Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

27Horas investidas

5Estudos avaliados

84Comentários coletados

Nós sabemos que as joelheiras se tornaram uma ferramenta essencial no esporte e um suporte indispensável na medicina; hoje existem muitas marcas e modelos, com características para cada ocasião. Nós não queremos apenas lhe dar os detalhes técnicos, mas queremos que você conheça as características e fatores que são fundamentais ao escolher o joelheira ideal para você, pois sua saúde física dependerá disso.

Nós queremos lhe dar a melhor opção ao escolher a joelheira que você precisa ou está procurando fazer seus esportes favoritos com a melhor proteção ou para corrigir problemas ortopédicos. Além disso, nós lhe daremos as características das melhores joelheiras que você pode encontrar no mercado.




O mais importante

  • O joelheira é uma peça de vestuário que cobre o joelho e parte das articulações, além das partes macias, dando calor ao músculo e apoio às articulações, é muito vantajoso para artistas que querem evitar lesões ou pacientes com lesões ortopédicas.
  • Antes de começar a usar um joelheira, é sábio visitar um especialista que recomendará o ideal para cada caso, já que existem aparelhos esportivos e ortopédicos para o joelho, que têm diferentes funções e vantagens.
  • Os aspectos mais importantes para adquirir o joelheira que melhor se adapta às nossas necessidades e gostos, desde obter o tamanho certo, a utilidade e os materiais de fabricação, até o estilo de nossa preferência e as ações que se aplicarão sobre a rótula.

Joelheiras: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre joelheiras

Podemos pensar que comprar uma joelheira é uma questão de ir à loja e escolher a mais estética ou econômica, mas há vários aspectos a serem levados em conta que não devemos desconsiderar, pois podemos colocar nossa saúde em risco e nos expor a lesões. É por isso que queremos fornecer as ferramentas necessárias para que você possa escolher o joelheira ideal.

Na área de segurança industrial também é comum, em alguns casos, o uso de joelheira como acessório de proteção industrial. (foto: Voltamax / pixabay.com)

O que são joelheiras e que vantagens elas oferecem?

A joelheira é um produto ortopédico cuja finalidade é proteger, e prevenir ou aliviar lesões no joelho; existem diferentes tipos de joelheiras dependendo do caso que as requer e deve ser dada atenção especial a cada detalhe, uma vez que o uso de uma joelheira inadequada pode piorar uma situação inicial.

Sua principal vantagem é que permite que esportistas e atletas realizem exercícios de alto impacto prevenindo lesões específicas, da mesma forma, alivia a dor de pessoas que sofreram traumas ortopédicos pelas diferentes razões que podem causá-los.

Esta ferramenta medicinal exerce ações sobre o joelho dependendo do tipo de joelheira, a maioria deles realizam diferentes ações combinadas, por isso o ideal é fazer um estudo detalhado para ver qual é o mais conveniente de acordo com o nosso caso.

Pode ser considerado uma peça de vestuário, pois cobre uma parte do corpo, por isso a estética e a moda devem ser levadas em conta na escolha do ideal.

Vantagens
  • Proporciona calor às articulações
  • Tem uma ação compressiva, estabilizadora e balanceadora
  • Proporciona uma sensação de bem-estar e segurança
  • Protege as articulações e as partes macias.
Desvantagens
  • Pode causar lesões se não for usado corretamente
  • Pode causar desconforto dependendo do design
  • Pode ser desconfortável ou pesado dependendo do design.

Esportes e joelheiras ortopédicas - A que você deve prestar atenção?

Atualmente existe uma grande variedade de joelheiras, dependendo do uso que queremos ou precisamos; são feitas de diferentes materiais e realizam diferentes ações no joelho. Os joelheiras mais conhecidos são os esportivos e ortopédicos, embora haja também uma combinação de ambos.

Joelheiras esportivas: No esporte elas foram incorporadas como um elemento de segurança e proteção. Em muitos casos, dependendo do treinamento, eles também funcionam como uma ajuda terapêutica para os atletas durante o período de reabilitação ou permanentemente sob recomendação de um especialista. Seu uso é muito importante para cuidar e proteger as articulações e partes moles, mas também para aumentar o desempenho do atleta, pois eles podem fazer mais esforço com menos risco de sofrer uma lesão física.

A cinta ortopédica para o joelho: Ajuda na reabilitação após lesões específicas no joelho, também para aliviar problemas ortopédicos persistentes e para curar dores ou facilitar o movimento do joelho. Estes podem ser classificados em diferentes tipos: joelheira fechada, joelheira aberta, joelheira com apoio lateral, joelheira com ajuste de velcro, joelheira de flexão-extensão, joelheira de flexão e imobilização.

Joelheira fechada: Estas próteses são recomendadas para tendinites, inflamações e processos pós-operatórios.

Joelheira aberta: São ideais para lesões patelares, condropatia patelar ou osteoartrose. Eles fazem um reforço superior na patela, facilitando e ajudando na localização da mesma, mantendo-a no lugar.

