Imagem mostra um tabuleiro com peças de jogo de damas distribuídas.

Olá! Bem-vindo a mais um artigo do ReviewBox Brasil. Jogos de tabuleiro sempre foram considerados um clássico da diversão. São diversos os tipos, mas hoje falaremos sobre um dos mais queridinhos: o jogo de damas.

É muito provável que você tenha aprendido a jogar ainda pequeno. Adorado por pessoas de todas as idades, o jogo de damas vai passando de uma geração para a outra e agradando a todos.

Se ainda não aprendeu, fique tranquilo que não é difícil – apesar de existirem uma série de regras – e você pegará o jeito rápido. Confira nosso Guia de Compra e saiba qual escolher. Aqui listamos alguns modelos, preços, características e onde comprá-los. Boa diversão!




Primeiro, o mais importante

  • O jogo de damas é um grande clássico dos jogos de tabuleiros. Com origem desconhecida, possui vários jogos derivados e inspirados. Ele pode ser fabricado em diversos materiais, como plástico, MDF, mármore e madeira.
  • É uma ótima ferramenta para o desenvolvimento mental de crianças e também para o aumento das capacidades de raciocínio, lógica e concentração dos adultos.
  • Você encontra o jogo de damas numa faixa variada de preços, mas este é um produto que geralmente não custam muito. Neste Guia constam opções de, no mínimo, R$ 23 e, no máximo, R$ 120.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 jogos de damas mais legais

Querendo retomar o hábito de jogar em um tabuleiro e não somente online ou em aplicativos no seu celular? Que tal apostar em um jogo de damas? A seguir apresentamos algumas opções, fique ligado.

1º – Jogo de Damas, Xadrez e Gamão

Este modelo é um jogo 3 em 1, com dama, xadrez e gamão. O tabuleiro, com tamanho 39 x 39 centímetros, e todas as peças são feitos de madeira com excelente acabamento.

Além de ótima opção de presente e passatempo, os jogos são indicados para desenvolver o raciocínio lógico, melhorar a concentração e a memória e auxiliar o aprendizado pedagógico.

Vem com manual de instruções (regras dos jogos), pedras do jogo de damas, dois dados, peças de xadrez, um dado de dobra e dois copos de dados.

2º – Jogo de Damas e Xadrez Colegial Rei Carlu Brinquedos

Confeccionado em MDF, o estojo/tabuleiro possui fecho metálico serigrafado com quadrantes claros e escuros. Ele acompanha 32 peças para o xadrez e 24 peças para as damas, totalizando 56 peças de plástico.

3º – Jogo de Damas e Xadrez Escolar Pais e Filhos

Tradicional jogo de damas e xadrez, onde os participantes testam sua estratégia e inteligência. Faixa etária é indicada para crianças a partir dos seis anos.

O tabuleiro em madeira, em formato de caixa, contém 32 peças plásticas (16 brancas e 16 pretas) para o jogo de xadrez e 24 peças plásticas (12 brancas e 12 pretas) para o jogo de damas.

4º – Mini Jogo de Damas com peças magnéticas

Feito com materiais de alta qualidade e acabamento impecável, o tabuleiro vem com peças magnéticas com imãs na base para proporcionar segurança na hora do jogo e dos lances.

Além de compacto, é muito prático. É ideal para levar na casa dos amigos, viagens e onde mais você quiser.

5º – Jogo de Damas e Trilha Junges Branco

Indicado para crianças acima de 7 anos, o tabuleiro de 27 x 27 centímetros de jogo de damas e trilha possui tampa deslizante e é prático e fácil para organizar e guardar as peças.

Com estojo confeccionado em madeira de MDF, acompanha kit de peças em plástico e regras dos jogos. É também um produto bastante resistente.

6º – Jogo de Damas e Xadrez

Da marca Pais & Filhos, este jogo de damas e xadrez é recomendado para crianças acima dos sete anos. Vem com 32 peças plásticas para xadrez, 24 para damas e um tabuleiro em cartão duplex.

As dimensões da embalagem são de 37 x 24 x 5 centímetros e é um produto leve, pesando apenas 400 gramas. Acompanha garantia do fornecedor de três meses contra defeitos de fabricação.

