotshock / 123RF)

O que é joelheira e quais são os benefícios do produto?

As joelheiras são acessórios esportivos que funcionam como equipamentos de prevenção. Atletas amadores ou profissionais usam este produto para tentar diminuir as chances de contusões ou a gravidade das lesões.

Uma joelheira trabalha para defender os ligamentos dos joelhos, que são partes bastante sensíveis do corpo humano.

Algumas lesões sérias nos ligamentos cruzados dos joelhos podem tirar uma pessoa de circulação por vários meses. Por este motivo que as joelheiras estão presentes em diferentes esportes.

O uso de joelheiras maiores e um pouco mais elásticas também é comum entre atletas que se recuperam das contusões. Com este acessório você pode participar dos primeiros treinos pós-lesão.

Ao usar esta joelheira é possível se precaver de alguns problemas articulares como sinovites e tendinites.

Quando devo usar uma joelheira?

Em algumas atividades fitness você não precisa usar joelheira. É necessário utilizar o produto apenas se o exercício envolve o uso de bastante força nos joelhos.

Normalmente, as joelheiras servem mais para defender os joelhos não jovens ou que se recuperam de lesões.

Porém, algumas versões servem para a proteção, não importando a idade ou as condições dos joelhos, por exemplo, joelheiras de goleiro e joelheira de proteção para trabalhadores.

Mulher atleta de handebol arremessando a bola.

Em esportes de impacto, como handebol, a joelheira é indispensável. (Fonte: Val Thoermer / 123rf)

Há exercícios de dança e algumas práticas esportivas funcionais que deixam o joelho mais vulnerável em cada movimento. Nestes casos o uso de joelheira é indispensável.

Atualmente existem diversos esportes que exigem uma boa joelheira para serem praticados com segurança: corrida, caminhadas, atletismo, exercícios com peso pesado na academia, tênis, crossfit, futebol de salão, futebol americano, basquete, baseball, softbol, hóquei, volëibol e golfe.

As joelheiras modernas possuem materiais resistentes e elásticos para permitir a movimentação dos joelhos sem lesioná-los. O peso da joelheira pode ir de 50 g a até 600 g. A grande parte das versões atuais é unissex.

Quais os principais tipos de joelheira?

Conhecer os principais tipos de joelheiras no mercado é o primeiro passo do sucesso nas compras. Elas podem ser de compressão, proteção ou específicas para alguns esportes. Confira abaixo as características de cada uma delas:

  • Joelheira de compressão: É um produto articular, ou seja, que permite o movimento confortável nos joelhos. Uma produção usada por pessoas que se recuperam de lesões e recomeçam a vida esportiva com treinos leves. O nome “compressão” quer dizer que a joelheira pode aquecer os músculos. Por causa disto há melhora na circulação sanguínea e no tratamento das lesões.
  • Joelheira de proteção: Possui uma estrutura que protege os joelhos no contato com o solo. É um produto muito usado nas indústrias e na construção civil. As versões mais baratas possuem plástico como principal material.
  • Joelheira de vôlei: É um modelo que serve para proteger os ligamentos. Protege o joelho tanto nos movimentos de impulsão para os saltos como também no impacto gerado pelos pés na quadra.
  • Joelheira de crossfit: É uma estrutura que possui uma proteção superior para a rótula do joelho e aos ligamentos. Algumas versões custam um pouco mais caro, mas este é o preço a pagar por este produto super protetor.
  • Joelheira de goleiro: Na prática é outro tipo de joelheira de proteção, com materiais um pouco mais nobres. Um produto durável e leve para não atrapalhar os movimentos nos jogos.
  • Joelheira de corrida: É um produto que protege as articulações e diminui as dores do joelho nas provas mais longas.

Descubra na tabela abaixo as vantagens e desvantagens de usar uma joelheira:

Vantagens
  • Preços baixos
  • Melhora o desempenho no esporte
  • É leve e protege o joelho contra as lesões e o impacto
Desvantagens
  • Menos conforto na prática esportiva
  • Menos liberdade para as articulações
  • Protege apenas o joelho

As variáveis da joelheira: Qual o modelo certo para mim?

Antes de comprar a joelheira veja que existem diferentes formatos e materiais. Escolha uma opção correta de acordo com os seus objetivos esportivos.

A joelheira clássica é o formato mais tradicional e antigo do produto. As novas versões são confortáveis. Servem para proteger o joelho dos contatos direto com o solo. Esta opção é usada por goleiros, instaladores de pisos e trabalhadores da indústria.

A joelheira elástica serve para gerar mais liberdade aos movimentos do joelho saudável. Utilizada por muitas pessoas que praticam exercícios de nível médio nos ginásios esportivos. Uma opção para jogadores (as) de basquete ou corredores (as).

Já a joelheira funcional é a escolha para atletas que estão em reabilitação. Além de proteger também ajuda para você realizar treinos leves sem prejudicar a lesão no joelho.

Diferente das faixas elásticas que quase sempre presente nos joelhos dos melhores levantadores de peso profissionais. É uma estrutura para se proteger das lesões que ocorrem pelos agachamentos ou por levantamento de cargas pesadas.

