Ultima atualização: 26 de junho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

55Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você trabalha com reparos, consertos ou manutenções, sabe da importância de ter ferramentas de qualidade. Um jogo de chaves combinadas é capaz de te ajudar em muitas situações e ganha pontos pela versatilidade e durabilidade que oferece.

Nesse artigo, vamos falar sobre os porquês da chave combinada ser uma ferramenta tão importante, as vantagens de ter um kit de ótima qualidade, tudo o que você pode fazer com ela e como comprar os melhores exemplares disponíveis. Fique conosco para saber o que é necessário e elevar o nível de seu trabalho!




Primeiro, o mais importante

  • Chaves combinadas são importantes ferramentas para profissionais que trabalham em oficinas, indústrias, reparos de eletrodomésticos e várias outras áreas.
  • Você irá encontrar jogos de chaves combinadas com desde três até quinze peças. Quanto maior esse número, maior também a versatilidade.
  • Opte por um jogo de chaves combinadas com material de qualidade, bom acabamento e uma forma fácil de armazenamento e transporte.

Você também pode gostar:

Os melhores jogos de chaves combinadas: Nossas recomendações

Um jogo de chave combinada precisa ser durável, robusto e conter peças capazes de ajudar em várias situações. Nós testamos modelos à venda no Brasil e selecionamos alguns dos melhores para te apresentar:

O jogo de chaves combinadas para profissionais

Quem trabalha na área de reparos sabe que as ferramentas Stanley estão entre as melhores disponíveis. Com o jogo de chaves combinadas, não é diferente. São doze unidades que variam entre 6 e 22 milímetros no diâmetro das bocas. As tecnologias especiais, como a exclusiva Maxi Drive, fazem toda a diferença.

O melhor custo-benefício

Quer pagar pouco em um kit de qualidade elevada? A Eda, tradicional marca de ferramentas, tem o que você procura: Um jogo de chaves combinadas com dez peças entre 6 e 17 milímetros, todas resistentes e duráveis. Junto, você ainda ganha um estojo para armazenamento e transporte.

Um conjunto completo de chaves combinadas

Se o que você procura é um kit absolutamente completo de chaves combinadas, a escolha certa é esse da Tramontina. São nada menos do que dezessete peças entre 6 e 22 milímetros. Elas possuem excelente ergonomia com pescoço longo e abertura calibrada. O acabamento cromado aumenta muito a durabilidade.

Guia de compra

Tem dúvidas sobre se precisa comprar um jogo de chaves combinadas e como escolher o melhor modelo?

Não se preocupe! Estamos no guia de compra, o setor de perguntas e respostas do nosso artigo!

Imagem mostra um mecânico usando uma chave combinada.

Chaves combinadas são muito usadas em oficinas. (Fonte: Joenomias/ Pixabay.com)

O que são chaves combinadas e para que elas servem?

No ramo de serviços de reparos e nas indústrias, é muito comum o uso de chaves. Elas podem ter formatos variados, mas dois dos encontrados com maior frequência são os de boca, aberto na extremidade, e os estrela, totalmente fechados.

Uma chave combinada mistura esses dois tipos comuns: É formada por uma haste com duas pontas, uma no formato de chave de boca, outra de chave estrela.

Tanto chaves estrela como chaves de boca são indicadas para apertar ou afrouxar parafusos e porcas que tenham formato quadrado ou sextavado. A primeira é de uso específico, indicada para acessórios com seis pontas, enquanto a segunda é mais livre, já que é aberta e fácil de encaixar.

Uma chave combinada, portanto, é garantia de versatilidade e de ajuda para a realização de serviços variados.

foco

Você sabia que as marcações dos tamanhos da chave são em relação à maior usada antigamente, no caso, com diâmetro de 26,4 milímetros? A maioria das marcas usa frações desenhadas em cada peça indicando a medida através desse sistema. Uma chave ¾, por exemplo, mede 19 milímetros.

Quais as vantagens de ter um jogo de chaves combinadas?

Uma chave combinada já é uma mão na roda para reparos domésticos e trabalhos industriais pela sua versatilidade. Um jogo, por oferecer diversos tamanhos, apenas potencializa essa vantagem.

Chaves combinadas são excelentes para porcas e parafusos sem fenda.

Se você trabalha com automóveis, reparos de máquinas e eletrodomésticos ou simplesmente com questões domésticas simples, é indispensável o jogo de chaves combinadas. Isso porque será comum encontrar porcas e parafusos sem fenda que podem ser apertados apenas com essas ferramentas.

Como o preço de um jogo de chaves combinadas não é elevado e a durabilidade é alta, não é possível depender do azar: Ter uma sempre ao seu alcance, dentro da sua maleta, facilita muito o serviço.

Para quem faz apenas os consertos dentro da própria casa, encontrar parafusos sem fenda é mais difícil. Nesse caso, só recomendamos o jogo de chaves combinadas para quem realmente mexe com ferramentas por hobby.

Veja na tabela a seguir as vantagens e desvantagens de um jogo de chaves combinadas:

Vantagens
  • Indispensável para algumas profissões e áreas de trabalho
  • Costuma ter bastante durabilidade
  • É fácil de transportar e armazenar
  • O uso é muito simples
Desvantagens
  • Raramente será usado em um ambiente doméstico comum

Quais profissionais usam chaves combinadas?