Guia de Compra

Quem não gosta de se divertir com jogos lúdicos e clássicos? Estamos sempre rodeados de tecnologia e opções online, mas, às vezes, tudo que queremos é um desafio em tabuleiro, como o jogo de damas.

Veja nossas dicas e saiba qual opção comprar. Apesar de terem a mesma função, cada modelo tem suas particularidades e com certeza um deles vai lhe agradar!

Imagem mostra duas crianças jogando em um tabuleiro de damas gigante.

O jogo de damas é um clássico que agrada crianças e adultos. (Fonte: Michelle Maria / Pixabay)

O que é exatamente o jogo de damas?

Dificilmente haja alguma pessoa que não conhece – ou que pelo menos nunca tenha visto – um jogo de damas. É difícil de determinar quando esta brincadeira de tabuleiro surgiu e qual sua origem, pois há uma série de registros de jogos similares utilizados há milhares de anos.

Um tabuleiro muito semelhante ao de damas, por exemplo, foi encontrado há 3 mil anos a.C. Já foram descobertos também jogos de damas egípcios e, em 1535, o jogo se tornou conhecido como Jeu Force, quando introduzido na França.

O jogo de damas é um tabuleiro de 64 casas (8 por 8), no Brasil e em Portugal, e a versão mais conhecida mundialmente é um de 100 casas (10 por 10). Jogado por duas pessoas, ele apresenta normalmente dois conjuntos de peças: 12 brancas e 12 pretas (mas elas podem ser encontradas em outras cores também).

O objetivo é conseguir eliminar ou imobilizar todas as peças do jogador adversário, por meio de jogadas na diagonal. Ganha quem conseguir capturar primeiro as fichas de seu oponente.

Viu? É simples! Neste vídeo, do canal Aprenda Damas, que possui mais de 20 mil inscritos, você aprende como fazer o ataque e a defesa no jogo. Confira!

Como se joga e quais são as regras do jogo de damas?

No entanto, apesar de ser um jogo aparentemente simples, ele tem uma série de regras que devem ser seguidas. Aprenda as regras básicas em 8 passos!

Imagem mostra um tabuleiro e um jogo de damas em andamento.

Ganha quem eliminar primeiro todas as peças do adversário (Fonte: Taiana Martinez (Tai’s Captures) / Unsplash)

  • Para começar, a posição do tabuleiro deve ser com a grande diagonal (a maior linha formada na diagonal pelas casas de cor escura) começando do lado esquerdo de cada jogador. Portanto, a primeira casa à esquerda de ambos os oponentes será preta.
  • A partir disso, doze peças da mesma cor são distribuídas para cada pessoa e devem ser posicionadas nas casas escuras, ocupando as três linhas mais próximas de cada um.
  • A regra é que a pessoa que estiver com as peças brancas comece o jogo, fazendo o primeiro lance (deslocamento de uma casa para outra).
  • Os jogadores vão se alternado até acabar o jogo.
  • Além disso, cada tipo de peça possui diferentes regras. As peças comuns (ou seja, formadas por apenas uma ficha) podem somente se movimentar para frente, para uma casa de cor preta na próxima linha ou diagonalmente à casa em que se encontra. Na captura, elas podem apenas capturar as peças adversárias para frente e para trás, que estejam em posição adjacente.
  • Já as damas (uma ficha em cima da outra, conquistada quando a peça chega na última linha do tabuleiro) podem se locomover em diagonal tanto para frente quanto para trás para qualquer casa livre. Mas, para isso, o caminho não pode ter outras peças, ele precisa estar livre.
  • Para capturar uma peça, ela pode pegar as do adversário que estejam mais distantes em sua diagonal, mas o caminho entre a dama e ela precisa estar livre. A direção entre a peça capturada e a casa final também não pode conter peças.
  • O jogo acaba quando todas as peças de um dos jogadores são capturadas. Vale lembrar que também é possível ocorrer um empate. Ele acontece quando houver 20 lances seguidos de damas sem nenhuma captura ou movimentação das peças comuns.

Confira a explicação de um jogo de damas do início:

Quais são os benefícios que o jogo de damas traz?