Joelheira com apoio lateral: Estas chaves de joelho têm barras articuladas ou talas nos lados do joelho para evitar movimentos bruscos e obter uma rápida melhora da lesão.

Telas de joelho com ajuste de velcro: Estas chaves de joelho têm a particularidade de serem capazes de ajustar a ação compressiva no joelho, são excelentes para processos inflamatórios.

Telas de joelho flexo-extensionais: Estas chaves de joelho vêm com barras articuladas e também com velcro ajustável para um ajuste mais rápido no joelho e limitar o movimento do mesmo.

Flexion joelho: Estes joelheiras são recomendados para uso apenas sob a supervisão de um especialista, pois consistem de duas talas flexíveis que são colocadas na parte de trás da coxa e na frente do joelho. Limitando o movimento do joelho, sem reduzir muito nossa capacidade de movimentação.

Imobilização da cinta do joelho: Possuem uma série de cintas de velcro, hastes e talas que limitam o movimento do joelho. Essas próteses de joelho são indicadas para lesões graves no joelho que requerem manter o joelho em uma posição.

Esportes Ortopedia
Usar Preventivo, performance Ortopedia e reabilitação
Ação sobre o joelho Compressivo Compressivo, estabilizador e balanceador
Características Elástico, respirável e compressivo Depende das recomendações do especialista

Como surgiu o aparelho de joelho?

Existem registros da época medieval de uma espécie de joelheira feita de metal para proteger os cavaleiros durante batalhas e combates.

Assim eles continuaram a ser usados até que começaram a ter um uso esportivo ou ortopédico e curativo para prevenir ou aliviar lesões nos joelhos.

Quanto custam as joelheiras?

Joelheiras estão disponíveis em uma variedade de formas, tipos e com diferentes utilidades, e assim como há alterações no produto, também em seus preços, assim podemos encontrar uma grande diversidade de custos dependendo do design e do local onde vamos adquiri-las.

A joelheira é usada para alinhar e manter as articulações no lugar, melhorando assim qualquer lesão existente. Deve ser recomendado por um especialista. (Foto: Sergey Ryzhov / 123rf.com)

Critérios de compra: Fatores que permitem comparar e classificar diferentes modelos de joelheiras

É muito importante levar em conta o que você quer especificamente para a joelheira. Se for para proteção, prevenção, tratamento de uma lesão ou por recomendação de um especialista para aumentar nosso desempenho em um esporte específico.

Além do seu uso, você deve conhecer diferentes fatores e características que lhe permitirão saber o que você precisa saber sobre as joelheiras para comparar e escolher uma específica de acordo com seu caso; estas são:

Tamanho da joelheira

O tamanho da joelheira é um fator importante a ser levado em conta ao comprar, uma vez que adquirir um tamanho inadequado pode reduzir a circulação ou perder sua ação compressiva sobre a articulação.

Para escolher o tamanho certo, devemos tomar uma fita métrica flexível e medir o perímetro do joelho. Caso você não tenha uma fita métrica flexível, você pode usar uma fita de tecido, colocá-la no perímetro e usá-la como referência.

As joelheiras esportivas protegem os atletas de lesões. (foto: KeithJJ / Pixabay.com)

Materiais de fabricação

Atualmente um dos componentes mais utilizados na elaboração das joelheiras é o neoprene, que não é mais do que uma borracha sintética na forma de látex flexível e muito resistente que é utilizada para elaborar uma diversidade de artigos entre eles as joelheiras.

É por essa razão que devemos levar em conta entre outras variáveis que as vantagens representam que nossas joelheiras têm ou não neoprene.

joelheira com neoprene Joelheira sem neoprene
Útil em lesões meniscais, artrite e reuma Dá calor
Proporcionam calor São muito mais baratos
Melhor ajuste Exercem pressão ou ação compressiva
Evitam umidade Tendem a manter a umidade

Função da joelheira

Se a joelheira direita não for usada, por mais simples que pareça, ao invés de reabilitar ou curar uma lesão, se ela existe, pode piorá-la a níveis catastróficos, então precisamos conhecer as ações que estes exercem sobre o joelho para conhecer o ideal para o nosso caso:

A ação compressiva: Fornece calor e exerce pressão sobre o joelho. Quase todos os aparelhos para o joelho exercem essa ação, pois é a mais simples.

A ação estabilizadora: Esta é a mais comum em aparelhos ortopédicos para o joelho, mas seu uso no esporte não está descartado. Seu uso é para estabilizar ou limitar o movimento do joelho, é usado sob a supervisão de um especialista.

A ação de equilíbrio: Tem um buraco no meio, ao redor da rótula, que o mantém no lugar e massageia as áreas macias do joelho.

Os aspectos mais importantes da aquisição do joelheira que melhor se adapta às suas necessidades e gostos vão desde a obtenção do tamanho certo, utilidade e materiais de fabricação.
(Foto: Udo Herrmann/ 123rf.com)

(Foto da imagem em destaque: Bekkers/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas