Foto de um grupo de amigos em uma sala de estar brincando de mímica.
Ultima atualização: 13 de setembro de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

16Horas investidas

2Estudos avaliados

41Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O assunto de hoje vai agradar a família toda, mas principalmente a criançada, pois nós vamos conversar sobre uma brincadeira muito divertida: o jogo de mímica!

A maioria das pessoas conhece a versão desse jogo sem tabuleiro, o qual os jogadores arquitetam as próprias regras. No entanto, hoje em dia você encontra vários jogos de mímica com tabuleiro, que permitem maior organização da brincadeira e acabam deixando o processo mais divertido.

Se você está pensando em comprar um desses para brincar com os amigos ou presentear um pequeno, vamos te dar todas as dicas sobre o jogo aqui neste Guia.




Primeiro, o mais importante

  • O jogo de mímica é conhecido no mundo inteiro há muitos anos, e pode ser jogado com ou sem tabuleiro. No entanto, jogar com o tabuleiro garante maior diversão e organização.
  • Uma vantagem interessante desse jogo é que ele pode ser jogado em grupos de adultos ou de crianças, e todos irão se divertir igualmente.
  • No caso das crianças, o jogo de mímica tem muito a agregar! Ele ajuda no desenvolvimento da criatividade, das habilidades artística e motora e no raciocínio lógico.

Você também pode gostar:

Melhores jogos de mímica: Nossos favoritos

Entrar em uma loja de brinquedos e escolher um só jogo não é uma tarefa fácil. Existem muitas opções e por vezes acabamos nos perdendo em meio à grande variedade. Para te ajudar nesse processo, selecionamos alguns jogos de mímica que são super divertidos e fazem sua compra valer a pena! Dá uma olhada!

Jogo da mímica Estrela

Neste divertido jogo da marca Estrela, você pode jogar sozinho ou em equipes. O objetivo é simples: tirar uma carta e, por meio de gestos, fazer com que seus colegas adivinhem qual o personagem, livro, animal, filme, ou objeto você é.

Vence aquele que fizer mais pontos, lembrando que as pontuações são de acordo com a dificuldade da mímica. Este é um jogo bem completo, com 250 cartas, indicado para crianças acima de 10 anos, que pode ser jogado em grupos de até seis pessoas. Legal, né?

Manual em Vídeo

Jogo Mimicando NIG Brinquedos

O Mimicando é pura diversão! Nele, adultos e crianças a partir de oito anos são convidadas a testar sua criatividade e imaginação, brincando de mímica com 240 cartas divididas em diferentes temas, como: filmes, músicas e personagens.

Além das cartas e do tabuleiro, ele acompanha também uma ampulheta e seis peões, que representam o número de jogadores máximo da brincadeira. O seu preço é super em conta, e não deve pesar muito no seu bolso. Vale a pena!

Jogo de tabuleiro Imitatrix Estrela

Esta é uma opção com instruções um pouco diferenciadas, mais voltada para o público infantil acima de cinco anos, por conter dicas mais simples.

Neste jogo, os participantes usarão uma cinta presa à cabeça na sua vez de jogar. Eles retiram a carta e a colocam na cinta, de forma que somente os outros jogadores vejam a carta. Diferente, né?

A partir daí é só diversão! Uma outra pessoa deve fazer a mímica para quem está com a cinta, e, caso acertem em 30 segundos, ambos avançam no jogo! O ideal é que se jogue em duas duplas, uma vez que o tabuleiro acompanha quatro peões.

Jogo Wiki Pais e Filhos

Por fim, um jogo para reunir toda a família. O Wiki tem o diferencial de aceitar não só mímicas, como também desenhos, de acordo com o que a roleta apontará.

As regras são simples: basta que você tire uma carta com a palavra chave que deverá ser adivinhada, gire a roleta para descobrir se irá desenhar ou fazer gestos, e tente fazer com que sua dupla adivinhe.

Indica-se jogar com adultos ou crianças maiores de nove anos. O jogo acompanha um tabuleiro, 780 cartas, uma roleta, dois blocos de rascunho e quatro peões.

Guia de Compra

É muito gostoso se reunir com os amigos para dar umas risadas, né? E brincar de mímica é basicamente isso, seja você adulto ou criança.

No Guia abaixo vamos apontar todos os benefícios dessa brincadeira, e tirar suas possíveis dúvidas sobre compra e preços.

Foto de uma família sentada na sala de estar brincando de mímica.

O jogo de mímica pode ser jogado entre adultos ou crianças. (Fonte: Graham Oliver / 123RF)

O que é o jogo de mímica?

O jogo de mímica é um jogo de adivinhação. Trata-se de uma brincadeira tradicional, conhecida e brincada no mundo inteiro há muitos anos, a qual o objetivo é passar uma mensagem somente por meio de gestos.

Apesar de existirem variantes, normalmente joga-se em duplas ou equipes, e um dos membros deve se expressar de maneira a fazer seu time entender qual é a palavra chave que eles devem adivinhar.

Por ser uma brincadeira simples, leve e muito divertida, ela pode ser brincada tanto entre grupos de adultos, como entre crianças, somente tomando o devido cuidado com a dificuldade das palavras quando a brincadeira acontece entre os pequenos.

De maneira geral, é um jogo simples, e que costuma arrancar muitas risadas dos seus participantes.

Quais as vantagens do jogo de mímica para o desenvolvimento infantil?

Além de proporcionar bons momentos de socialização, o jogo de mímica possui inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criançada, e é uma brincadeira que deve estar presente na infância.

Este é um jogo que favorece a imaginação e a criatividade, dando aos pequenos espaço para conhecer o lúdico. Trata-se de uma forma divertida de canalizar sentimentos e permitir que a criança se sinta livre para exprimir suas emoções.

Além disso, por ser um jogo o qual a expressão corporal está em foco, as crianças se sentem mais conectadas com seu eu artístico, e acabam desenvolvendo as habilidades motoras e de raciocínio rápido.

Por fim, podemos lembrar que o jogo da mímica melhora a concentração, o foco em montar um cenário somente com gestos, e é uma ótima saída para desinibição!

Vantagens
  • Desenvolve criatividade e imaginação
  • Desenvolve capacidade artística e motora
  • É divertido
  • Pode ser jogado entre grupos de crianças e adultos
  • Desenvolve socialização e ajuda na desinibição
Desvantagens
  • Deve ser jogado em número pares
  • Existe indicação etária

Jogo de mímica com ou sem tabuleiro?

Se você já brincou de mímica sem o tabuleiro, provavelmente está se perguntando qual a necessidade dele, né? Acontece que o tabuleiro dá um norte ao jogo, criando senso de início, meio e fim, além de mantê-lo sempre organizado.

Ao jogar livremente, sem o jogo propriamente dito, pode ser que algumas regras fiquem confusas, e que alguma equipe saia no prejuízo.

Imagem de bonequinhos e ampulheta sobre tabuleiro.

O jogo de mímica de tabuleiro cria regras e organiza a brincadeira. (Fonte: Vitaly Andreyavets / 123RF)

Além de que é importante que cartas com palavras chaves pré-estabelecidas existam, para manter um nível de dificuldade médio, sem a possibilidade de qualquer discussão que possa estragar a brincadeira.

Outra questão interessante é que a contagem de pontos nunca se perde devido ao movimento dos peões, que estão sempre marcando a posição de cada grupo.

É claro que é possível brincar sem o tabuleiro, e em uma situação inesperada, pode ser uma saída legal, no entanto, vale a pena priorizar que o jogo seja mais organizado.

Mímica com tabuleiro Mímica sem tabuleiro
Organização Muito mais organizado, pois cria senso de início meio e fim Desorganizado, acaba quando os grupos decidem
Nível dificuldade Justo, pois as cartas são pré marcadas Injusto, a equipe adversária escolhe uma palavra aleatoriamente
Preço Baixo Sem custo nenhum

Quanto custa?

Para nossa sorte – e diversão -, o jogo de mímica não está entre os mais caros jogos de tabuleiro, isso porque ele é bastante simplista e não necessita de equipamentos diferenciados para ser jogado.

Esse jogo custa, em média, entre R$ 45 e R$ 90, preço que dificilmente irá variar para mais ou menos que isso.

Onde comprar?

Encontrar um jogo de mímica no mercado é bem simples e existem diversas opções de marcas. O local onde a variedade é maior são nas próprias lojas de brinquedo, as quais podemos te indicar a Ri Happy e a PB Kids.

Em lojas de departamento como as Americanas, o Carrefour, o Extra e Walmart também existem boas opções disponíveis.

Mas, se o seu negócio é compra online, você pode optar pela Amazon, pelo Buscapé, Submarino e pelo Mercado Livre.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de jogo de mímica

Apesar destes jogos serem brinquedos simples, montamos uma lista com alguns critérios que você deve levar em conta na hora da sua compra:

  • Idade recomendada
  • Qualidade
  • Tamanho da caixa
  • Peças pequenas

Agora, para você entender melhor sobre o assunto, vamos explicar cada tópico individualmente.

Foto de diversos dados, de diferentes jogos e cores, amontoados.

É importante prestar atenção nas regras do jogo de mímica. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Idade recomendada

Todo jogo de tabuleiro possui uma idade recomendada, e para que todos aproveitem a brincadeira, é interessante que essa regra seja levada em conta.

Como já dissemos, existem vários tipos de jogos de mímica, e alguns podem ser simples ou complexos demais para uma criança, e a função da recomendação é justamente avisar aos pais a qual faixa etária aquele jogo é indicado.

Qualidade

Como qualquer outro produto, é muito importante que você preste atenção na qualidade do produto que está comprando.

Alguns jogos possuem tabuleiros e cartas com materiais muito frágeis, que podem acabar rasgando, ou até peões feitos de compostos que amassam. Não é legal estragar um brinquedo novo logo de cara, né?

Prioriza brinquedos de marcas mais renomadas e tenha a garantia de uma durabilidade mais longa, e até mesmo a brincadeira mais divertida.

Tamanho da caixa

Observar o tamanho da caixa é importante para saber onde irá guardá-la, no entanto, essa dica é ainda mais válida se você possui crianças em casa, afinal, aí a bagunça é em dobro, né?

Algumas caixas de jogos são bem grandes, e isso pode se tornar um problema principalmente se você morar em um apartamento pequeno, por isso, tenha certeza que o jogo terá um cantinho onde ele pode ser guardado sem ser esquecido.

Imagem de caixas de jogos empilhados.

Escolha o jogo também pelo tamanho da caixa e confira se ela cabe no espaço que você possui para guardar. (Fonte: Rina S / 123RF)

Peças pequenas

Esse critério pode ou não ser um problema para você, por isso queremos que você reflita. Duas questões são especialmente importantes no caso de o jogo de mímica conter peças muito pequenas: a segurança das crianças e a possibilidade de perder componentes do jogo.

Em relação ao primeiro quesito, se você possui crianças muito pequenas que ainda coloquem as peças na boca, vale a pena evitar esse tipo de jogo. Priorize aqueles que não possuam peças muito pequenas.

Se a família for grande e o jogo for usado com muita frequência, peças pequenas são mais fáceis de serem perdidas, portanto, nesse caso também é interessante evitar jogos com peças miúdas.

(Fonte da imagem destacada: Mark Bowden / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.