O jogo de damas, além de entreter e divertir, também traz diversos benefícios para quem o joga. O jogo é ótimo para o desenvolvimento mental de crianças, aumentando suas capacidades de lógica, concentração, cálculo e raciocínio.

Por isso, é muito importante introduzi-lo em escolas. O jogo acaba sendo um excelente exercício para a mente e cérebro, treinando a memória, criatividade e imaginação dos pequenos e refletindo os ganhos no rendimento escolar.

Para os adultos os ganhos também são muitos! A capacidade de raciocínio é aumentada, a criatividade é treinada, além de benefícios para a disciplina, concentração e memorização.

Imagem mostra casal de idosos jogando damas e sorrindo.

O jogo de damas é ótimo para manter o cérebro de idosos em atividade. (Fonte: stylephotographs / 123RF)

Segundo uma pesquisa da Assomensana (Associação para o Desenvolvimento e Potencialidade das Habilidades Mentais – na sigla em italiano), os jogos tradicionais de tabuleiro moldam novas formas mentais e produzem efeitos bastante positivos no cérebro de quem os joga.

O presidente da associação, o professor Giuseppe Alfredo Iannoccari, ressaltou que qualquer que seja o jogo, ele é um importante treinamento mental, proporcionando uma verdadeira ginástica da mente às pessoas.

Isso se dá pelo fato de que eles exigem que o cérebro se mantenha concentrado durante um longo período. E a nossa cabeça, juntamente com a intuição, nos ajuda a ir atrás do melhor resultado possível quando jogamos.

Este vídeo, com quase 390 mil visualizações, ensina como calcular combinações para treinar sua capacidade de cálculo! Veja a seguir.

Quais são as vantagens e desvantagens do jogo de damas?

Uma das grandes vantagens deste produto é, obviamente, entreter! Você pode ficar horas e horas jogando e a diversão não acabará.

O jogo de damas é também uma ótima ferramenta para o desenvolvimento mental de crianças, sendo indicado para ser introduzido em escolas e métodos de ensino.

Ele também é bastante benéfico para os adultos, estimulando a criatividade, a capacidade de raciocínio, a concentração e a disciplina. Além disso, o jogo de damas é um instrumento muito bacana de socialização entre as pessoas e uma forma saudável de competição.

Imagem mostra avô e neto jogando damas.

Essa é uma excelente atividade para propor socialização, especialmente entre familiares. (Fonte: Irina Schmidt / 123RF)

Outro ponto vantajoso é ser um jogo relativamente fácil. Assim que se aprende as regras, ele flui e você consegue jogá-lo com tranquilidade, mas, claro, sem perder o ar de desafio.

Como desvantagem está o fato de alguns modelos serem bastante simples, feitos de materiais de baixa qualidade. Eles podem custar mais barato, mas saiba que não durarão por muito tempo.

Quer ver as vantagens e desvantagens do jogo de damas de uma maneira mais simplificada? Confira a tabela abaixo com os pontos positivos e negativos colocados de maneira comparativa.

Vantagens
  • Entreter e divertir
  • Ótimo para o desenvolvimento mental de crianças
  • Estimula a criatividade, raciocínio e concentração de adultos
  • Instrumento de socialização e de competição saudável
  • Após aprender as regras, é relativamente fácil de se jogar
Desvantagens
  • Modelos mais simples são mais baratos, mas duram menos

Quanto custa?

Feito em diferentes materiais – plástico, MDF, madeira, couro, pedras etc. – o jogo de damas pode ser encontrado em uma variedade de preços, mas este é um produto que não costuma custar fortunas, com a exceção de pouquíssimas opções.

Aqui neste Guia listamos modelos bem diferentes entre si e, para sermos democráticos, os preços também variam. O mais barato custa R$ 23 e o mais caro, R$ 120.

Onde comprar?

O jogo de damas é facilmente encontrado. Na internet, ao buscar pelo produto, você encontra uma grande quantidade de sites. Amazon brasileira, Mercado Livre e Lojas Americanas são algumas das lojas que vendem o jogo.

Se quiser checar pessoalmente e receber dicas de um vendedor que entende do assunto, você pode encontrar em lojas de brinquedos, como a Ri Happy, de artigos esportivos, como a Centauro, e até em grandes redes de supermercado, como o Extra.