Existem ainda as joelheiras lisas e com orifício, que são usadas para a prevenção e aos tratamentos de lesões leves. Indicadas para tratar tendinite, distensões, contusões e entorses.

Outro ponto indispensável que você precisa levar em conta é o tamanho da joelheira. Para saber qual é o melhor tamanho de joelheira você deve antes medir com uma fita métrica. Faça a medição a 10 centímetros acima do joelho.

O valor do resultado da medição em centímetros é o mesmo que deve ser considerado para o tamanho da joelheira.

Algumas joelheiras elásticas possuem este padrão de medida:

  • Grande: Pode ir de 48 centímetros a até 54 centímetros;
  • Média: Pode ir de 43 centímetros a até 48 centímetros;
  • Pequena: Pode ir de 36 centímetros a até 43 centímetros.

Você está na dúvida se vale a pena comprar uma joelheira de proteção ou uma joelheira elástica? Então, encontre a melhor resposta ao ver a tabela comparativa abaixo:

Joelheira de Proteção Joelheira Elástica
Indicada para Proteger o joelho dos impactos com o solo Proteger os ligamentos dos joelhos em atividades esportivas
Tamanho Menor Maior
Peso Mais pesado Mais leve

Quanto custa?

O tipo de joelheira, a marca, o peso e os materiais na composição são os fatores que mais interferem no preço. Estes produtos são vendidos por unidade. Mas, se você quiser comprar o par pode conseguir algum tipo de desconto.

No varejo, os valores da uma joelheira podem ir de R$ 30 a até R$ 600. Lembrando que na internet é possível pagar mais barato e ter disponível um número superior de produtos e marcas.

Onde comprar?

Opções de lojas para você comprar pessoalmente são Bayard, Americanas, Centauro, Droga Raia e Drogasil.

Se não há nenhuma dessas lojas na sua cidade, procure em lojas esportivas. Há também opções de lojas para você comprar na internet, como a Amazon, Mercado Livre, Netshoes e Ortoponto.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de pesquisar os melhores preços vale a pena comprar na Amazon. Nesta loja virtual há bastante variedades de tamanhos, cores e tipos de joelheiras.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de joelheira

Se você não quer cair nos velhos papos de vendedores (as) analise as ofertas com cuidado. Durante as suas observações não se esqueça de também levar em conta estes 4 fatores:

  • Materiais
  • Cores
  • Tamanho
  • Garantia

Agora é hora de conhecer cada um destes pontos com mais detalhes:

Materiais

As joelheiras de plástico ou de produtos têxtil sem muita qualidade não duram por muito tempo. Por outro lado, as produções emborrachadas que têm fibras metálicas, silicone e neoprene são mais resistentes.

O ideal é você escolher um material que te deixe confortável e, preferencialmente tenha maior durabilidade.

Além do material, vale conferir o acabamento da costura também. Joelheiras mal costuradas podem rasgar ou soltar o fecho, de velcro, por exemplo, com facilidade.

Imagem de mulher agachada jogando softbol.

Crianças também devem usar joelheira quando praticam esportes. (Fonte: KeithJJ / Pixabay)

Cores

Produtos com uma ou duas cores são mais baratos do que as joelheiras personalizadas de diversos tons.

Normalmente é comum pensarmos na joelheira preta, aquela tradicional. Mas, você pode usar desse acessório com mais estilo e até mesmo combinar com seu uniforme de jogo.

Se você é mais descolado, opte por versões coloridas. Inclusive há diversos modelos estampados que podem dizer muito sobre o seu estilo.

Tamanho

Compre uma joelheira do tamanho certo. O acessório não pode ser maior ou menor. Produtos que não se encaixam nos joelhos com perfeição jamais funcionam para tratamentos ou proteção contra lesões.

Nós já mencionamos aqui, mas vale lembrar que joelheiras de tamanho grande podem ir de 48 centímetros a até 54 centímetros, as médias de 43 centímetros a até 48 centímetros e as pequenas de 36 centímetros a até 43 centímetros.

Se puder, vá até uma loja física, prove o modelo e busque pela joelheira em uma loja online para garantir melhores ofertas. Se o seu médico ou treinador indicou um tamanho e modelo específico, fica ainda mais fácil comprar online.

Imagem de pessoas andando de patins.

A joelheira deve ser do tamanho certo e adequado para seu corpo. (Fonte: tassilo111 / Pixabay)

Garantia

Se o produto não tem pelo menos 90 dias de garantia de fábrica você deve ligar o sinal de alerta. Isto pode acontecer por 3 razões:

  • A joelheira é pode ser falsa;
  • O produto pode ser usado;
  • O modelo pode ser roubado.

Exija sempre nota fiscal ao comprar a sua joelheira e priorize aquelas que os fabricantes oferecem no mínimo 3 meses de garantia. Garantias maiores são ofertas melhores ainda. Em caso de danos por defeito de fabricação você poderá solicitar pela troca do produto.

(Fonte da imagem destacada: KeithJJ / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Andrey Duarte Educador Físico
O sonho de ser jogador profissional de futebol foi abandonado aos 21 anos, mas isso não fez com que Andrey se afastasse do esporte. Professor de educação física, hoje ele passa seu tempo livre pesquisando e compartilhando conhecimento sobre as mais diferentes modalidades esportivas.