Mas, afinal, em quais áreas de serviço é mais necessário o jogo de chaves combinadas? Vamos conferir uma pequena lista:

  • Auto mecânica e indústria automobilística: Muitas peças de automóveis são presas por parafusos quadrados ou sextavados e sem fenda. Chaves de boca e estrelas são muito usadas nessas áreas, tornando-se fundamentais em uma oficina, indústria, ferro velho ou outro estabelecimento que lide com veículos.
  • Conserto de eletrodomésticos e máquinas: Se o seu serviço é relacionado com consertos e reparos em eletrodomésticos e máquinas, também precisará de chaves combinadas. Os parafusos usados nesse tipo de objeto pedem por tais ferramentas.
  • Faz-tudo: Profissionais que trabalham com todos os tipos de reparos precisam ter o maior número possível de ferramentas. Como eles nunca sabem o que irão encontrar, devem estar prontos para o que der e vier.

Recomendamos também que motoristas que viajam muito tenham essas ferramentas no carro, já que nunca se sabe se haverá problemas na estrada.

Chave fixa, chave combinada ou chave articulada?

Como saber qual é o tipo de chave mais indicado para você? São muitas as possibilidades disponíveis e decidir o que comprar pode ser bastante confuso.

As chaves fixas são aquelas que têm apenas uma ponta, ou seja, são de boca ou estrela. Elas têm a grande desvantagem de não poderem realizar duas funções, ao contrário das combinadas, sem serem mais baratas. É mais difícil encontrá-las justamente por isso.

Ao contrário, chaves articuladas podem ser muito úteis. Elas possuem catracas nas pontas, permitindo o deslocamento lateral das entradas, que podem ser de boca, estrela, ou de outros tipos. Com isso, têm alcance a lugares mais difíceis ou apertados e realizam trabalhos em ângulos específicos.

Como são mais caras e raramente são vendidas em kits, as chaves articuladas são mais difíceis de serem encontradas nas maletas dos trabalhadores. Porém, nós recomendamos que você possua pelo menos uma junto com o seu kit de chaves combinadas.

Veja na tabela abaixo a comparação entre esses tipos de chaves:

Chaves fixas Chave combinada Chave articulada
Formato Têm apenas uma ponta, que pode ser de boca, estrela ou outras Possui duas pontas, uma de boca e uma estrela Possui catracas que permitem a movimentação das pontas
Diferencial Formato tradicional de chave, muito usado antigamente Muito mais versátil por ter diferentes pontas A articulação facilita o trabalho em lugares apertados e ângulos estranhos
Quando comprar Se fizer apenas um tipo de trabalho e gostar do tipo específico de chave Quando precisar constantemente fazer serviços com chaves Quando sabe que faz trabalhos em ângulos difíceis ou locais apertados

Quanto custa e onde comprar um jogo de chaves combinadas?

O preço de um jogo de chaves combinadas varia de acordo com a quantidade de peças, o material e as tecnologias extras. Você poderá encontrar modelos desde cerca de R$ 25 que já possuem bastante qualidade, mas há alguns excepcionais que chegam a valores próximos a R$ 120.

Lojas de ferramentas ou de artigos gerais para a casa são os melhores lugares para encontrar um jogo de chaves combinadas. Você também pode fazer a sua compra pela internet: Recomendamos a Amazon brasileira, mas Amazon internacional e Mercado Livre são boas opções.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um jogo de chaves combinadas

Como decidir qual jogo de chaves combinadas comprar? Para te ajudar com essa dúvida, selecionamos quatro critérios técnicos:

Abaixo, você conhece mais sobre cada um deles!

Material

Sempre há muita importância na qualidade dos materiais das ferramentas. Afinal, você com certeza quer que elas tenham uma enorme durabilidade!

No caso das chaves combinadas, o ideal é procurar por modelos de aço cromo vanádio ou aço carbono. As primeiras levam um pouco de vantagem, mas a diferença não é grande. Escolha aquelas com acabamentos especiais que tornam a ferramenta resistente à ferrugem.

Imagem mostra várias ferramentas, incluindo chaves combinadas de aço cromo vanádio.

Chaves combinadas de bons materiais têm durabilidade acima da média. (Fonte: falconp4/ Pixabay.com)

Número de peças no kit

Em um kit de chaves combinadas, cada peça tem uma medida específica e é ideal para um determinado tamanho de parafuso. Portanto, quanto mais peças existirem, mais versátil e útil será o conjunto.

As chaves de um jogo costumam ter entre 6 e 24 milímetros.

A medição é feita pelo diâmetro das pontas, tanto no lado com a entrada de boca, como no da estrela. É comum que haja peças entre 6 e 24 milímetros, mas eventualmente algumas maiores podem ser encontradas.

Você irá perceber que a maior variação é justamente dentro do espaço entre 6 e 24 milímetros. Um kit com poucas peças pode ser ideal para trabalhadores de uma única área, mas quando há muita variação no tipo de parafuso encontrado, é bom ter um jogo mais completo.

Transporte e armazenamento

Todo conjunto de ferramentas precisa de alguma forma fácil de transporte e armazenamento. Tanto para levá-lo com você ao trabalho, como para guardá-lo em casa, é indispensável um acessório não o deixe solto, impedindo assim possíveis perdas ou danos.

Se um jogo de chaves combinadas contar com uma maleta ou estojo para transporte e armazenamento, ela sai em vantagem!

Custo-benefício

Para encontrar o custo-benefício de qualquer conjunto de ferramentas, é preciso dividir o preço total pela quantidade de unidades. Assim, você saberá o quanto está pagando por cada peça e terá uma ideia melhor sobre se a compra vale a pena ou não.

Há jogos de chaves combinadas com entre três e quinze peças. A princípio, o primeiro pode parecer mais interessante, mas após as contas, é possível que seja bem mais caro que o outro. Dividindo, você encontra a melhor situação para investir o seu dinheiro!

(Fonte da imagem destacada: Diermaier/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.