E se optar por comprar na internet, não esqueça de checar os comentários do produto em questão. É sempre importante ver a opinião de quem já comprou o mesmo modelo.

Imagem mostra um tabuleiro e pedras amarelas e azuis como peças do jogo de damas.

O jogo de damas pode até mesmo ser improvisado: tendo um tabuleiro, você pode usar pedras como peças do jogo. (Fonte: andygraham / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de jogo de damas

Se você estiver procurando por um jogo de damas para chamar de seu, saiba que, é claro que eles todos são a mesma coisa, mas se diferenciam por alguns critérios.

Veja na lista que elaboramos abaixo os principais pontos e características dos diferentes jogos de damas que vão te ajudar no momento da compra. São eles:

  • Material
  • Versão do tabuleiro
  • Tamanho
  • Conteúdo
  • Preço

A seguir, vamos explicar com detalhes o que cada critério de compra quer dizer. Isso com certeza vai lhe ajudar a comprar o jogo de damas que está procurando.

Material

Como já citamos por aqui, o jogo de damas é encontrado fabricado em diversos materiais. Os mais comuns são MDF, madeira e plástico. Há alguns modelos feitos de metais, por exemplo, com a base magnética para aderir ao tabuleiro.

Até mesmo feito de pedras, como mármore, e couro é possível comprar. Vale ressaltar que quanto maior a qualidade das peças e do tabuleiro, maior também será o preço do jogo.

Imagem mostra um jogo de damas com peças pretas e vermelhas com o tabuleiro pintado na tampa de um barril.

Eles podem ser encontrados até em modelos mais “improvisados”, como este feito em um barril. (Fonte: Paul Brennan / Pixabay)

Versão do tabuleiro

O tabuleiro pode ser encontrado em duas versões: no Brasil e em Portugal ele geralmente é composto por 64 casas, dispostas na configuração 8 por 8.

No entanto, a versão mais conhecida mundialmente é a que conta com 100 casas, distribuídas no formato 10 por 10. Para jogar nas diferentes configurações de tabuleiro é necessário saber muito bem as regras, pois elas se diferem entre si.

Tamanho

O tamanho do seu jogo de damas também será um critério a influenciar na compra. Está à procura de um tabuleiro mais compacto, ideal para ser levado a vários lugares?

Ou então está buscando de um grande tabuleiro, com peças vistosas e chamativas? Essas opções existem e são fáceis de encontrar. Você também encontra algumas versões em tamanho “gigante”, onde as peças são movimentadas com o corpo.

Imagem mostra um tabuleiro e peças de damas do tamanho de uma pequena mesa.

Veja que existem algumas versões amplificadas, como esta da foto. (Fonte: Rebecca Matthews / Pixabay)

Conteúdo

Como conteúdo queremos dizer o que o tabuleiro em questão vai conter. Algumas opções vêm não somente com o jogo de damas, mas também com outros, como xadrez gamão e até mesmo baralho, por exemplo.

Se você quiser comprar um modelo que seja três jogos em um, há uma grande variedade de opções. O bacana é que você estará levando não somente o jogo de damas que você quer, mas também outros para a sua diversão.

Preço

Este é um critério que não influencia muito, mas não deixa de ser um fator importante a ser considerado.

O jogo de damas não é um produto muito caro, mas ele é encontrado numa grande variedade de preços. Podemos dizer que existem até mesmo algumas poucas opções caríssimas, que são jogos de grifes, feitas de couro e materiais nobres, por exemplo.

Você pode adquirir um tabuleiro mais em conta, feito de papelão e as peças de plástico, mas ele não terá uma longa durabilidade. Ou, então, se você quiser investir em um de madeira que durará por uns bons anos, a escolha pode valer mais a longo prazo. O importante é saber que não vai faltar opção para você!

(Fonte da imagem destacada: VIVIANE MONCONDUIT / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Andrey Duarte Educador Físico
O sonho de ser jogador profissional de futebol foi abandonado aos 21 anos, mas isso não fez com que Andrey se afastasse do esporte. Professor de educação física, hoje ele passa seu tempo livre pesquisando e compartilhando conhecimento sobre as mais diferentes modalidades esportivas.